1.
Observe a imagem abaixo
retirada do Facebook e responda as perguntas a seguir:
a)Que
variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar:
linguagem culta ou coloquial?
b)Observando
bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem
fale dessa forma?
c)Esse
jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?
d)Essa
linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
e)Que
efeito de sentido o sinal de pontuação reticências atribui ao texto?
2. Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
A LEI PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA
DO MANDATO?
Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito
enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo
Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por
ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte
do país.
A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que
Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela
Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.
(Disponível em: http://www.msn.com)
|
a) Que gênero textual é esse acima?
b) Que variedade linguística foi usada
para escrever esse texto?
c) Por que foi usado essa modalidade de
linguagem e não outra?
3. Leia a letra da
música abaixo e responda o que se pede:
Malandramente,
A menina inocente
Se envolveu com a gente
Só pra poder curtir
Malandramente,
Fez cara de carente
Envolvida com a tropa
Começou a seduzir
Malandramente,
Meteu o pé pra casa
Diz que a mãe tá ligando
Nós se vê por aí
|
a)Qual o significado da
expressão “Só pra poder
curtir”?
b)Que sentido a palavra “malandramente” dá a história
contada na música?
c)Que variedade linguística
está presente nesta música?
d)Qual o significado da
expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “aí”
nesta música?
e)Retire desta música
palavras ou expressão consideradas gírias?
4. Que variedade linguística (culta ou coloquial)
podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:
a) Falando sobre política num canal de televisão
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão.
d) Numa carta de reclamação para o presidente.
e) Numa conversa na praça entre amigos.
f) Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g) Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria
comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta
de hoje.
i) Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j) Na redação do ENEM.
5. Leia o texto retirado do
Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:
a)A linguagem deste texto é considerada
culta ou coloquial?
b)Por que o autor desta mensagem
escreveu para o colega usando essa escrita?
c)Essa escrita pode ser usada
nos trabalhos escolares? Por quê?
d)Essa escrita atrapalhou o seu
entendimento do texto?
e)Reescreva essa mesma mensagem
usando a norma culta da língua.
f)Qual a intenção das
pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?
6. Observe a imagem acima para responder as questões:
a)O anúncio acima segue a
norma culta da língua? Por quê?
b)Como deveria ter sido
escrita este anúncio?
c)Qual fator você acha que
contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?
d)A situação permite que
este anúncio seja escrito assim? Por quê?
7. Observe a imagem acima para responder as questões
por escrito:
a)O
anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)Como
deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?
c)Qual
fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente
este anúncio?
d)A
situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
e)Reescreva
esta mesma propaganda seguindo a língua culta.
8. Observe a
imagem ao lado para responder as questões por escrito:
a)O
anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)Como
deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?
c)Qual
fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente
este anúncio?
d)A
situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
e)Reescreva
esta mesma propaganda seguindo a língua culta.
QUESTÕES
OBJETIVAS
9. Leia o texto abaixo:
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso
ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em
financiamento para compra
de
veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias
modalidades de crédito.
O senhor é
nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura,
também sou
funcionário
do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é
a Helena! Cê tá
em
Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia!
Passa aqui pra gente conversar com calma.
(BORTONI-RICARDO,
S. M. Educação em língua materna.
São Paulo:
Parábola, 2004 (adaptado))
|
Na representação escrita da conversa telefônica
entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da
gerente foi alterada de repente devido
a) à adequação de sua fala à
conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade
b) à iniciativa do cliente em se
apresentar como funcionário do banco.
c) ao fato de ambos terem nascido
em Uberlândia (Minas Gerais).
d) à intimidade forçada pelo
cliente ao fornecer seu nome completo
e) ao seu interesse profissional
em financiar o veículo de Júlio.
10. Observe a charge abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA
CORRETA:
A linguagem da tirinha revela:
a) Pelo
tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.
b) Evidenciamos
um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e
professora.
c) Expressões
como “pruquê”, “num”, "arguma” devem ser banidos da língua em qualquer
situação.
d) A fala de
Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores
(regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).
e) Não há nenhum
tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada
também em trabalhos escolares, requerimentos...
11. Leia o texto abaixo e assinale a única
alternativa correta:
“Iscute o que
to dizeno,
Seu
dotor, seu coroné:
De fome tão
padeceno
Meus fio e
minha muiér.
Sem briga,
questão nem guerra,
Meça desta
grande terra
Umas tarefas
pra eu!
Tenha pena do
agregado
Não me dexe
deserdado
Daquilo que
Deus me deu”.
(Patativa
do Assaré)
|
Esse falante, pelos elementos explícitos e
implícitos no poema, é identificável como:
a) Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b) Sertanejo de uma área rural.
c) Idoso que habita uma comunidade
urbana.
d) Escolarizado que habita uma
comunidade no interior do país.
e) Estrangeiro que imigrou para uma
comunidade do sul do país.
12. Leia a música abaixo e marque a única
alternativa correta:
Esmola
Uma esmola
pelo amor de Deus
Uma esmola,
meu, por caridade
Uma esmola pro
ceguinho, pro menino
Em toda
esquina tem gente só pedindo.
Uma escola pro
desempregado
Uma esmola pro
preto, pobre, doente
Uma esmola pro
que resta do Brasil
Pro mendigo,
pro indigente (...)
(Samuel Rosa/Chico Amaral)
|
A música registra um pedido de esmola, em que o eu
- lírico utiliza uma linguagem:
a) Pouco compreensiva, já que contém vários erros
de gramática.
b) Coloquial, crítica, compreensiva, comunicável.
c) Imprópria para os poemas da literatura brasileira.
d) Crítica, porém não-coloquial.
e) Descuidada e cheia de repetições.
13. Analise as proposições com relação à música “Asa
Branca” de Luiz Gonzaga e responda corretamente:
“Quando oiei a terr’ ardeno
Na fogueira d’san João
Eu preguntei a Deus do céu ai
Pro que tamanha judiação (...)”
|
( )Este trecho, em uma análise linguística, está correto, pois, apesar dos desvios
da norma culta, o trecho não apresenta dificuldades para a compreensão.
( )Por se
tratar de expressões regionais este trecho não pode ser considerado como erro
gramatical.
( )A
música regional tem grande aceitação, principalmente, na região do compositor,
mas, podemos dizer que as falhas linguísticas prejudicam a aceitação da música
Asa Branca.
A sequência correta é:
a) VFF
b)
VVV
c)
FFF
d) FVF
e) VVF
14. Com relação ao texto retirado de um SMS, assinale
a alternativa correta:
Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu.
blz!
|
a)Não pode ser considerado um texto, visto que não
cumpre sua função comunicativa.
b)Por ter palavras abreviadas em excesso está
totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.
c)Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio
de comunicação formal.
d)Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre
sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como
internet, celular etc.
15. Observe a imagem retirada do Facebook abaixo e
marque V ou F nos parênteses:
( )
Pela linguagem utilizadas pelos falantes eles não conseguem se comunicar.
( ) Os fatores regional, escolar e social
influenciam o modo de falar dos personagens acima.
( )
Esse modo de falar é totalmente inaceitável em qualquer situação, porque é
linguagem matuta.
( )
Mesmo sendo linguagem matuta cumpre sua função comunicativa.
( )Não
devemos ter preconceitos com exemplos de língua como essa acima, pois há
diversos motivos que explicam esse modo de falar.
16. Assinale a opção que identifica
a variação linguística presente nos textos abaixo.
Assaltante
Nordestino
–Ei,
bichin…Isso é um assalto… Arriba os braços e num se bula nem faça
muganga… Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não
enfio a peixeira no teu bucho e
boto teu fato pra fora! Perdão, meu PadimCiço, mas é que eu
to com uma fome da moléstia…
Assaltante
Baiano
– Ô meu
rei… (longa pausa) Isso é um assalto… (longa pausa). Levanta os braços, mas
não se avexe não… (longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num
ficar cansado… Vai
passando a
grana, bem devagarinho… (longa pausa). Num repara se o berro está sem bala,
mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho (longa
pausa). Vou deixar teus
documentos na
encruzilhada…
Assaltante
Paulista
–Orra,
meu… Isso é um assalto, meu… Alevanta
os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu
ainda preciso pegar a bilheteria aberta
pra comprar o
ingresso
do jogo do Corinthians, meu… Pó, se
manda, meu…
|
a) fator padrão
b) fator pessoal
c) fator escolar
d) fator regional
e) fator humorístico
17. Leia o texto abaixo e julgue as afirmações em VERDADEIRAS
ou FALSAS:
E AÍ, DOIDERA, CADÊ A PARADA LÁ?!
|
( ) As
gírias são expressões que marcam a língua coloquial, ou seja, é uma variante
mais espontânea, utilizada nas relações informais entre os falantes.
( ) O
emprego intensivo de gírias entre os falantes faz com que essa variedade
linguística se propague rapidamente.
( ) O
autor do texto expõe sobre um processo linguístico que sofre influência de
inúmeros fatores entre eles: a relação entre falantes e ouvintes.
( )
“doidera” e “parada” são expressões resultantes de variação linguística,
empregadas entre falantes, marcadas por uma época e o grupo social de que fazem
parte.
18. Assinale a
alternativa que contém uma informação FALSA
em relação ao fenômeno da variação linguística.
a) A variação
linguística consiste num uso diferente da língua, num outro modo de expressão
aceitável em determinados contextos.
b) A variedade
linguística usada num texto deve estar adequada à situação de comunicação
vivenciada, ao assunto abordado, aos participantes da interação.
c) As
variedades que se diferenciam da variedade
considerada padrão devem ser vistas como imperfeitas, incorretas e
inadequadas.
d) As
línguas são heterogêneas e variáveis e,
por isso, os falantes apresentam variações
na sua forma de expressão, provenientes de
diferentes fatores.
19. São
várias as diferenças linguísticas das diversas regiões e das diferentes camadas
sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são
compreensíveis por seus falantes. Como exemplo disso, podem-se verificar as
variantes linguísticas para as palavras “tangerina” e
“mandioca”. Considerando essas informações acerca das variações linguísticas da
língua portuguesa, assinale a ÚNICA opção CORRETA.
a) As palavras
tangerina, mexerica e laranja-cravo são sinônimas, assim como mandioca e
macaxeira.
b) São corretas
apenas as formas “mandioca” e “tangerina”, uma vez que são palavras mais bem
aceitas na língua culta e laranja-cravo é errado falar.
c) O uso da
palavra macaxeira não é correto, pois faz parte da língua indígena
do nordeste do País.
d) quando
um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca,
demonstra pertencer a uma classe social baixa.
e) Os
brasileiros falam o Português mais corretamente na região Sul do que na região
Nordeste.
20. (ENEM 2009) A escrita é uma das formas
de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem varias
finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, o
conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de
registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas
situações comunicativas.
Considerando as informações acima, imagine
que você esta a procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de
novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao
redigi-la, você
a) fará uso da linguagem metafórica.
b) apresentar elementos não verbais.
c) utilizar do registro informal.
d) evidenciar da norma padrão.
e) fará uso de gírias.
21. A partir da leitura do poema Pronominais
e o seu contexto de criação, podemos considerar CORRETAMENTE que:
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do
aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o
bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso
camarada
Me dá um cigarro.
(ANDRADE,
O. Obras completas, Volumes 6-7. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)
a) Oswald de Andrade tinha intenção de
criar uma nova forma de falar no Brasil.
b) o primeiro verso de Pronominais segue a
forma falada no cotidiano das pessoas cultas, que frequentaram a escola e que
são da classe alta.
c) no poema percebemos claramente vemos a
importância da gramática normativa para o poeta.
d) a comparação entre o primeiro e o último
verso exemplifica de forma clara uma das muitas diferenças existentes entre a
língua que a gramática normativa considera correta e a língua efetivamente
falada pela maioria das pessoas.
e) o poema demostra que não há diferenças
entre as classes sociais e que todos falamos da mesma maneira, seja negro,
branco ou mulato, mas o importante é seguir a gramática brasileira.
22. Observe
o quadro abaixo:
VOSSA MERCÊ
VOSMICÊ
MERCÊ
VOCÊ
ÔCÊ
CÊ
VC
C
(J.
R)
|
Você é um pronome pessoal
de tratamento. Refere-se à segunda pessoa do discurso, mas, por ser pronome de
tratamento, é empregado na terceira pessoa (como "ele" ou
"ela"). Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento
de deferência vossa mercê, que se transformou sucessivamente em tantas outras
variações. Sobre a variação desse pronome de tratamento analise as afirmações a
seguir:
I. Esse pronome sofreu uma variação através do
tempo, a qual os linguistas a chamam de variação diacrônica.
II. Esse tipo de fenômeno é raro na língua portuguesa.
Dificilmente uma palavra ou expressão sofre influência do tempo como aconteceu
com esse pronome.
III. A forma “você” é a representante da língua
culta atual. Já as variações “vc” e “c”, típicas das redes sociais, não
deveriam ser aceitas pelos brasileiros, tendo em vista empobrecer nossa língua.
IV. Fenômenos como esse provam que as línguas
não são estáticas, mas sim sofrem variações provocadas por diversos fatores
externos (tempo, geografia, escolar, social, etc).
Marque
a alternativa que apresenta, apenas, a(s) correta(s).
a)
I e IV
b)
I, III e IV
c)
I e II
d)
I, II e IV
e)
IV apenas
23. (ENEM 2014)
Óia eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo para xaxar
Vou mostrar pr’esses cabras
Que eu ainda dou no couro
Isso é um desaforo
Que eu não posso levar
Que eu aqui de novo cantando
Que eu aqui de novo xaxando
Óia eu aqui de novo mostrando
Como se deve xaxar
Vem cá morena linda
Vestida de chita
Você é a mais bonita
Desse meu lugar
Vai, chama Maria, chama Luzia
Vai, chama Zabé, chama Raque
Diz que eu tou aqui com alegria
BARROS, A. Óia eu aqui de novo. Disponível em:
www.luizluagonzaga.mus.br. Acesso em: 5 maio 2013 (fragmento).
|
A letra da canção de Antônio de Barros
manifesta aspectos do repertório linguístico e cultural do Brasil. O verso que
singulariza uma forma característica do falar popular regional é:
a)
“Isso
é um desaforo”.
b)
“Diz
que eu tou aqui com alegria”.
c)
“Vou
mostrar pr’esses cabras”.
d)
“Vai,
chama Maria, chama Luzia”.
e)
“Vem
cá morena linda, vestida de chita”.
24. (ENEM 2014)
Só há
uma saída para a escola se ela
quiser ser mais bem-sucedida: aceitar
a mudança da língua como um fato. Isso deve significar
que a escola deve aceitar qualquer
forma de língua em suas
atividades escritas? Não deve mais
corrigir? Não!
Há
outra dimensão a ser
considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe
apenas um português
correto, que valeria para todas as
ocasiões: o estilo dos
contratos não é o
mesmo dos manuais de instrução; o dos juízes do
Supremo não é o
mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais
não é o mesmo dos dos cadernos de cultura dos
mesmos jornais. Ou do de
seus colunistas.
(POSSENTI,
S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa,
ano 5, n. 67, maio 2011 –
adaptado).
|
Sírio Possenti defende a tese de que não
existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua
portuguesa implica, entre outras coisas, saber
a) descartar as
marcas de informalidade do texto.
b) reservar o emprego da
norma padrão aos textos de circulação ampla.
c) moldar a
norma padrão do português
pela linguagem do discurso
jornalístico.
d) adequar as formas
da língua a diferentes tipos de
texto e contexto.
e) desprezar as
formas da língua previstas pelas gramáticas e
manuais divulgados pela escola.
25. (ENEM 2006)
Aula de português
A linguagem
na ponta da
língua
tão fácil de
falar
e de entender.
A linguagem
na superfície
estrelada de letras,
sabe lá o que
quer dizer?
Professor Carlos
Gois, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de
minha ignorância.
Figuras de
gramática, esquipáticas,
atropelam-me,
aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a
língua em que comia,
em que pedia para
ir lá fora,
em que levava e
dava pontapé,
a língua, breve
língua entrecortada
do namoro com a
priminha.
O português são
dois; o outro, mistério.
(Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.)
|
Explorando a função emotiva da linguagem, o
poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em
a) situações formais e
informais.
b) diferentes regiões
do país.
c) escolas literárias
distintas.
d) textos técnicos e
poéticos.
e) diferentes épocas.
26. (ENEM 2006)
No romance Vidas Secas, de Graciliano
Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário.
Eis parte da cena: Não se conformou: devia haver engano. (…) Com certeza
havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu
os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele
de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar
carta de alforria? O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o
vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda. Aí Fabiano baixou a pancada e
amunhecou. Bem, bem. Não era preciso barulho não.
(Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91.ª ed. Rio de
Janeiro: Record, 2003.)
|
No fragmento transcrito, o padrão formal da
linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabulário.
Pertence a variedade do padrão formal da linguagem o seguinte trecho:
a) “Não se conformou:
devia haver engano” (ℓ.1).
b) “e Fabiano perdeu
os estribos” (ℓ.3).
c) “Passar a vida
inteira assim no toco” (ℓ.4).
d) “entregando o que
era dele de mão beijada!” (ℓ.4-5).
e) “Aí Fabiano baixou
a pancada e amunhecou” (ℓ.11).
27. (ENEM 2005)
Leia com atenção o texto:
[Em Portugal], você poderá ter alguns
probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da
língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os
fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se
assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?). (Ruy
Castro. Viaje Bem. Ano VIII, no 3, 78.)
|
O texto destaca a diferença entre o
português do Brasil e o de Portugal quanto
a) ao vocabulário.
b) à derivação.
c) à pronúncia.
d) gênero
e) à sintaxe.
28. (ENEM 2007)
As dimensões continentais do Brasil são
objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no
seguinte poema:
“(….)
Que importa que uns falem mole descansado
Que os cariocas arranhem os erres na
garganta
Que os capixabas e paroaras escancarem as
vogais?
Que tem se os quinhentos réis meridional
Vira cinco tostões do Rio pro Norte?
Junto formamos este assombro de misérias
e grandezas,
Brasil, nome de vegetal! (….)”
(Mário de Andrade. Poesias completas. 6. ed. São
Paulo: Martins Editora, 1980.)
|
O texto poético ora reproduzido trata das
diferenças brasileiras no âmbito
a) étnico e religioso.
b) linguístico e
econômico.
c) racial e
folclórico.
d) histórico e
geográfico.
e) literário e
popular.
Texto para as questões 29 e 30:
29. O texto acima exemplifica um pouco da
variação linguística da região nordeste do Brasil. Pelo que se apresenta no
texto, há uma variação quanto ao aspecto
a) sintática
b) morfossintático
c) semântico
d) vocabulário
e) estilístico
30. Considerando-se
a variedade linguística reproduzida no texto da questão anterior, é correto
afirmar:
a)O
termo “estribado”, por exemplo, reflete formalidade, portanto pode ser usado em
requerimentos, cartas oficiais, redações escolares.
b)Todas
as variantes nordestinas mostradas no quadro cumprem sua função comunicativa
quando utilizadas nos contextos adequados.
c)Todas
as variantes nordestinas mostradas no quadro são consideradas erradas do ponto
de vista gramatical.
d)Esse
quadro exemplifica o quanto a língua de uma nação é homogênea.
e)As
variantes nordestinas desfavorecem as formas da língua previstas pelas gramáticas
e manuais divulgados pela escola.
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GABARITO OFICIAL
1.
a) Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial? Linguagem coloquial
3.
8.
1.
a) Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial? Linguagem coloquial
b) Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos
que contribuem para que o personagem fale dessa forma? Fator
regional e fator escolar, por exemplo.
c) Esse jeito como o personagem falou dá
para o ouvinte/leitor compreender? Por quê? Sim, porque
reconhecemos pela som familiar e aproximado com a forma adequada segundo as gramáticas.
d) Essa linguagem usada por ele é considerada
“correta” ou “errada”? Por quê? Ela é considerada ADEQUADA
de acordo com o contexto social, geográfico, escolar, etário, etc do falante.
e) Que efeito de sentido o sinal de pontuação
reticências atribui ao texto?
Indica
um pensamento incompleto.
2.
a) Que gênero textual é esse acima? Notícia
b) Que variedade linguística foi usada para escrever esse
texto? Formal/culta
c) Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não
outra? Porque esse gênero exige essa modalidade de
linguagem.
a) Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”? Aproveitar, divertir-se
b) Que
sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música? É a forma/maneira esperta como a sujeita
agiu.
c) Que variedade linguística está presente nesta
música? Linguagem coloquial
d) Qual o significado da expressão “Nós se vê
por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “aí” nesta música? Refere-se a qualquer lugar.
e) Retire desta música palavras ou expressão
consideradas gírias? “Meteu o pé”, “Nós se vê”
4.
a) Falando sobre política num canal
de televisão. culta
b) Numa pequena mensagem de celular
para um amigo próximo. Coloquial
c) Numa pequena mensagem de
celular para o seu patrão de português. Culta
d) Numa carta de reclamação para o
presidente. Culta
e) Numa conversa na praça entre
amigos. Coloquial
f) Um debate numa
conferência nacional sobre meio ambiente. Culta
g) Uma mensagem de Whatsapp para irmã
explicando que você foi à padaria comprar pão. Coloquial
h) Um bilhete para a diretora da sua
escola explicando o porquê da sua falta de hoje. Culta
i) Um artigo de opinião
solicitado pelo professor de português. Culta
j) Na redação do ENEM. Culta
5.
a) A linguagem deste texto é considerada culta ou
coloquial? Coloquial
b) Por que o autor desta mensagem escreveu para o
colega usando essa escrita? Pelo grau de intimidade com
o interlocutor.
c) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos
escolares? Por quê? Não, porque a escola requer a
linguagem culta.
d) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do
texto? Não,
e) Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta
da língua.
“Olá, tudo bem? Estou com saudades de vocês. / Olá!
Também estou com saudades de você. O que você está fazendo agora? Estou
estudando para a avaliação. O que você vai fazer hoje?/ Depois do meu trabalho,
irei para casa jogar vídeo game com um colega!”
f) Qual a intenção das pessoas ao usarem esse
tipo de escrita nas redes sociais? Tornar o diálogo mais
rápido ou o mais próximo possível de uma conversa presencial
6.
a) O anúncio acima segue a norma culta da língua?
Por quê? Segue a linguagem coloquial, devido alguns
desvios ortográficos.
b) Como deveria ter sido escrita este anúncio? “Oficina Mecânica”
c) Qual fator você acha que contribui para que o
sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio? O fator escolar.
d) A situação permite que este anúncio seja
escrito assim? Por quê? Não,
pois se trata de um gênero que requer um mínimo da linguagem formal.
7.
a) O anúncio acima segue a norma culta da língua?
Por quê? Segue a linguagem coloquial, devido alguns
desvios ortográficos.
b) Como deveria ter sido escrita este anúncio
(língua culta ou coloquial? Deveria ter sido na culta
c) Qual fator você acha que contribui para que o
sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio? O fator escolar
d) A situação permite que este anúncio seja
escrito assim? Por quê? Não, pois se trata de um gênero
que requer um mínimo da linguagem formal.
e) Reescreva esta mesma propaganda seguindo a
língua culta. “Seja bem-vindo a nosso bar! Experimente a
nosso tira-gosto da casa: linguiça na brasa”
a) O anúncio acima segue a norma culta da língua?
Por quê? Segue a língua coloquial
b) Como deveria ter sido escrita este anúncio
(língua culta ou coloquial? Na linguagem culta
c) Qual fator você acha que contribui para que o
sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio? O fator
escolar
d) A situação permite que este anúncio seja
escrito assim? Por quê? Não, pois se trata de um
anúncio.
e) Reescreva esta mesma propaganda seguindo a
língua culta. “Tapioca feita na hora! Quem ainda não
adquiriu a sua, peça agora”
9 - A
10 - D
11- B
11- B
12 - B
13 - E
14 - D
15 - F - V - F - V - V
16 - D
17 - V - V - V - V
18 - C
19- A
20 - D
21 - D
22 - A
23 - B
24 - D
25 - A
26 - A
27 - A
28 - B
29 - D
30 - B
20 - D
21 - D
22 - A
23 - B
24 - D
25 - A
26 - A
27 - A
28 - B
29 - D
30 - B
"Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que ‘não sabem português’ ou que ‘português é muito difícil’ é porque esta disciplina fascinante foi transformada numa ‘ciência esotérica’, numa ‘doutrina cabalística’ que somente alguns ‘iluminados’ (os gramáticos tradicionalistas!) conseguem dominar completamente.". (Marcos Bagno)
Gostei mas deveria ter o gabarito!
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
ExcluirVou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.
6-d
7-b
8-b
9-a
10-d
poderia mandar gabarito para o meu email rachelksramos@gmail.com
Excluirpoderia mandar gabarito para o meu email rachelksramos@gmail.com
ExcluirParabéns, Prof. Jean! Atividade muito bem elabora. Porém não concordo com a resposta que está no gabarito em relação à questão de nº 13.
Excluir"( )Por se tratar de expressões regionais este trecho não pode ser considerado como erro gramatical."
Você coloca como falsa esta afirmação.
Eu considero como verdadeira, pois por se tratar de um modo peculiar de uma região falar não dever ser visto como erro e sim como variação. Podemos encontrar desvios da norma culta, mas devemos entender que só não existe apenas uma gramática.
Eu considero como sequência correta a letra "E".
OLÁ, GUILHERME ARAÚJO, VOCÊ ESTÁ CERTÍSSIMO. EU VOU CORRIGIR O GABARITO.
ExcluirMUITO OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO!
Amei as atividades, a criatividade na escolha dos textos. Parabéns!!!!!
ExcluirPS.: posso usá-las?
vou usar para meu filho pode me passar o gabarito completo ?
ExcluirMuito bom, errei apenas uma questão.
ExcluirManda o gabarito completo
ExcluirParabéns. bela atividade, gostei muito. Obrigada.
ResponderExcluirESTE EXERCICIO É FANTASTICO MAS ONDE ESTA O GABARITO
ResponderExcluirOlá Jean!
ResponderExcluirGostei muito da sua atividade. Poderia enviar no meu email o gabarito? Desde já muito obrigada! Lourdes Lima
lourdesllima@hotmail.com
Excelente atividade!!!!Muito coerente!
ResponderExcluirmuito ruim
ResponderExcluirOlá Jean!
ResponderExcluirExecelente atividade!!!!gostei muito é possível enviar o gabarito? Obrigada. e-mail albeniaap@hotmail.com
GOSTEI MUITO ...POR FAVOR ME MANDE O GABARITO..OBRIGADA ..DANIELA
ResponderExcluirmarca.cel@hotmail.com
Valeu, Jean...
ResponderExcluirMuitos professores ainda ignoram a importância de se discutir variação linguística na sala de aula. E acabam simplificando e permanecendo na dicotomia "certo"-"errado"... Estas atividades estão muito bem elaboradas.
Adorei!Parabéns!
ResponderExcluirVocê pode pasar o gabarito?
Obrigada
Adorei! Poderia mandar o gabarito para mim. Desde já agradeço.
ResponderExcluirleninha_mn@yahoo.com.br
Ola´vc poderia me mandar o gabarito desta atividade sobre variação? adorei a atividade
ResponderExcluirgostei muito da atividade. você poderia mandar o gabarito anaflaviasantos84@hotmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMuitto boa você poderia enviar o gabarito: elainecruzbarros@gmail.com
ResponderExcluirMuito legal essas atividades, você poderia me enviar o gabarito. mirian_br@hotmail.com
ResponderExcluirMuito interessante, poderia enviar o gabarito: o_mesquita_21@hotmail.com
ResponderExcluirAdorei. Poderia enviar o gabarito? Julyangra@yahoo.com.br
ExcluirExcelente trabalho. Também gostaria do gabarito: elaine.nf@ig.com.br
ResponderExcluirO GABARITO POR GENTILEZA graziellenogueirapedagoga@gmail.com
ResponderExcluirPor favor envie para mim o gabarito.
ResponderExcluirftp_oliveira@hotmail.com
me mande o gabarito adorei ! neto_soad@hotmail.com
ResponderExcluirMuito bom, poderia me mandar o gabarito?
ResponderExcluirargentovisual@gmail.com
olá , poderia enviar o gabarito para o e-mail crisvicris@hotmail.com ? Obrigada
ResponderExcluirAdorei a atividade, mais gostaria de saber se você poderia envia o gabarito para o meu e-mail fsmjoelma@gmail.com? Obrigado
ResponderExcluirOlá Jean adorei as atividades, muito bem elaboradas. Por favor envie o gabarito em meu e-mail. melomk@bol.com.br
ResponderExcluirOlá, muito boa as atividades, podes enviar o gabarito? jackadri@gmail.com
ResponderExcluirMuito boa a atividade, se possível favor me enviar o gabarito para edrianamrocha@gmail.com. Obrigada.
ResponderExcluirMuito boa, mas me envie o gabarito.
ResponderExcluirpor favor mandar o gabarito deste exercício para o email adalbertoffarras@gmail.com
ResponderExcluirvai completa sozinho não vou manda o gabarito ok mocinho kkkkkkk
Excluirmuito boa, mas poderia por gentileza mandar o gabarito para wesleybuchys@gmail.com. Muito obrigado desde já!
ResponderExcluirMuito produtivo os exercicio. Poderia enviar o gabarito? c.ricaldone@gmail.com. Obrigada
ResponderExcluirmuito este exercicio, gostei tem como você manda o gabarito por o e-mail thalabredry@gmail.com
ResponderExcluirgostei muito de responder esse exercicio realmente muito bom, tem como me enviar o gabarito ?
ResponderExcluirmeu email é : jonhnata2008@hotmail.com
Também gostei muito dos exercícios, muito bom, poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirmeu email é : edicleiafreitas@ig.com.br
Ótimos exercícios!! Poderia enviar o gabarito do mesmo?
ResponderExcluirMeu email é - gabriel-dun@hotmail.com
Obrigado.
GABARITO OFICIAL
ResponderExcluirVou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.
6-d
7-b
8-b
9-a
10-d
diz professor poderia me mandar o gabarito completo ? adilson_oliveiraleite@gmail.com
Excluironde eu encontro mais exercícios como este ?to estudando pra concurso e isso esta me ajudando muito desde ja agradeço !
gbarito por favor ramalhoaurelio@hotmail.com
Excluirgbarito por favor ramalhoaurelio@hotmail.com
ExcluirGOSTARIA DE RECEBER O GABARITO COMPLETO ELLENSYNHASILVA@GMAIL.COM
ExcluirPessoal,
ResponderExcluirTem como baixar esta atividade? Tentei imprimir mas as letras saem muito pequenas.
Copie e cole no word,colocando o devido crédito do blog do professor.
Excluirmuito bom,mas gostaria que você enviasse o gabarito no e-mail: joelma2011lucia @hotmail.com, obrigada desce já!!!
ResponderExcluirExcelente!! Por favor, mande -me o gabarito. ritoca10@yahoo.com.br
ResponderExcluirOlá, muito bom, ainda é possivel enviar o gabarito?
ResponderExcluirluizahgrodrigues@gmail.com
olá, adorei os exercícios. poderia mandar o gabarito por favor? sonia.leal@globo.com
ResponderExcluirOlá, gostei muitos dos execícios, poderia passar o gabarito? thamiresglaucia@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Olá adorei sua atividade, até apliquei em uma prova, mas preciso do gabarito por favor !!! dacjoplin@yahoo.com.br...Obrigada :)
ResponderExcluirParabéns pela atividade!!!! O gabarito nos ajudaria a argumentar mais com os alunos. Um abraço!
ResponderExcluirotimooo, me passa o gabarito por email mayy24@hotmail.com
ResponderExcluirAmei essa atividade de variações linguísticas. Por favor, poderia enviar para o meu gmail (profcarlamkgmail.com) o gabarito. Pois me ajudaria muito.
ResponderExcluirmuito bom exercício, será que vc pode mim enviar o gabarito pelo email: henrique.moral.vip@hotmail.com
ResponderExcluirmuito bom exercício, será que vc pode mim enviar o gabarito pelo email: csf199120@gmail.com
ResponderExcluirAdorei, por favor o gabarito marciatchr@gmail.com
ResponderExcluirgostaria do gabarito.grato
ResponderExcluirmuito bom exercício, será que vc pode mim enviar o gabarito pelo email : adilson_oliveiralite@gmail.com
ResponderExcluirotimo exercicio,poderia enviar o gabarito por favor,freitas@polybalas.com.br
ResponderExcluirpassa o gabarito, por favor:
ResponderExcluirleticiadamaseno254@gmail.com
adoreiii este exercício, poderia me enviar o gabarito? Tenho prova disso amanhã, preciso praticar bastante, mas é preciso ter o gabarito para ver se respondi correto.
ResponderExcluirbruna_catpower@hotmail.com
Caramba, adorei este exercício, poderia me enviar o gabarito? eri_junior81@hotmail.com. Desde já agradeço a atenção!
ResponderExcluirExcelente atividade professor Jean! Parabéns e muito obrigada pela contribuição!!!
ResponderExcluirDe nada Suzy!
Excluirquero o gabarito emanuelecamilasoares@hotmail.com
ResponderExcluirgostei, poderia por favor me mandar o gabarito.
ResponderExcluirjoncyelle@hotmail.com
Gostei muito dos exercícios, poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirmeu email é : jhoyce_sillva@hotmail.com
você poderia me mandar esse gabarito completo, por favor.
ResponderExcluirmeu e-mail: lukaagatha@gmail.com
poderia enviar o gabarito no email thiagoinf2012@hotmail.com
ResponderExcluirPor gentileza, poderia enviar o gabarito para o e-mail fatima.giseli@yahoo.com.br? Desde já, obrigada!
ResponderExcluirnão mande o GABARITO. Deixe eles se virarem.
ResponderExcluirManda o gabarito por favor... maria-te-love@hotmail.con
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
ExcluirVou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.
6-d
7-b
8-b
9-a
10-d
Por favor me encaminhe o gabarito daniele.gsoares@gmail.com
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
ExcluirVou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.
6-d
7-b
8-b
9-a
10-d
Gostaria do gabarito...e-mail danielasmatos@ig.com.br.
ResponderExcluirÓtima atividade.
GABARITO OFICIAL
ResponderExcluirVou disponibilizar o gabarito apenas das questões de assinalar por questão de falta de tempo. valeu.
6-d
7-b
8-b
9-a
10-d
Gabarito por gentileza. gigi_veleda@hotmail.com
ResponderExcluirÓtimas atividades, professor !! Parabéns pela criatvidade!!!
ResponderExcluirAtividade ótima, mas poderia passar o gabarito completo??? victornatan12@gmail.com
ResponderExcluirMuito bomm será que é possivel vc me mandar o gabarito para o meu email?
ResponderExcluirveraluciacatapan@gmail.com
EXCELENTE ATIVIDADE.
ResponderExcluirEXCELENTE ATIVIDADE.
ResponderExcluirMande o gabarito
ResponderExcluirMaxxcardoso.mc@gmail.com
ExcluirJean; gostei muito da sua atividade. Por favor se possível, envia-me a gabarito para eu conferir. Meu e-mail é: taniasantos.profa@gmail.com
ResponderExcluirÓtima atividade! Pode me mandar o gabarito completo por favor?! inaracostha@gmail.com
ResponderExcluirEnviram a resposta para você?
ExcluirEnviram a resposta para você?
ExcluirO exercício chama a atenção, mas contém muitos equívocos teóricos. Vou citar apenas alguns exemplos.1. Nas questões sobre tipos de linguagem: teoricamente tem-se definido nos estudos linguísticos que os tipos de linguagem recaem sobre linguagem verbal e não verbal. 2. Quando se questiona o tipo do texto: Os estudos dos gêneros textuais (ou do discurso) abordam que quando se fala em tipo (logia) textual recai-se nas grandes estruturas como narração, descrição, dissertação, injunção e explicação (entre outros).
ResponderExcluir3. Os textos trabalhados evidenciam os estudos das variantes e das variações linguísticas por um lado e gêneros do discurso de outro, portanto há que se fazer uma séria revisão nas abordagens apresentadas.
Ressalto que só quero contribuir.
Olá Jean!
ResponderExcluirGostei muito da sua atividade. Poderia enviar no meu email o gabarito? Desde já muito obrigada! Verônica veronicasamara_25@hotmail.com
Olá Jean!
ResponderExcluirGostei muito da sua atividade. Poderia enviar no meu email o gabarito? Desde já muito obrigado!
vinicius.pereiratr@gmail.com
Gostei muito, Jean!
ResponderExcluirPor favor envie-me o gabarito.
Grata.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGabarito já disponível!!!
ExcluirGabarito já disponível!!!
ExcluirOlá Jean!!!
ExcluirGostei muito... se possível me mande o gabarito.
criscristiane18@hotmail.com
Gostaria de receber o gabarito!
ResponderExcluirGostei muito!poderia me mandar o gabarito.
ResponderExcluirgostei por favor me mande o gabarito to fazendo um trabalho sobre essa materia obrigado
ResponderExcluirpor favor alguem pode mandar o gabarito para meu imail marcao_ambu@hotmail.com obrigado
ExcluirGostaria que mandasse o gabarito das questões, por favor.
ResponderExcluirelocrblanco@gmail.com
Ola. Estes exercicios são para que série?
ResponderExcluirBoa tarde!Gostaria que me enviasse o gabarito.Meu e-mail:josie_rezende@yahoo.com.br
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns!!! Achei excelentes as atividades e estão desenvolvidas de uma maneira gostosa de se trabalhar.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conosco!!
Eu também quero o gabarito completo. Por favor! prof.rachelfaray@outlook.com
ResponderExcluirBoa atividade. Muito bom!
ResponderExcluirBoa atividade. Muito bom!
ResponderExcluirBom dia!Gostaria que me enviasse o gabarito desta atividade 1º ao 10º.
ResponderExcluirMeu e-mail:silviacaetes@gmail.com
Cadê o gabarito?
ResponderExcluirAlguém tem o gabarito das primeira ?
ResponderExcluirAlguém tem o gabarito das primeira ?
ResponderExcluirAdorei, gostaria de receber o gabarito por favor. najgata@gmail.com
ResponderExcluirenvia o gabarito rosinere.rb@gmail.com
ResponderExcluirBom dia! Professor, me envie o gabarito! Por favor!
ResponderExcluirselinhacc@hotmail.com
ExcluirCaro colegas! Não é preciso aplicar a avaliação em sua íntegra, pode-se modificá-la e adequá-la à maneira de cada turma. E, variações linguísticas, é assim mesmo, há variações diferentes de acordo a região do país !!!!!!
ResponderExcluirGostei dos exercicios. Poderia mandar o gabarito de todas as questões para o meu e.mail.
ResponderExcluirMuito bom! Mas poderia me enviar o gabarito, por favor! lethyciafprata13@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Gostei muito me ajudou com atividades de fixação para o meu filho que estuda o 6ºano. Ms pode me enviar o gabarito?
ResponderExcluirionete.rodriguesdasilva@gmail.com
Gostei muito me ajudou com atividades de fixação para o minha filha que estuda o 6ºano. Poderia me enviar o gabarito?
ResponderExcluirbebellama@gmail.com
tb gostei muito. tem como enviar o gabarito para andersonmartins05@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada pela atividade. Postei um link no meu blog para que meus alunos façam sua atividade.Parabéns!
ResponderExcluirOlá, Professora! Muito obrigado! Eu dei uma atualizada nesta atividade. Caso queira olhar como ficou...fique a vontade.
Excluirgostei. Por favor manda o gabarito completo para ninasantos82@gmail.com Obrigada.
ResponderExcluirOlá, Ana Cristina! Eu dei uma atualizada nesta atividade. Caso queira olhar como ficou...fique a vontade. Gabarito eu só fiz das questões objetivas.
ExcluirObrigado!
Gostei mande o gabarito completo para mim
ResponderExcluirOlá, Luana! Eu dei uma atualizada nesta atividade. Caso queira olhar como ficou...fique a vontade. Gabarito eu só fiz das questões objetivas.
ExcluirObrigado!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada, professor Jean, pela atividade maravilhosa. Vou usá-la em sala de aula, colocando os devidos créditos. Att., Prof. Isabela
ResponderExcluirOlá, muito obrigado, Isabela!!!!
ExcluirFique a vontade aqui sempre!!!
Professor muito interessante as atividades.Gostaria de compreender a 5º questão. O que significa tnc?
ResponderExcluirDesculpa a demora, Rogério!
ExcluirA questão 5 preza pela linguagem dos "internetês", como uma das variações da linguagem. Não é considerada errada desde que seja usada sempre nesse contexto de "redes sociais".
"TNC" é uma abreviação de uma expressão chula, palavrão!
Obrigado pela visita!
Na questao 5, o que significa "TNC"?
ResponderExcluirkkkk ta de zoeira né man?
Excluir"TNC" é uma abreviação de uma expressão chula, palavrão!
ExcluirObrigado pela visita!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirMe mande o gabarito, por favor,professor!
ResponderExcluirGabarito apenas da questões objetivas. Pensem e respondam as questões discursivas. Não disponibilizarei as respostas.
Excluir9 - F - F - F - V - F
10 - D
12 - B
13 - E
14 - D
15 - F - V - F - V - V
16 - D
17 - V - V - V - V
18 - C
19- A
prof.arcangela@gmail.com
ResponderExcluirAtividade excelente, parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigado, Coneição! Grato!!!
Excluirfiquei em 10 recuperaçoes pena e achei meu trabalho, pena q aqui n tem as respostas
ResponderExcluirObrigado pela visita! Só disponibilizei as respostas das questões objetivas.
ExcluirAdorei a atividade !
ResponderExcluirpor favor professor mande as respostas das questões.antonialopes751@gmail.com
ResponderExcluirObrigado pela visita! Só disponibilizei as respostas das questões objetivas por falta de tempo!
Excluir9 - F - F - F - V - F
10 - D
12 - B
13 - E
14 - D
15 - F - V - F - V - V
16 - D
17 - V - V - V - V
18 - C
19- A
Gostaria de saber a resposta da questão 11.
ResponderExcluirProfessor Jean Rodrigues, gostaria da resposta da 11.
ResponderExcluirDaiane a 11 a resposta é a letra B ( SERTANEJO DE UMA ÁREA RURAL)
ExcluirCom certeza, Joe Demésio!
ExcluirObrigado pela visita!!!
Parabéns, professor, as atividades são bem atuais, focam no dia a dia do aluno. Peço permissão para utilizá-las nas minhas aulas. Obrigado!
ResponderExcluirBoa noite, Valmir!
ExcluirMuito obrigado!
com certeza você deve/pode usar em suas aulas. O objetivo do blog é esse: compartilhar minhas atividades com os colegas de profissão.
Boa aula e abraço!!!
atividade excelente magnânima parabensss
ResponderExcluirObrigado, Joe!!!!
ExcluirVolte sempre!!!!
Pode me manda por favor o gabarito
ExcluirNo meu email ?
Csnadsoncosta@gmail.com
Desde já deixo meus parabéns por essa atividades
To começando agora nesse ramo e creio q vai ser bem útil . meus parabéns professor Jean Rodrigues e muito obrigado
Obrigado pela visita!
ExcluirPerdoe-me a demora!
Só disponibilizei as respostas das questões objetivas por falta de tempo!
9 - F - F - F - V - F
10 - D
12 - B
13 - E
14 - D
15 - F - V - F - V - V
16 - D
17 - V - V - V - V
18 - C
19- A
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOLÁ!
ExcluirA primeira afirmação da questão 9 é VERDADEIRA. Ela é verdadeira, porque pelo forma como o adolescente se dirigiu à professora não houve exito na interação, uma vez que a mesma não compreendeu o código (gíria + estrangeirismo) utilizado pelo jovem.
Muito bom. Bem variado! Também acho que não é necessário disponibilizar todas as respostas, como professor cada um saberá como responder e se for estudante, serve para estudos.
ResponderExcluirObrigado, Profa. Karine!!!
ExcluirSeja bem-vinda sempre que precisar pesquisar alguma atividade!
Parabéns professor suas atividades são ótimas!!!
ResponderExcluirObrigado, Marcela!!! Disponha sempre que precisar!
ExcluirAbraço
Parabéns professor pela atividade atualizada!
ResponderExcluirMuito obrigado, Flávia! Seja bem-vinda sempre!!!!
ExcluirAmei. Poderia me mandar a resposta da 1?
ResponderExcluirMuito bom! parabéns. Vou usar alguns exercícios no meu estágio. obrigado. com os devidos créditos
ResponderExcluirEXCELENTE ATIVIDADE!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho, adorei e já vou plicar em sala de aula.
ResponderExcluirObrigado,professora, pelo acesso!
ExcluirSeja sempre bem-vinda quando precisar!!!!
Grande abraço!!!!
Gostaria do gabarito urgente por favor!
ResponderExcluir9 - F - F - F - V - F
Excluir10 - D
12 - B
13 - E
14 - D
15 - F - V - F - V - V
16 - D
17 - V - V - V - V
18 - C
19- A
Parabéns professor, excelente material
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirVolte semmpre!
eu sou o Lucas do 6ano1 da escola adventista
ResponderExcluirOlá, Lucas, seja bem-vindo!
ExcluirVisite-nos sempre que precisar!
Qualquer dúvida é só perguntar!
Abraço!
Olá gostaria de saber a reposta da questão 17 pode me responder por favor?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirNa questão 17 todas as afirmações sobre a gíria são VERDADEIRAS.
Grande abraço!
Excelentes atividades! Obrigada por compartilhar. Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirOlá, Larissa! Muito obrigado!!!!
ExcluirSempre que precisar, visite-nos!
Grande abraço!
Eu simplesmente ameeeeiiiiii essa atividade mais que completa e perfeita sobre Variedade Linguística. Obrigada, professor, por expor essa atividade. Muito obrigada!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirQue alegria em saber que esta atividade te ajudou!
ExcluirMuito obrigado pelo acesso!
Fica na paz!
Muito bom o trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigado!!!!
ExcluirValeu pelo acesso!
Volte sempre!!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente. Gostei muito. Tenho uma observação fazer sobre a questão 11. O gênero textual abordado nela não seria Tirinha? Charge geralmente só tem um quadrinho e faz um apelo social usando de humor ou algo inusitado.
ResponderExcluirOlá, boa noite! Obrigado pelo acesso!
ExcluirVocê está falando de qual questão???????
Parabéns pelo trabalho, professor!
ResponderExcluirUtlizei algumas questões em um simulado com minha turma de 8º ano. Valeu muito!
Ps: Que bom saber que somos formados pela mesma universidade e que somos vizinhos de cidade (sou de Alagoa Nova).
Abraço!
Ola, boa noite!
ResponderExcluirpode me enviar o gabarito. silmasioli@Gmail.com
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