ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE INTERJEIÇÃO

Observe as interjeições presentes nas placas de carro no anúncio da promoção "Brasil Afora" da Localiza e responda às questões 1 e 2:

1. Observe o anúncio da promoção "Brasil Afora" da empresa Localiza e responda às questões a seguir.

a) Qual é o objetivo principal deste anúncio publicitário?

b) Quais elementos visuais e textuais foram utilizados no anúncio para atrair a atenção do público e destacar a promoção?

c) A que público-alvo este anúncio parece ser direcionado? Justifique sua resposta com base nos elementos presentes na imagem.

d) Como a utilização de placas de carro com expressões regionais contribui para a estratégia de marketing da Localiza?

e) Considerando que o anúncio busca promover o aluguel de carros, como uma empresa relacionada essa prática com a diversidade cultural do Brasil?

 

2.  Observe as expressões nas placas de carro apresentadas no anúncio "Brasil Afora" da Localiza e responda às questões a seguir.

a) Identifique as interjeições presentes nas placas de carro exibidas no anúncio. Quais são suas funções comunicativas?

b) Explique como as interjeições contribui para o caráter regional e cultural das mensagens no anúncio.

c) Qual é o impacto emocional que as interjeições podem causar no público-alvo do anúncio?

d) Como a variedade de interjeições regionais pode estimular a mensagem de diversidade cultural promovida pela Localiza?

e) Se substituirmos as interjeições por outras palavras, como verbos ou substantivos, o efeito comunicativo do anúncio seria o mesmo? Justifique sua resposta.

 

3.   Há diversos tipos de interjeição, usualmente associados ao tipo de reação que expressam. Faça a correspondência entre o sentido e a interjeição:

(1)  Admiração

(2)  Alívio

(3)  Animação

(4)  Apelo

(5)  Aplauso

(6)  Desejo

(7)  Dor

(8)  Dúvida

(9)  Espanto:

(10)  Frustração/impaciência

(11)  Imposição de silêncio

(12)  Satisfação

(13)Saudação/despedida

(14) Suspensão

 

(    ) “Xiu!”, “Psiu!”, “Silêncio!”.

(    )“Ufa!”, “Ah!”, “Uh!”.

(    )“Oh!”, “Tomara!”, “Oxalá!”.

(    ) “Oba!”, “Eba!”, “Irra!”.

(    ) “Hum?!”, “Hein?!”, “Hã?!”.

(    ) “Eita!”, “Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”.

(    ) “Ei!”, “Oh!”, “Psiu!”.

(    ) “Coragem!”, “Vamos!”, “Força!”.

(    ) “Chega!”, “Basta!”, “Alto lá!”.

(    ) “Bravo!”, “Bis!”, “Eh!”.

(    ) “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”.

(    ) “Alô!”, “Ei!”, “Salve!”, “Olá!”, “Oi!”, “Tchau!”.

(    ) “Ai!”, “Ui!”, “Oh!”.

(    ) “Ah!”, “Oh!”, “Uau!”.

 

4.     Leia o TEXTO  e marque um (X) apenas nas alternativas corretas. Há mais de uma:

 

(   ) Esse texto mostra duas realidades diferentes sobre o Natal.

(  ) As expressões “Ebaaa!” e “Oh meu Deus!!!!” indicam emoções diferentes: a primeira alegria e a segunda medo, tristeza.

(    ) Essas expressões são chamadas de interjeições.

(    ) Essas expressões são chamadas de conjunções.

(  ) Usamos palavras como essas para representar nossas emoções: alegria, tristeza, susto, admiração, surpresa, etc.

 

5.  Identifique e classifique a interjeição presente na seguinte frase: "Fogo! Os bombeiros correram para o local do incêndio."

a)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" expressa um apelo ou alerta, chamando a atenção para o perigo iminente do incêndio.

b)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" expressa uma emoção de surpresa ou choque diante da situação do incêndio.

c)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" funciona como um vocativo, dirigindo-se diretamente aos bombeiros para chamá-los à ação.

d)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" desempenha o papel de um advérbio de intensidade, enfatizando a gravidade da situação do incêndio.

e)    "Fogo!" - A interjeição "Fogo!" não desempenha um papel sintático específico na frase, servindo apenas para transmitir uma sensação de urgência e perigo.

 

Leia o texto abaixo para responder à questão.

 Fonte: https://www.instagram.com/brasildefato

6.    Ainda sobre os termos "Uff" e "Arf”, eles são classificados, nesse contexto como: 

a)    substantivos.

b)    onomatopeias.

c)    artigos.

d)    pronomes.

e)    interjeições.

Fonte:https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/tirinhas-de-mafalda-podem-ser-usadas-em-aulas-de-historia-geografia-e-sociologia/

  

7. Com base no segundo quadrinho, observa-se a fala “hum, hum!” Que pode ser considerada uma:

a)    oração.

b)    interjeição.

c)    cacofonia.

d)    Conjunção.

e)    Onomatopeia.

 

8.  Em “Xô! Aqui não é lugar de cachorro”, a interjeição destacada possui sentido de afugentamento, podendo ser substituída, sem perda de sentido, por:

 

a)    Oh!

b)    Ai!

c)    Ufa!

d)  Fora!

e)  Ui!

 

Leia o Texto e responda à questão:

Disponível em: <https://i.pinimg.com >. Acesso em: 9 fev. 2024.

 

9.  Na charge, as palavras exclamativas, no início da fala de cada personagem jovem, são interjeições cujos significados estão associados às seguintes reações: 

a)    admiração e espanto.

b)    dúvida e apelo.

c)    animação e satisfação.

d)    frustração e impaciência.

e)    Admiração e dúvida.

 

10. Sabemos que cada classe de palavras exerce alguma função morfológica no interior dos enunciados. Assim, podemos dizer que as interjeições têm a função de:

a) imitar os sons da realidade, como o latido de um cão, o barulho de uma porta sendo fechada, um vidro quebrado, um telefone tocando.

b) exprimir, de forma instantânea e enfática, sentimentos, emoções e reações psicológicas por meio dos sinais de pontuação, de gestos, bloqueios e efeitos sonoros. Exemplos: Psiu! Oh! Uau!

c) repetir os fonemas tônicos para que as palavras possam ser rimadas e dar sonoridade ao texto.

d) enfatizar palavras e expressões a partir do uso exagerado de sinais de pontuação.

e) realçar a combinação fonética intencional por parte do autor para causar efeitos sensoriais durante a leitura/declamação dos textos.


Leia o poema “Canção do Exílio Facilitada”, de José Paulo Paes, que é uma paródia do poema “Canção do Exílio”, do poeta romântico Gonçalves Dias, para responder às questões 11 e 12:

Canção do Exílio Facilitada

 

LÁ?

AH!

 

SABIÁ...

PAPÁ...

MANÁ...

 

SOFÁ...

SINHÁ...

 

BAH!

 

11. Tendo em vista a linguagem empregada e seus efeitos de sentido, podemos dizer que no poema há:

a) Onomatopeias: emprego de uma palavra ou de um grupo de palavras no intuito de imitar os sons da realidade.

b) Linguagem Fática: os sons produzidos pela linguagem fática não são dicionarizados, ou seja, não têm sentido próprio.

c) Palavras com sentido próprio e duas interjeições (ah! e bah!) que sintetizam o estado de espírito do eu lírico em relação à pátria e ao lugar em que se encontra.

d) Palavras com sentido próprio e três interjeições (sabiá!, papá!, cá!), as quais tentam imitar os sons da realidade.

e) Aliteração: repetição de consoantes para produzir um efeito sonoro significativo.

 

12. Analisando o poema de José Paulo Paes, é possível afirmar que as interjeições que compõem o poema são: 

a) Lá e Maná (embora exerçam funções morfológicas distintas, são sinônimas e podem ser substituídas uma pela outra sem que haja prejuízo semântico);

b) Maná e Papá (já que não geram efeitos de sentido porque não têm significado próprios);

c) Sinhá e cá (imitam a fala coloquial de pessoas mais simples em diálogos informais);

d) Ah e bah (expressões que exprimem sentimentos, emoções e reações psicológicas);

e) Sabiá, sofá e sinhá (substantivos comuns que terminam com a sílaba tônica “á”.

 

13.Marque a única alternativa que não é composta apenas por Interjeições ou Locuções Interjetivas:

a) Uau! Psiu! Que horror!

b) Ai de mim! Ora bolas! Psiu!

c) Oh, céus! Alto lá! Quem me dera!

d) Au, au, au! Puxa vida! Alô!

e) Oba! Viva! Ufa!

  

14. Sobre a classe das interjeições, julgue as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:

  I.         As interjeições são unidades autônomas (isto é, independentes de qualquer elemento no discurso) que exprimem a emoção de quem emite o enunciado.

  II.     Algumas interjeições também são usadas para chamar a atenção ou exigir alguma reação do interlocutor.

 III.     São caracterizadas por serem normalmente exclamativas, mas também podem ser interrogativas e exclamativas ao mesmo tempo, dependendo da emoção que se expressa.

 IV.     Quando um grupo de palavras assume, juntas, o valor de interjeição, temos uma locução interjetiva.

 

Está(ão) correta(s):

a)    I apenas

b)    II apenas

c)    I, II e IV

d)    III e IV

e)    Todas estão corretas

 

Ah, como eu queria voltar a ser criança! 

Hum! Esse pudim estava maravilhoso! 

Puxa! Hoje não foi meu dia de sorte!


15.  As frases apresentadas indicam: 

a)    Preposição

b)    Interjeição

c)    Conjunção

d)    Artigo

e)    Adjetivo


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GABARITO OFICIAL

1.     

a)    Divulgar os serviços da empresa de locação de veículos – Localiza.

b)    Utilizou-se expressões interjetivas de várias regiões do país.

c)    É direcionado a todos que precisam ou pretendem alugar veículos.

d)    Porque há a questão da identificação do cliente com a expressão linguística de sua região.

e)    Tanto indica que a empresa está presente em todo o país, quanto também sugere que ela valoriza a diversidade regional do Brasil.

 

2.     

a)    “Visse!”, “irado!” “oxente!”, “uai!”, “arre-égua!”, “mano do céu!”, “bah!”, “ó-lho-lhó!”, todas sugerem efeito de sentido de “admiração” ou “espanto”.

b)    Sugere que os clientes estão “admirados” com a qualidade dos serviços da empresa.

c)    Pode causar o efeito da identificação a partir de palavras do seu meio social sendo valorizadas pela empresa.

d)    Isso pode se alinhar muito bem com os valores que uma marca como a Localiza promove, especialmente em uma comunicação que valorize a riqueza cultural de diferentes regiões.

e)    Possivelmente sim, tendo em vista cada região possuir seu dialeto próprio com substantivos e verbos específicos de cada região, portanto o anúncio poderia ser feito com qualquer outra classe de palavras.

 

3.     

(11) “Xiu!”, “Psiu!”, “Silêncio!”.

(2)“Ufa!”, “Ah!”, “Uh!”.

(6)“Oh!”, “Tomara!”, “Oxalá!”.

(12) “Oba!”, “Eba!”, “Irra!”.

(8) “Hum?!”, “Hein?!”, “Hã?!”.

(9) “Eita!”, “Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”.

(4) “Ei!”, “Oh!”, “Psiu!”.

(3) “Coragem!”, “Vamos!”, “Força!”.

(14) “Chega!”, “Basta!”, “Alto lá!”.

(5) “Bravo!”, “Bis!”, “Eh!”.

(10) “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”.

(13) “Alô!”, “Ei!”, “Salve!”, “Olá!”, “Oi!”, “Tchau!”.

(7) “Ai!”, “Ui!”, “Oh!”.

(1) “Ah!”, “Oh!”, “Uau!”.

 

4.      

(x) Esse texto mostra duas realidades diferentes sobre o Natal.

(x) As expressões “Ebaaa!” e “Oh meu Deus!!!!” indicam emoções diferentes: a primeira alegria e a segunda medo, tristeza.

(x) Essas expressões são chamadas de interjeições.

(  ) Essas expressões são chamadas de conjunções.

(x) Usamos essas palavras para representar nossas emoções: alegria, tristeza, susto, admiração, surpresa, etc.

 

5. A

6. E

7. B

8. D

9. A

10. B

11. C

12. D

13.  D

14. E

15. B


2 Comentários

  1. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL

      1.

      a) Divulgar os serviços da empresa de locação de veículos – Localiza.

      b) Utilizou-se expressões interjetivas de várias regiões do país.

      c) É direcionado a todos que precisam ou pretendem alugar veículos.

      d) Porque há a questão da identificação do cliente com a expressão linguística de sua região.

      e) Tanto indica que a empresa está presente em todo o país, quanto também sugere que ela valoriza a diversidade regional do Brasil.



      2.

      a) “Visse!”, “irado!” “oxente!”, “uai!”, “arre-égua!”, “mano do céu!”, “bah!”, “ó-lho-lhó!”, todas sugerem efeito de sentido de “admiração” ou “espanto”.

      b) Sugere que os clientes estão “admirados” com a qualidade dos serviços da empresa.

      c) Pode causar o efeito da identificação a partir de palavras do seu meio social sendo valorizadas pela empresa.

      d) Isso pode se alinhar muito bem com os valores que uma marca como a Localiza promove, especialmente em uma comunicação que valorize a riqueza cultural de diferentes regiões.

      e) Possivelmente sim, tendo em vista cada região possuir seu dialeto próprio com substantivos e verbos específicos de cada região, portanto o anúncio poderia ser feito com qualquer outra classe de palavras.



      3.

      (11) “Xiu!”, “Psiu!”, “Silêncio!”.

      (2)“Ufa!”, “Ah!”, “Uh!”.

      (6)“Oh!”, “Tomara!”, “Oxalá!”.

      (12) “Oba!”, “Eba!”, “Irra!”.

      (8) “Hum?!”, “Hein?!”, “Hã?!”.

      (9) “Eita!”, “Ué!”, “Oxente!”, “Uai!”.

      (4) “Ei!”, “Oh!”, “Psiu!”.

      (3) “Coragem!”, “Vamos!”, “Força!”.

      (14) “Chega!”, “Basta!”, “Alto lá!”.

      (5) “Bravo!”, “Bis!”, “Eh!”.

      (10) “Arre!”, “Puxa!”, “Ave!”.

      (13) “Alô!”, “Ei!”, “Salve!”, “Olá!”, “Oi!”, “Tchau!”.

      (7) “Ai!”, “Ui!”, “Oh!”.

      (1) “Ah!”, “Oh!”, “Uau!”.



      4.

      (x) Esse texto mostra duas realidades diferentes sobre o Natal.

      (x) As expressões “Ebaaa!” e “Oh meu Deus!!!!” indicam emoções diferentes: a primeira alegria e a segunda medo, tristeza.

      (x) Essas expressões são chamadas de interjeições.

      ( ) Essas expressões são chamadas de conjunções.

      (x) Usamos essas palavras para representar nossas emoções: alegria, tristeza, susto, admiração, surpresa, etc.



      5. A

      6. E

      7. B

      8. D

      9. A

      10. B

      11. C

      12. D

      13. D

      14. E

      15. B

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