a)
Estou sentindo dor na batata da perna.
b)
Os poemas são pássaros que chegam.
c) “Quando
te vi passar fiquei paralisado
Tremi até o chão como um terremoto no Japão
[...]”
d)
Se não fosse pelo atalho levaria um século para chegar.
e) “Quando
eu cerrar os olhos moribundos / tu chorarás por mim um pranto saudoso.”
f) Amo
caldo de cana. Já tomei três copos.
g)
Com o dinheiro compraria dez cabeças de gado.
h)
Minha vida é o vento, sempre em movimento.
i)
Percebi que seu amigo não se prende muito aos bons modos.
j)
“Mas dentro de mim (...) o coração grita – Mentira!”
k) Vou pra Jonas Esticado no Parque do Povo.
Bora?!
l)
Foi reprovada de novo? Parabéns para você!
m)
Meu
Deus! Estou sem WI-FI! Vou morrer!
n)
Comprei duas cabeças de cebola.
o)
Meu coração me diz que não estou sozinho.
p)
Você já leu Paulo Coelho?
q)
Você é claridade na minha escuridão.
r)
Notei que sua amiga não é muito chegada à gentileza.
s)
De
que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável?
t)
Dia e noite para mim são a mesma coisa sem você.
u)
Quanto mais eu pago, mais a minha dívida aumenta com esse banco.
v)
As
costas das cadeiras da escola são muito duras.
w)
Seus olhos me dizem tudo que eu quero ouvir.
x)
Ela chorou um mar de lágrimas.
y)
Sou alérgica a gatos.
z) Aquele rapaz é desprovido de beleza.
2. Reescreva a frase seguinte usando adequadamente o eufemismo:
“COMO AQUELE HOMEM É BURRO”
3. Aponte
a figura: “Naquela terrível luta, muitos adormeceram para sempre”.
a) Antítese
b) Eufemismo
c) Hipérbole
d) Prosopopeia
e) Metonímia
4. Na expressão “A natureza pode estar chorando” temos:
a) antítese
b) catacrese
c) ironia
d)personificação
e) eufemismo
5. “- O
zum-zum-zum das crianças no prédio irritou o velho...”
a) eufemismo
b) prosopopeia
c) antítese
d) onomatopeia
e) hipérbole
6.
“Eu já lhe
disse um bilhão de vezes para não exagerar quando falar!”
a) comparação
b) hipérbole
c) ironia
d) prosopopeia
e)catacrese
7.
“A confiança é uma mulher ingrata
Que te beija e te
abraça
Te rouba e te mata
[...]”
(Racionais)
Podemos afirmar que esse trecho foi construído por
meio de uma figura de linguagem denominada de:
a) comparação
b) prosopopeia
c) metáfora
d) metonímia
e) ironia
8. Na frase:
"Não se esqueça de levar o som,
pois churrasco sem música é entediante", em relação ao termo
"som" é correto dizer que ocorre:
a) metáfora
b) metonímia
c) eufemismo
d) onomatopeia
e)catacrese
9. O procedimento de construção textual que
consiste em agrupar ideias de sentidos contrários ou contraditórios numa mesma
unidade de significação é denominado:
a) metáfora
b) hipérbole
c) paradoxo
d) ironia
e) comparação
10. Observe o texto
publicado no Jornal O E Estado de S. Paulo de 1998.
Assinale a figura de linguagem que colabora para o efeito de sentido presente no pedido da mulher:
a) Metáfora
b) comparação
c) metonímia
d) ironia
e) eufemismo
11.
Que figura de linguagem há na imagem abaixo:
a) Metáfora
b) Metonímia
c) Ironia
d) Eufemismo
e) Hipérbole
12. Que figura de
linguagem a imagem abaixo está exemplificando?
a) Prosopopeia
b) Hipérbole
c) Paradoxo
d) Metáfora
e) Antonomásia
13. A imagem abaixo
tem a seguinte figura de linguagem:
a) Antítese
b) Comparação
c) Onomatopeia
d) Catacrese
e) Eufemismo
14. (ENEM-2001)
Paradoxo é uma construção textual que agrupa significados contrários. Nas
alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema “O operário em
construção”. Pode-se afirmar que ocorre um paradoxo em
a) "Era ele que
erguia casas
Onde antes só havia chão."
b) "... a casa
que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão."
c) "Naquela casa
vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava."
d) "... o
operário faz a coisa
E a coisa faz o operário."
e) "Ele, um
humilde operário
Um operário que sabia
Exercer a profissão."
15. Com
relação ao anúncio acima, assinale a figura de linguagem que o melhor
caracteriza no geral:
a) A ironia, tendo em
vista o enunciado fazer um comentário cômico com a ornamentação de um velório
de quem morrer de acidente de trânsito.
b) A hipérbole, pois é um
exagero de expressão afirmar que uma vítima de trânsito fique “lindo” após o
acidente.
c) A catacrese, visto que
na expressão “coroa de flores” por falta de uma nomeação específica, utiliza-se
um termo emprestado no léxico (coroa) para suprir esta necessidade.
d) A metáfora, porque há
uma comparação subjetiva entre a vítima morrer e ficar igual a uma coroa de
flores.
e) A antítese, tendo em
vista a contradição de ideias em morrer acidentado e depois ficar lindo com a
coroa de flores.
16. (ENEM-2004) Cidade
grande
Que
beleza, Montes Claros.
Como
cresceu Montes Claros.
Quanta
indústria em Montes Claros.
Montes
Claros cresceu tanto,
ficou
urbe tão notória,
prima-rica
do Rio de Janeiro,
que já
tem cinco favelas
por
enquanto, e mais promete.
(Carlos
Drummond de Andrade)
Entre os recursos expressivos
empregados no texto,
destaca-se a
a) metalinguagem, que consiste
em fazer a linguagem
referir-se à própria linguagem.
b) intertextualidade, na qual o
texto retoma e reelabora outros textos.
c) ironia, que consiste em se
dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.
d) denotação, caracterizada
pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo.
e) prosopopeia, que consiste em
personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.
17.(ENEM-2007) O açúcar
O branco açúcar que adoçará meu
café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro
por milagre.
Vejo-o puro
e afável ao paladar
como beijo de moça, água
na pele, flor
que se dissolve na boca. Mas
este açúcar
não foi feito por mim.
Este açúcar veio
da mercearia da esquina e
tampouco o fez o Oliveira,
[dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da
usina.
Este açúcar era cana
e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.
(...)
Em usinas escuras,
homens de vida amarga
e dura
produziram este açúcar
branco e puro
com que adoço meu café esta
manhã em Ipanema.
Ferreira Gullar. Toda Poesia.
Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1980,
p. 227-8.
A antítese que configura uma
imagem da divisão social do trabalho na sociedade brasileira é expressa
poeticamente na oposição entre a doçura do branco açúcar e
a) o trabalho do dono da
mercearia de onde veio o açúcar.
b) o beijo de moça, a água na
pele e a flor que se dissolve na boca.
c) o trabalho do dono do
engenho em Pernambuco, onde se produz o açúcar.
d) a beleza dos extensos
canaviais que nascem no regaço do vale.
e) o trabalho dos homens de
vida amarga em usinas escuras.
18. (Enem Cancelado-2009)
Metáfora
Uma lata existe para conter
algo,
Mas quando o poeta diz:
"Lata"
Pode estar querendo dizer o incontável
Uma meta existe para ser um
alvo,
Mas quando o poeta diz:
"Meta"
Pode estar querendo dizer o
inatingível
Por isso não se meta a exigir
do poeta
Que determine o conteúdo em sua
lata
Na lata do poeta tudo nada
cabe,
Pois ao poeta cabe fazer
Com que na lata venha caber
O incabível
Deixe a meta do poeta não
discuta,
Deixe a sua meta fora da
disputa Meta
dentro e fora, lata absoluta
Deixe-a simplesmente metáfora.
Disponível em:
http://www.letras.terra.com.br. Acesso em: 5 fev. 2009.
A metáfora é a figura de
linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia
entre elementos. O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a
essa conhecida figura. O trecho em que se identifica a metáfora é:
a) "Uma lata existe para
conter algo".
b) "Mas quando o poeta
diz: 'Lata'".
c) "Uma meta existe para
ser um alvo".
d) "Por isso não se meta a
exigir do poeta".
e) "Que determine o
conteúdo em sua lata".
19. Da imagem abaixo se pode compreender que:
a) O texto acima é o gênero textual
propaganda. Tem por função convencer o leitor contra o abuso e a exploração
sexual de crianças e adolescentes.
b) Para chamar a atenção do leitor, o texto
faz uso de uma metáfora quando diz: “Seu silêncio marca a vida de uma criança”,
há a comparação entre o silêncio e a vida de crianças abusadas sexualmente.
c) Para chamar a atenção do leitor, o texto
faz uso de uma prosopopeia quando diz: “Seu silencio marca a vida de uma
criança”, há animação do substantivo “silêncio”, ganhando característica de ser
vivo.
d) Os verbos no modo imperativo “ligue”,
“denuncie” são um caso antítese, pois indicam ações verbais contrárias.
e) A imagem da criança colabora para o efeito
de sentido pretendido pelo gênero cartaz, de que criança não deve ficar sozinha
em casa.
20. Observe o texto abaixo e assinale a ÚNICA
alternativa CORRETA:
a) O efeito de sentido da imagem é produzido
por meio de antítese.
b) O efeito de sentido da imagem é produzido
por meio de um paradoxo.
c) A oposição bêbado x sóbrio gera o sentido
do que o que é dito bêbado tem mais valor do que é dito quando não-bêbado.
d) O efeito de sentido da imagem é produzido
por meio da hipérbole.
e) O efeito de sentido da imagem é produzido
por meio de catacrese.
21. Observe o texto abaixo e assinale a ÚNICA
alternativa CORRETA:
a) O humor da imagem acima está na fala da mãe,
no quadrinho do meio.
b) A linguagem popular atrapalhou o
entendimento do texto.
c) O humor da imagem está apenas no texto
escrito.
d) Na fala da mãe percebe-se o uso da figura
de linguagem eufemismo, usada com o objetivo de tentar disfarçar a comida que
se oferece ao filho.
e) Pela fala do filho no último quadrinho,
infere-se que ele gostou de saber qual seria a sua comida.
22. Da imagem abaixo se pode inferir que:
a) Nesta imagem há uma metáfora com o que
simboliza as cores da nossa bandeira para mostrar que os nossos recursos
naturais estão sendo destruídos e roubados.
b) Nesta imagem há uma comparação com o que
simboliza as cores da nossa bandeira para mostrar que os nossos recursos
naturais estão sendo destruídos e roubados.
c) É um exagero o que é mostrado na imagem,
pois nosso país sempre se preocupou em proteger os seus recursos naturais.
d) Nesta imagem há uma metonímia com o que
simboliza as cores da nossa bandeira para mostrar que os nossos recursos
naturais estão sendo destruídos e roubados.
e) Nesta imagem há um paradoxo com o que
simboliza as cores da nossa bandeira para mostrar que os nossos recursos
naturais estão sendo destruídos e roubados.
23. Leia o fragmento de texto abaixo e
assinale a ÚNICA alternativa CORRETA sobre
o trecho destacado:
TODO SER HUMANO TEM SEU VALOR
Sabemos que todo e qualquer serviço que oprime o trabalhador de sua
liberdade é considerado trabalho escravo. Mas, o que mais preocupa é dizerem
que o tempo da escravidão já acabou. Será que na atualidade não é encontrada
pessoas sendo obrigadas a fazer esse tipo de trabalho? É inaceitável esse
tipo de crime ainda insistir em perdurar em nosso meio.
Em primeiro lugar, quando ouvimos falar "escravidão" no
nosso pensamento vem logo pessoas de cor negra, pobres de origem
africana, que eram comercializadas como animais. Porém, na atualidade
esses acontecimentos não são diferentes, ainda infelizmente existem sim
trabalho escravo no Brasil.
(Robéria
Silva Santos, disponível em: (http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br/
).
|
a) Tem-se o uso de uma figura de linguagem
chamada metáfora.
b) Há o uso de uma metonímia.
c) Houve o uso de uma onomatopeia.
d) A autora fez uso de uma hipérbole.
e) Usou-se uma figura de linguagem chamada
comparação.
24. Da imagem abaixo se pode compreender que:
a) O texto acima é o gênero textual cartaz.
Tem por função convencer o leitor a adquirir o produto anunciado.
b) Para chamar a atenção do leitor, o texto
faz uso de uma metáfora quando diz: “O refresco da jarrinha sorridente”, há a
comparação entre o refresco e a felicidade causada por ele.
c) Para chamar a atenção do leitor, o texto
faz uso de uma prosopopeia quando diz: “O refresco da jarrinha sorridente”, há
animação do substantivo “jarrinha”, ganhando característica de ser vivo.
d) As cores, a imagem da mulher e dos pacotes
de suco não desnecessários para atingir o objetivo da propaganda.
e) A imagem da jarra sorridente colabora para
o efeito de sentido pretendido pelo gênero cartaz, de que sorrir faz bem a
saúde.
25. Observe o texto abaixo e assinale a ÚNICA
alternativa CORRETA:
a) O efeito de sentido da
imagem é produzido por meio de antítese.
b) No 1º balão há a presença de uma
metonímia.
c) O efeito de sentido da imagem é produzido
por meio de um paradoxo.
d) O efeito de sentido da imagem é produzido
por meio da hipérbole.
e) O efeito de sentido da imagem é produzido
por meio de catacrese.
26. Leia o texto do balãozinho abaixo e
assinale a ÚNICA alternativa CORRETA sobre
o trecho destacado:
a) Tem-se o uso de uma figura de linguagem
chamada metáfora.
b) Há o uso de uma metonímia.
c) Houve o uso de uma onomatopeia.
d) A autora fez uso de uma hipérbole.
e) Usou-se uma figura de linguagem chamada catacrese.
Leia
o texto a seguir para responder as questões 27 e 28:
O que é, o que é?
Clara e salgada
Cabe em um olho
E Pesa uma tonelada
Tem sabor de mar
Pode ser discreta
Inquilina da dor
Morada predileta
Na calada ela vem
Refém da vingança
Irmã do desespero
Rival da esperança
Pode ser causada por
Vermes e mundanas
E o espinho da flor
Cruel que você ama
Amante do drama
Vem pra minha cama, por querer
Sem me perguntar, me fez sofrer
E eu que me julguei forte
E eu que me senti
Serei um fraco quando outras delas vir
Se o barato é louco e o processo é lento
No momento, deixa eu caminhar contra o vento
O que adianta eu ser durão e o coração ser vulnerável?
O vento não, ele é suave, mas é frio e implacável
(É quente)
Borrou a letra triste do poeta
(Só)
Correu no rosto pardo do profeta
Verme, sai da reta
A lágrima de um homem vai cair
Esse é o seu B.O. pra eternidade
[...]
.
(Racionais Mcs – Até Jesus chorou)
27. Com relação à letra dessa música, percebe-se na 1ª estrofe um efeito de sentido marcado pela contradição, revelando a utilização de uma figura de linguagem denominada de:
a) Antítese
b) Paradoxo
c) Hipérbole
d) Metáfora
e) Antonomásia
28. A música dos Racionais Mc's da questão anterior trata em suas estrofes da "lágrima". De forma subjetiva e figurada, o sujeito da letra refere-se à "lágrima" de diversas formas, como por exemplo, "inquilina da dor", "irmã do desespero", "amante do drama" e etc. O recurso estilístico que o texto apresenta para realizar essas referências chama-se:
a) Eufemismo
b) Metonímia
c) Metáfora
d) Personificação
e) Ironia
29. Examine a imagem abaixo e sobre o diálogo presente assinale a única alternativa CORRETA:
a) O humor do texto é alcançado a partir da explicação da mãe.
b) A fala da mãe traz um exemplo de metonímia.
c) A atitude da filha demonstra total entendimento do que a mãe explicou.
d) A última frase em forma de pergunta confirma que a filha sabe realmente o que está fazendo.
e) A explicação da mãe é ratificada pela atitude da filha, conforme mostra a foto.
30. O efeito de humor
do meme ao lado é provocado por meio de uma figura de linguagem. Assinale a
alternativa que traz essa figura:
a) Metáfora
b) Comparação
c) Ironia
d) Hipérbole
e) Metonímia
Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.brilustradacartumcartunsdiarios#2052017 Acesso em
maio 2017.
31. Em alguns
contextos de uso da linguagem, é possível empregar palavras ou expressões que
podem exagerar ou suavizar os sentidos que se quer provocar. Na tirinha
Malvados, de André Dahmer, o trecho silenciar por um século trata-se de
a) um
eufemismo, pois o autor procura suavizar o efeito de sentido.
b) um
paradoxo, pois o autor apresenta uma contradição no sentido transmitido.
c) uma
gradação, já que o autor usa uma sequência de adjetivos que intensificam o
sentido.
d) uma
hipérbole, pois o autor procura transmitir um sentido de exagero.
e) um
pleonasmo, pois o autor usa uma repetição para intensificar o sentido.
Leia o poema de Luiz Bacellarn para a
questão 32.
rondel da goiaba
teu verde fruto
entre a folhagem
se denuncia
pelo perfume,
o doce sumo
de tua polpa
lembra a saliva
de uma cabocla;
se o vento passa
pela folhagem
que é da tua cor
se perfumando
vai murmurando
canções de amor (Sol de feira,
2008.)
32. Para efeito
expressivo, na descrição que o eu lírico faz da goiaba, o autor recorre,
sobretudo,
a) à
sinestesia.
b) à
hipérbole.
c) ao
sarcasmo.
d) à
ironia.
e) ao
eufemismo.
33. Na imagem acima há
uma figura de linguagem que consiste na substituição do nome de uma pessoa por
uma característica que ela possui ou por seus feitos, sua profissão etc. Essa
figura de linguagem é chamada de:
a) Eufemismo
b) Antonomásia
c) Gradação
d) Metonímia
e) Polissíndeto
34. Assinale a única
alternativa em que o trecho do texto apresenta uma METÁFORA:
a) “a
indiferença é um exílio no deserto.”
b) “O
ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho[...]”
c) “A
indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água [...]”
d) “O
contrário de bonito é feio [...]”
e) “perdesse
o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal[...]”
35. No trecho:
O contrário de
bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de
entrar na escola.
No trecho acima há uma figura de linguagem
que consiste na exposição de palavras diretamente opostas. Esse recurso foi
especialmente utilizado pelos autores do período Barroco. Essa figura de
linguagem é denominada de:
a) paradoxo
b) catacrese
c) hipérbole
d) antítese
e) ironia
36. Assinale a única
alternativa em que há ERRO na indicação da figura de linguagem entre parênteses
em relação ao trecho do texto:
a) “Que
perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal” (METONÍMIA)
b) “Para
odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio” (SINESTESIA)
c) “Odiar
nos dá fios brancos no cabelo” (EUFEMISMO)
d) “Uma
criança está sempre em uma das pontas da gangorra” (METÁFORA)
e) “A
pessoa em questão pode saltar de bungee-jumping, assistir aula de fraque,
ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí” (HIPÉRBOLE)
37. Os meios de
comunicação podem contribuir para a resolução de problemas sociais, entre os
quais o da violência sexual infantil. Nesse sentido, a propaganda usa a metáfora
do pesadelo para
a) informar
crianças vítimas de abuso sexual sobre os perigos dessa prática, contribuindo
para erradicá-la.
b) denunciar
ocorrências de abuso sexual contra meninas, com o objetivo de colocar
criminosos na cadeia.
c) dar
a devida dimensão do que é o abuso sexual para uma criança, enfatizando a
importância da denúncia.
d) destacar
que a violência sexual infantil predomina durante a noite, o que requer maior
cuidado dos responsáveis nesse período.
e) chamar
a atenção para o fato de o abuso infantil ocorrer durante o sono, sendo
confundido por algumas crianças com um pesadelo.
INSCREVA-SE NO SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG PROFESSORJEANRODRIGUES.COM.BR
GABARITO OFICIAL:
1.
a) Catacrese
b) Metáfora
c) Comparação
d) Hipérbole
e) Eufemismo
f) Metonímia
g) Metonímia
h) Metáfora
i) Eufemismo
j) Personificação
k) Metonímia
l) Ironia
m) Hipérbole
n) Catacrese
o) Personificação
p) Metonímia
q) Antítese
r) Eufemismo
s) Paradoxo
t) Antítese
u) Paradoxo
v) catacrese
w) Personificação
x) Hipérbole
y) Metonímia
z) Eufemismo
2. “Como aquele rapaz é desprovido de inteligência”
(sugestão)
3. B
4. D
5. D
6. B
7. C
8. B
9. C
10. D
11. D
12. C
13. A
14. B
15. A
16. C
17. E
18. C
19. C
20. A
21. D
22. A
23. E
24. C
25. B
26. E
27. B
28. C
29. B
30. D
31. C
32. A
33. B
34. A
35. D
36. C
37. C
òtimos exercícios. Parabens e obrigada por cooperar...
ResponderExcluirBoa noite!
ExcluirObrigado pelo comentário.
fico feliz em compartilhar minhas atividades
Exercícios M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O-S, gratidão!
Excluir2 que figura de linguagem temos na imagem abaixo
Excluirhttp://www.editoraopirus.com.br/uploads/df/materiais/portugues/df-portugues-lorna-5f4e869301033.pdf
ExcluirPreciso das respostas
ResponderExcluirdas primeiras questões.
Olá! Perdoe-me a demora! Todas as respostas estão aqui!
ExcluirEu também
ExcluirApós a última questão começa o gabarito!
ExcluirEsso e as respostas no final
ExcluirE
Se for muito obrigado
Atividades maravilhosas, muito obrigada por compartilhar conosco.👏👏👏
ResponderExcluirBoa tarde! Muito obrigado pelo comentário!
ExcluirFico satisfeito em ajudar!
Excelente! Parabéns!
ResponderExcluirBoa tarde, Cris!
ExcluirObrigado pelo comentário!
Grande abraço!
MUITO OBRIGADO MESMO. Hoje tenho prova de português na minha escola sobre esse assunto. Não estava entendendo absolutamente nada, mas com esses exercícios ficou bem mais fácil. Estou muito satisfeita. Parabéns.
ResponderExcluirOlá boa noite! E aí, tirou quanto na prova!?
ExcluirFico muito feliz em ver a sua gratidão!
Deus te abençoe!
Muito obrigada,gosto muito de praticar para não cair no esquecimento.Parabéns por compartilhar seu conhecimento.
ResponderExcluirAh que legal!
ExcluirObrigado pelo comentário!
Que Deus nos abençoe nesta vida de estudante!
Onde fica as resposta das primeiras questões??
ResponderExcluirsó tem a um pô
ExcluirBoa tarde, professor. Adorei os exercícios. Foram de muita ajuda.
ResponderExcluirOlá! Que coisa boa você ter gostado.
ExcluirVolte sempre!
Essa rabito são as resposta certa
ExcluirOnde está a reposta da atividade 7??
ResponderExcluir19
ExcluirTambém quero oxe
ExcluirOnde está a reposta da atividade 7??
ResponderExcluirMuito obrigada estou de recuperação e esta tarefa me ajudou muitoooo, muito obrigada mesmo👍👍👍
ResponderExcluirBom dia, muito obrigado pela mensagem.
ExcluirFico muito feliz em saber que pude ajudar!
Volte sempre que precisar.
Onde está a resposta da 13?
ExcluirResposta da questao11
ResponderExcluirLetra D, eufemismo
ExcluirTô em dúvida alguém pode me passa a resposta da 1 letra "a" por favor!!
ResponderExcluirA RESPOSTA É CATACRESE
Excluirresposta da 23
ResponderExcluirA resposta é a letra E
ExcluirO gabarito da questão 28 não seria D?
ResponderExcluirNão, Ana!
ExcluirA resposta é metáfora mesmo!
Abraço"!
Quero a resposta da questão 6
ExcluirPARABÉNS, professor Jean!
ResponderExcluirBelo trabalho.
Obrigado, Maria!
ExcluirQue bom que gostou!
Abraço!
muito obrigada me ajudou muito na minha prova 🙌
Excluiré Alany KAKAKAKK
Excluir8==========D
ResponderExcluirExcelente. Gostaria de saber se poderia usá-las em alguns de meus formulários
ResponderExcluirOlá, Igor!
ExcluirMas é claro que você poder usar. Ficarei lisonjeado.
Abraço!
Onde tá a reposta da 2
ResponderExcluirLOGO ABAIXO DA ATIVIDADE.
ExcluirResposta da 11
ResponderExcluirD-matáfora
ExcluirResposta da 7 da 11 da 21 e da 26 pfv!😢
ResponderExcluirPor que a resposta da 22 é metáfora?
ResponderExcluirOlá, bom dia!
ResponderExcluirA resposta é metáfora porque essa figura de linguagem consiste numa comparação subjetivas que fazemos das pessoas ou das coisas. Neste caso, as cores da bandeira representam nossas riquezas naturais, as quais estão sendo destruídas e/ou roubadas pelo HOMEM.
Bom dia , Professor!
ResponderExcluirPor gentileza, se for possível, poderia encaminhar esta atividade para o meu e-mail, mas sem o gabarito?
Vou pedir para alguns alunos resolverem neste tempo de quarentena.
Grata
emmanoellesmoreira@gmail.com
ExcluirQueria Saber Qual A Resposta Da Número 5 E Da Número 6
ResponderExcluirQueria Saber Qual A Resposta Da Número 20?
ResponderExcluirqueria saber a resposta da 12,13 e a 15?
ResponderExcluirOlá professor queria saber a resposta da 24 por favor
ResponderExcluirQueria saber a resposta da 24
ResponderExcluirBom dia , professor Jean !
ResponderExcluirSeu material é muito bom, obrigada por disponibilizá-los !
Obrigado pela mensagem motivadora. Fico super feliz! Que bom que você gostou!
ExcluirSeu material é muito valioso, aproveitei muito este conteúdo.
Excluirpassa A RESPOSTA DA 26
ResponderExcluirQueria saber a resposta da 26 pfvr
ResponderExcluirTá muito completo esses exercícios de figuras de linguagem. Me ajudou bastante. Obrigado.
ResponderExcluirObrigado você, João Ricardo, pelo belo comentário. Forte abraço!
ExcluirQual é a resposta da 12
ResponderExcluirQual a resposta da 24?
ResponderExcluirParabéns, meu querido, pela atividade tão rica com que você nos presenteou. Excelentíssima seleção.
ResponderExcluirLevei, inclusive, para meus alunos!
Ainda bem que ele passou as respostas pra gente professora,
ExcluirMuito obrigado você pelo reconhecimento, professora.
ExcluirO objetivo do blog é esse de ajudar os colegas professores! Fico grato demais!
As respostas estão disponíveis para vocês compararem com as suas. A sua professora fez a brilhante atitude indicar a atividade, cabe a vocês estudarem por ela. Agora se querem apenas responder por responder e não aprender nada, boa sorte!
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Forte abraço em todos.
Vai pra la
ResponderExcluirAlguém sabe a resposta da 12?
ResponderExcluirQual a resposta da 15?
ResponderExcluirmuito bom sua atividades, me ajudou muito. Obrigada
ResponderExcluirMuito obrigado você pelo reconhecimento. Fico grato demais!
ExcluirMuito boa suas atividades...
ResponderExcluirBoa tarde, Mônica!
ExcluirEu que te agradeço pela mensagem!
Abraço!
Qual e a resposta da 13?
ResponderExcluirA
ExcluirOBRIGADO PARABÉNS 🤩
ResponderExcluirBoa noite!
ExcluirObrigado você pelo comentário!
cadea resposta fdppppppp
ResponderExcluirPoderia Me dizer a resposta da 3 a 6 por favor.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, excelente trabalho.
ResponderExcluirObrigado pela mensagem. Fico super feliz! Que bom que você gostou!
ExcluirMe explica a 10?
ResponderExcluirNa atividade 15 como e classificada esse anúncio com figura de linguagem?
ResponderExcluirSe ela e imagem chamativa,palavras grandes ....
Ele é um outdoor.
ExcluirObrigada por compartilhar! Excelente Trabalho!
ResponderExcluirMuito obrigado você pelo reconhecimento. Fico grato demais!
ExcluirQual é a 10 ?
ResponderExcluirObrigada por compartilhar as atividades. São excelentes! Parabéns pelo seu trabalho, professor Jean!
ResponderExcluirBom dia, Estela!
ExcluirObrigado você pelo feedback!
Disponha sempre!
OLÁ PROFESSOR JEAN! ATIVIDADES EXCELENTES!
ResponderExcluirOBBRIGADO POR COMPARTIHAR!
Bom dia, Edson!
ExcluirObrigado você pela mensagem!
Fico feliz em ajudar!
Valeu!
Excelentes atividades... Muito obrigado professor.
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirDisponha sempre!
Qual a resposta da 10
ResponderExcluirD
ExcluirParabéns e gratidão por compartilhar
ResponderExcluirBoa tarde, Luciene.
ExcluirGrato pelo comentário!
Muito obrigada, Professor!
ResponderExcluirBoa tarde, Ana.
ExcluirDisponha sempre!
Abraço
Exercícios mto bons, me ajudou muito a praticar pra provas futuras
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
ExcluirQual é a resposta da 1 letra h? por favor
ResponderExcluirAtividades maravilhosas, muito obrigada por compartilhar conosco.
ResponderExcluirEstarei utilizando com meus alunos ! Ótima seleção do conteúdo.
Obrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
Excluirresposta da 7
ResponderExcluirAtividades excelentes! Quanta generosidade compartilhar conosco. Muito obrigado mesmo.
ResponderExcluirOlá, boa tarde, Alexandre.
ExcluirQue bom que você gostou!
Volte sempre que precisar!
Abraço!
a questão 19 a letra não esta correta também? fiquei em duvida, pois o texto é uma propaganda.
ResponderExcluirNão, porque o gênero textual lá não é uma propaganda. É um cartaz.
Excluira questão 19, a letra A, também esta correta?
ResponderExcluirNão. Só a letra c mesmo.
ExcluirOlá prof. Parabéns pelos exercícos. São bem diversificados e amei a facilidade de selcionar e copiar os que precisamos. Obrigada pela colaboração. Salvei sua página na barra de favoritos, irei usar bastante com certeza. Gratidão novamente.
ResponderExcluirOlá, boa tarde, Maria! Que bom que gostou. Fico feliz! Disponha sempre que precisar. Abraço!
ExcluirParabéns, professor....!!! seu material é rico, muito elaborado e inteligente. Se me permite, vou utilizar algumas questões aqui na EMEF Julio Marcondes Salgado, na zona norte de São Paulo...
ResponderExcluirBom dia, Rogério.
ResponderExcluirDesculpa a demora em te responder!
Obrigado pelo feedback!
Fique à vontade para voltar e usar a atividade que quiser!
Grande abraço!
Gostei muito dos exercícios!!!! Tem como colocar o gabarito por favor?
ResponderExcluirBoa tarde! Que bom que gostou! O gabarito já está disponível.
ExcluirParabéns, professor! Excelente atividade!
ResponderExcluirObrigado! Volte sempre que precisar.
ExcluirObrigada, seu blog é excelente.
ResponderExcluirPostar um comentário