ATIVIDADE SOBRE TRANSITIVIDADE VERBAL

 Leia o texto a seguir:

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AUDIÊNCIA NO CONGRESSO DOS EUA QUESTIONA SEGREDOS EM TORNO DE OVNIS

Integrantes das subcomissões falaram sobre necessidade de maior prestação de contas por parte do Departamento de Defesa

O Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos realizou uma audiência, nesta quarta-feira (13/11), para discutir a possível existência de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados), que passaram a ser conhecidos como Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAP, na sigla em inglês) e uma suposta tentativa do governo americano de esconder a tecnologia alienígena.

O evento foi um último esforço da Casa para retomar o trabalho do Gabinete de Resolução de Anomalias em todos os domínios do Departamento de Defesa (AARO, em inglês), criado em 2022 para investigar avistamentos de OVNIs. Em maio, o AARO divulgou um relatório em que não encontrava evidências de que o governo estivesse escondendo informações sobre tecnologias alienígenas.

No entanto, o gabinete não conseguiu explicar ao seus superiores alguns avistamentos de OVNIs, também chamados "fenômenos anormais" pelo governo. Na audiência desta quarta-feira, Tim Gallaudet, um antigo contra-almirante da Marinha, descreveu que um objeto não identificado "com características de voo e estruturais diferentes de tudo o que existe no nosso arsenal" foi avistado durante um exercício naval na costa leste em 2015.

Gallaudet alegou ter recebido um e-mail do oficial de operações do Comando de Forças da Frota, perguntando o que era o objeto e avisando que os pilotos estavam quase tendo colisões com ele. No dia seguinte, o e-mail teria desaparecido da conta de Gallaudet e de todos que teriam recebido, e nunca mais o episódio foi mencionado.

Fonte: (https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia, acessado em 18/11/2024)

1.    A partir da leitura do texto acima, responda:

a)    Qual a finalidade do texto acima?

b) Qual a transitividade verbal do verbo “questionar” na manchete do texto?

c) Qual a transitividade verbal do verbo “falar” no subtítulo ou lide abaixo da manchete?

d) Na oração “o AARO divulgou um relatório”, identifique o complemento verbal.

e) Ainda sobre a oração da questão anterior, classifique o complemento verbal.


2.    Sobre a oração abaixo retirado do texto, responda:

“um objeto não identificado foi avistado durante um exercício naval na costa leste em 2015.”

a)    Identifique o verbo ou locução verbal desta oração. 

b)    Identifique e classifique o sujeito desta oração. 

c)    Qual a transitividade verbal desta oração?

d)    A forma verbal desta oração exige complemento? Explique sua resposta. 

e)    Identifique e classifique os adjuntos adverbiais da oração.

 

3.  Ainda sobre o texto, faça a correspondência entre os verbos e a sua transitividade indicada nos parênteses:

(1)  verbo transitivo direto

(2)  verbo transitivo indireto

(3)  verbo intransitivo

(4)  verbo de ligação

(5)  verbo transitivo direto e indireto

 

( ) “O Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos realizou uma audiência.”

(  ) “O evento foi um último esforço da Casa.”

(  ) “O gabinete não conseguiu explicar ao seus superiores alguns avistamentos de OVNIs.”

(  ) “O e-mail teria desaparecido da conta de Gallaudet.”

(  )“Integrantes das subcomissões falaram sobre necessidade de maior prestação de contas.”


4.    Leia a tira a seguir:

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a)    Identifique o sujeito e o predicado da oração no 1º quadrinho.

b)    Identifique o sujeito e o predicado da oração no 2º quadrinho. 

c) Compare os verbos dos dois quadrinhos. Qual deles precisa de um termo para complementá-lo? 

d)  Ao comparar os verbos dos dois quadrinhos, qual deles indica uma ação e qual liga características ao sujeito?

e)    Como se classifica sintaticamente o verbo “ser” no 2º quadrinho?


5.    Analise a tira a seguir:

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a)    Sobre o 1º quadrinho, quem comete a ação verbal de “morrer”?

b)    O verbo “morrer” exige algum tipo de complemento para fazer sentido? Explique.

c)    Como se classifica o verbo “morrer” quanto à transitividade?

d)    O verbo “ensinar” exige algum tipo de complemento para fazer sentido? Explique.

e)    Como se classifica o verbo “ensinar” quanto à transitividade?


6.    Classifique os verbos em destaque quanto a sua transitividade (V.T.D, V.T.I, V.I, V.T.D e I, V.L):

a)    A mesa 3 pediu a carne bem passada.

b)    Ela parece feliz com os resultados.

c)    A planta morreu.

d)    Agora sim, entendo meus pais.

e)    Fico feliz com a notícia!

f)     Enviei os postais aos clientes.

g)    João nasceu ontem.

h)    Ela se tornou um exemplo de vida.

i)     Eles assistiram ao filme mais popular.

j)     Depois de tudo, virou um santo...

k)    Expus minhas dificuldades ao professor.

l)     Nós gostamos de música eletrônica.

m)  A equipe respondeu as perguntas dos jornalistas.

n)    Minha prima tocou uma música muito bonita.

o)    A plateia é toda jovem.

p)    Minha família confiava em mim.

q)    Eu cuidei das plantas.

r)     Adormeci cedo.

7.    Sobre o anúncio abaixo, responda:

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a)    Qual a quebra de expectativa do anúncio acima?

b)    Em: “Precisa-se de clientes”. Que tipo de sujeito há nesta oração?

c)    O verbo “precisar” exige que tipo de complemento?

d)    Como se classifica o verbo “precisar” quanto à transitividade verbal?

e)    Qual é a função sintática do complemento “de clientes”?

 

8.    Avalie o que é pedido sobre o trecho abaixo.

Quando a gente novos significados às palavras, o nosso velho idioma se transforma em um código excludente!

Sintaticamente, o verbo em destaque se qualifica sintaticamente como:

a)    verbo intransitivo

b)    verbo transitivo direto

c)    verbo transitivo indireto

d)    verbo de ligação

e)    verbo transitivo direto e indireto

 

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9.    Sobre o enunciado do meme acima, julgue as afirmações a seguir:


I-             O verbo “ser” nas duas primeiras ocorrências liga características ao sujeito “eu”. 

II-      As formas verbais do meme constituem-se com sentidos completos, logo classificam-se como verbos intransitivos.

III-      O verbo “ser” nas duas primeiras ocorrências classifica-se sintaticamente como verbo de ligação. 


Está(ão) correta(s):

a)    I apenas

b)    II apenas

c)    I e II

d)    I e III

e)    III apenas


10. Na oração “Todos os produtos desta mesa contêm glúteos em sua composição”, quanto à classificação de sujeito e transitividade verbal, pode-se afirmar que:

a) O sujeito é “os produtos desta mesa”, classificado como composto, e o verbo “conter” é transitivo direto.

b) O sujeito é “os produtos desta mesa”, classificado como simples, e o verbo “conter” é transitivo indireto.

c) O sujeito é “todos os produtos desta mesa”, classificado como composto, e o verbo “conter” é transitivo direto e indireto.

d) O sujeito é “todos os produtos desta mesa”, classificado como simples, e o verbo “conter” é transitivo direto.

e) O sujeito é “todos os produtos desta mesa”, classificado como simples, e o verbo “conter” é de ligação.

 

11. Na oração: “A mãe chorou demais, muito mesmo, debruçada à margem do Rio Amazonas.” O elemento em destaque, sintaticamente, é qualificado como:

a) verbo bitransitivo.

b) verbo intransitivo.

c) verbo de ligação.

d) locução verbal.

e) verbo transitivo direto.

 

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12. Sobre o texto publicitário acima, julgue as afirmações a seguir:


I-             O verbo “dizer” não precisa de complemento, logo é intransitivo.

II-            Há dois complementos para o verbo “dizer”.

III-          O vocábulo “às” é preposição e introduz um complemento verbal indireto. 

IV-          O verbo “dizer” classifica-se sintaticamente como bitransitivo.

 

Está(ão) correta(s):

a)    II, III e IV

b)    II apenas

c)    I e II

d)    I e III

e)    III e IV

 

13. A classificação CORRETA quanto à transitividade do verbo destacado em: “O professor ainda acrescenta que o banco de dados dos chatbots é baseado nos conteúdos on-line” é:

a) Verbo bitransitivo.

b) Verbo de ligação.

c) Verbo intransitivo.

d) Verbo transitivo direto.

e) Verbo transitivo indireto.

 

14. Analise a seguinte frase:

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Em relação à transitividade do verbo “preocupar-se” no 1º balão desse contexto, é correto afirmar que o verbo apresenta:

a) Transitividade direta e indireta, com o termo "com o avanço da inteligência artificial" funcionando como objeto direto.

b) Transitividade indireta, com o termo " com o avanço da inteligência artificial " funcionando como objeto indireto.

c) Transitividade reflexiva, com o pronome "se" indicando que o sujeito realiza e recebe a ação ao mesmo tempo.

d) Transitividade direta, com o termo " com o avanço da inteligência artificial " funcionando como objeto direto.

e) Transitividade recíproca, com o pronome "se" indicando que a ação é praticada por dois sujeitos mutuamente.

 

15. Analise o comportamento sintático do verbo nas seguintes orações:

1

“A dança das abelhas é um tipo singular de comunicação.”

2

“Essa dança comunicativa é difícil de executar”

3

“No fim das contas, todas elas eram capazes de dançar”

Assinale a alternativa CORRETA acerca desse comportamento:


a) Verbo transitivo, verbo de ligação e verbo de ligação.

b) Verbo de ligação, verbo de ligação e verbo transitivo direto.

c) Verbo intransitivo, verbo intransitivo e verbo de ligação.

d) Verbo de ligação, verbo de ligação e verbo de ligação.

e) Verbo transitivo indireto, verbo transitivo indireto e verbo intransitivo.

 

16. Leia o seguinte período:

A abordagem aconteceu no dia 16 de dezembro, quando a babá, Simone Matos, 38 anos, e a empregada doméstica, Mônica Mattos, de 46, escolhiam roupas”.

Acerca das relações sintáticas estabelecidas no período, atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso, para cada assertiva abaixo:


( ) O período é composto por duas orações. O sujeito da primeira oração é simples e o sujeito da segunda oração é composto.

( ) A transitividade do verbo “acontecer” é intransitivo.

( ) O constituinte “escolhiam” tem a função sintática de verbo transitivo direto.

( ) A função sintática de “roupas” é de objeto direto.

 

A sequência CORRETA obtida no sentido de cima para baixo é:

a) V, F, V, F.

b) F, V, V, F.

c) V, V, V, V.

d) V, V, V, F.

e) V, F, F, V.

17. Do ponto de vista da regência do verbo precisar no período “Todo maluco precisa de uma doida”, o complemento em destaque recebe o nome de:

a) Objeto indireto.

b) Agente da passiva.

c) Objeto direto.

d) Adjunto adnominal.

e) Complemento nominal.


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GABARITO OFICIAL:


1.     

a)    A finalidade do texto é informar sobre uma audiência realizada pelo Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos Representantes dos EUA, que discutiu a possível existência de OVNIs (agora chamados de UAPs) e alegações de que o governo americano tentaria esconder tecnologias alienígenas.

b)    O verbo "questionar" é um verbo transitivo direto. Neste caso, ele exige um objeto direto (os "segredos em torno de OVNIs") para completar seu sentido.

c)    O verbo "falar" é um verbo transitivo indireto, pois é seguido pela preposição "sobre". A frase completa seria "falar sobre a necessidade de maior prestação de contas".

d)    O complemento verbal da oração é “um relatório”.

e)    O complemento verbal “um relatório” é um objeto direto, pois o verbo "divulgar" exige um objeto direto para completar seu sentido.

 

2.     

a)    O verbo da oração é "foi avistado", que é uma locução verbal composta pelos verbos "ser" (foi) e "avistar" (avistado).

b)    O sujeito da oração é “um objeto não identificado”, que é o sujeito simples da frase. Ele está no singular e exerce a função de sujeito da oração.

c)    O verbo "avistar" é transitivo direto.

d)    Sim, a forma verbal "foi avistado" exige complemento, pois o verbo "avistar" é um verbo transitivo direto e, portanto, requer um objeto direto para completar seu sentido (neste caso, "um objeto não identificado").

e)    Os adjuntos adverbiais da oração são: “durante um exercício naval”: Adjuntos adverbial de tempo; “na costa leste”: Adjuntos adverbial de lugar; “em 2015”: Adjuntos adverbial de tempo.

 

3.     

(1) “O Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos realizou uma audiência.”

(4) “O evento foi um último esforço da Casa.”

(5) “O gabinete não conseguiu explicar ao seus superiores alguns avistamentos de OVNIs.”

(3) “O e-mail teria desaparecido da conta de Gallaudet.

(2) “Integrantes das subcomissões falaram sobre necessidade de maior prestação de contas.”

 

4.     

a)    Sujeito oculto (Eu), predicado verbal “conheci um rapaz na semana passada”.

b)    Sujeito simples (Ele), predicado nominal “é sensível, carinhoso, atencioso e sincero.”

c)    É o verbo “conhecer”.

d)    “Conhecer” indica ação e “ser” liga características ao sujeito.

e)    O verbo “ser” classifica-se como verbo de ligação.  

 

5.     

a)    O canário.

b)    Não exige complemento, pois já tem o seu sentido completo.

c)    Verbo intransitivo

d)    Exige dois complementos, um preposicionado e outro sem preposição.

e)    Classifica-se como verbo transitivo direto e indireto.

 

6.     

a)    VTD

b)    V.L

c)    V.I

d)    V.T.D

e)    V.L

f)     V.T.D.I

g)    V.I

h)    V.L

i)     V.T.I

j)     V.L

k)    V.T.D.I

l)     V.T.I

m)  V.T.D.I

n)    V.T.D

o)    V.L

p)    V.T.I

q)    V.T.I

r)     V.I

 

7.     

a)    Normalmente, esse tipo de placa precisa de funcionários, mas esta no caso é uma estratégia para atrair mais clientes.

b)    Sujeito indeterminado

c)    Sim, um complemento preposicionado

d)    V.T.I

e)    Objeto indireto

 

8.    E

9.    D

10. D

11. B

12. A

13. D

14. B

15. D

16. C

    17.


 

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