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Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

ATIVIDADE DE SONDAGEM PORTUGUÊS 2023 (ENSINO MÉDIO)

 Mundo chega à marca de 8 bilhões de habitantes

Segundo a Organização das Nações Unidas, o ritmo de crescimento da população está mais lento.

O mundo chegou nesta terça-feira (15) à marca de 8 bilhões de habitantes. Segundo a Organização das Nações Unidas, o ritmo de crescimento da população está mais lento.

O bebê número 8 bilhões nasceu na República DominicanaDamián foi o escolhido pela ONU para celebrar o momento histórico, um símbolo, porque o bebê 8 bilhões pode ter nascido nesta terça na Itália, na Ucrânia, Alemanha, Bolívia ou na Índia, que foi o país que mais contribuiu para o aumento da população: são 1,4 bilhão de indianos hoje. Ano que vem já serão mais do que os chineses.

E oito países respondem por mais da metade do crescimento populacionalAlém da Índia, República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia.

Oito bilhões. Não tem como olhar para esse número e não pensar: será que esse planeta comporta tanta gente? Perdemos 420 milhões de hectares de florestas desde 1990, a emissão de gases que aquecem o planeta é cada vez maior e 30% de todos esses gases vêm da produção de alimentos, enquanto a fome e a pobreza se alastram.

Mas para as Nações Unidas é um dia para comemorar: os avanços da medicina que nos fazem viver mais e o fato de que agora somos 8 bilhões de cabeças para pensar o futuro. Porque o problema não é o crescimento da população, o problema está na má distribuição dos recursos.

Os maiores emissores de gases que aquecem o planeta não são os países onde a população mais cresce, são os países em que as pessoas têm mais dinheiro. É lá também que é consumida a maior parte da energia do mundo.

O ritmo de crescimento populacional diminuiu, e a expectativa é que atinjamos os 9 bilhões de pessoas em 15 anos. Rachel Snow, do Fundo das Nações Unidas para as Populações, disse ao Jornal Nacional que é fácil prever onde e de que forma isso vai acontecer, e planejar: com agricultura em menor escala mais perto de casa, com os países ricos apoiando tecnicamente e com recursos os que estão no processo para desenvolver matrizes energéticas renováveis e também com saúde, educação, segurança.

Para que na hora que o cordão umbilical for cortado na República Dominicana, na Itália, na Ucrânia, Alemanha, Bolívia ou Índia todos possam ter um futuro próspero, com acesso aos recursos do planeta.

(Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/11/15/mundo-chega-a-marca-de-8-bilhoes-de-habitantes.ghtml, 15/11/2022).

 

 1.      Essa notícia, além de cumprir sua função informativa, assume o papel de

 a)  ressaltar a importância dos avanços da medicina e da melhora na qualidade de vida da população mundial.

b)  denunciar que o aumento da população do mundo causará um colapso no abastecimento de alimentos e energia.

c) responsabilizar os países menos desenvolvidos economicamente pelo aumento desenfreado da população.

d)  conscientizar os países asiáticos como Índia e China a adotarem medidas para controlar o aumento de sua população.

e) evidenciar a importância de um planejamento global para receber os futuros habitantes, com mais alimento energias renováveis, educação, saúde e segurança.

 

2.      O texto revela que não há problema em os países aumentarem sua população, a questão de fato é

 a)      a intensificação do aumento da emissão de gases que aquecem o planeta.

b)      a perda de vasta área florestal para a construção de moradias e expansão da agricultura.

c)      o aumento das desigualdades sociais e da má distribuição de renda.

d)      a precariedade na saúde, educação e segurança.

e)      a permanência da supremacia dos mais ricos sobre os mais pobres.

 

3.      Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um planejamento consciente para as gerações futuras do planeta, esse texto usa como estratégia argumentativa

a)      citação de números, dados estatísticos, pergunta retórica e argumentos de causa e efeito.

b)      apelação para os avanços da medicina como medida de controlar a explosão demográfica.

c)      comprovação por meio de dados estatísticos da necessidade de campanhas de conscientização.

d)      argumento de autoridade baseado na orientação da ONU para redução da população mundial.

e)      refutação dos dados da ONU sobre o aumento populacional dos países africanos.

 

4.    Ao concluir a ideia do texto no último parágrafo, o autor mobiliza um recurso expressivo empregado para a construção do efeito de sentido pretendido, a partir

a)      da metáfora entre cortar o cordão umbilical e o nascimento da criança 9 bilhões.

b)      do exagero de expressão acerca do corte de cordão umbilical.

c)      da relação metonímica do nascimento da criança 9 bilhões e do corte do cordão umbilical.

d)      da personificação em atribuir características humanas ao crescimento populacional.

e)      da polissemia da palavra “cortado” que nesse contexto remete à redução da população.

 

5.     O texto em análise é exemplar de um gênero discursivo do universo jornalístico, construído a partir de fatos e opiniões, em que se evidencia uma opinião no trecho: 

a)      “O bebê número 8 bilhões nasceu na República Dominicana

b)      “Damián foi o escolhido pela ONU para celebrar o momento histórico”

c)      “E só oito países respondem por mais da metade do crescimento populacional”

d)      “o problema não é o crescimento da população, o problema está na má distribuição dos recursos.”

e)      “O ritmo de crescimento populacional diminuiu, e a expectativa é que atinjamos os 9 bilhões de pessoas em 15 anos”

 

6.  As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a)      o conectivo “porque” no 2º parágrafo marca uma relação explicativa.

b)      o termo “só” no 3º parágrafo restringe o número de países.

c)      o operador “enquanto” no 4º parágrafo expressa uma relação adversativa.

d)      a conjunção “mas” no 5º parágrafo concorda com as informações do parágrafo anterior.

e)      o conectivo “para que” no último parágrafo demarca relação de conclusão.

 

7.      A coesão é o processo que “costura” as palavras de um texto, conferindo-lhe unidade, provocando a retomada de informações ou a progressão de ideias. Nesse sentido, no penúltimo parágrafo, os elementos “onde” e “isso” funcionam como

a)      operadores argumentativos, conferindo sequenciação de ideias do texto.

b)      conectivos de retomada, substituindo informações já citadas antes.

c)      expressões expletivas, podendo ser retiradas sem causar prejuízo às informações.

d)      conjunções conclusivas, encerrando a ideia da explosão demográfica daqui a 15 anos.

e)      expressões catafóricas, apontando para informações que serão citadas posteriormente.

 

8.    Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. O sinal de dois-pontos usado na primeira linha do quarto parágrafo foi utilizado para indicar

a)      um esclarecimento a partir de uma indagação.

b)      uma informação implícita, isto é, que não está clara na mente do interlocutor.

c)      uma situação incoerente que passa na mente do leitor.

d)      a eliminação de uma ideia.

e)      a interrupção de uma ação.

 

9.  No texto, o enunciado “O bebê número 8 bilhões nasceu na República Dominicana”, o artigo definido foi utilizado como estratégia argumentativa do autor para indicar 

a)      que pode ter sido qualquer bebê que se tornou o habitante 8 bilhões.

b)      um número quantitativo indeterminado da quantidade de bebês nascidos naquele dia.

c)      um bebê em particular que simboliza o habitante 8 bilhões no mundo. 

d)      uma generalização, referindo-se a todos os nascimentos daquele dia.

e)      sentido vago, de que todos os bebês podem representar o número 8 bilhões de habitantes. 

Texto para responder as questões 10, 11 e 12:


10.  A articulação entre os elementos verbais e os não verbais do texto tem como propósito desencadear a

a)      retomada de opinião a respeito do aumento desenfreado de pessoas no planeta.

b)      identificação dos efeitos climáticos como maior causador de malefícios à Terra.

c)      adoção de medidas contra o adoecimento do planeta.

d)      retificação dos comportamentos humanos referente à exploração dos recursos da Terra.

e)  ironização acerca da explosão demográfica e como consequência a exploração de mais recursos naturais do planeta.  

 

11. Os dois textos abordam a temática da população global atingir um número quantitativo inédito, porém, em relação ao texto II, o texto I

a)      valida o aumento da população mundial e defende que há recursos suficientes para todos.

b)      concorda em sua integralidade que o aumento de habitantes adoece o planeta.

c)    pondera a marca que o mundo atingiu e defende a ideia de que se deve lançar estratégias hoje para tornar o planeta mais acessível para as gerações futuras.

d)      exalta o nosso planeta como um lugar recepcionista e de recursos ilimitados para todos as gerações.

e)   corrobora com a ideia de que a Terra tem pouco território e recursos para todos, e enquanto mais pessoas, haverá mais adoecimento do planeta.

 

12.  No texto II, há uma marca linguística que revela uma situação de proximidade dos interlocutores e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a) 

a)      impessoalização do interlocutor, causada pelo pronome “você”.

b)      ênfase no emprego da hipérbole, em: “oito bilhões”.

c)      emprego do verbo “ter” no lugar de “sentir”, ao indagar o planeta.

d)      resposta grosseira dada pelo planeta, haja vista ter intimidade com a Lua.

e)      escolha da palavra “humanos” em vez de “pessoas”.


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ATIVIDADE EM PDF


GABARITO OFICIAL


1. E

2. C

3. A

4. C

5. D

6. B

7. B

8. A

9. C

10. E

11. C

12. C 

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