Mundo chega à marca de 8 bilhões de habitantes
Segundo a
Organização das Nações Unidas, o ritmo de crescimento da população está mais
lento.
O mundo chegou
nesta terça-feira (15) à marca de 8 bilhões de habitantes. Segundo a
Organização das Nações Unidas, o ritmo de crescimento da população está mais
lento.
O
bebê número 8 bilhões nasceu na República Dominicana. Damián foi o escolhido pela ONU para
celebrar o momento histórico, um símbolo, porque o bebê 8
bilhões pode ter nascido nesta terça na Itália, na Ucrânia, Alemanha, Bolívia
ou na Índia, que foi o país que mais contribuiu para o aumento da população:
são 1,4 bilhão de indianos hoje. Ano que vem já serão mais do que os chineses.
E só
oito países respondem por mais da metade do crescimento populacional. Além da Índia,
República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e
Tanzânia.
Oito bilhões. Não
tem como olhar para esse número e não pensar:
será que esse planeta comporta tanta gente? Perdemos 420 milhões de hectares de
florestas desde 1990, a emissão de gases que aquecem o planeta é cada vez maior
e 30% de todos esses gases vêm da produção de alimentos, enquanto a fome
e a pobreza se alastram.
Mas para as Nações
Unidas é um dia para comemorar: os avanços da medicina que nos fazem viver
mais e o fato de que agora somos 8 bilhões de cabeças para pensar o futuro.
Porque o problema não é o crescimento da população, o
problema está na má distribuição dos recursos.
Os maiores
emissores de gases que aquecem o planeta não são os países onde a população
mais cresce, são os países em que as pessoas têm mais dinheiro. É lá também que
é consumida a maior parte da energia do mundo.
O
ritmo de crescimento populacional diminuiu, e a expectativa é que atinjamos os
9 bilhões de pessoas em 15 anos. Rachel Snow, do Fundo das Nações
Unidas para as Populações, disse ao Jornal Nacional que é fácil prever onde e de que
forma isso
vai acontecer, e planejar: com agricultura em menor escala mais perto de
casa, com os países ricos apoiando tecnicamente e com recursos os que estão no
processo para desenvolver matrizes energéticas renováveis e também com saúde,
educação, segurança.
Para que na hora que o
cordão umbilical for cortado na República Dominicana, na Itália, na Ucrânia,
Alemanha, Bolívia ou Índia todos possam ter um futuro próspero, com acesso aos
recursos do planeta.
(Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/11/15/mundo-chega-a-marca-de-8-bilhoes-de-habitantes.ghtml, 15/11/2022).
b) denunciar
que o aumento da população do mundo causará um colapso no abastecimento de
alimentos e energia.
c) responsabilizar
os países menos desenvolvidos economicamente pelo aumento desenfreado da
população.
d) conscientizar
os países asiáticos como Índia e China a adotarem medidas para controlar o
aumento de sua população.
e) evidenciar
a importância de um planejamento global para receber os futuros habitantes, com
mais alimento energias renováveis, educação, saúde e segurança.
2. O texto revela que
não há problema em os países aumentarem sua população, a questão de fato é
b)
a
perda de vasta área florestal para a construção de moradias e expansão da
agricultura.
c)
o
aumento das desigualdades sociais e da má distribuição de renda.
d)
a
precariedade na saúde, educação e segurança.
e)
a
permanência da supremacia dos mais ricos sobre os mais pobres.
3. Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um planejamento consciente para as gerações futuras do planeta, esse texto usa como estratégia argumentativa
a)
citação
de números, dados estatísticos, pergunta retórica e argumentos de causa e
efeito.
b)
apelação
para os avanços da medicina como medida de controlar a explosão demográfica.
c)
comprovação
por meio de dados estatísticos da necessidade de campanhas de conscientização.
d)
argumento
de autoridade baseado na orientação da ONU para redução da população mundial.
e)
refutação
dos dados da ONU sobre o aumento populacional dos países africanos.
4. Ao concluir a ideia do texto no último parágrafo, o autor mobiliza um recurso expressivo empregado para a construção do efeito de sentido pretendido, a partir
a)
da metáfora entre cortar
o cordão umbilical e o nascimento da criança 9 bilhões.
b) do
exagero de expressão acerca do corte de cordão umbilical.
c) da
relação metonímica do nascimento da criança 9 bilhões e do corte do cordão
umbilical.
d) da
personificação em atribuir características humanas ao crescimento populacional.
e) da
polissemia da palavra “cortado” que nesse contexto remete à redução da
população.
5. O texto em análise é exemplar de um gênero discursivo do universo jornalístico, construído a partir de fatos e opiniões, em que se evidencia uma opinião no trecho:
a) “O
bebê número 8 bilhões nasceu na República
Dominicana”
b)
“Damián
foi o escolhido pela ONU para celebrar o momento histórico”
c)
“E
só oito países respondem por mais da metade do crescimento populacional”
d) “o
problema não é o crescimento da população, o problema está na má distribuição
dos recursos.”
e) “O
ritmo de crescimento populacional diminuiu, e a expectativa é que atinjamos os
9 bilhões de pessoas em 15 anos”
6. As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) o conectivo “porque” no 2º parágrafo marca uma relação explicativa.
b) o
termo “só” no 3º parágrafo restringe o número de países.
c) o
operador “enquanto” no 4º parágrafo expressa uma relação adversativa.
d) a
conjunção “mas” no 5º parágrafo concorda com as informações do parágrafo
anterior.
e) o
conectivo “para que” no último parágrafo demarca relação de conclusão.
7. A coesão é o processo que “costura” as palavras de um texto, conferindo-lhe unidade, provocando a retomada de informações ou a progressão de ideias. Nesse sentido, no penúltimo parágrafo, os elementos “onde” e “isso” funcionam como
a) operadores argumentativos, conferindo sequenciação de ideias do texto.
b) conectivos
de retomada, substituindo informações já citadas antes.
c) expressões
expletivas, podendo ser retiradas sem causar prejuízo às informações.
d) conjunções
conclusivas, encerrando a ideia da explosão demográfica daqui a 15 anos.
e) expressões
catafóricas, apontando para informações que serão citadas posteriormente.
8. Os sinais de pontuação são elementos
com importantes funções para a progressão temática. O sinal de dois-pontos
usado na primeira linha do quarto parágrafo foi utilizado para indicar
a)
um
esclarecimento a partir de uma indagação.
b)
uma
informação implícita, isto é, que não está clara na mente do interlocutor.
c)
uma
situação incoerente que passa na mente do leitor.
d)
a
eliminação de uma ideia.
e)
a
interrupção de uma ação.
9. No texto, o enunciado “O bebê número 8 bilhões nasceu na República Dominicana”, o artigo definido foi utilizado como estratégia argumentativa do autor para indicar
a)
que
pode ter sido qualquer bebê que se tornou o habitante 8 bilhões.
b)
um
número quantitativo indeterminado da quantidade de bebês nascidos naquele dia.
c)
um
bebê em particular que simboliza o habitante 8 bilhões no mundo.
d)
uma
generalização, referindo-se a todos os nascimentos daquele dia.
e) sentido vago, de que todos os bebês podem representar o número 8 bilhões de habitantes.
Texto
para responder as questões 10, 11 e 12:
a)
retomada
de opinião a respeito do aumento desenfreado de pessoas no planeta.
b)
identificação
dos efeitos climáticos como maior causador de malefícios à Terra.
c)
adoção
de medidas contra o adoecimento do planeta.
d)
retificação
dos comportamentos humanos referente à exploração dos recursos da Terra.
e) ironização
acerca da explosão demográfica e como consequência a exploração de mais
recursos naturais do planeta.
11. Os dois textos abordam a temática da população global atingir um número quantitativo inédito, porém, em relação ao texto II, o texto I
a)
valida
o aumento da população mundial e defende que há recursos suficientes para
todos.
b)
concorda
em sua integralidade que o aumento de habitantes adoece o planeta.
c) pondera
a marca que o mundo atingiu e defende a ideia de que se deve lançar estratégias
hoje para tornar o planeta mais acessível para as gerações futuras.
d)
exalta
o nosso planeta como um lugar recepcionista e de recursos ilimitados para todos
as gerações.
e) corrobora
com a ideia de que a Terra tem pouco território e recursos para todos, e
enquanto mais pessoas, haverá mais adoecimento do planeta.
12. No texto II, há uma marca linguística que revela uma situação de proximidade dos interlocutores e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a)
a)
impessoalização
do interlocutor, causada pelo pronome “você”.
b)
ênfase
no emprego da hipérbole, em: “oito bilhões”.
c)
emprego
do verbo “ter” no lugar de “sentir”, ao indagar o planeta.
d)
resposta
grosseira dada pelo planeta, haja vista ter intimidade com a Lua.
e) escolha da palavra “humanos” em vez de “pessoas”.
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