1. Abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto
final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe
parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.
a) O solo do nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as
chuvas, imediatamente brota a vegetação.
b) Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai
faltar alimento e os preços vão disparar.
c) O trânsito em São
Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18
horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.
2. No texto a seguir há um trecho que, se tomado literalmente (ao pé da
letra), leva uma interpretação absurda.
"Um cadáver morto foi encontrado boiando em
canal."(Folha de S. Paulo, 2 nov. 1990.)
a) Identifique o trecho problemático.
b) Diga qual a interpretação absurda que se pode extrair desse trecho.
c) Qual a interpretação pretendida pelo autor?
d) Reescreva o trecho de forma que deixe explícita tal interpretação.
3. Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que
substituam o excesso do emprego da palavra "golfinho". Utilize
expressões que, mesmo não-oficiais, possam servir como substitutas.
"O golfinho nada velozmente e sai da água em
grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só
respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros
golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de
distância. É assim que golfinho pede
ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida. O golfinho
aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos
golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o
mundo." Revista Ciência Hoje.
4. Leia o texto
abaixo e responda às questões A e B.
Contornam a dificuldade de banho
nos chafarizes
das praças ou
se valem da boa vontade de grupos religiosos
e donos de lanchonetes
que os deixam usar
os chuveiros .
A)
Indique as expressões do texto
a que se referem os seguintes
mecanismos de coesão :
a)
que (linha 01)
b)
esse guarda-roupa
(linha 02)
c)
onde (linha
02)
d)
os (os deixam/ linha
05)
B)
Explicite o tipo de relação
sintático-semântica que se estabelece no
texto pelos
seguintes itens
lingüísticos :
a)
para (linha 01)
b)
porém (linha
06)
5. Leia o texto
abaixo :
O QUE
É SER GENTE DIREITA ?
Dificilmente
alguém será aclamado direito por todos os seres humanos , pois cada um pensa de uma maneira
e tem uma concepção formada do que é certo ou errado.
A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo ; por exemplo : se você roubasse algum bem de valor e desse a seu
pai , você poderia ser considerado um bom filho ; todavia ,
perante a sociedade ,
essa pessoa seria um
ladrão .
(Texto da aluna Ana
Raquel Sá da Nóbrega, matrícula
94110750, turma 2560)
a) causa :
b) condição :
c) adição :
d) oposição :
6. Leia o texto
antes de resolver
as questões propostas .
PODERÍAMOS VIVER
SEM CHUVA
À primeira vista ,
parece que a chuva
devia cair sempre
à noite , porque
é precisamente quando
mais benefícios
traz e menos prejudica nossos afazeres
e divertimentos ; mas
quer ela
cais em
dias de festa
ou de noite ,
enquanto dormimos tranqüilamente , a chuva
é sempre necessária .
Devemos
ver na chuva ,
por conseqüência ,
um agente
que limpa e
purifica o ar , alimenta
a vida vegetal ,
da qual depende a nossa e nos
fornece a água de que
necessitamos durante todo o ano , nas
regiões onde
chove bastante .
A) Indique a expressão
a que se referem os seguintes
itens linguísticos:
a) seus (linha 04)
b) dela (linha
04)
c) onde (linha 05)
d) na (linha
07)
e) da qual (linha 10)
B) Identifique as relações
de sentido que se estabelecem no texto através
dos seguintes conectivos .
a) porque (linha 01)
b) enquanto
(linha 03)
c) mas (linha 02)
d) para que (linha 07)
e) e (linha
10)
7. Reúna os segmentos
de cada item ,
subordinando a segunda sentença à palavra
sublinhada na primeira .
a) A chuva
é necessária em
todas as regiões do planeta ,
embora muitas pessoas
não tenham consciência
disso. A chuva é fonte
de vida .
b) O lavrador
reconhece o valor da chuva e do sol para a plantação . Seu ofício
depende dos recursos naturais e requer paciência
e habilidade .
c) A terra é rica , embora não reconheçamos seu
valor . Extraímos nosso
alimento da terra .
d) Na cidade ,
as pessoas esquecem que
a harmonia do planeta
depende do equilíbrio entre os dias
de sol e os dias
de chuva . Lá
já não
se tem noção da origem
dos gêneros alimentícios .
8. No texto seguinte, há impropriedade quanto ao
uso do pronome relativo. Reescreva-o com a correção que se faz necessária.
A
festa em homenagem ao centenário da cidade cuja eu nasci durou três dias. As
atividades que abrilhantaram o evento realizaram-se na colina onde se originou
a primeira vila em que deu início à cidade. O ponto alto das solenidades foi o
momento onde as crianças encenaram, representando os fundadores da cidade.
9. Nas questões seguintes, apresentamos alguns
segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça
entre eles o tipo de relação indicado entre parênteses, usando para isso os
elementos de coesão adequados e fazendo as alterações necessárias.
a) O homem alcançará a satisfação de suas necessidades. O homem viver em
sociedade. (condição)
b) Os seres humanos vivem em sociedade. Eles necessitam de apoio material,
espiritual e psicológico. (causa)
c) A sociedade deve ser organizada com justiça. Todas as pessoas possam
satisfazer suas necessidades. (finalidade)
d) Uma pessoa poderia ter condições materiais para viver isolada. Ela
poderia sentir falta de companhia. (oposição)
10. Na
frase: O Brasil é um país
subdesenvolvido. Dessa forma, não tem muito prestígio. Qual palavra ou
expressão coesiva dá sequenciação a este enunciado:
a) É
b) Não tem muito prestigio
c) Dessa forma
d) País
e) O Brasil
a) É
b) Não tem muito prestigio
c) Dessa forma
d) País
e) O Brasil
11. Na
frase: Sou coletivo. Tenho o mundo
dentro de mim. O elemento coesivo que melhor uniria estas duas orações
é:
a) E
b) Afinal
c) Entretanto
d) Ou
e) Ainda que
a) E
b) Afinal
c) Entretanto
d) Ou
e) Ainda que
12. Qual enunciado abaixo apresenta não
incoerência textual e semântica:
a)
Não estudou nada, portanto não passou na
prova.
b) A ratoeira pegou 3 ratos: dois à noite, um na madrugada e mais hoje cedo.
b) A ratoeira pegou 3 ratos: dois à noite, um na madrugada e mais hoje cedo.
c) Hoje em dia, a violência está muito grande
no mundo.
d) Ganhei um picolé grátis por 2 reais.
e) Joana pegou o ônibus correndo.
13.
Qual frase abaixo não apresenta ambiguidade:
a)
Peguei o ônibus correndo.
b)
Família muda.
c)
O cachorro do seu pai fugiu com a cachorra da
minha mulher.
d)
Vi o incêndio da casa.
e)
Maria pediu para João sair.
14. Marque a alternativa que tem a sequência CORRETA
dos sentidos que cada operador argumentativo dá às frases:
I. Como
a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu
não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os
manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de
violência.
IV. Estava
doente, mas foi trabalhar.
V. Os
brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição,
tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.
15. Em relação ao termo “OU” pode-se afirmar
que é um operador discursivo que:
a) nega o que foi apresentado anteriormente,
indicando uma não contradição no decorrer do texto.
b) marca uma relação de retificação, distorcendo o
enunciado anterior.
c) estabelece a progressão textual, estabelecendo
uma relação de escolha, exclusão.
d) delimita a relação entre os enunciados do texto,
ocasionando uma redução de sentido à informação posterior.
e) introduz um argumento que produz efeitos de
sentidos contrários, alterando a informação anterior.
16. Leia o texto abaixo:
Características do internetês como abreviações,
repetição de vogais, modificações do registro gráfico e as chamadas
“risadinhas” estão associadas às possibilidades de registro gráfico-visual de
certos padrões rítmico-entoacionais, que são assim registrados pelo sujeito.
Não se trata, portanto, de degradação da modalidade escrita do português.
Pode-se pensar, pois, que a presença desses fatos linguísticos da fala na
escrita produzida no contexto da tecnologia digital (mas não somente) aponta,
por um lado, para a identidade de um grupo ou de uma comunidade que quer se
reconhecer por eles e por meio deles ser reconhecido, e, por outro, para a
heterogeneidade característica da linguagem. [...]
(KOMESU, Fabiana Cristina. Língua Portuguesa
Especial, São Paulo: Escala Educacional, Ano 1, nº 1, julho/2008).
|
Analise as proposições abaixo:
I - Os termos “PORTANTO” (linha 5) e “POIS” (linha
7) possuem equivalência semântica e provocam o mesmo efeito de sentido.
II - A locução “PODE-SE PENSAR” (linha 7), se
substituída por “DEVE-SE PENSAR”, permanece com o mesmo sentido.
III - A expressão “(MAS NÃO SOMENTE)” (linha 9), se
colocada entre travessões, teria o seu sentido alterado.
IV - Os termos relacionais “POR UM LADO” (linha 9)
e “POR OUTRO” (linha 11) funcionam como conectores de ideias opostas.
Está (ão) correta(s), apenas:
a) I
b) I, II e IV c) III e
IV d) IV e) I, II e III
17. Leia o texto:
A REALIDADE SOCIAL DA VIRTUALIDADE DA INTERNET
Antes de mais nada, os usos da internet são,
esmagadoramente, instrumentais e estreitamente ligados ao trabalho, à família
e à vida cotidiana. O e-mail representa mais de 85% do uso da Internet, e a
maior parte desse volume relaciona-se a objetivos de trabalho, a tarefas
específicas e à manutenção de contato com a família e os amigos em tempo
real. [...]
(CASTELLS, 2003, p. 99). |
A expressão “ANTES DE MAIS NADA” (linha 1):
a) Estabelece uma sequenciação de valor
exemplificativo e complementar relacionado aos objetivos de uso do e-mail.
b) Serve como força de expressão, com a intenção de
enfatizar que o e-mail é o recurso da internet mais utilizado.
c) Dá início a uma argumentação que se contradiz ao
que se depõe sobre os usos da internet.
d) Introduz um segmento e funciona para explicitar
o sentido metafórico da realidade virtual.
e) É um recurso de textualização usado para
estabelecer uma relação argumentativa que predetermina a temática do texto.
18. Observe a
imagem abaixo e assinale a ÚNICA alternativa
CORRETA:
a) O texto
proferido pela modelo não apresenta nenhum problema gramatical e nem de
sentido.
b) A modelo
mostra uma crítica a sua mãe ao chamá-la de “galinha”.
c) A palavra “energia”
usada nessa fala remete a energia elétrica do Brasil, a qual é de muito boa
qualidade.
d) A modelo
sugere que seu pai é um peixe, ou seja, um homem de bem.
e) A fala da
modelo apresenta duplo sentido, causando problema de incoerência no que foi
dito.
19. Observe a
imagem abaixo que trata sobre a demissão do técnico Cuca e assinale a ÚNICA
alternativa que apresenta o vício de linguagem presente nessa capa de revista:
a) Ambiguidade
causada pelo nome do treinador: Cuca pode ser interpretada como “cabeça” ou como
“o mostro” da história do “Sitio do pica-pau amarelo”.
b) Redundância
pelo fato de o treinador ser demitido e estar caindo.
c) Cacófato,
formado pela última sílaba do nome do treinador e o verbo no gerúndio “indo”,
gerando a expressão indesejada “cu caindo”.
d) É intenção da
revista causar a redundância, já que na imagem o treinador está com a mão
dentro do calção, gerando o duplo sentido na manchete.
e) Não há nenhum
problema de escrita ou sentido nesta capa de revista.
20. Assinale a
única alternativa em que NÃO HÁ
nenhum problema de coerência semântica e textual:
a) João saiu para fora
para pegar o embrulho de pão.
b) O homem é
flagrado nu no corredor do condomínio que reside.
c) A mulher após
descobrir a traição se auto suicidou-se a si mesma.
d) Um homem
baixo, loiro, foi flagrado nu no seu apartamento que morava no mesmo
apartamento dos vizinhos.
e) Após a mulher
abrir a porta, o homem que estava nu entrou para dentro da sua casa rapidamente.
21. Sobre o texto abaixo, pode-se afirmar corretamente que:
(http://www.piadasnet.com/piada181bebados.htm)
a) Esse texto está completamente incoerente, logo não transmite nenhum sentido ao leitor.
b) É inadmissível um texto como esse, tendo em vista não ter sentido lógico para o leitor.
c) Esse texto cumpre sua função comunicativa, apesar de seu autor não ter sido coerente com suas palavras.
d) Esse texto utiliza-se intencionalmente da incoerência semântica para atingir o efeito de sentido pretendido.
e) Acidentalmente, a lógica desse texto é o fato de não ter sentido lógico.
b)
c)
2- a) "cadáver morto" b) como pode um cadáver morto? c) Foi encontrado alguém morto boiando. d) Um cadáver foi encontrado boiando em canal.
3-
c)ONDE, a mocós ( lugar imundo)
d)OS se refere a "meninos de rua"
Eu tinha lá em casa dez garrafas de cachaça, da
boa.
Mas minha mulher obrigou-me a joga-las fora.
Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o
resto na pia.
Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei
o resto na pia.
Peguei a terceira garrafa bebi o resto e joguei o
copo na pia.
Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o
resto no copo.
Pequei o quinto copo joguei a rolha na pia e bebi a
garrafa.
Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo
no resto.
A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia.
Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na
oitava garrafa.
Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi
o resto.
O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me
joguei na pia.
(http://www.piadasnet.com/piada181bebados.htm)
a) Esse texto está completamente incoerente, logo não transmite nenhum sentido ao leitor.
b) É inadmissível um texto como esse, tendo em vista não ter sentido lógico para o leitor.
c) Esse texto cumpre sua função comunicativa, apesar de seu autor não ter sido coerente com suas palavras.
d) Esse texto utiliza-se intencionalmente da incoerência semântica para atingir o efeito de sentido pretendido.
e) Acidentalmente, a lógica desse texto é o fato de não ter sentido lógico.
22. Encontre a incoerência em cada
TEXTO abaixo e explique-as com as suas próprias palavras no seu caderno:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
23.
A palavra destaca no trecho abaixo pode ser substituída sem alterar o sentido
do texto por:
Ana,
como prefere ser chamada, é uma mulher bonita, inteligente, mas extremamente
desastrada.
|
a)
portanto
b)
contudo
c)
ou
d)
porque
e)
quando
24.
Pode-se compreender a função da palavra em destaque do trecho abaixo é:
Kate
consegue marcar um horário para entrevistar Christian Grey, um bilionário de
28 anos que comanda um negócio multinacional. Não obstante, ela acaba
adoecendo no dia da entrevista e solicita que Ana a realize
em seu lugar.
|
a)
Dar continuidade ao texto.
b)
Refere-se a um elemento fora do texto.
c)
Retomar a palavra “entrevista” já dita antes.
d)
Dar continuidade ao texto, estabelecendo o sentido de oposição ao que foi dito
antes.
e)
Retomar a palavra “Kate” já dita antes.
25.
A palavra em destaque no trecho abaixo estabelece no texto o sentido de:
“Cinquenta
tons de cinza” é um livro de conteúdo erótico, portanto, destinado a maiores
de 18 anos. Por isso, não recomendo a leitura a
qualquer pessoa.
|
a)
oposição, pelo fato de o livro ser bom, mas não pode ser lido por todas as
pessoas em geral.
b)
adição ou soma, uma vez que essa obra soma qualidades positivas.
c)
finalidade, já que o objetivo desse paragrafo é recomendar o livro.
d)
causa, porque mostra o motivo pelo qual ele não pode ser destinado a todos os
públicos.
e)
modo, pois mostra a maneira como o livro deve ser apreciado pelo público
leitor.
26.
No trecho a seguir, a expressão em destaque refere-se a quem no texto:
Ana
ignora completamente os conselhos de sua amiga Kate e se deixa seduzir pelo
homem que, para ela, é sinônimo de perfeição. Ela descobre mais sobre seus
próprios desejos e se choca ao descobrir também que por trás
daquele homem de sucesso existe um passado misterioso e segredos obscuros.
|
a)
a kate
b)
a Ana
c)
a Christian Grey
d)
ao bilionário
e)
homem de sucesso
27.
Sobre a imagem abaixo pode-se afirmar que:
a)
pelo modo como esse texto foi escrito (num pedaço de papel) não transmite
sentido nenhum.
b)
não apresenta elementos de coesão que deem sentido ao texto.
c)
Não apresenta nenhum problema do ponto de vista do sentido.
d)
a conjunção “porque” transmite a noção de uma conclusão.
e)
esse texto apresenta uma incoerência.
28.
Ainda sobre a imagem anterior, nota-se a presença de uma ideologia pobre, porém
ainda muito presente na mentalidade de algumas pessoas: preconceito racial.
Essa ideologia se mostra no texto quando o aluno diz que:
a)
apenas os negros são capazes de cometer crimes
b)
ele não tem preconceito
c)
preconceito é um crime
d)
a professora é preconceituosa
e)
apenas os negros não cometem crimes
GABARITO OFICIAL:
1- a) mas, b) portanto, c) já que2- a) "cadáver morto" b) como pode um cadáver morto? c) Foi encontrado alguém morto boiando. d) Um cadáver foi encontrado boiando em canal.
3-
"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. ELE vive em grupos e comunica-se com outros DA ESPÉCIE através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que ESSE ANIMAL pede ajuda quando está em perigo ou avisa Aos OUTROS onde há comida. ESSE MAMÍFERO AQUÁTICO aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos DELES são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo." Revista Ciência Hoje.
4-
a) QUE se refere a "gangues de meninos de rua"
b)ESSE GUARDA ROUPA a andar com "roupas e tênis da moda"c)ONDE, a mocós ( lugar imundo)
d)OS se refere a "meninos de rua"
a) Finalidade
b) Oposição
5-
a) Pois
b) Se
c) e
d) Todavia”
b) Se
c) e
d) Todavia”
6-
A) A CHUVA
B) A CHUVA
C) NAS REGIÕES
D) A CHUVA
E) A CHUVA
a) EXPLICAÇÃO
b) TEMPO
c) OPOSIÃO
d) FINALIDADE
e) ADIÇÃO
7-
a) A chuva é necessária em tod as as regiões do planeta, embora muitas pessoas não tenham cons ciência disso, JÁ QUE é fonte de vida.
b) O lavrador reconhece o valor da chuva e do sol para a plantação, TENDO EM VISTA QUE seu ofício depende dos recursos naturais e requer paciência e habilidade.
c) A terra é rica, embora não reconheçamos seu valor, VISTO QUE extraímos nosso alimento DELA.
d) Na cidade, as pessoas esquecem que a harm onia do planeta depende do equilíbrio entre os dias de sol e os dias de chuva, POIS lá já não se tem noção da origem dos gênero s alimentícios.
8- "onde", "onde", "a qual", "no qual".
9-
a)SE,
b)JÁ QUE
c)PARA QUE
d)PORÉM
10-C
11- B
12- A
13- E
14- A
15- C
16- A
17- E
18- E
19- C
20- B
21- D
22 -
a) Há uma informação deslocada. O objetivo
principal é anunciar um serviço de relojoaria, mas de forma incoerente anuncia
que também vende lanches (pasteis).
b) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. Está chamando
os clientes de “linguiça” ou “só atende quem comprou “linguiça”.
c) Informação desnecessária. Quando contratamos um
serviço de pintor, é evidente que ele que precisa vir até ao nosso imóvel.
d) Incoerência, contradição. Então não é aberto
todos os dias.
e) Incoerência. Há uma informação deslocada. Se
acredita em Jesus, então não deveria vender cigarros para matar as pessoas.
f) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. A família mudou-se
ou a família, que tinha membros “mudos”, vendeu alguma coisa.
g) Incoerência, pois a placa se preocupou em chamar
mais atenção no seu material cortante do que informar sobre o perigo de uma
ponte.
h) Informação totalmente desnecessária.
24 - C
25 - D
26 - B
27 - E
28 - A
Curta
nossa fanpage no facebook @escrevequeeuleio
e se
inscreva no nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br
Olá! Como faço para conferir a resposta das atividades? Um abraço!
ResponderExcluirGABARITO:
ResponderExcluir1- a) mas, b) portanto, c) já que
2- a) "cadáver morto" b) como pode um cadáver morto? c) foi encontrado alguem morto boiando. d) Um cadáver foi encontrado boiando em canal.
3- "ele", "que esses animais", "os avisa", "esse mamífero", "outros".
11- c
12-b
13-a
14-e
15-"Como pode ter medo de solidão e procura lugares isolados de pessoas?"
Estou sem tempo de colocar o resto das respostas.
obrigado por acessar meu bolg.
FAVOR OLHAR A PERGUNTA A BAIXO URGENTE!!!
ExcluirAcho que a 5º questão se responde assim:
ExcluirQUE se refere a "gangues de meninos de rua"
ESSE GUARDA ROUPA a andar com "roupas e tênis da moda"
ONDE, a mocós( lugar imundo)
e finalmente, OS se refere a "meninos de rua"
A 6º segue a seguinte ordem de conectivos
POIS
SE
E
TODAVIA
A 7º acho
a)
seus (linha 04)- se refere a efeitos da chuva
b) dela (linha 04) - plantas
c) onde (linha 05)- regiões
d) na (linha 07)- chuva
e) da qual( linha 10 )- vida vegetal
b)
porque (linha 01)- explicativo
b) enquanto (linha 03) tempo
c) mas (linha 02) alternativa
d) para que (linha 07 )- finalidade
e) e (linha 10)- adição
8º....
A 9º questão seria A CIDADE EM QUE
A 10º questão se responderia respectivamente
SE, PORQUE, JÁ QUE OU PORQUANTO E
PARA QUE
PORTANTO
Parando por aqui, cansei. Rsrs
Uilza Dantas- FACEBOOK
Bom dia!
ExcluirGente, está ai as respostas de todas as questões na integra
GABARITO:
QUESTÃO 01
a) mas,
b) portanto,
c) já que
QUESTÃO 02
a) "cadáver morto"
b) como pode um cadáver morto?
c) foi encontrado alguém morto boiando.
d) Um cadáver foi encontrado boiando em canal.
QUESTÃO 03
"ele", "que esses animais", "os avisa", "esse mamífero", "outros".
QUESTÃO 04
“O animal”, “da espécie”, “danadinho”, “aos colegas”, “ele”, “deles”.
QUESTÃO 05
a) QUE se refere a "gangues de meninos de rua"
ESSE GUARDA ROUPA a andar com "roupas e tênis da moda"
ONDE, a mocós ( lugar imundo)
e finalmente, OS se refere a "meninos de rua"
b) Finalidade
Oposição
QUESTÃO 06
a) Pois
b) Se
c) e
d) Todavia”
QUESTÃO 07
a) A chuva
Da chuva
Regiões sem chuva
A chuva
Vida vegetal
b) Explicação
Oposição
Finalidade
Adição
QUESTÃO 08
a) Ela
b) Já que
c) Pois
d) Haja vista que
QUESTÃO 09
A cidade em que
QUESTÃO 10
a) Se
b) Porque
c) Já que
d) Porem
QUESTÃO 11
c
QUESTÃO 12
b
QUESTÃO 13
a
QUESTÃO 14
e
QUESTÃO 15
"Como pode ter medo de solidão e procura lugares isolados de pessoas?"
obr
Excluiralguem me responde a 22
Excluirvai toma no cuzinho
ExcluirQual a resposta da questão 2
ExcluirPERGUNTA DA FACULDADE MAURICIO DE NASSAU, EM SEU "EAD" SOBRE MESMO ASSUNTO, ME DEIXOU EM DUVIDAS SOBRE QUAL ALTERNATIVA ESTÁ CORRETA?
ResponderExcluirEAD 7ª AULA DO DIA +/- 10/01/2014 ATÉ 30/01/2014
Qual enunciado abaixo apresenta INCOERÊNCIA textual e semântica:
a) Joana pegou o ônibus correndo
b) Ganhei um picolé grátis por 2 reais.
c) A ratoeira pegou 3 ratos: dois à noite, um na madrugada.
d) Hoje em dia, a violência está muito grande no mundo.
e) Não estudou nada, portanto não passou na prova.
E AI PROFESSOR QUAL RESPOSTA?
SIM, ADICIONE-ME POR FAVOR NO FACE: https://www.facebook.com/jullio.pereira.1
Por que?
ExcluirNão é a letra C, pois não existe a possibilidade de você ganhar um picolé de graça por 2 reais. Tem? ou você ganhou o picolé. ou você pagou por ele. Portanto, letra B. Não?
ExcluirNão é a letra C, pois não existe a possibilidade de você ganhar um picolé de graça por 2 reais. Tem? ou você ganhou o picolé. ou você pagou por ele. Portanto, letra B. Não?
ExcluirLetra A: não sabemos quem está correndo, se é a moça ou o ônibus.
ExcluirLetra b, como se ganha um picolé grátis se você pagou R$ 2,00 por ele?
ExcluirAlguém ai sabe me explicar a questão 8.
ResponderExcluirVocê deve transformar os dois períodos em um só, representando a palavra sublinhada através de um pronome relativo, criando, assim, um período composto por or. Principal e or. Subordinada adjetiva.
ExcluirQuando vai postar o resto do gabarito ?
ResponderExcluirGostei mui da forma que você apresentou os exercícios!! Vou usá-los na sala de aula, mas ficarei muito grata se você tiver um tempinho para colocar as outras respostas...aguardo! Sucesso!! Ludmila Lopes
ResponderExcluir12.) Na frase: Sou coletivo. Tenho o mundo dentro de mim. O elemento coesivo que melhor uniria estas duas orações é: B) AFINAL.
ResponderExcluirO fato de ter o mundo dentro de si não seria referência à um pensador ou alguém que está em conflito com seu interior, mostrando-se então uma pessoa individual ou excluída? No caso a letra C) ENTRETANTO?
Qual é a resposta da 15?
ResponderExcluirC
ExcluirProfessor, responde a questão 8... Não entendi o que ta pedindo. Obrigada.
ResponderExcluirVocê deve transformar os dois períodos em um só, representando a palavra sublinhada através de um pronome relativo, criando, assim, um período composto por or. Principal e or. Subordinada adjetiva.
Excluira) A chuva, que é fonte de vida, é necessária em todas as regiões do planeta, embora muitas pessoas não tenham consciência disso.
Gabarito das que falta, por favor!!!
ResponderExcluirAbraço
Quem é o autor do texto "Poderíamos viver sem chuva"? Qual a fonte?
ResponderExcluirQuem é o autor do texto "Poderíamos viver sem chuva"? Qual a fonte?
ResponderExcluirOlá, professor Jean,
ResponderExcluirEssas atividades são das melhores que já encontrei, pois levam a uma verdadeira reflexão sobre a língua. Vou tentar utilizá-las em sala.
qual e a resposta da atividade 5 e 7 estou querendo saber qual e aresposta
ResponderExcluirkkkk "cadáver morto"
ResponderExcluirGostei muito das questões. Acredito que da forma como abordou a gramática possibilita o verdadeiro aprendizado, pois leva os alunos a reflexão e não à decoreba.Obrigada!
ResponderExcluirMilsa
Na questão 12, não poderia ser outros elementos coesivos ? Parece que nessa questão a coesão depende da coerência, como se fosse possível ser todas as alternativas, dependendo de como é feita a interpretação.
ResponderExcluirParabéns pelo Blog!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog!
ResponderExcluirParabéns! Amei essas atividades. Passei quase todas para os meus alunos.
ResponderExcluirParabéns! Amei essas atividades. Passei quase todas para os meus alunos.
ResponderExcluirObrigado, Lucilene! Hoje já mudei bastante minhas concepções de lingua/linguagem. Quando eu tiver tempo irei dar uma atualizada nesta atividade!
ExcluirMas uma vez obrigado!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVc poderia disponibilizar a resposta das outras questões... Gostei muito do material e quero aplicar nas minhas turmas, mas estou com 8 disciplinas e não tenho tempo para responder tudo com calma. Fico no aguardo. Obrigada mesmo.
ResponderExcluirMUITO BOA A ATIVIDADE!
ResponderExcluirObrigado, Marya!!!
ExcluirOlá, adorei o blog!
ResponderExcluirNa questão 13, a resposta correta é a letra A, certo?
Mas fiquei em dúvida com relação às incoerência da letra C. Você pode me explicar?
Obrigada.
Olá, Luciana! Desculpe-me a demora.
ExcluirA resposta da 13 é a letra "a" mesmo.
A letra "c" apresenta uma incoerência de informação, pois a violência sempre existiu no mundo e não apenas "Atualmente"!
Obrigado pelo acesso!!!
A ou E?
ExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei muito dos exercícios.
Obrigado, visite-nos sempre que precisar!
ExcluirAbraço!
Alguém sabe me dizer as repostas da 22?
ResponderExcluira) Há uma informação deslocada. O objetivo principal é anunciar um serviço de relojoaria, mas de forma incoerente anuncia que também vende lanches (pasteis).
Excluirb) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. Está chamando os clientes de “linguiça” ou “só atende quem comprou “linguiça”.
c) Informação desnecessária. Quando contratamos um serviço de pintor, é evidente que ele que precisa vir até ao nosso imóvel.
d) Incoerência, contradição. Então não é aberto todos os dias.
e) Incoerência. Há uma informação deslocada. Se acredita em Jesus, então não deveria vender cigarros para matar as pessoas.
f) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. A família mudou-se ou a família, que tinha membros “mudos”, vendeu alguma coisa.
g) Incoerência, pois a placa se preocupou em chamar mais atenção no seu material cortante do que informar sobre o perigo de uma ponte.
h) Informação totalmente desnecessária.
alguém responde da 20 pra baixo
ResponderExcluirQual a resposta da 8? Na frase: o Brasil é um país subdesenvolvido.dessa forma ,não tem muito prestigio
ResponderExcluirA resposta é a expressão "Dessa forma".
ExcluirObrigado pelo acesso!
Abraço!
Caríssimo, até hoje uso suas atividades com meus alunos. Muito obrigado pela gentileza em compartilhar.
ResponderExcluirOh, meu querido, você não sabe o quanto essa sua mensagem me deixou feliz! Não ganho nada para manter esse blog, mas o fato de saber que pude ajudar um colega de profissão e que minhas atividades estão rolando por aí, fico muito feliz. Não tem quem pague!
ExcluirGrande abraço!!!!! E esteja à vontade para acessar aqui quando precisar.
Professor este e sem duvida o melhor site que encontrei.As atividades não são decorebas e levam o aluno a pensar.parabéns!
ExcluirOlá, Nayara!
ExcluirBom dia!
Muito obrigado pelo elogio.
Que bom que você gostou.
Realmente, a escola deve motivar os alunos a serem "seres pensantes" e não leitores funcionais.
Mais uma vez muito obrigado pelo comentário.
M
ResponderExcluirNão entendi a resposta da questão 9.
ResponderExcluirA questão número 9 não é de assinalar. Você vai retirar o ponto final entre as frases, e no lugar dele vai colocar uma conjunção de acordo com o que se pede nos parênteses.
ExcluirA resposta da 1a9
ResponderExcluirresposta da questao numero 20
ResponderExcluirLetra B
ExcluirNúmero 24?
ResponderExcluirRetomar a palavra "entrevista" ja dita antes.
ExcluirE a 16?
ResponderExcluira resposta da numero 5 como fica ??
ResponderExcluirQual a resposta da 24?
ResponderExcluira
ExcluirE a 27??
ResponderExcluirqual a resposta da 16,12
ResponderExcluirSão ótimas suas postagens! Obrigado por compartilha conosco!
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirMuito obrigado pelo comentário!
Grande abraço!
Queria muito te parabenizar por tamanha presteza em ajudar o próximo suas explicações estão me ajudando muito no meu curso de letras libras.deixo o meu contato também caso precise de algo 35.99200-0332
ExcluirBoa tarde! Obrigado pela mensagem. Não espera que com esse blog poderia interagir tanto assim com as pessoas e ajudá-las também. Fico grato mais uma vez por seu comentário e seja muito feliz no seu curso.
ExcluirMuito bom o seu blog! obrigada por compartilhar conhecimento!
ResponderExcluirJá salvei como favorito!
Bom dia, Tane. Obrigado! Fico feliz pelo comentário!
ResponderExcluirExplore à vontade! Use as atividades que quiser.
Grande abraço!
Qual a resposta da questão 4?
ResponderExcluirSeu material é ótimo! Parabéns!!!
ResponderExcluirMuito obrigado! Disponha sempre!
ExcluirGostei muito parabéns
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirMuito obrigado pelo comentário!
Grande abraço!
Boa tarde, professor Jean.
ResponderExcluirSeu blog é muito bom!
Muitas atividades bem trabalhadas. Parabéns!!
Disponha sempre. Abraço!
ExcluirFico muito feliz com esse tipo de mensagem!
Ótimo
ResponderExcluirDisponha sempre. Abraço!
ExcluirQual a 21?
ResponderExcluirÉ a letra D
ResponderExcluirqual é questão 22 alguem pra me ajudar?
ResponderExcluir22 -
Excluira) Há uma informação deslocada. O objetivo principal é anunciar um serviço de relojoaria, mas de forma incoerente anuncia que também vende lanches (pasteis).
b) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. Está chamando os clientes de “linguiça” ou “só atende quem comprou “linguiça”.
c) Informação desnecessária. Quando contratamos um serviço de pintor, é evidente que ele que precisa vir até ao nosso imóvel.
d) Incoerência, contradição. Então não é aberto todos os dias.
e) Incoerência. Há uma informação deslocada. Se acredita em Jesus, então não deveria vender cigarros para matar as pessoas.
f) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. A família mudou-se ou a família, que tinha membros “mudos”, vendeu alguma coisa.
g) Incoerência, pois a placa se preocupou em chamar mais atenção no seu material cortante do que informar sobre o perigo de uma ponte.
h) Informação totalmente desnecessária.
Parabéns! Estão maravilhosas essas atividades.
ResponderExcluirBoa tarde!
ExcluirMuito obrigado!
Volte sempre que precisar!
나는 당신의 블로그를 읽게되어 기쁩니다. 귀하의 블로그는 정말 멋지고 멋집니다. 귀하의 블로그는 정말 훌륭하고 멋집니다. 멋지고 멋진 게시물을 공유해 주셔서 감사합니다. 먹튀검증
ResponderExcluirOlá, professor Jean!!
ResponderExcluirvenho aqui agradecer a você esse material incrível compartilhado conosco.
Muito obrigada!
Parabéns pela dedicação e criatividade na formulação das questões. Gostei muito de seu estilo leve e descontraído ao preparar questões, às vezes tão complexas para serem explicadas, como as constrói permite que o estudo fique mais divertido e prazeroso. Acredito que deva ser assim ao tratarmos de assuntos tão importantes como a nossa língua.
Bom dia!
ExcluirObrigado, minha querida, pela mensagem.
São mensagens como esta que me motivam a cada vez mais continuar com esse blog.
Fiquei muito feliz pelo seu feedback.
forte abraço!
Parabéns professor me ajudou muiiito
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirObrigado pela mensagem.
disponha sempre!
Abraço!
Vcs sabem a 18.19.20.21?
ResponderExcluir18- E
Excluir19- C
20- B
21- D
poderia me dar a resposta das questões 24, 25, 26, 27 e 28?
ResponderExcluirpor favor
Excluir???????????????????w
Excluir24 - C
Excluir25 - D
26 - B
27 - E
28 - A
Quero a resposta da 29 professor
ResponderExcluirMuito bom, bem didático! Parabéns, um dia chegarei lá!
ResponderExcluirBom dia, Conceição
ExcluirObrigado pelo comentário.
Fico feliz por ter gostado!
As atividades são ótimas. Parabéns. E obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar as excelentes atividades!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
Excluirthank you sir sharing your 여성고소득알바 good post!!
ResponderExcluirPostar um comentário