TEXTO 1:
MC GUI TEM CONTRATO E SHOWS CANCELADOS APÓS RIR DE
MENINA NA DISNEY
MC Gui já perdeu um contrato e teve dois shows cancelados nesta
terça-feira (22) após por ter feito um vídeo em que ria de uma menina em um
trem da Disney. Na gravação, ele e amigos riem enquanto o cantor filma a
menina, visivelmente incomodada. Apesar do vídeo de desculpas feito na terça-feira
(22), MC Gui continuou recebendo diversas críticas nas redes sociais. Na viagem
que faz à Disney, nos Estados Unidos, ele fez um vídeo debochando da aparência
de uma criança que, nas imagens, aparece séria e notando a filmagem.
(Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/10/22)
TEXTO 2:
O
cancelamento é um movimento coordenado, muito típico das mídias sociais,
justamente pela facilidade e agilidade da disseminação de informação nas redes
- diz Elis Monteiro, especialista em marketing digital e gerenciamento de
crises digitais, professora da FGV, IBMEC e ESPMO. - Esse movimento quase
sempre acaba virando uma bola de neve: em determinado ponto, muitas das pessoas
envolvidas nem sabem como a história começou, o que desencadeou o cancelamento,
mas continuam aquele movimento de ódio. Para elas, se torna algo até divertido.
O artista é sempre visto como
influenciador, como alguém que tem que dar o exemplo - ela comenta. Quando ele
não corresponde a essa expectativa, os próprios fãs voltam as costas para ele.
Ele é cancelado por não dizer ou fazer exatamente o que os fãs esperavam dele.
Ele também é cancelado se não disser nada, se não se posicionar. E agora ele
começa a perder o direito de decidir como sua própria obra vai ser. Quando um
artista se sente tolhido por falar algo em sua obra ou em uma entrevista, o
próximo não vai nem se arriscar a falar sobre esse tema; e assim você vai
diminuindo o espaço para debate.
(Fonte: Marina Martini Lopes, 21/02/2021, em: https://www.nsctotal.com.br/)
TEXTO 3:
TEXTO 4:
Os brasileiros são majoritariamente favoráveis ao cancelamento de quem comete supostos erros no ambiente digital. Segundo pesquisa Datafolha, 67% concordam total ou parcialmente com a frase “As pessoas falam mais do que deveriam na internet e por isso merecem ser canceladas quando erram”. Cerca de 31% discordam da afirmação. O índice de quem aprova sobe para 75% entre quem tem 60 anos ou mais; para 76% entre aqueles com ensino fundamental; e para 71% entre os que ganham até dois salários mínimos. O Datafolha ouviu 2.010 pessoas de 16 anos ou mais em todo o país. Foram consideradas respostas apenas de entrevistados que disseram acessar a internet (1.908).
(Fonte: https://paraibaonline.com.br/tecnologia/2023/07/30)
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A
partir da leitura dos textos motivadores e dos seus conhecimentos construídos
ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na
modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema “A QUESTÃO DA CULTURA DO
CANCELAMENTO NAS REDES SOCIAIS”, apresentando proposta de intervenção que
respeite os direitos humanos. Selecione, organize, relacione de forma coesa e
coerente, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
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