LEIA O EXEMPLO DE REDAÇÃO ABAIXO SOBRE O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2023:
Ao longo do
processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, o pensamento
machista consolidou-se e permanece forte. A mulher era vista, de maneira mais
intensa na transição entre a Idade Moderna e a Contemporânea, como inferior ao
homem, tendo seu direito ao voto, por exemplo, conquistado apenas na década de
1930, com a chegada da Era Vargas. Infelizmente, a sociedade ainda carrega o
pensamento patriarcal do século XVI, tal que a mulher
tem a obrigação de zelo familiar e ainda enfrentar o desprezo social. A
partir disso, é válido analisar a falta de conscientização da população
brasileira e as medidas necessárias para aniquilar essa invisibilidade do
trabalho de cuidado realizado pelas mulheres.
Em primeira
análise, nota-se que a sociedade ainda traz valores patriarcais e machistas em
suas gerações, uma vez que o trabalho de cuidado é tratado como inato ao
público feminino. Nessa perspectiva, as mulheres que trabalham dentro do
ambiente doméstico são impedidas de buscar oportunidades no mercado de trabalho
ou de investir na própria educação e carreira. Segundo Simone
de Beauvoir, é pelo trabalho que a mulher diminui a distância que a
diferencia do homem e por ele que conseguirá uma independência completa. Dessa
forma, ao relacionar esse pensamento com a realidade, não é o que acontece,
afinal as múltiplas jornadas femininas contribuem para a perpetuação da
desigualdade de gênero presente no Brasil.
Além dessa
perspectiva, tem-se a falta de políticas públicas adequadas para apoiar as
mulheres que desempenham o trabalho de cuidado. A ausência de creches
acessíveis e de qualidade, programas de licença parental remunerada e políticas
de assistência a idosos torna ainda mais difícil para as mulheres equilibrarem
o trabalho remunerado com o trabalho do lar, o que muitas vezes resulta em
sobrecarga e exaustão. Logo, essa parte da população enfrenta problemas desde a
manutenção doméstica até a logística para a concretização das múltiplas
jornadas. Afinal, de acordo com Rachel de Queiroz, a vida sempre vai doer,
entretanto, tendo alguma ferramenta para amenizar essa dor, as mulheres teriam
possibilidades de melhor logística. Assim, a invisibilidade do trabalho vai
além da persistência machista e patriarcal, o que torna necessário a resolução
da problemática.
Portanto, ações são fundamentais para encerrar essa problemática. Logo, o Ministério dos Direitos Humanos e cidadania – órgão responsável pela sociedade nesse parâmetro social – deve promover ações informativas juntamente com as instituições de ensino – principal agente na vida de crianças e adolescentes – através das redes sociais e de projetos escolares para evidenciar ao público a importância do trabalho de cuidado e seu impacto na sociedade. Seguindo isso, a sociedade aniquilaria a desigualdade de gênero e a invisibilidade do trabalho de cuidado no Brasil perpetuados desde o século XVI.
(Fonte: https://vestibulares.estrategia.com, Adaptado, acessado em 15/03/2024)
1.
Após a leitura do texto, responda:
a) Que
gênero textual é este?
b) Qual a
temática abordada no texto?
c) Qual
estratégia a autora usou para contextualizar o tema?
d) Qual a
tese defendida logo a partir da introdução?
e) Quantos
pontos você acredita que esta redação mereceu?
2. Sobre o segundo parágrafo, explique:
a) Que
expressão conectiva o autor utilizou para relacionar o segundo parágrafo com a
introdução?
b) Segundo
o autor, quais as causas de o trabalho da mulher não ser valorizado
socialmente?
c) Que teórica
o autor citou no parágrafo e com qual finalidade?
d) Pesquise
e apresente ao professor de forma breve quem é Simone de Beauvoir e qual a sua
linha de pesquisa.
e) O que
o autor faz após utilizar o conectivo “Dessa forma” no final do 2º parágrafo?
3. Releia o terceiro parágrafo do texto e
responda:
a) Explique o argumento utilizado pelo autor
nesse parágrafo.
b) Que expressão coesiva, o autor usou para
relacionar o terceiro parágrafo com o segundo?
c) Que teórico foi citado nesse parágrafo e
qual a sua área de atuação?
d) Pesquise e apresente ao professor de forma
breve o quem é Raquel de Queiroz.
e) Qual o sentido da palavra “logística” que o
autor utilizou neste parágrafo?
4. Observe novamente o
último parágrafo:
a) O que indica este último
parágrafo, ou seja, qual a sua finalidade no texto como um todo?
b) Com suas palavras,
explique a proposta de intervenção defendida pelo autor.
c) Que expressão coesiva, ele
usa para mostrar que irá concluir seu texto?
d) Segundo a proposta do autor, quem é o responsável por tentar intervir
sobre a problemática tratada no texto?
e) Qual a estratégia
argumentativa do autor ao retomar o contexto do “século XVI” na última linha do
texto?
5. A proposta de
intervenção no Enem deve ser pragmática, isto é, apresentar elementos que sejam
objetivos e práticos, mantendo as características dos textos argumentativos. Na
redação em análise, o autor preferiu seguir o senso comum e sugeriu uma
proposta a partir da conscientização social. Elabore uma sugestão de proposta
de intervenção focada em algo mais prático, seguindo os 4 elementos:
a) Quem? (De
preferência uma instituição)
b) O que? (Algo
prático e possível. Dê um nome)
c) Como? (Detalhe o
passo a passo de como será feito)
d) O que se espera se
isso for feito? (Retome a introdução)
6. Com relação ao 1º parágrafo do texto, julgue as afirmações em Verdadeiras ou Falsas e em seguida assinale a letra que contém a sequência CORRETA:
( ) O autor inicia o texto citando as relações
humanas do século XVI como forma de contextualizar a temática que irá
discorrer.
(
) A expressão “É válido analisar” na 6º linha indica que o autor
atribuiu marca de subjetividade ao texto.
( ) No trecho: a mulher tem a obrigação de zelo
familiar e ainda enfrentar o desprezo social” percebe-se a relação de causa e
consequência.
a) VFF
b) VFV
c) FFV
d) FVF
e) VVV
7. No trecho a seguir
observe os termos destacados:
Em primeira análise, nota-se que a
sociedade ainda traz valores patriarcais e machistas em suas gerações, uma vez que o trabalho de
cuidado é tratado como inato ao público feminino. Nessa perspectiva, as mulheres que
trabalham dentro do ambiente doméstico são impedidas de buscar oportunidades
no mercado de trabalho ou de investir na própria educação e carreira. |
Para conservar o sentido do trecho, as expressões em negrito podem ser substituídas, em sequência, por:
a)
Em primeiro
plano; visto que; Entretanto;
b)
Entretanto; haja vista, com o fito de;
c)
De fato; certamente; haja vista;
d)
A princípio; possivelmente; pois;
e)
Primeiramente; visto que; Sendo assim;
8. Nos fragmentos textuais abaixo há elementos de coesão textual – uns responsáveis pelo processo de referenciação, ou seja, retomar uma informação já citada, outros pelo de sequenciação, isto é, fazem as ideias do texto avançarem, progredirem. Indique a alternativa em que está em destaque um elemento de REFERENCIAÇÃO:
a)
“e”, 1º parágrafo linha 6.
b)
“para”, 1º parágrafo linha 7.
c)
“seu”, 1º parágrafo linha 3.
d)
“ou”, 2º parágrafo linha 4.
e)
“Afinal”, 2º parágrafo linha 7.
9. Não é um argumento utilizado pelo autor no texto:
a) A sociedade ainda traz em sua mentalidade a cultura
patriarcal e machista do século XVI.
b) O trabalho de cuidado é destinado exclusivamente ao
público feminino.
c) O acúmulo de responsabilidades da mulher contribui
para a perpetuação da desigualdade de gênero
d) A ausência de políticas públicas de apoio às
mulheres que desejam trabalhar fora.
e) As mulheres devem buscar nos estudos e no trabalho
formas de se emanciparem socialmente.
10. Sobre a proposta de intervenção no 4º parágrafo do julgue os itens a seguir e depois assinale a alternativa correta:
I. O agente da ação indicado pelo autor não é o mais
apropriado, haja vista o problema ser de cunho do Ministério do Trabalho.
II. O autor sugeriu uma intervenção que busca
conscientizar a população quanto aos direitos de gênero.
III. Ao citar o debate do tema através das redes sociais e de projetos escolares, o autor está detalhando a sua proposta.
Está(ão) correta(s):
a)
I apenas
b)
II apenas
c) III apenas
d)
I e II
e)
II e III
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ATIVIDADE EM PDF
GABARITO OFICIAL
1.
a) É um texto dissertativo-argumentativo.
b) Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do
trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
c) Iniciou trazendo uma abordagem histórica sobre o tema.
d) Infelizmente, a sociedade ainda carrega o pensamento
patriarcal do século XVI, tal que a mulher tem a obrigação de zelo familiar e
ainda enfrentar o desprezo social.
e) Resposta pessoal.
2.
a) Em primeira análise
b) A sociedade ainda traz valores patriarcais e machistas em
suas gerações, uma vez que o trabalho de cuidado é tratado como inato ao
público feminino.
c) Citou Simone de Beauvoir com a finalidade de embasar teoricamente
o tópico frasal do início do parágrafo.
d) Simone de Beauvoir (1908-1986),
foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política,
feminista e teórica social francesa. Beauvoir foi adepta da teoria
existencialista, onde a liberdade é a principal característica. Em sua obra “O
segundo sexo” Simone aborda sobre o papel da mulher na sociedade e a opressão
feminina num mundo dominado pelo homem.
e) Ele comenta o pensamento da
autora, relacionando com a temática da redação.
3.
a) A falta de políticas
públicas adequadas para apoiar as mulheres que desempenham o trabalho de
cuidado é mais um entrave para gerar a problemática.
b) Além disso
c) Foi citada Rachel de Queiroz, com a intenção de
enriquecer a ideia que o autor defende no parágrafo.
d)
Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma escritora, jornalista, tradutora,
cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. É considerada uma das
maiores escritoras brasileiras do século XX, tendo sido uma figura pioneira no
cenário literário nacional, sobretudo, na produção intelectual e criativa
feminina.
e)
Sentido de apoio, ajuda.
4.
a)
Indica que o autor irá concluir o texto com uma proposta de intervenção.
b)
Pretende conscientizar as pessoas sobre a importância do trabalho de cuidado da
mulher e seu impacto na sociedade.
c)
Portanto
d)
O Ministério dos Direitos Humanos e cidadania – órgão responsável pela
sociedade nesse parâmetro social – deve promover ações informativas juntamente
com as instituições de ensino.
e)
Mostra ao leitor que ele é um escritor maduro e que seu texto se encontra bem
estruturado, sem partes ou informações soltas.
5.
Respostas pessoais.
6.
A
7.
E
8.
C
9.
E
10.
E
Parabéns, professor. Excelente atividade. Tem como disponibilizar o gabarito?
ResponderExcluirBom dia, Maria. Que ótimo você ter gostado. Irei disponibilizar sim. Desculpe a demora.
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
1.
a) É um texto dissertativo-argumentativo.
b) Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
c) Iniciou trazendo uma abordagem histórica sobre o tema.
d) Infelizmente, a sociedade ainda carrega o pensamento patriarcal do século XVI, tal que a mulher tem a obrigação de zelo familiar e ainda enfrentar o desprezo social.
e) Resposta pessoal.
2.
a) Em primeira análise
b) A sociedade ainda traz valores patriarcais e machistas em suas gerações, uma vez que o trabalho de cuidado é tratado como inato ao público feminino.
c) Citou Simone de Beauvoir com a finalidade de embasar teoricamente o tópico frasal do início do parágrafo.
d) Simone de Beauvoir (1908-1986), foi uma escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa. Beauvoir foi adepta da teoria existencialista, onde a liberdade é a principal característica. Em sua obra “O segundo sexo” Simone aborda sobre o papel da mulher na sociedade e a opressão feminina num mundo dominado pelo homem.
e) Ele comenta o pensamento da autora, relacionando com a temática da redação.
3.
a) Há a falta de políticas públicas adequadas para apoiar as mulheres que desempenham o trabalho de cuidado é mais entrave para gerar a problemática.
b) Além disso
c) Foi citada Rachel de Queiroz, com a intenção de enriquecer a ideia que o autor defende no parágrafo.
d) Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma escritora, jornalista, tradutora, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. É considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século XX, tendo sido uma figura pioneira no cenário literário nacional, sobretudo, na produção intelectual e criativa feminina.
e) Sentido de apoio, ajuda.
4.
a) Indica que o autor irá concluir o texto com uma proposta de intervenção.
b) Pretende conscientizar as pessoas sobre a importância do trabalho de cuidado da mulher e seu impacto na sociedade.
c) Portanto
d) O Ministério dos Direitos Humanos e cidadania – órgão responsável pela sociedade nesse parâmetro social – deve promover ações informativas juntamente com as instituições de ensino.
e) Mostra ao leitor que ele é um escritor maduro e que seu texto se encontra bem estruturado, sem partes ou informações soltas.
5. Respostas pessoais.
6. A
7. E
8. C
9. E
10. E
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