2. Por qual motivo o poeta foi apelidado de “Boca do Inferno”?
3. Com base na leitura do poema "A Jesus Cristo Nosso Senhor", responda:
A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR –
Pequei, Senhor; mas não por que hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido:
Porque, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado
Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história:
Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada;
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
(Gregório de Matos)
a) Qual a temática do poema?
b) Quais as antíteses presentes no poema?
c) Qual a principal contradição do poema?
d) Aponte a principal metáfora presente no poema.
e) Por que esse poema é um soneto?
4. Leia o texto a seguir para responder as perguntas CORRETAMENTE:
UM JANTAR PARA JESUS
Convidei Jesus pra jantar lá em casa
Preparei um frango assado pro jantar,
Eu não tenho muito
E tudo é muito simples,
Mas eu fiz de tudo pra lhe agradar.
Tudo preparado e a mesa posta
Alguém bateu a porta corri pra atender,
Era um mendigo e estava faminto
Me pediu alguma coisa pra comer
Eu pensei agora o que é que eu faço?
Se eu tirar um pedaço ele vai perceber,
Mais tirei com jeito uma coxa do frango
E dei pro mendigo pra ele comer.
Ele foi embora dizendo obrigado
E que em sua mesa nunca falte o pão
É feliz o homem que tem caridade
E que trás o amor em seu coração.
Eu entrei e fui conferir a mesa
Pra ver se tudo estava no lugar,
De repente bate a porta outra vez
Pensei é Jesus que acabou de chegar.
Quando eu abri vi uma criança
Toda mal trapilha e de pé no chão,
Seus olhos pediam alem da comida
Que eu também lhe desse um pouco de atenção.
Fui até a mesa peguei outra coxa
Muito que depressa criança comeu,
Vi a alegria estampada em seu rosto
Quando num sorriso ela me agradeceu.
Muito obrigado que Deus lhe abençoe
E em sua mesa nunca falte o pão
É feliz o homem que tem caridade
E que trás o amor em seu coração.
Passou mais um tempo chegou Jesus
E sentou se a mesa para a refeição,
Ele olhou pro frango e eu lhe disse coma
E me espantei quando ele disse não.
Ainda confuso disse meu Senhor
Lhe fiz um frango inteiro
Mais vou lhe explicar
E me interrompeu antes que eu explicasse
Olhando em meus olhos começou falar:
Estou satisfeito com as duas coxas
Desse frango assado que me preparou,
Hoje bati sua porta duas vezes
Estava com fome e me alimentou.
Tudo o que fizer aos pobres e pequenos
O fará a mim porque são meus irmãos
É feliz o homem que tem caridade
E que trás o amor em seu coração.
(Deluccas & Lucian)
a) Do que trata esse texto?
b) Quem foi o primeiro a bater a porta do sujeito da música antes de Jesus?
c) Quem foi o segundo a bater a porta do sujeito da música antes de Jesus?
d) O que a criança disse ao sujeito depois que este lhe deu comida?
e) O que Jesus revelou ao sujeito do jantar no final do texto?
5. Observe a imagem abaixo e explique COM SUAS PALAVRAS qual é a relação que ela tem com o movimento literário chamado BARROCO.
6. Leia o poema de Gregório de Matos e responda as questões:
A CRISTO NOSSO SENHOR CRUCIFICADO
Meu Deus, que estais pendentes de um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer,
Animoso, constante, firme e inteiro:
Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer;
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai, manso Cordeiro.
Mui grande é o vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor que é infinito.
Esta razão me obriga a confiar,
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.
a) No verso “Em cuja lei protesto de viver”, a que lei se refere o sujeito eu - lírico?
b) O tema desse soneto pode ser considerado Barroco, por quê?
7. Leia o poema abaixo e responda as questões corretamente:
A uma freira que satirizando a delgada
fisionomia do poeta lhe chamou
"Pica-Flor".
Se Pica-Flor me chamais,
Pica-Flor aceito ser,
Mas resta agora saber,
Se no nome que me dais,
Metei-a a flor que guardais
No passarinho melhor!
Se me dais este favor,
Sendo só de mim o Pica,
E o mais vosso, claro fica,
Que fico então Pica-Flor.
(Gregório de Matos)
a) Quais dos três temas abordados por Gregório de Matos esse poema faz parte?
b) Quais os sentidos que a expressão Pica-Flor tem nesse poema?
8. Leia o poema abaixo e responda corretamente:
Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra e vergonha.
(Gregório de Matos)
a) Quais dos três temas abordados por Gregório de Matos esse poema faz parte?
b) Que críticas e a quem Gregório de Matos faz com esse poema?
9. Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:
A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.
a) simples; a antítese; parnasiana.
b) rebuscada; a antítese; barroca.
c) objetiva; a metáfora; simbolista.
d) subjetiva; o verso livre; romântica.
e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.
10. Assinale a alternativa incorreta:
a) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.
b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.
c) A literatura seiscentista reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.
d) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações.
e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.
11. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:
a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
c) O Barroco apresenta como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.
d) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.
Leia o poema abaixo para responder a questão 12:
Ardor em firme coração nascido;
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido;
tu, que em um rosto corres desatado;
quando fogo, em cristais aprisionado;
quando crista, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
se és fogo, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente,
permitiu parecesse a chama fria.
12. O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:
a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.
b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.
c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.
d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.
e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das síntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.
13. A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa, incorreta:
a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo.
b) Alma maligna, caráter rancoroso, relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras.
c) Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino.
d) As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus.
e) A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.
Texto para as questões 14 a 16:
À INSTABILIDADE DAS COISAS DO MUNDO
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em continuas tristezas a alegrias,
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto, da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria, sinta-se triste.
Começa o Mundo enfim pela ignorância
A firmeza somente na inconstância.
(GREGÓRIO DE MATOS)
22. Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:
23. Identifique a afirmação CORRETA que se refere a Gregório de Matos:
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1. As três principais temáticas da poesia de Gregório
de Matos são:
- Satírica
- Lírico-amorosa
- Religiosa/sacra
2. Gregório de Matos foi apelidado de "Boca do
Inferno" por causa de suas críticas ferozes e satíricas contra a sociedade
baiana, especialmente contra os poderosos e a Igreja.
3. Com base na leitura do poema "A Jesus Cristo
Nosso Senhor":
a) A temática do poema é o arrependimento e a busca
pelo perdão divino.
b) As antíteses presentes no poema são:
- "Pequei,
Senhor; mas não por que hei pecado" (arrependimento e pecado)
- "quanto
mais tenho delinquido, vos tenho a perdoar mais empenhado" (pecado e
perdão)
c) A principal contradição do poema é o fato de que o
eu-lírico justifica seu pecado pela certeza do perdão divino, sugerindo que o
pecado, em vez de afastar o perdão, torna-o mais necessário.
d) A principal metáfora presente no poema é a ovelha
desgarrada, que simboliza o eu-lírico, perdido em seus pecados, mas buscando
ser resgatado por Jesus, o "pastor divino".
e) Esse poema é um soneto porque segue a estrutura
tradicional de 14 versos, divididos em dois quartetos e dois tercetos, com um
esquema métrico fixo e rimas regulares.
4. Com base na leitura do texto "Um Jantar para
Jesus":
a) O texto trata da caridade e da importância de
ajudar o próximo, mostrando que ao ajudar os necessitados, a pessoa está, na
verdade, ajudando Jesus.
b) O primeiro a bater na porta foi um mendigo.
c) O segundo a bater na porta foi uma criança.
d) A criança disse ao sujeito: "Muito obrigado,
que Deus lhe abençoe e em sua mesa nunca falte o pão."
e) Jesus revelou que Ele foi o mendigo e a criança
que bateram na porta, destacando que ajudar os necessitados é o mesmo que
ajudar a Ele.
5. A imagem pode estar relacionada ao Barroco por
refletir as características do movimento, como o contraste entre luz e sombra,
o exagero das formas e o drama, que são marcas registradas da arte e literatura
barrocas. Esses elementos expressam a tensão entre o humano e o divino, o
pecado e a salvação.
6. Com base no poema "A Cristo Nosso Senhor
Crucificado":
a) O sujeito lírico se refere à lei cristã, a
doutrina e os ensinamentos de Cristo.
b) O tema do soneto pode ser considerado Barroco
porque aborda a tensão entre o pecado humano e a misericórdia divina,
utilizando contrastes típicos do Barroco.
7. Com base no poema "A uma freira que
satirizando a delgada fisionomia do poeta lhe chamou 'Pica-Flor'":
a) Esse poema faz parte da temática satírica.
b) A expressão "Pica-Flor" tem um duplo
sentido: refere-se tanto ao comportamento amoroso de Gregório de Matos, como
também faz alusão ao ato sexual, de maneira jocosa.
8. Com base no poema "Que falta nesta cidade?
Verdade":
a) Esse poema faz parte da temática satírica.
b) Gregório de Matos critica a falta de virtudes como
verdade, honra e vergonha na sociedade baiana da época.
9. B
10. E
11. B
12. C
13. C
14. E
15. A
16. A
17. E
18. D
19. A
20. C
21. E
22. FVVF
23. D
Olá Jean, seria possível postar o gabarito?
ResponderExcluirObrigada, muito bom seu blog!
Cadê o gabarito
ResponderExcluirGabarito
ResponderExcluirAlguém tem o gabarito? Se tiver envia-me no meu email: welliteratura@hotmail.com
ExcluirBoa tarde professor Jean, o sr poderia enviar-me o gabarito?
Excluirrorizjosiane@yahoo.com.br
BOM DIA, ALGUÉM TEM O GABARITO? PODERIA ENVIAR PARA magaha33@gmail.com
ResponderExcluirBoa tarde. Desculpa a demora. Segue o gabarito oficial:
Excluir1. As três principais temáticas da poesia de Gregório de Matos são:
• Satírica
• Lírico-amorosa
• Religiosa/sacra
2. Gregório de Matos foi apelidado de "Boca do Inferno" por causa de suas críticas ferozes e satíricas contra a sociedade baiana, especialmente contra os poderosos e a Igreja.
3. Com base na leitura do poema "A Jesus Cristo Nosso Senhor":
a) A temática do poema é o arrependimento e a busca pelo perdão divino.
b) As antíteses presentes no poema são:
• "Pequei, Senhor; mas não por que hei pecado" (arrependimento e pecado)
• "quanto mais tenho delinquido, vos tenho a perdoar mais empenhado" (pecado e perdão)
c) A principal contradição do poema é o fato de que o eu-lírico justifica seu pecado pela certeza do perdão divino, sugerindo que o pecado, em vez de afastar o perdão, torna-o mais necessário.
d) A principal metáfora presente no poema é a ovelha desgarrada, que simboliza o eu-lírico, perdido em seus pecados, mas buscando ser resgatado por Jesus, o "pastor divino".
e) Esse poema é um soneto porque segue a estrutura tradicional de 14 versos, divididos em dois quartetos e dois tercetos, com um esquema métrico fixo e rimas regulares.
4. Com base na leitura do texto "Um Jantar para Jesus":
a) O texto trata da caridade e da importância de ajudar o próximo, mostrando que ao ajudar os necessitados, a pessoa está, na verdade, ajudando Jesus.
b) O primeiro a bater na porta foi um mendigo.
c) O segundo a bater na porta foi uma criança.
d) A criança disse ao sujeito: "Muito obrigado, que Deus lhe abençoe e em sua mesa nunca falte o pão."
e) Jesus revelou que Ele foi o mendigo e a criança que bateram na porta, destacando que ajudar os necessitados é o mesmo que ajudar a Ele.
5. A imagem pode estar relacionada ao Barroco por refletir as características do movimento, como o contraste entre luz e sombra, o exagero das formas e o drama, que são marcas registradas da arte e literatura barrocas. Esses elementos expressam a tensão entre o humano e o divino, o pecado e a salvação.
6. Com base no poema "A Cristo Nosso Senhor Crucificado":
a) O sujeito lírico se refere à lei cristã, a doutrina e os ensinamentos de Cristo.
b) O tema do soneto pode ser considerado Barroco porque aborda a tensão entre o pecado humano e a misericórdia divina, utilizando contrastes típicos do Barroco.
7. Com base no poema "A uma freira que satirizando a delgada fisionomia do poeta lhe chamou 'Pica-Flor'":
a) Esse poema faz parte da temática satírica.
b) A expressão "Pica-Flor" tem um duplo sentido: refere-se tanto ao comportamento amoroso de Gregório de Matos, como também faz alusão ao ato sexual, de maneira jocosa.
8. Com base no poema "Que falta nesta cidade? Verdade":
a) Esse poema faz parte da temática satírica.
b) Gregório de Matos critica a falta de virtudes como verdade, honra e vergonha na sociedade baiana da época.
9. B
10. E
11. B
12. C
13. C
14. E
15. A
16. A
17. E
18. D
19. A
20. C
21. E
22. FVVF
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