Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

sábado, 12 de janeiro de 2019

ATIVIDADE DE LITERATURA SOBRE O BARROCO NO BRASIL (ENSINO MÉDIO)

1. Quais são as três principais temáticas da poesia de Gregório de Matos?

2. Por qual motivo o poeta foi apelidado de “Boca do Inferno”?

3. Com base na leitura do poema "A Jesus Cristo Nosso Senhor", responda:

A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR –

Pequei, Senhor; mas não por que hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido:
Porque, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado

Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado

Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história:

Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada;
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

(Gregório de Matos)

a) Qual a temática do poema?

b) Quais as antíteses presentes no poema?

c) Qual a principal contradição do poema?

d) Aponte a principal metáfora presente no poema.

e) Por que esse poema é um soneto?

4. Leia o texto a seguir para responder as perguntas CORRETAMENTE:

UM JANTAR PARA JESUS

Convidei Jesus pra jantar lá em casa
Preparei um frango assado pro jantar,
Eu não tenho muito
E tudo é muito simples,
Mas eu fiz de tudo pra lhe agradar.
Tudo preparado e a mesa posta
Alguém bateu a porta corri pra atender,
Era um mendigo e estava faminto
Me pediu alguma coisa pra comer
Eu pensei agora o que é que eu faço?
Se eu tirar um pedaço ele vai perceber,
Mais tirei com jeito uma coxa do frango
E dei pro mendigo pra ele comer.
Ele foi embora dizendo obrigado
E que em sua mesa nunca falte o pão
É feliz o homem que tem caridade
E que trás o amor em seu coração.
Eu entrei e fui conferir a mesa
Pra ver se tudo estava no lugar,
De repente bate a porta outra vez
Pensei é Jesus que acabou de chegar.
Quando eu abri vi uma criança
Toda mal trapilha e de pé no chão,
Seus olhos pediam alem da comida
Que eu também lhe desse um pouco de atenção.
Fui até a mesa peguei outra coxa
Muito que depressa criança comeu,
Vi a alegria estampada em seu rosto
Quando num sorriso ela me agradeceu.
Muito obrigado que Deus lhe abençoe
E em sua mesa nunca falte o pão
É feliz o homem que tem caridade
E que trás o amor em seu coração.
Passou mais um tempo chegou Jesus
E sentou se a mesa para a refeição,
Ele olhou pro frango e eu lhe disse coma
E me espantei quando ele disse não.
Ainda confuso disse meu Senhor
Lhe fiz um frango inteiro
Mais vou lhe explicar
E me interrompeu antes que eu explicasse
Olhando em meus olhos começou falar:
Estou satisfeito com as duas coxas
Desse frango assado que me preparou,
Hoje bati sua porta duas vezes
Estava com fome e me alimentou.
Tudo o que fizer aos pobres e pequenos
O fará a mim porque são meus irmãos
É feliz o homem que tem caridade
E que trás o amor em seu coração.

(Deluccas & Lucian)

a) Do que trata esse texto?

b) Quem foi o primeiro a bater a porta do sujeito da música antes de Jesus?

c) Quem foi o segundo a bater a porta do sujeito da música antes de Jesus?

d) O que a criança disse ao sujeito depois que este lhe deu comida?

e) O que Jesus revelou ao sujeito do jantar no final do texto?

5. Observe a imagem abaixo e explique COM SUAS PALAVRAS qual é a relação que ela tem com o movimento literário chamado BARROCO.


6. Leia o poema de Gregório de Matos e responda as questões:

A CRISTO NOSSO SENHOR CRUCIFICADO

Meu Deus, que estais pendentes de um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer,
Animoso, constante, firme e inteiro:

Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer;
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai, manso Cordeiro.

Mui grande é o vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor que é infinito.

Esta razão me obriga a confiar,
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.

a) No verso “Em cuja lei protesto de viver”, a que lei se refere o sujeito eu - lírico?

b) O tema desse soneto pode ser considerado Barroco, por quê?

7. Leia o poema abaixo e responda as questões corretamente:

A uma freira que satirizando a delgada
fisionomia do poeta lhe chamou

"Pica-Flor".

Se Pica-Flor me chamais,
Pica-Flor aceito ser,
Mas resta agora saber,
Se no nome que me dais,
Metei-a a flor que guardais
No passarinho melhor!
Se me dais este favor,
Sendo só de mim o Pica,
E o mais vosso, claro fica,
Que fico então Pica-Flor.
(Gregório de Matos)

a) Quais dos três temas abordados por Gregório de Matos esse poema faz parte?

b) Quais os sentidos que a expressão Pica-Flor tem nesse poema?

8. Leia o poema abaixo e responda corretamente:

Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.

O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra e vergonha.

(Gregório de Matos)

a) Quais dos três temas abordados por Gregório de Matos esse poema faz parte?

b) Que críticas e a quem Gregório de Matos faz com esse poema?


QUESTÕES OBJETIVAS

9. Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo:

A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________.

a) simples; a antítese; parnasiana.
b) rebuscada; a antítese; barroca.
c) objetiva; a metáfora; simbolista.
d) subjetiva; o verso livre; romântica.
e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.

10. Assinale a alternativa incorreta:

a) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.
b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva.
c) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.
d) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações.
e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de idéias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.

11. Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina.
c) O Barroco apresenta como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista.
d) A arte barroca é vinculada à Contra-Reforma.
e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.

Leia o poema abaixo para responder a questão 12:

Ardor em firme coração nascido;
pranto por belos olhos derramado;
incêndio em mares de água disfarçado;
rio de neve em fogo convertido:
tu, que em um peito abrasas escondido;
tu, que em um rosto corres desatado;
quando fogo, em cristais aprisionado;
quando crista, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
se és fogo, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
como quis que aqui fosse a neve ardente,
permitiu parecesse a chama fria.

12. O texto pertencente a Gregório de Matos e apresenta todas seguintes características:

a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.
b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.
c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática por simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.
d) Temática naturalista, assimetria total de construção, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.
e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das síntese, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.


13. A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa, incorreta:

a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo.
b) Alma maligna, caráter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras.
c) Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino.
d) As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus.
e) A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.

Texto para as questões 14 a 16:

À INSTABILIDADE DAS COISAS DO MUNDO 

        Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
        Depois da Luz se segue a noite escura,
        Em tristes sombras morre a formosura,
        Em continuas tristezas a alegrias,

        Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
        Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
        Como a beleza assim se transfigura?
        Como o gosto, da pena assim se fia?

        Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
        Na formosura não se dê constância,
        E na alegria, sinta-se triste.
        Começa o Mundo enfim pela ignorância
        A firmeza somente na inconstância.

        (GREGÓRIO DE MATOS)

14. No texto predominaram as imagens: 

a) olfativas;
b) gustativas;
c) auditivas;
d) táteis;
e) visuais.

15. A ideia central do texto é: 

a) a duração efêmera de todas as realidades do mundo;
b) a grandeza de Deus e a pequenez humana;
c) os contrastes da vida;
d) a falsidade das aparências;
e) a duração prolongada do sofrimento.

16. Qual é o elemento Barroco mais característico da 1ª estrofe? 

a) disposição antitética da frase;
b) cultismo;
c) estrutura bimembre;
d) concepção teocêntrica;
e) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva. 

17.  A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta Barroco a assumir uma atitude que: 

a) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião;
b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza;
c) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos;
d) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus;
e) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

18. Identifique a afirmação que se refere a Gregório de Matos: 

a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.
b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.
c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa.
d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.
e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.

19. 

“Que falta nesta cidade? Verdade”.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha."

(GREGÓRIO DE MATOS)

Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de Matos,

a) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.
b) o caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.
c) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador.
d) o caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.
e) o estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia. 

20. Assinale o item VERDADEIRO sobre a poesia de Gregório de Matos.

a) Escreveu somente poesias satíricas.
b) Satirizou duramente os ricos e os poderosos, mas defendeu os pobres e os oprimidos da sociedade baiana e brasileira.
c) Fez poesia satírica, lírico-amorosa e sacra, mas notabilizou-se na poesia satírica.
d) Fez poesia satírica, lírico-amorosa e sacra, mas só a poesia satírica possui qualidades literárias.
e) Fez poesia satírica, lírico-amorosa e sacra, mas somente a poesia sacra possui qualidades literárias.

21. Leia o poema abaixo e assinale a alternativa FALSA:

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado
Da vossa piedade me despido,
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto um pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na Sacra História:

Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada;
Cobrai-me; e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

a) O poema acima faz parte de um estilo literário do século XVI denominado de Barroco.
b) O poema acima é do autor brasileiro mais famoso do estilo barroco no Brasil: Gregório de Matos.
c) A temática tratada neste poema é uma conversa do eu-lirico com Deus.
d) O poema diz que enquanto maior for o pecado, Deus perdoa com mais empenho.
e) A temática deste poema é fazer uma crítica a sociedade baiana da época do poeta.

22. Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:

 (   ) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antiguidade Greco-romana; e de acordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse os artistas clássicos gregos. 
 (   ) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E assim a Arte Barroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários. 
 (    ) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de  encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória  do rei. 
(    ) O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição  equilibrada, são as principais características da Arte Barroca.

23. Identifique a afirmação CORRETA que se refere a Gregório de Matos:

a) No seu esforço da criação a comédia brasileira, realiza um trabalho de crítica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do século XIX.
b) Sua obra é uma síntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo português, mas combina-os com a paixão das imagens pré-românticas.
c) Dos poetas arcádicos eminentes, foi sem dúvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idéias da ilustração francesa.
d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vícios, os ridículos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da época.
e) Sua famosa sátira à autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro é prova de que seus talento não se restringia ao lirismo amoroso.


5 comentários:

  1. Olá Jean, seria possível postar o gabarito?
    Obrigada, muito bom seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Alguém tem o gabarito? Se tiver envia-me no meu email: welliteratura@hotmail.com

      Excluir
    2. Boa tarde professor Jean, o sr poderia enviar-me o gabarito?
      rorizjosiane@yahoo.com.br

      Excluir