Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

ATIVIDADE DE LITERATURA SOBRE O ROMANTISMO NO BRASIL (ENSINO MÉDIO)



1. O índio, em alguns romances e poemas do Romantismo Brasileiro é:

a) retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b) idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c) pretexto episódico para descrição da natureza.
d) visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
e) representado como um primitivo feroz e de maus instintos.

2. 

"Cantor das selvas, entre bravas matas
Áspero tronco da palmeira escolho,
Unido a ele soltarei meu canto,
Enquanto o vento nos palmares zune,
Rugindo os longos, encontrados leques."

Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da Primeira Geração Romântica:

a) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.
b) resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.
c) expressão preocupada com o senso de medida; "mal do século"; natureza como amiga e confidente.
d) transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.
e) expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo de solidão.

3. A respeito do Romantismo no Brasil, PODE-SE AFIRMAR QUE:

a) sua ação nacionalista deu origem às condições políticas que propiciaram a nossa Independência;
b) coincidiu com o momento decisivo de definição da nacionalidade e colaborou para essa definição;
c) espelhou sempre as influências estrangeiras, em nada aproveitando os costumes e a cor locais;
d) foi decisivo para o amadurecimento dos sentimentos nativistas que culminaram na Inconfidência Mineira;
e) ganhou relevo apenas na poesia, talvez por falta de talentos no cultivo da ficção.

4. 

"Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá."

Nestes versos de Gonçalves Dias, escritos em Portugal, o poeta vive um momento marcado por

a) solidão, devaneio e idealização nacionalista.
b) melancolia, tédio e ironia;
c) amor a Portugal, devaneio e idealização nacionalista;
d) saudades, ânimo satírico e pessimismo;
e) alívio, expectativa e otimismo.

5. Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:

1. primeira geração
2. segunda geração
3. terceira geração

( ) abolicionismo
( ) condoreirismo
( ) pena de si próprio
( ) obsessão pela morte
( ) indianismo
( ) nacionalismo

Agora, escolha a alternativa que apresenta a SEQUÊNCIA CORRETA DOS NUMERAIS:

2 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1;
1 - 3 - 2 - 1 - 2 - 3;
3 - 2 - 2 - 1- 2 - 2;
2 - 1 - 2 - 2 - 1 - 1;
3 - 3 - 2 - 2 - 1 - 1;

6. Em relação ao Romantismo é CORRETO afirmar que

a)    os símbolos nacionais são exaltados e idealizados como expressão de amor à Pátria e formação de uma identidade.
b)    valoriza, na obra literária, o indivíduo e toda a sua complexidade, enfatizando a necessidade do controle racional.
c)    os textos literários traçam o perfil de anti-heróis que agem, sofrem e superam obstáculos para se qualificarem como exemplares.
d)    a literatura romântica combate os valores burgueses, dentre os quais estão a honra, o trabalho, a sinceridade e o heroísmo.
e)    a linguagem dos textos românticos é marcada pela rigidez, em que as fórmulas literárias contribuem para a expressão dos sentimentos.

7. Em relação ao Romantismo, é VERDADEIRO afirmar que foi uma corrente literária

a)   da segunda metade do século XVII que se caracterizou pela total obediência às regras vigentes na época.
b)   cujos seguidores eram contra o arrebatamento lírico e preconizavam a arte pela arte, o virtuosismo técnico e o primado da razão sobre o sentimento.
c)   cujas principais características foram a liberdade de criação, a primazia da emoção sobre a razão, o subjetivismo, o culto da natureza, a evasão no tempo e no espaço.
d)   surgida logo após a Primeira Guerra Mundial e caracterizada por obras em prosa profundamente marcadas pela angústia da existência e pelo absurdo da condição humana.
e)   extremamente rica, que veio à luz na época do Renascimento e cujas primeiras manifestações revalorizavam os ideais clássicos de beleza, tais como: o equilíbrio, a harmonia e a clareza de expressão.

8. Leia o trecho abaixo, extraído de Navio Negreiro, de Castro Alves, e as alternativas.

“Era um sonho dantesco!... o tombadilho,
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!”

Nesse fragmento, o poeta

I.    denuncia a permanência do tráfico de escravos, embora esse tenha sido proibido pela Lei Eusébio de Queirós, de 1850.

II.   descreve a luta dos negros, transportados no navio, contra os seus opressores, apontando para a possibilidade de libertação.

III.  usa as exclamações como suporte para o tom de indignação e repúdio ao ato escravocrata.

IV.  alude, com a expressão “sonho dantesco” ao “Inferno”, de A Divina Comédia, para enfatizar o drama dos condenados à escravidão.

As afirmativas CORRETAS são

a)   I e II.
b)   I e IV.
c)   II e III.
d)   III e IV.
e)   I, III e IV.

9. O Romantismo, no Brasil, nasceu com o projeto de se criar uma literatura nacional, diversa da portuguesa e, principalmente, da que fora cultivada nos três primeiros séculos da colonização. Dentro desse discurso de autonomia literária e identidade nacional, assinale a alternativa correta sobre a prosa e a poesia romântica brasileira.

a) O fervor religioso, traço característico da formação do caráter brasileiro, marca predominantemente a poesia de Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Machado de Assis.
b) Os poetas vão buscar na antiguidade clássica o modelo de literatura ideal para compor a nova literatura pátria.
c)  Sendo uma literatura que busca construir uma identidade nacional (no caso, a brasileira), podemos constatar na prosa — romances e contos —, particularmente nos personagens principais, ora heróis de origens africanas, ora de origens portuguesas.
d)   É na prosa de José de Alencar, tanto pela natureza quanto pela extensão dos temas abordados, que vamos encontrar o projeto romântico mais bem acabado de autonomia literária.
e)   Em mais de uma dezena de romances publicados entre os anos de 1860 e 1870, José de Alencar tem sua prosa marcada e perpassada, em quase totalidade, pela figura do Bom Selvagem como personagem principal.

10. Na época da independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar anseios nacionalistas. Tal estilo foi:

a)   o Romantismo
b)   o Barroco
c)   o Realismo-Naturalismo
d)   o Modernismo
e)   o Neoclassicismo

4 comentários:

  1. Boa tarde !! Gosto muito das suas postagens. Sou sua fã.
    Você poderia me enviar o gabarito da atividade acima ?

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela mensagem de apoio!
    Volte sempre que precisar!
    Abraço!
    Gabarito Oficial:

    1. B
    2. A
    3. B
    4. A
    5. 332211 E
    6. A
    7. C
    8 D
    9, E
    10 A

    ResponderExcluir
  3. Gabarito Oficial:

    1. B
    2. A
    3. B
    4. A
    5. 332211 E
    6. A
    7. C
    8 D
    9, E
    10 A

    ResponderExcluir