Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...
MEIRELLES, C. Obra poética. Rio de
Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).
|
1. O fragmento destacado foi transcrito do
Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Esse trecho elabora uma
reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:
a) A força e a
resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das
palavras.
b) As relações humanas,
em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das
palavras.
c) O significado dos
nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela
vida.
d) Renovando o significado
das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas
crenças.
2. A única alternativa em que TODAS as
palavras são substantivos ABSTRATOS é:
a) Vida – fúria – amor
b) Almas – mel – fúria
c) Fúria – amor – porta
d) Vidro – perfume –
amor
ESTUDAR, PARA MIM É...
Posso dizer que há algum
tempo eu não sabia o que era estudo. Vinha à escola não para estudar, e sim
para receber notas e esperar o dia de terminar as aulas. O que importava era eu
passar de ano.
Mas, um dia vi meus amigos
falando em vestibular e sobre a área que iam seguir. Eles falavam em um futuro
melhor, foi então que eu parei e pensei: "Eu quero esse futuro
melhor", porém não bastava só querer, eu tinha que batalhar muito.
Em 2012 desisti do ensino
EJA para buscar um ensino normal. Foi quando em 2013 comecei a estudar o 2º ano
e vi a importância do estudo em minha vida. Comecei a tomar amor por aquilo
tudo. Comecei a dar valor aos gritos do meu pai e da minha mãe para ir à
escola. Também vi que o professor que dá uma bronca, esse é que é um professor.
Passei a gostar daqueles que antes eu nem queria ver.
Então, falo aqui para o
primeiro, segundo e terceiro anos: vocês querem um dia ter uma melhor qualidade
de vida? Querem ajudar seus pais futuramente? Fazer os pais olharem e falar:
“Esse é meu filho”. Então posso dizer que o melhor caminho é os estudos. O
mundo hoje é uma grande disputa, então, vão querer ficar aí esperando só uma
nota e ficar parados? Ou vão correr atrás dos seus sonhos. Ser alguém na vida.
Eu não sei o dia de amanhã, não sei se consigo, mas uma coisa eu sei: tentei.
No estudo a raiz é amarga, mas os frutos são doces.
(ARGEMIRO NETO,
2014)
3. É CORRETO afirmar que o gênero textual
acima é um (a):
a)
Depoimento
b) Artigo de
opinião
c) Resenha
crítica
d) Notícia
4. De acordo com o
texto, é possível compreender que para o autor:
a)
Estudar significar frequentar a escola.
b)
Receber notas na escola é o objetivo principal dos
estudos.
c)
O estudo é um investimento em longo prazo para um possível
futuro melhor.
d)
Estudar é cumprir todos os anos do ensino básico.
Posso dizer que há algum tempo eu não sabia o que era estudo. Vinha à
escola não para estudar, e sim para receber notas e esperar o dia de terminar
as aulas. [...] Em 2012 desisti do ensino EJA para buscar um ensino normal. Foi
quando em 2013 comecei a estudar o 2º ano e vi a importância do estudo em minha
vida.
5. No fragmento
acima é CORRETO afirmar que o autor
está:
a)
Narrando fatos.
b)
Apresentando seu ponto de vista
c)
Descrevendo suas ações
d)
Expondo a sua opinião
6. Ao analisar o
slogan do anúncio acima, é possível afirmar:
a)
A palavra “novo” aparece em dois casos, porém só
funciona como adjetivo no primeiro.
b)
Por meio da palavra “novo” no primeiro caso,
pode-se deduzir que o modelo Renault Logan já existia antes dessa versão.
c)
A palavra “novo”
aparece em dois casos, mas só funciona como adjetivo no segundo.
d)
Palavra “grande”
refere-se apenas ao tamanho do carro.
7. Sobre
a palavra FRIOZINHO no texto acima
podemos compreender CORRETAMENTE
que:
a)
O diminutivo “-zinho”
foi usado no sentido afetivo.
b)
O diminutivo
“-zinho” foi usado no sentido pejorativo, ou seja, menosprezando.
c)
O diminutivo
“-zinho” indica uma frio intenso.
d)
O diminutivo
“-zinho” indica um frio pequeno.
8. Sobre
a locução adjetiva “DO BRASIL” presente
na imagem acima é CORRETO afirmar:
a)
Equivale a um substantivo.
b)
Tem a função de especificar o tipo de banco.
c)
Se trocássemos “do” por “no”, continuaria
funcionando como locução adjetiva.
d) “Do Brasil” não se refere ao banco e sim aos brasileiros.
9. Sobre o texto
acima é CORRETO afirmar que:
a)
A palavra INFECÇÃO funciona como adjetivo.
b)
A palavra
HOSPITALAR funciona como substantivo.
c)
HOSPITALAR
qualifica o tipo de infecção.
d)
A palavra
HOSPITALAR amplia o significado de infecção.
10. Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no
feminino têm outro, diferente.
Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu
significado:
a) O capital = dinheiro; A capital = cidade principal;
b) O grama = unidade de medida; A grama = vegetação rasteira;
c) O rádio = estação
geradora; A rádio = aparelho transmissor;
d) O cabeça = o chefe; A cabeça = parte do corpo;
GABARITO
1. B
2. A
3. A
4. C
5. A
6. B
7. A
8. B
9. C
10. C
Postar um comentário