Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

SIMULADO SOBRE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, SUBSTANTIVO E ADJETIVO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO


Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência a vossa!

Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...

A liberdade das almas,
ai! com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...

MEIRELLES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).

1. O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Esse trecho elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:

a)    A força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.
b)  As relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras.
c)   O significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida.
d)  Renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças.

2. A única alternativa em que TODAS as palavras são substantivos ABSTRATOS é:

a)    Vida – fúria – amor
b)    Almas – mel – fúria
c)    Fúria – amor – porta
d)    Vidro – perfume – amor

ESTUDAR, PARA MIM É...

       Posso dizer que há algum tempo eu não sabia o que era estudo. Vinha à escola não para estudar, e sim para receber notas e esperar o dia de terminar as aulas. O que importava era eu passar de ano.
      Mas, um dia vi meus amigos falando em vestibular e sobre a área que iam seguir. Eles falavam em um futuro melhor, foi então que eu parei e pensei: "Eu quero esse futuro melhor", porém não bastava só querer, eu tinha que batalhar muito.
      Em 2012 desisti do ensino EJA para buscar um ensino normal. Foi quando em 2013 comecei a estudar o 2º ano e vi a importância do estudo em minha vida. Comecei a tomar amor por aquilo tudo. Comecei a dar valor aos gritos do meu pai e da minha mãe para ir à escola. Também vi que o professor que dá uma bronca, esse é que é um professor. Passei a gostar daqueles que antes eu nem queria ver.
      Então, falo aqui para o primeiro, segundo e terceiro anos: vocês querem um dia ter uma melhor qualidade de vida? Querem ajudar seus pais futuramente? Fazer os pais olharem e falar: “Esse é meu filho”. Então posso dizer que o melhor caminho é os estudos. O mundo hoje é uma grande disputa, então, vão querer ficar aí esperando só uma nota e ficar parados? Ou vão correr atrás dos seus sonhos. Ser alguém na vida. Eu não sei o dia de amanhã, não sei se consigo, mas uma coisa eu sei: tentei. No estudo a raiz é amarga, mas os frutos são doces.
(ARGEMIRO NETO, 2014)

3. É CORRETO afirmar que o gênero textual acima é um (a):

a) Depoimento 
b) Artigo de opinião
c) Resenha crítica
d) Notícia

4. De acordo com o texto, é possível compreender que para o autor:

a)    Estudar significar frequentar a escola.
b)    Receber notas na escola é o objetivo principal dos estudos.
c)    O estudo é um investimento em longo prazo para um possível futuro melhor.
d)    Estudar é cumprir todos os anos do ensino básico.

Posso dizer que há algum tempo eu não sabia o que era estudo. Vinha à escola não para estudar, e sim para receber notas e esperar o dia de terminar as aulas. [...] Em 2012 desisti do ensino EJA para buscar um ensino normal. Foi quando em 2013 comecei a estudar o 2º ano e vi a importância do estudo em minha vida.

5. No fragmento acima é CORRETO afirmar que o autor está:

a)    Narrando fatos.
b)    Apresentando seu ponto de vista
c)    Descrevendo suas ações
d)    Expondo a sua opinião

6. Ao analisar o slogan do anúncio acima, é possível afirmar:


a)    A palavra “novo” aparece em dois casos, porém só funciona como adjetivo no primeiro.
b)    Por meio da palavra “novo” no primeiro caso, pode-se deduzir que o modelo Renault Logan já existia antes dessa versão.
c)    A palavra “novo” aparece em dois casos, mas só funciona como adjetivo no segundo.
d)    Palavra “grande” refere-se apenas ao tamanho do carro. 
  
7. Sobre a palavra FRIOZINHO no texto acima podemos compreender CORRETAMENTE que:


a)    O diminutivo “-zinho” foi usado no sentido afetivo.
b)    O diminutivo “-zinho” foi usado no sentido pejorativo, ou seja, menosprezando.
c)    O diminutivo “-zinho” indica uma frio intenso.
d)    O diminutivo “-zinho” indica um frio pequeno.




8. Sobre a locução adjetiva “DO BRASIL” presente na imagem acima é CORRETO afirmar:

a)    Equivale a um substantivo.
b)    Tem a função de especificar o tipo de banco.
c)    Se trocássemos “do” por “no”, continuaria funcionando como locução adjetiva.
d)    “Do Brasil” não se refere ao banco e sim aos brasileiros.


9. Sobre o texto acima é CORRETO afirmar que:

a)    A palavra INFECÇÃO funciona como adjetivo.
b)    A palavra HOSPITALAR funciona como substantivo.
c)    HOSPITALAR qualifica o tipo de infecção.
d)    A palavra HOSPITALAR amplia o significado de infecção.
  
10. Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente.
Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:

a) O capital = dinheiro; A capital = cidade principal;
b) O grama = unidade de medida; A grama = vegetação rasteira;
c) O rádio = estação geradora; A rádio = aparelho transmissor;
d) O cabeça = o chefe; A cabeça = parte do corpo;

GABARITO

1. B
2. A
3. A
4. C
5. A
6. B
7. A
8. B
9. C
10. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário