1. Leia os enunciados, identifique as conjunções e classifique-as:
a)
Iza
abre o jogo e revela motivo do fim do casamento com Sérgio Santos.
b) Após
'sumir' das redes sociais, Anitta retorna à web e curativos chamam atenção de
internautas.
c)
TSE
amplia seu poder de polícia para remover fake news nas eleições.
d)
Hyundai
traz seu primeiro híbrido para o Brasil, contudo apenas por assinatura.
e) Na
Copa, seleções da América do Sul atraem mais patrocinadores que europeus.
f)
Vale a
pena antecipar o 13º para compras ou quitar dívidas?
g)
Jogadores
do Corinthians ganham prêmios apesar de derrota na Copa do Brasil
h)
França
está negociando preços de combustíveis à medida que escassez piora
i)
Colocar
sal na comida aumenta em 28% o risco de morte, segundo estudo.
j)
Você
será julgado de qualquer forma, portanto seja você mesmo.
k)
Prefeitura
de Mogi diz que uniforme escolar não foi entregue porque empresas não cumpriram
prazos.
l)
Se você demorar eu não vou te procurar.
m)
Espero
que alguém fale sobre a situação do clube", diz Luciano, do São Paulo.
n)
Não
posso te levar ao médico, pois estou trabalhando.
o)
Tomou
tanto remédio que ficou dependente.
p)
Mesmo
que eu me esforce, não consigo vos agradar.
q) A Terra não é “tão brilhante quanto antes”, dizem
cientistas.
2. Enumere
os parênteses de acordo com o efeito de sentido da conjunção em destaque:
(1)adição (2) oposição
(3) escolha (4) conclusão
(5)
explicação (6) causa (7) consequência (8) Finalidade
(9) concessão (10) conformidade (11)
comparação
(12)
condição (13) proporção (14) tempo
( ) Como estava frio, resolvemos
adiar o passeio.
(
) Tamanha foi a treta, que a escola suspendeu a aluna.
(
) A menina era delicada como uma flor.
(
) Consoante o combinado entregamos o resumo.
(
) Embora fosse muito inteligente, era egoísta.
(
) Quando chegar de viagem, avise-me.
(
) Terá sua falta justificada, a menos que me avise.
(
) Estude bastante a fim de passar no concurso.
(
) Quanto mais te conheço, mais me
decepciono.
(
) Comprou um carro novo, entretanto não sabe dirigir.
(
) Vou a Campina Grande, mas também a João Pessoa.
(
) Ora o bebê quer estar no colo ora quer
ficar no chão.
(
) Não estudou nada, portanto não espero um 10,00.
(
) Traga seu caderno, porque
preciso avaliar.
3. Reescreva
os enunciados, substituindo o ponto final por uma conjunção que esteja de
acordo com o efeito de sentido indicado nos parênteses:
a)
Ele era o artilheiro do time. Ele não
marcou nenhum gol no campeonato. (contrariedade)
b)
Ouvimos um ruído. É impressão nossa? (alternância)
c)
Devolva-me o livro. Estou precisando
dele. (explicação)
d)
Ele saiu. Eu cheguei. (adição)
e) O dia está agradável. Devemos aproveitar o dia. (conclusão)
4. Diferencie quando as conjunções “PORQUE” destacadas são COORDENATIVA EXPLICATIVA ou SUBORDINATIVA CAUSAL nos enunciados:
a) O bebe fez xixi na fralda, porque ele está
chorando.
b) Ela sente-se feliz, porque está de férias
c) Maria acertou a questão, porque sorriu.
d) A mãe está preocupada, porque o filho saiu.
e) Leve água e repelente, porque lá não dispõe
disso.
f) Não fui à festa, porque estava sem dinheiro.
g) Eu posso afirmar isso, porque tenho certeza.
h) Vou te entregar à polícia, porque você não me
deu escolha.
i) Ele assiste a todos os vídeos, porque gosta do
canal.
j) Juliana foi para a casa dos pais, porque estava sentindo-se sozinha.
Leia o texto abaixo para responder a questão 05:
Causa da morte da rainha Elizabeth II é
revelada O documento foi emitido pelo Registro
Geral da Escócia. A soberana faleceu no último dia 8, aos 96 anos, no Palácio
da Balmoral, na Escócia, reduto de férias preferido da majestade. Segundo o atestado, a rainha morreu às 15h10 no horário local,
11h10 no horário de Brasília. O anúncio do falecimento só foi divulgado pelo
Palácio de Buckingham três horas depois. Além disso, de
acordo com o Registro Geral da Escócia, a filha da monarca, a
princesa Anne, foi quem registrou o óbito. https://www.metropoles.com/, 08/09/2022 |
5. Observe os termos destacados e assinale a única alternativa correta:
a) Os termos “segundo” e “de acordo com” são conjunções
subordinativas conformativas.
b) O termo “segundo” pode ser substituído por “em seguida”, sem
alterar o sentido do texto.
c) A expressão “além disso” estabelece a relação de explicação
no texto.
d) “De acordo com” e “além disso” são sinônimos, podendo um
substituir ao outro.
e) A conjunção “segundo” presente no texto dá a ideia de ordem de posição: primeiro, segundo, terceiro...
Texto para a questão 6:
6. Sobre o texto acima, é correto afirmar que:
a)
A loja
oferece dois bônus para o cliente que adquirir o veículo.
b)
A
conjunção “ou” estabelece a relação de alternância no texto.
c)
O
conectivo “ou” está ligando dois enunciados que são interdependentes, isto é,
um depende do outro para que transmitam sentido.
d)
A
conjunção “ou” estabelece a relação de escolha em que uma anula a outra.
e)
O
conectivo “ou” classifica-se como conjunção subordinativa adverbial
alternativa.
7. Leia o texto e julgue as afirmações em verdadeiras ou falsas e depois assinale a alternativa CORRETA:
II- A palavra “QUE” classifica-se como uma conjunção coordenativa explicativa.
III- A palavra “DO QUE” transmite a noção de comparação.
Está(ao)
correta(s):
a)
I
b)
II
c)
III
d)
I e
II
e)
II e
III
Siga o nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br
ACESSE A ATIVIDADE EM PDF CLICANDO NO LINK ABAIXO👇
GABARITO OFICIAL
1.
a) "e" conj. coord. aditiva
b) "Após"/ "e" conj. subord. temporal/ conj. coord. aditiva
c) "para" conj. subord. final
d) "contudo" conj. coord. adversativa
e) "mais...que" conj. subord. comparativa
f) "ou" conj. coord. alternativa
g) "apesar de" conj. subord. concessiva
h) "à medida que" conj. subord. proporcional
i) "segundo" conj. subord. conformativa
j) "portanto" conj. coord. conclusiva
k) "que"/ "porque" conj. subord. integrante / conj. subord. causal
l) "Se" conj. subord. condicional
m) "que" conj. subord. integrante
n) "pois" conj. coord. explicativa]
o) "tanto...que" conj. subord. consecutiva
p) "mesmo que" conj. subord. concessiva
q) "tão quanto" conj. subord. comparativa
2.
(6)
(7)
(11)
(10)
(9)
(14)
(12)
(8)
(13)
(2)
(1)
(3)
(4)
(5)
3.
a) Ele era o artilheiro do time, porém não marcou nenhum gol no campeonato. (contrariedade)
b) Ouvimos um ruído ou é impressão nossa? (alternância)
c) Devolva-me o livro, porque estou precisando dele. (explicação)
d) Ele saiu e eu cheguei. (adição)
e) O dia está agradável, então devemos aproveitar o dia. (conclusão)
4.
a) COORDENATIVA EXPLICATIVA
b) SUBORDINATIVA CAUSAL
c)COORDENATIVA EXPLICATIVA
d)SUBORDINATIVA CAUSAL
e)COORDENATIVA EXPLICATIVA
f)SUBORDINATIVA CAUSAL
g)COORDENATIVA EXPLICATIVA
h)SUBORDINATIVA CAUSAL
i)COORDENATIVA EXPLICATIVA
j)SUBORDINATIVA CAUSAL
5. A
6. D
7. C
b
O gabarito da questão 4 está errado. Não faz sentido.
ResponderExcluirBoa tarde. Obrigado pela dúvida. O gabarito está correto. Existem algumas diferenças especificas entre o "porquê" causal e o explicativo que podemos usar: quando primeira oração for a consequência, a conjunção é causal. Caso contrário, é uma explicativa. Quando a oração principal estiver no modo imperativo, é explicativa; quando a oração principal indicar uma "suposição" como na letra "c", é explicativa. Espero ter ajudado.
ExcluirNa 4, as letras C e G não seriam causal?
ResponderExcluirBoa tarde. Obrigado pelo comentário. O gabarito está correto sim. Quando a oração principal indicar uma "suposição" como na letra "c", é explicativa. A oração inicial (principal) da letra "G" não indica uma consequência de nada, sendo que quando primeira oração for a consequência, a conjunção é causal. Caso contrário, é uma explicativa. Qualquer dúvida a mais pode comentar, que quando for possível eu responderei. Abraço.
ExcluirNo gabarito da 2, faltou uma resposta:
ResponderExcluir2.
(6)
(7)
(11)
(10)
(9)
(14)
(12)
(8)
(13)
(2)
(1) essa aqui
(3)
(4)
(5)
Obrigado, me ajudou muito. Já consertei lá.
ResponderExcluirPostar um comentário