Leia o poema abaixo
para responder da questão 1 até a 8, marcando um (X) apenas nas alternativas CORRETAS.
O
BICHO
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro
de 1947)
|
1.
A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a)
( ) alegrou-se com a cena.
b)
( ) ficou indiferente.
c)
( ) solucionou um problema social.
d)
( ) ficou chocado com o espetáculo.
2.
A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a)
( ) o autor retratou a cena que
humilha a condição humana.
b)
( ) o autor procurou comparar o homem
com cães e gatos.
c)
( ) o homem já não vive mais nesse
ambiente de miséria.
d)
( ) é falsa a notícia de que a
humanidade passa fome.
3.
Essa admiração nos dá o sentimento de:
a)
( ) prazer.
b)
( )admiração.
c)
( ) pena.
d)
( ) desprezo.
4.
A intenção do autor ao usar a palavra “bicho”
parece que:
a)
( ) procurou chamar a nossa atenção
para animais do lixo.
b)
( ) a história é mesmo sobre um lixo.
c)
( ) o homem se viu reduzido a
condição de animal.
d)
( ) o homem deve ser tratado como
animal.
5.
O que motivou o bicho a catar restos foi:
a)
( ) a própria fome.
b)
( ) a imundice do pátio.
c)
( ) o cheiro da comida.
d)
( ) a amizade pelo cão.
6.
O assunto do texto é:
a)
( ) a imundice de um pátio.
b)
( ) um bicho faminto.
c)
( ) a comida que as pessoas jogam
fora.
d)
( ) a triste situação de inúmeras pessoas.
7.
Este poema serve para:
a)
( ) distrair.
b)
( ) informar sobre um acontecimento.
c)
( ) partilhar um sentimento.
d)
( ) informar sobre a vida de um homem.
8.
Esse texto apresenta:
a)
( ) fato.
b)
( ) opinião.
c)
( ) descrição.
9.
Observe a imagem e a partir dela escreva em poucas linhas aquilo que você pode
entender da cena.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Observe que o texto abaixo apresenta vários problemas gramaticais e de
pontuação. Reescreva esse texto corrigindo esses problemas:
O bebo ispertu
o bêbo entrou num onibus sentou no
lado de uma moça e disse mais como tu é feia tu é a coisa mas orrivel que eu
já vi a moça olha para ele e responde
e tu seu bêbo nojento e o bêbo imediatamente responde é mais amanhã eu
tô curado
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GABARITO OFICIAL
1. D
2. A
3. C
4. C
5. A
6. D
7. C
8. A
9. RESPOSTA PESSOAL
10. RESPOSTA PESSOAL
GABARITO OFICIAL
1. D
2. A
3. C
4. C
5. A
6. D
7. C
8. A
9. RESPOSTA PESSOAL
10. RESPOSTA PESSOAL
Gostei, me ajudou bastante, comecei agora com uma turma do EJA de 1ºano e estou um pouco nervosa, nunca trabalhei com adultos! Obrigada
ResponderExcluirObrigado, Mariane!!! boa sorte!!!!
ExcluirInteressante a estrutura da prova, a criatividade, a contextualização enfim, mas senti a falta do gabarito...Legal!
ExcluirAdorei tenho esse texto em um livro didático, porém não tinha a interpretação. Agora sim com as perguntas me ajudou a concluir a avaliação que estou elaborando.Se tivesse postado o gabarito seria ótimo! Obrigada.
ExcluirADOREI SUA ATIVIDADE JEAN! OBRIGADO
ExcluirDe nada, minha querida!!!!
ExcluirSempre que precisar, volte!!!!
Exclente! Sugiro o gabarito.
ExcluirObrigado, professora!
ExcluirSegue o gabarito!
GABARITO OFICIAL
1. D
2. A
3. C
4. C
5. A
6. D
7. C
8. A
9. RESPOSTA PESSOAL
10. RESPOSTA PESSOAL
Olá muito Obgada
ExcluirGostei muito Obgada
ExcluirGostei muito!!
ExcluirObrigada!!
Gostei é criativo e estimula o pensamento...
ResponderExcluirParabéns! Muita qualidade aqui.
ResponderExcluirCade o gabarito?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns,boas atividades!!
ResponderExcluirParabéns pelo seu belíssimo trabalho!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns Jean! O seu trabalho é de muita qualidade, demonstra extrema competência. Muito obrigada por compartilhar. Forte abraço.
ResponderExcluirObrigado, Fátima!
ExcluirParabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirMuito obrigado! Volte sempre que precisar!
ExcluirAbraço!
Parabéns!!!!
ResponderExcluirObrigado, Deuza! Volte sempre que precisar!
ExcluirBom gostaria de saber pra que serie e essa prova 😍amei esse seu trabalho muito bem pensativo
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirObrigado pela mensagem.
Essa atividade eu fiz para a modalidade EJA, antiga 5ª ou 6ª séries.
Grande abraço!
Parabéns colega lindo trabalho
ResponderExcluirMuito obrigado! Fico grato pela mensagem.
ExcluirProfessor, boa noite! Seu trabalho é espetacular. Adorei as questões e os textos. Parabéns! Vou usá-los com meus alunos.
ResponderExcluirObrigada por compartilhá-los conosco!
Oi, minha querida! Muito obrigado pela mensagem. Fique à vontade para usar as atividades com as suas turmas. Fico muito feliz em saber que pude ajudar uma colega de profissão.
ExcluirAbraço
desculpa o erro Remígio.
ResponderExcluirOi?
ExcluirVcs podem me indicar algum site q tenha ativadades do ensino médio-Eja de língua portuguesa e artes
ResponderExcluirParabéns Professor!Sua colaboração é muito importante. Obrigada.
ResponderExcluirMuito obrigado você pelo reconhecimento. Fico grato demais!
ExcluirMuito bem, Jean!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
ExcluirPostar um comentário