ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Leia o texto a seguir:

PAPÉIS SOCIAIS

Em relação ao nosso papel de cidadão e ao uso das redes sociais no cenário político brasileiro, considero-os positivos, pois hoje o povo possui uma ferramenta a seu favor que ajuda a se articular melhor para exigir dos representantes uma sociedade mais justa e democrática para todos.

Temos como papel fundamental escolher o tipo de sociedade em que queremos viver, exercendo uma cidadania ativa. Cada pessoa deve procurar manter uma opinião crítica em relação à forma como nossos direitos, deveres e o dinheiro público são administrados. Um espaço como as redes sociais é essencial para divulgarmos nossas opiniões, críticas, elogios e conhecimentos.

Além disso, acredito que já temos muita autonomia para exigir melhores condições sociais. Somos donos do nosso destino e responsáveis por escolher o nosso futuro. Cabe a cada um buscar isso, uma vez que temos a internet a nosso favor — uma tendência já consolidada, que veio para aproximar as pessoas e fortalecer pensamentos comuns em prol de uma sociedade mais igualitária.

Na minha opinião, as redes sociais são extremamente benéficas como ambiente de divulgação de opiniões sobre insatisfações populares e também prejudiciais para políticos descompromissados com suas obrigações. Um exemplo disso é a Lei da “Ficha Limpa” e tantos outros projetos que foram aprovados por conta da repercussão na internet. Assim, os políticos precisam ficar mais atentos às nossas reivindicações, pois, com um simples “enter”, podem receber milhões de críticas ou elogios.

Enfim, nós, cidadãos brasileiros, temos um importante papel na sociedade: cobrar mais democracia e responsabilidade de quem elegemos. O fato é que as redes sociais estão presentes em nosso cotidiano, ajudando-nos a participar de forma mais ativa como sujeitos críticos e atuantes.

Fonte: (Autora: Maria Beatriz Isídrio Alves, E.E.E.M. Euclídes Mouzinho dos Santos, 3º ANO do ensino médio, Algodão de Jandaíra-PB)

 

1.    A partir da leitura do texto, responda: 

a)    Qual é o gênero textual deste texto? Quais características o comprovam?

b)    A quem o texto se dirige? Quem é o público-alvo provável?

c)    Qual é o tema abordado no texto?

d)    Qual é a opinião principal da autora sobre o papel das redes sociais no cenário político brasileiro?

e)  Em que trecho do texto a autora menciona um exemplo concreto de mudança política impulsionada pela internet?

 

2.    Coesão é o nome que damos aos mecanismos linguísticos que conectam as partes de um texto, garantindo que elas fiquem bem ligadas e organizadas. Sobre os mecanismos de coesão do texto, explique:

a) O pronome “os” na segunda linha do texto “considero-os positivos“ retoma quais informações já citadas no texto?

b)    Como se chama esse tipo de coesão que retoma palavras ou expressões já mencionadas no texto? 

c)    Qual o efeito de sentido do conectivo “Além disso” na primeira linha do terceiro parágrafo e qual o objetivo do autor ao utilizá-lo?

d)    Como se chama esse tipo de coesão que liga ideias e partes do texto, mostrando relações de sentido entre elas?

e) No trecho “temos um importante papel na sociedade: cobrar mais democracia e responsabilidade de quem elegemos”, qual é a função dos dois-pontos em termos de coesão?

 

3.    Sobre a coesão sequencial, explique o efeito de sentido de cada conectivo destacado nos fragmentos do texto:

a)    “ajuda a se articular melhor para exigir dos representantes uma sociedade mais justa”. 

b)    “Somos donos do nosso destino e responsáveis por escolher o nosso futuro”.

c)    “Enfim, nós, cidadãos brasileiros, temos um importante papel na sociedade”.

d)    “podem receber milhões de críticas ou elogios”.

e)    “Cabe a cada um buscar isso, uma vez que temos a internet a nosso favor”.

 

4. Com base na coesão referencial, aponte a que palavra ou expressão que o termo destacado nos fragmentos do texto refere-se:

a)    “[...] ajudando-nos a participar de forma mais ativa como sujeitos críticos e atuantes” (última linha do texto).

b)    “[...] Cabe a cada um buscar isso [...]” (décima linha do texto).

c)    “[...] os políticos precisam ficar mais atentos às nossas reivindicações”.

d)    “[...] o povo possui uma ferramenta a seu favor que ajuda a se articular melhor para exigir dos representantes uma sociedade mais justa”.

e)    “[...] o povo possui uma ferramenta a seu favor”.

 

5.  Coerência é a qualidade do texto que garante que ele faça sentido como um todo. É quando as ideias estão lógicas, organizadas e relacionadas entre si, de modo que o leitor consegue entender e acompanhar o que está sendo dito. Sobre a coerência do texto, responda:

a)    Há contradições no ponto de vista da autora ao longo do texto? Justifique sua resposta.

b)    O texto é adequado para o público-alvo (estudantes/cidadãos)? Por quê?

c)    O texto cumpre seu objetivo comunicativo de convencer o leitor? Por quê?

d)    A conclusão retoma as ideias principais do texto ou apresenta uma proposta de solução para o problema? Explique.

e)    Há repetição de ideias no texto? Essa repetição prejudica ou reforça a coerência?

 

6.    Relacione o tipo de coesão com a sua definição:

(1)Coesão referencial

(2)Coesão sequencial

(3)Coesão anafórica

(4)Coesão catafórica

(5)Coesão elíptica

(6)Coesão exofórica

 

( ) é um tipo de coesão referencial que aponta para algo fora do texto, no contexto situacional ou no mundo real.

( ) serve para retomar ou antecipar elementos do texto, evitando repetições desnecessárias.

(  ) antecipa algo que será dito.

( ) serve para ligar e dar sequência às ideias e partes do texto, mostrando relações de sentido entre elas.

( ) Quando se omitem termos que podem ser recuperados pelo contexto.

(  ) retoma algo já dito.

 

7.  Leia as afirmações abaixo sobre coerência textual e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

(  ) A coerência textual garante que as ideias de um texto estejam organizadas de forma lógica e façam sentido juntas.

(  ) Um texto pode ser incoerente mesmo que todas as frases estejam escritas corretamente.

(  ) Coerência é apenas evitar repetir palavras no texto.

(  ) Contradições e mudanças bruscas de tema podem prejudicar a coerência de um texto.

( ) A coerência depende também do conhecimento e das expectativas do leitor.

 

Texto para responder à questões 8:

As redes sociais é uma coisa boa porque a gente usa. A democracia precisa disso mas não muito.

E o papel do cidadão é votar, sendo que às vezes não tem escolha por causa dos políticos ladrões, que atrapalha o país porque muitas pessoas não sabem cobrar deles.

O futuro depende disso. Políticos fazem coisas e as pessoas não sabem e por isso temos que ter mais comida nas escolas e e saúde nos hospitais, mas as redes sociais não ajudam a gente a cobrar deles porque eles não seguem nós no Insta.

 Fonte: (Exercício de redação para o ENEM. Texto adaptado para a questão).

 

8.    Sobre a coerência e coesão do texto acima, responda: 

a)    O texto está adequado ao tipo de redação exigido no ENEM? Por quê?

b)   A expressão “porque a gente usa” é apropriada para o tipo de texto esperado no ENEM? Explique.

c)  Em “políticos ladrões”, a escolha de palavras é adequada para uma redação formal? Justifique sua resposta.

d) A frase “porque eles não seguem nós no Insta” combina com o nível de linguagem esperado para o ENEM? Por quê?

e)    Que mudanças poderiam deixar o texto mais claro e adequado para o ENEM?

 

Texto para responder à questões 9:

Fonte:(Disponível em:  https://meumundogeografico.blogspot.com)

9.    O texto que você leu traz uma paródia do Hino Nacional Brasileiro, substituindo palavras por marcas comerciais. Isso cria um texto publicitário irônico que dialoga com temas como consumismo, globalização e crítica social. A partir disso, responda:

a) Qual é o efeito gera no leitor ao substituir palavras do Hino Nacional por marcas comerciais?

b)    O texto mantém a coerência do Hino Nacional original? Explique.

c) A substituição de imagem e logos pelas palavras, dificultou o seu entendimento dos versos? Explique.

d)    De que forma a escolha das marcas conhecidas afeta a interpretação do leitor?

e)    A mistura de marcas brasileiras e estrangeiras no texto tem algum significado? Explique.

 

Leia a tirinha a seguir:

10. Com base na leitura da tirinha, responda:

a)    Qual é o tema central abordado na tirinha?

b)    Em termos de coerência, o discurso da personagem que diz “tranquilo!” combina com a resposta no último quadrinho? Explique.

c)    Qual o papel da expressão facial da personagem no último quadrinho?

d)    A fala “...7 horas, 25 minutos e 32 segundos!” indica o quê sobre o personagem?

e)    Essa tirinha é adequada para discutir o uso da tecnologia na sociedade? Por quê?

 

O professor Gabriel trabalha a formulação de um parágrafo para um texto do gênero dissertativo com os estudantes do Ensino Médio, partindo do pressuposto de que a “condição singular da escrita, que deixa a sós o sujeito e suas imagens [...] cria a exigência de que o texto, e apenas ele, cerque-se de cuidados em relação à própria coesão”.

 Fonte: (Alcir Pécora. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p.71.)

 Diante da tarefa, o estudante José formulou o seguinte texto:

 “O que ocorreria se os cientistas se deixassem influenciar por tudo que ocorre, e se passa?”


 11. Como devolutiva adequada para o texto, o professor Gabriel deve ressaltar a José que é preciso atentar para um problema de

a)    Coloquialidade.

b)    Ambiguidade.

c)    Clareza.

d)    Flexão verbal.

e)    Redundância.

 

São elementos de coesão todos aqueles que colaboram para a ligação formal dos elementos textuais. Um dos tipos de coesão é a referencial, em que um elemento da sequência textual se refere a outro elemento do mesmo texto, substituindo-o.

 

12. Assinale a opção em que o termo sublinhado não é repetido por um pronome.

a)    Quem crê em seu valor, deve tudo à sorte.

b)    Duas tragédias hão na vida: uma é não conseguir aquilo que o coração deseja, e a outra é consegui-lo.

c)    Dois homens olham através das mesmas barras: um vê as barras; o outro, as estrelas.

d)    Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós estão olhando para as estrelas.

e)    A esperança torna as grandes coisas pequenas, e as pequenas, grandes.

 

APOSTAS ONLINE: LIBERDADE EM JOGO OU CONTROLE ESTATAL DESMEDIDO?

   O debate sobre o mercado de apostas online no Brasil está ganhando força. Recentemente, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, marcou uma audiência pública para o dia 11 de novembro com o objetivo de discutir os impactos desse setor. As discussões ocorrem em meio à preocupação com o uso do Bolsa Família para apostas eletrônicas, levando o governo a considerar medidas de regulação mais severas para as chamadas “bets”, que são empresas de apostas tanto nacionais quanto internacionais.

    Porém, a intenção de aumentar o controle sobre esse mercado levanta uma questão fundamental: o governo está tentando regular mais do que deveria?

 Fonte: (https://jcorreiodasemana.com.br/2024/10/23/opinia o-apostas-online-liberdade-em-jogo-ou-controle-est atal-desmedido/?utm_source=chatgpt.com)

 

13. Em relação à coesão textual, o uso da expressão “Porém” no início do segundo parágrafo tem a função de:

a)    indicar conclusão

b)    reforçar o que foi dito anteriormente

c)    introduzir uma exemplificação

d)    opor-se ao que foi dito antes

e)    retomar um tema já citado

 

POR QUE O MAR É SALGADO SE É ALIMENTADO PRINCIPALMENTE POR RIOS DE ÁGUA DOCE?

À primeira vista pode parecer estranho, principalmente quando consideramos que a água que chega ao oceano vem de rios e córregos, que são de água doce. A resposta a esta pergunta nos leva a estudar complexos processos naturais que moldaram o nosso planeta durante milhões de anos.

A água doce que chega ao oceano não é totalmente livre de sais e minerais. Estes se dissolvem nas rochas terrestres, processo que começa com a chuva, que contém pequenas quantidades de dióxido de carbono do ar, gerando um ácido fraco.

Quando esta chuva cai sobre as rochas, o ácido dissolve pequenas partículas de minerais e sais, que são transportados por rios e riachos, levando-os finalmente ao oceano.

Porém, não notamos sabor salgado em rios, córregos e lagos. Isso ocorre porque a água doce, sendo constantemente renovada pela chuva, dilui as quantidades de sais dissolvidos. O volume de água doce é muito maior que o de minerais dissolvidos.

Quando a água doce dos rios flui para o oceano, ela carrega consigo esses minerais. Mas o oceano, ao contrário dos lagos e rios, é um sistema cumulativo.

O sal e os minerais não são facilmente removidos e se acumulam com o tempo. Além disso, existe outro processo fundamental que adiciona minerais ao oceano: as fontes hidrotermais no fundo do mar.

 Fonte: (https://www.bbc.com/portuguese/articles/c70889eyk4no)

14. Quanto à coerência e à coesão, releia o texto e analise as assertivas a seguir:

I. "Estes se dissolvem nas rochas terrestres, processo que começa com a chuva, que contém pequenas quantidades de dióxido de carbono do ar, gerando um ácido fraco." O pronome 'estes', na forma plural, é um recurso de referência que remete ao substantivo 'rochas terrestres', que também está flexionado no plural.

II. "Quando esta chuva cai sobre as rochas, o ácido dissolve pequenas partículas de minerais e sais, que são transportados por rios e riachos, levando-os finalmente ao oceano." Os vocábulos 'transportados' e 'os' podem ser substituídos por 'transportadas' e 'as', respectivamente, para estabelecer concordância com o termo 'partículas'.

III. Em 'Além disso, existe outro processo fundamental que adiciona minerais ao oceano: as fontes hidrotermais no fundo do mar." A expressão 'Além disso' é um recurso de coesão sequencial.

 As assertivas que apresentam informações verdadeiras são:

a)    Apenas I e III.

b)    Apenas II e III.

c)    Apenas III.

d)    Apenas II.

e)    Apenas I e II.

 

15. A coerência e a coesão são fundamentais para a construção de textos bem estruturados e claros. A coerência diz respeito à lógica e à harmonia das ideias, enquanto a coesão está relacionada aos mecanismos linguísticos que conectam as partes do texto. Analise as assertivas a seguir sobre coerência e coesão textual e em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

I. A coerência textual garante que todas as ideias do texto estejam relacionadas entre si, seguindo uma linha de raciocínio lógica e consistente, permitindo que o leitor compreenda facilmente a mensagem transmitida.

II. A coesão textual é obtida através de recursos linguísticos, como pronomes, conjunções, advérbios e outros conectivos, que estabelecem a ligação entre as orações e parágrafos, garantindo a fluidez do texto.

III. A coerência textual pode ser comprometida quando há contradição entre as ideias ou quando o texto se desvia do tema proposto, dificultando a compreensão por parte do leitor.

IV. A coesão textual está diretamente ligada ao uso correto de palavras-chave, como sinônimos e antônimos, que devem ser repetidos ao longo do texto para garantir sua clareza.

V. A coesão e a coerência são independentes uma da outra; é possível escrever um texto com boa coesão e má coerência, desde que a estrutura gramatical esteja correta.

a)    Estão corretas apenas as assertivas I, II e III.

b)    Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV.

c)    Estão corretas apenas as assertivas I, IV e V.

d)    Estão corretas apenas as assertivas I, III e V.

e)    Estão corretas apenas as assertivas II, IV e V.

 

16. Abaixo, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a)    O solo do nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação. Aulas de conversação.

b)    Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.

c)    O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.

 

17. No texto a seguir há um trecho que, se tomado literalmente (ao pé da letra), leva uma interpretação absurda.

"Um cadáver morto foi encontrado boiando em canal."(Folha de S. Paulo, 2 nov. 1990.)

a)    Identifique o trecho problemático.

b)    Diga qual a interpretação absurda que se pode extrair desse trecho.

c)    Qual a interpretação pretendida pelo autor?

d)    Reescreva o trecho de forma que deixe explícita tal interpretação.

 

18. Estabeleça a coesão do texto abaixo, valendo-se de expressões que substituam o excesso do emprego da palavra "golfinho". Utilize expressões que, mesmo não-oficiais, possam servir como substitutas.

"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. O golfinho vive em grupos e comunica-se com outros golfinhos através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que  golfinho pede ajuda quando está em perigo ou avisa os golfinhos onde há comida. O golfinho aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos golfinhos são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo." 

 Fonte: (Revista Ciência Hoje)

19. Leia o texto abaixo e responda às questões A e B.

Em Salvador, as gangues dos meninos de rua – que roubam e auxiliam traficantes para andar com roupa e tênis da moda – sabem que esse guarda-roupa não combina com a imundície dos locais onde dormem, chamados mocós em quase todo o país. Contornam a dificuldade de banho nos chafarizes das praças ou se valem da boa vontade de grupos religiosos e donos de lanchonetes que os deixam usar os chuveiros.

Limpos, fortes e bem vestidos, não passam, porém, por garotos de classe média, como pretendem. São traídos por visíveis erupções de pele no rosto e nos braços, provocadas por constantes intoxicações. É esse o resultado da inalação da cola de sapateiro, do consumo de drogas mais pesadas e da alimentação suspeita que obtêm nas ruas.

 Fonte: Jornal O Estado de São Paulo. Mar 1992. In: FARACO & MOURA. Linguagem nova. São Paulo: Ática. V. 8, p. 53.

 

A)   Indique as expressões do texto a que se referem os seguintes mecanismos de coesão:

a)    que (linha 01)

b)    esse guarda-roupa (linha 02)

c)    onde (linha 02)

d)    os (os deixam/ linha 05)

 

B)   Explicite o tipo de relação sintático-semântica que se estabelece no texto pelos seguintes itens linguísticos:

a)    para (linha 01)

b)    porém (linha 06)

 

Leia o texto abaixo:

O QUE É SER GENTE DIREITA?

           Dificilmente alguém será aclamado direito por todos os seres humanos, pois cada um pensa de uma maneira e tem uma concepção formada do que é certo ou errado.

            A pessoa ser considerada direita pelos outros é muito relativo; por exemplo: se você roubasse algum bem de valor e desse a seu pai, você poderia ser considerado um bom filho; todavia, perante a sociedade, essa pessoa seria um ladrão.

            Gente direita é alguém que diante do seu modo de pensar, da sua maneira de agir, de sua criação, do lugar em que habita, tem na sua consciência que aquilo que está fazendo é certo.

(Texto da aluna Ana Raquel Sá da Nóbrega, matrícula 94110750, turma 2560)

 

20. Destaque do texto uma passagem em que a conjunção indique as relações lógico-semântica de:

a) causa:

b) condição:

c) adição:

d) oposição:

 

21. Leia o texto antes de resolver as questões propostas.


PODERÍAMOS VIVER SEM CHUVA

            À primeira vista, parece que a chuva devia cair sempre à noite, porque é precisamente quando mais benefícios traz e menos prejudica nossos afazeres e divertimentos; mas quer ela cais em dias de festa ou de noite, enquanto dormimos tranquilamente, a chuva é sempre necessária.

Seus efeitos consistem em penetrar na terra e ser absorvida pelas raízes das plantas, que dela necessitam para viver. Se não houvesse chuva, a vida seria possível no mar. Nas regiões onde não há chuva, não há também vida, e noutras onde a chuva escasseia ou só cai certas estações do ano, as populações esperam-na e desejam-na, e até há costume de elevar preces ao céu para que a envie em tempo próprio.

            Devemos ver na chuva, por consequência, um agente que limpa e purifica o ar, alimenta a vida vegetal, da qual depende a nossa e nos fornece a água de que necessitamos durante todo o ano, nas regiões onde chove bastante.


A) Indique a expressão a que se referem os seguintes itens linguísticos:

a) seus (linha 04)

b) dela (linha 04)

c) onde (linha 05)

d) na (linha 07)

e) da qual (linha 10)

 

B) Identifique as relações de sentido que se estabelecem no texto através dos seguintes conectivos.

a) porque (linha 01)

b) enquanto (linha 03)

c) mas (linha 02)

d) para que (linha 07)

e) e (linha 10)

 

22.Reúna os segmentos de cada item, subordinando a segunda sentença à palavra sublinhada na primeira.

a) A chuva é necessária em todas as regiões do planeta, embora muitas pessoas não tenham consciência disso. A chuva é fonte de vida.

b) O lavrador reconhece o valor da chuva e do sol para a plantação. Seu ofício depende dos recursos naturais e requer paciência e habilidade.

c) A terra é rica, embora não reconheçamos seu valor. Extraímos nosso alimento da terra.

d) Na cidade, as pessoas esquecem que a harmonia do planeta depende do equilíbrio entre os dias de sol e os dias de chuva. Lá já não se tem noção da origem dos gêneros alimentícios.


23. No texto seguinte, há impropriedade quanto ao uso do pronome relativo. Reescreva-o com a correção que se faz necessária.

            “A festa em homenagem ao centenário da cidade cuja eu nasci durou três dias. As atividades que abrilhantaram o evento realizaram-se na colina onde se originou a primeira vila em que deu início à cidade. O ponto alto das solenidades foi o momento onde as crianças encenaram, representando os fundadores da cidade.”

 

24. Nas questões seguintes, apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles o tipo de relação indicado entre parênteses, usando para isso os elementos de coesão adequados e fazendo as alterações necessárias.

a)    O homem alcançará a satisfação de suas necessidades. O homem viver em sociedade. (condição)

b)    Os seres humanos vivem em sociedade. Eles necessitam de apoio material, espiritual e psicológico. (causa)

c)    A sociedade deve ser organizada com justiça. Todas as pessoas possam satisfazer suas necessidades. (finalidade)

d)    Uma pessoa poderia ter condições materiais para viver isolada. Ela poderia sentir falta de companhia. (oposição)

 

25. Na frase: “O Brasil é um país subdesenvolvido. Dessa forma, não tem muito prestígio”.  Qual palavra ou expressão coesiva dá sequenciação a este enunciado:

a)    É

b)    Não tem muito prestigio

c)    Dessa forma

d)    País

e)    O Brasil

 

26. Na frase: “Sou coletivo. Tenho o mundo dentro de mim.” O elemento coesivo que melhor uniria estas duas orações é:

a)    E

b)    Afinal

c)    Entretanto

d)    Ou

e)    Ainda que

 

27. Qual enunciado abaixo apresenta não incoerência textual e semântica:

a)    Não estudou nada, portanto não passou na prova.

b)    A ratoeira pegou 3 ratos: dois à noite, um na madrugada e mais hoje cedo.

c)    Hoje em dia, a violência está muito grande no mundo.

d)    Ganhei um picolé grátis por 2 reais.

e)    Joana pegou o ônibus correndo.

 

28. Qual frase abaixo não apresenta ambiguidade:

a)    Peguei o ônibus correndo.

b)    Família muda.

c)    O cachorro do seu pai fugiu com a cachorra da minha mulher.

d)    Vi o incêndio da casa.

e)    Maria pediu para João sair.

 

29.  Marque a alternativa que tem a sequência CORRETA dos sentidos que cada operador argumentativo dá às frases:

     I.        Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.

    II.        Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!

  III.        Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.

  IV.        Estava doente, mas foi trabalhar.

   V.        Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.

a)    causa, causa, condição, oposição, comparação.

b)    comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.

c)    causa, causa, conformidade, oposição, condição.

d)    finalidade, comparação, tempo, condição, causa.

e)    causa, causa, condição, condição, causa.


30. Em relação ao termo “OU” pode-se afirmar que é um operador discursivo que:

a)    nega o que foi apresentado anteriormente, indicando uma não contradição no decorrer do texto.

b)    marca uma relação de retificação, distorcendo o enunciado anterior.

c)    estabelece a progressão textual, estabelecendo uma relação de escolha, exclusão.

d)    delimita a relação entre os enunciados do texto, ocasionando uma redução de sentido à informação posterior.

e)    introduz um argumento que produz efeitos de sentidos contrários, alterando a informação anterior.

 

Leia o texto abaixo:

Características do internetês como abreviações, repetição de vogais, modificações do registro gráfico e as chamadas “risadinhas” estão associadas às possibilidades de registro gráfico-visual de certos padrões rítmico-entoacionais, que são assim registrados pelo sujeito. Não se trata, portanto, de degradação da modalidade escrita do português. Pode-se pensar, pois, que a presença desses fatos linguísticos da fala na escrita produzida no contexto da tecnologia digital (mas não somente) aponta, por um lado, para a identidade de um grupo ou de uma comunidade que quer se reconhecer por eles e por meio deles ser reconhecido, e, por outro, para a heterogeneidade característica da linguagem. [...]Cursos de português online

(KOMESU, Fabiana Cristina. Língua Portuguesa Especial, São Paulo: Escala Educacional, Ano 1, nº 1, julho/2008).

 

31. Analise as proposições abaixo: 

I - Os termos “PORTANTO” (linha 5) e “POIS” (linha 7) possuem equivalência semântica e provocam o mesmo efeito de sentido.

II - A locução “PODE-SE PENSAR” (linha 7), se substituída por “DEVE-SE PENSAR”, permanece com o mesmo sentido.

III - A expressão “(MAS NÃO SOMENTE)” (linha 9), se colocada entre travessões, teria o seu sentido alterado.

IV - Os termos relacionais “POR UM LADO” (linha 9) e “POR OUTRO” (linha 11) funcionam como conectores de ideias opostas.

Está (ão) correta(s), apenas:

a) I       

b) I, II e IV        

c) III e IV        

d) IV      

e) I, II e III

 

Leia o texto:

A REALIDADE SOCIAL DA VIRTUALIDADE DA INTERNET

Antes de mais nada, os usos da internet são, esmagadoramente, instrumentais e estreitamente ligados ao trabalho, à família e à vida cotidiana. O e-mail representa mais de 85% do uso da Internet, e a maior parte desse volume relaciona-se a objetivos de trabalho, a tarefas específicas e à manutenção de contato com a família e os amigos em tempo real. [...]

(CASTELLS, 2003, p. 99).

 

32. A expressão “ANTES DE MAIS NADA” (linha 1):

a) Estabelece uma sequenciação de valor exemplificativo e complementar relacionado aos objetivos de uso do e-mail.

b) Serve como força de expressão, com a intenção de enfatizar que o e-mail é o recurso da internet mais utilizado.

c) Dá início a uma argumentação que se contradiz ao que se depõe sobre os usos da internet.

d) Introduz um segmento e funciona para explicitar o sentido metafórico da realidade virtual.

e) É um recurso de textualização usado para estabelecer uma relação argumentativa que predetermina a temática do texto.

 

33. Observe a imagem abaixo e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:

a) O texto proferido pela modelo não apresenta nenhum problema gramatical e nem de sentido.

b) A modelo mostra uma crítica a sua mãe ao chamá-la de “galinha”.

c) A palavra “energia” usada nessa fala remete a energia elétrica do Brasil, a qual é de muito boa qualidade.

d) A modelo sugere que seu pai é um peixe, ou seja, um homem de bem.

e) A fala da modelo apresenta duplo sentido, causando problema de incoerência no que foi dito.

 

34. Observe a imagem abaixo que trata sobre a demissão do técnico Cuca e assinale a ÚNICA alternativa que apresenta o vício de linguagem presente nessa capa de revista:

 

a) Ambiguidade causada pelo nome do treinador: Cuca pode ser interpretada como “cabeça” ou como “o mostro” da história do “Sitio do pica-pau amarelo”.

b) Redundância pelo fato de o treinador ser demitido e estar caindo.

c) Cacófato, formado pela última sílaba do nome do treinador e o verbo no gerúndio “indo”, gerando a expressão indesejada “cu caindo”.

d) É intenção da revista causar a redundância, já que na imagem o treinador está com a mão dentro do calção, gerando o duplo sentido na manchete.

e) Não há nenhum problema de escrita ou sentido nesta capa de revista.

 

35. Assinale a única alternativa em que NÃO HÁ nenhum problema de coerência semântica e textual:

a) João saiu para fora para pegar o embrulho de pão.

b) O homem é flagrado nu no corredor do condomínio que reside.

c) A mulher após descobrir a traição se auto suicidou-se a si mesma.

d) Um homem baixo, loiro, foi flagrado nu no seu apartamento que morava no mesmo apartamento dos vizinhos.

e) Após a mulher abrir a porta, o homem que estava nu entrou para dentro da sua casa rapidamente.

 

36. Sobre o texto abaixo, pode-se afirmar corretamente que:

Eu tinha lá em casa dez garrafas de cachaça, da boa.

Mas minha mulher obrigou-me a joga-las fora.

Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia.

Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia.

Peguei a terceira garrafa bebi o resto e joguei o copo na pia.

Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo.

Pequei o quinto copo joguei a rolha na pia e bebi a garrafa.

Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto.

A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia.

Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa.

Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto.

O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia.     

 (http://www.piadasnet.com/piada181bebados.htm)

 

a) Esse texto está completamente incoerente, logo não transmite nenhum sentido ao leitor.

b) É inadmissível um texto como esse, tendo em vista não ter sentido lógico para o leitor.

c) Esse texto cumpre sua função comunicativa, apesar de seu autor não ter sido coerente com suas palavras.

d) Esse texto utiliza-se intencionalmente da incoerência semântica para atingir o efeito de sentido pretendido.

e) Acidentalmente, a lógica desse texto é o fato de não ter sentido lógico.

 

37. Encontre a incoerência em cada TEXTO abaixo e explique-as com as suas próprias palavras no seu caderno:

a) 

 

b)

    

 c)     

    

d)

e)

    

f)

 g)

    

 h)

     

 

38. A palavra destaca no trecho abaixo pode ser substituída sem alterar o sentido do texto por:

“Ana, como prefere ser chamada, é uma mulher bonita, inteligente, mas extremamente desastrada.” 

a) portanto

b) contudo

c) ou

d) porque

e) quando

 

39. Pode-se compreender a função da palavra em destaque do trecho abaixo é:

Kate consegue marcar um horário para entrevistar Christian Grey, um bilionário de 28 anos que comanda um negócio multinacional. Não obstante, ela acaba adoecendo no dia da entrevista e solicita que Ana a realize em seu lugar.

a) Dar continuidade ao texto.

b) Refere-se a um elemento fora do texto.

c) Retomar a palavra “entrevista” já dita antes.

d) Dar continuidade ao texto, estabelecendo o sentido de oposição ao que foi dito antes.

e) Retomar a palavra “Kate” já dita antes.

 

40.  A palavra em destaque no trecho abaixo estabelece no texto o sentido de:

Cinquenta tons de cinza” é um livro de conteúdo erótico, portanto, destinado a maiores de 18 anos. Por isso, não recomendo a leitura a qualquer pessoa.

a) oposição, pelo fato de o livro ser bom, mas não pode ser lido por todas as pessoas em geral.

b) adição ou soma, uma vez que essa obra soma qualidades positivas.

c) finalidade, já que o objetivo desse parágrafo é recomendar o livro.

d) causa, porque mostra o motivo pelo qual ele não pode ser destinado a todos os públicos.

e) modo, pois mostra a maneira como o livro deve ser apreciado pelo público leitor.

 

41. No trecho a seguir, a expressão em destaque refere-se a quem no texto:

“Ana ignora completamente os conselhos de sua amiga Kate e se deixa seduzir pelo homem que, para ela, é sinônimo de perfeição. Ela descobre mais sobre seus próprios desejos e se choca ao descobrir também que por trás daquele homem de sucesso existe um passado misterioso e segredos obscuros.”

a) a kate

b) a Ana

c) a Christian Grey

d) ao bilionário

e) homem de sucesso

 

42. Sobre a imagem abaixo pode-se afirmar que:

a) pelo modo como esse texto foi escrito (num pedaço de papel) não transmite sentido nenhum.

b) não apresenta elementos de coesão que deem sentido ao texto.

c) Não apresenta nenhum problema do ponto de vista do sentido.

d) a conjunção “porque” transmite a noção de uma conclusão.

e) esse texto apresenta uma incoerência.

 

43.  Ainda sobre a imagem anterior, nota-se a presença de uma ideologia pobre, porém ainda muito presente na mentalidade de algumas pessoas: preconceito racial. Essa ideologia se mostra no texto quando o aluno diz que:

a) apenas os negros são capazes de cometer crimes

b) ele não tem preconceito

c) preconceito é um crime

d) a professora é preconceituosa

e) apenas os negros não cometem crimes

  

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GABARITO OFICIAL:


 1.

a) É um texto dissertativo-opinativo. Traz a opinião da autora sobre tema de interesse público (papel social e redes sociais). Uso de argumentos para defender seu ponto de vista. Linguagem formal e articulada.

b) A cidadãos em geral, especialmente estudantes e jovens, para conscientizá-los sobre o uso crítico das redes sociais na política.

c) O papel do cidadão e o uso das redes sociais no cenário político brasileiro.

d) A autora considera as redes sociais positivas e essenciais para articular o povo, divulgar opiniões e pressionar os políticos, fortalecendo a democracia.

e) “Um exemplo disso é a Lei da ‘Ficha Limpa’ e tantos outros projetos que foram aprovados por conta da repercussão na internet.”

 

2.

a) Retoma “o nosso papel de cidadão e o uso das redes sociais no cenário político brasileiro”.

b) Coesão anafórica.

c) Efeito: acrescentar argumento. Objetivo: ampliar o ponto de vista, mostrando outra razão para considerar as redes sociais positivas.

d) Coesão sequencial.

e) Introduzir uma explicação ou esclarecimento sobre o que é o “papel importante”.

 

3.

a) Indica finalidade.

b) Indica adição (soma de ideias semelhantes).

c) Indica conclusão ou síntese do argumento.

d) Indica alternativa/oposição de possibilidades.

e) Indica causa/explicação.

 

4.

a) Refere-se a” nós, cidadãos brasileiros”.

b) Refere-se a “melhores condições sociais / futuro melhor”.

c) Refere-se a “reivindicações dos cidadãos/eleitores”.

d) Refere-se a “uma ferramenta a seu favor”.

e) Refere-se a “povo”.

 

5.

a) Não. O ponto de vista é consistente e coerente ao longo do texto.

b) Sim, linguagem clara e reflexiva, adequada a estudantes/cidadãos.

c) Sim, argumenta de forma organizada e convincente, mostrando o papel das redes sociais na democracia.

d) Retoma ideias principais (cidadania ativa, cobrança por democracia).

e) Sim, há repetição controlada (ex. papel cidadão), reforçando a coerência e o foco temático.

 

6. 

(6)
(1)
(4)
(2)
(5)
(3)

 

7.

(V)
(V)

(F)

(V)

(V)

 

8.

a) Não. Falta clareza, formalidade, coesão e organização argumentativa.

b) Não. Linguagem coloquial, pouco formal.

c) Não. Expressão pejorativa e ofensiva, inadequada num texto dissertativo-argumentativo.

d) Não. Linguagem inadequada e informal, além de erro gramatical (“nós” em vez de “a gente” ou “nos”).

e) Usar linguagem formal, argumentação estruturada, evitar julgamentos ofensivos, revisar gramática.

 

9.

a) Crítica irônica ao consumismo e globalização.

b) Não. Subverte o sentido para criticar o consumo.

c) (Resposta pessoal) Um pouco, pois exige interpretação crítica para captar a ironia.

d) Facilitam identificação e potencializam crítica social.

e) Critica o consumismo globalizado, sem fronteiras.

 

10.

a) Ansiedade e obsessão pelo celular.

b) Não. Há incoerência, contradição.

c) Revela nervosismo/obsessão, contrastando com o “tranquilo”.

d) Excesso de controle/ansiedade.

e) Sim. Critica dependência e neurose pelo vício em celular.

11. C

12. E

13. D

14. B

15. A

16.  a) mas, b) portanto, c) já que


17. a) "cadáver morto" b) como pode um cadáver morto? c) Foi encontrado alguém morto boiando. d) Um cadáver foi encontrado boiando em canal.

18.

"O golfinho nada velozmente e sai da água em grandes saltos fazendo acrobacias. É mamífero e, como todos os mamíferos, só respira fora da água. ELE vive em grupos e comunica-se com outros DA ESPÉCIE através de gritos estranhos que são ouvidos a quilômetros de distância. É assim que ESSE ANIMAL pede ajuda quando está em perigo ou avisa Aos OUTROS onde há comida. ESSE MAMÍFERO AQUÁTICO aprende facilmente os truques que o homem ensina e é por isso que muitos DELES são aprisionados, treinados e exibidos em espetáculos em todo o mundo."  Revista Ciência Hoje. 

19.
a) QUE se refere a "gangues de meninos de rua"
b)ESSE GUARDA ROUPA a andar com "roupas e tênis da moda"
c)ONDE, a mocós ( lugar imundo)
d)OS se refere a "meninos de rua"

a) Finalidade
b) Oposição 

20.

a) Pois
b) Se
c) e
d) Todavia” 

21.

A) A CHUVA
B) A CHUVA
C) NAS REGIÕES
D) A CHUVA
E) A CHUVA

a) EXPLICAÇÃO
b) TEMPO
c) OPOSIÃO
d) FINALIDADE
e) ADIÇÃO

22.

a) A chuva é necessária em todas as regiões do planeta, embora muitas pessoas não tenham consciência disso, JÁ QUE é fonte de vida.
b) O lavrador reconhece o valor da chuva e do sol para a plantação, TENDO EM VISTA QUE seu ofício depende dos recursos naturais e requer paciência e habilidade.
c) A terra é rica, embora não reconheçamos seu valor, VISTO QUE extraímos nosso alimento DELA.
d) Na cidade, as pessoas esquecem que a harmonia do planeta depende do equilíbrio entre os dias de sol e os dias de chuva, POIS lá já não se tem noção da origem dos gêneros alimentícios.

23. "onde", "onde", "a qual", "no qual".

24.
a)SE, 
b)JÁ QUE 
c)PARA QUE
d)PORÉM

250-C

26- B
27- A
28- E
29- A
30- C
31- A
32- E
33- E
34- C
35- B
36- D

37 -
a) Há uma informação deslocada. O objetivo principal é anunciar um serviço de relojoaria, mas de forma incoerente anuncia que também vende lanches (pasteis).
b) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. Está chamando os clientes de “linguiça” ou “só atende quem comprou “linguiça”.
c) Informação desnecessária. Quando contratamos um serviço de pintor, é evidente que ele que precisa vir até ao nosso imóvel.
d) Incoerência, contradição. Então não é aberto todos os dias.
e) Incoerência. Há uma informação deslocada. Se acredita em Jesus, então não deveria vender cigarros para matar as pessoas.
f) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. A família mudou-se ou a família, que tinha membros “mudos”, vendeu alguma coisa.
g) Incoerência, pois a placa se preocupou em chamar mais atenção no seu material cortante do que informar sobre o perigo de uma ponte.
h) Informação totalmente desnecessária. 

38 - B
39 - C
40 - D
41 - B
42 - E
43 - A





108 Comentários

  1. Olá! Como faço para conferir a resposta das atividades? Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. GABARITO:
    1- a) mas, b) portanto, c) já que
    2- a) "cadáver morto" b) como pode um cadáver morto? c) foi encontrado alguem morto boiando. d) Um cadáver foi encontrado boiando em canal.
    3- "ele", "que esses animais", "os avisa", "esse mamífero", "outros".
    11- c
    12-b
    13-a
    14-e
    15-"Como pode ter medo de solidão e procura lugares isolados de pessoas?"

    Estou sem tempo de colocar o resto das respostas.
    obrigado por acessar meu bolg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAVOR OLHAR A PERGUNTA A BAIXO URGENTE!!!

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    2. Acho que a 5º questão se responde assim:
      QUE se refere a "gangues de meninos de rua"
      ESSE GUARDA ROUPA a andar com "roupas e tênis da moda"
      ONDE, a mocós( lugar imundo)
      e finalmente, OS se refere a "meninos de rua"

      A 6º segue a seguinte ordem de conectivos
      POIS
      SE
      E
      TODAVIA

      A 7º acho
      a)
      seus (linha 04)- se refere a efeitos da chuva
      b) dela (linha 04) - plantas
      c) onde (linha 05)- regiões
      d) na (linha 07)- chuva
      e) da qual( linha 10 )- vida vegetal

      b)



      porque (linha 01)- explicativo
      b) enquanto (linha 03) tempo
      c) mas (linha 02) alternativa
      d) para que (linha 07 )- finalidade
      e) e (linha 10)- adição

      8º....
      A 9º questão seria A CIDADE EM QUE

      A 10º questão se responderia respectivamente
      SE, PORQUE, JÁ QUE OU PORQUANTO E
      PARA QUE
      PORTANTO
      Parando por aqui, cansei. Rsrs
      Uilza Dantas- FACEBOOK

      Excluir
    3. Bom dia!
      Gente, está ai as respostas de todas as questões na integra

      GABARITO:
      QUESTÃO 01
      a) mas,
      b) portanto,
      c) já que

      QUESTÃO 02
      a) "cadáver morto"
      b) como pode um cadáver morto?
      c) foi encontrado alguém morto boiando.
      d) Um cadáver foi encontrado boiando em canal.

      QUESTÃO 03
      "ele", "que esses animais", "os avisa", "esse mamífero", "outros".

      QUESTÃO 04
      “O animal”, “da espécie”, “danadinho”, “aos colegas”, “ele”, “deles”.

      QUESTÃO 05
      a) QUE se refere a "gangues de meninos de rua"
      ESSE GUARDA ROUPA a andar com "roupas e tênis da moda"
      ONDE, a mocós ( lugar imundo)
      e finalmente, OS se refere a "meninos de rua"
      b) Finalidade
      Oposição

      QUESTÃO 06
      a) Pois
      b) Se
      c) e
      d) Todavia”

      QUESTÃO 07
      a) A chuva
      Da chuva
      Regiões sem chuva
      A chuva
      Vida vegetal
      b) Explicação
      Oposição
      Finalidade
      Adição

      QUESTÃO 08
      a) Ela
      b) Já que
      c) Pois
      d) Haja vista que

      QUESTÃO 09
      A cidade em que

      QUESTÃO 10
      a) Se
      b) Porque
      c) Já que
      d) Porem

      QUESTÃO 11
      c

      QUESTÃO 12
      b

      QUESTÃO 13
      a

      QUESTÃO 14
      e

      QUESTÃO 15
      "Como pode ter medo de solidão e procura lugares isolados de pessoas?"

      Excluir
  3. PERGUNTA DA FACULDADE MAURICIO DE NASSAU, EM SEU "EAD" SOBRE MESMO ASSUNTO, ME DEIXOU EM DUVIDAS SOBRE QUAL ALTERNATIVA ESTÁ CORRETA?

    EAD 7ª AULA DO DIA +/- 10/01/2014 ATÉ 30/01/2014

    Qual enunciado abaixo apresenta INCOERÊNCIA textual e semântica:
    a) Joana pegou o ônibus correndo
    b) Ganhei um picolé grátis por 2 reais.
    c) A ratoeira pegou 3 ratos: dois à noite, um na madrugada.
    d) Hoje em dia, a violência está muito grande no mundo.
    e) Não estudou nada, portanto não passou na prova.

    E AI PROFESSOR QUAL RESPOSTA?

    SIM, ADICIONE-ME POR FAVOR NO FACE: https://www.facebook.com/jullio.pereira.1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a letra C, pois não existe a possibilidade de você ganhar um picolé de graça por 2 reais. Tem? ou você ganhou o picolé. ou você pagou por ele. Portanto, letra B. Não?

      Excluir
    2. Não é a letra C, pois não existe a possibilidade de você ganhar um picolé de graça por 2 reais. Tem? ou você ganhou o picolé. ou você pagou por ele. Portanto, letra B. Não?

      Excluir
    3. Letra A: não sabemos quem está correndo, se é a moça ou o ônibus.

      Excluir
    4. Letra b, como se ganha um picolé grátis se você pagou R$ 2,00 por ele?

      Excluir
  4. Alguém ai sabe me explicar a questão 8.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve transformar os dois períodos em um só, representando a palavra sublinhada através de um pronome relativo, criando, assim, um período composto por or. Principal e or. Subordinada adjetiva.

      Excluir
  5. Quando vai postar o resto do gabarito ?

    ResponderExcluir
  6. Gostei mui da forma que você apresentou os exercícios!! Vou usá-los na sala de aula, mas ficarei muito grata se você tiver um tempinho para colocar as outras respostas...aguardo! Sucesso!! Ludmila Lopes

    ResponderExcluir
  7. 12.) Na frase: Sou coletivo. Tenho o mundo dentro de mim. O elemento coesivo que melhor uniria estas duas orações é: B) AFINAL.
    O fato de ter o mundo dentro de si não seria referência à um pensador ou alguém que está em conflito com seu interior, mostrando-se então uma pessoa individual ou excluída? No caso a letra C) ENTRETANTO?

    ResponderExcluir
  8. Professor, responde a questão 8... Não entendi o que ta pedindo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve transformar os dois períodos em um só, representando a palavra sublinhada através de um pronome relativo, criando, assim, um período composto por or. Principal e or. Subordinada adjetiva.

      a) A chuva, que é fonte de vida, é necessária em todas as regiões do planeta, embora muitas pessoas não tenham consciência disso.

      Excluir
  9. Gabarito das que falta, por favor!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Quem é o autor do texto "Poderíamos viver sem chuva"? Qual a fonte?

    ResponderExcluir
  11. Quem é o autor do texto "Poderíamos viver sem chuva"? Qual a fonte?

    ResponderExcluir
  12. Olá, professor Jean,

    Essas atividades são das melhores que já encontrei, pois levam a uma verdadeira reflexão sobre a língua. Vou tentar utilizá-las em sala.

    ResponderExcluir
  13. qual e a resposta da atividade 5 e 7 estou querendo saber qual e aresposta

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito das questões. Acredito que da forma como abordou a gramática possibilita o verdadeiro aprendizado, pois leva os alunos a reflexão e não à decoreba.Obrigada!
    Milsa

    ResponderExcluir
  15. Na questão 12, não poderia ser outros elementos coesivos ? Parece que nessa questão a coesão depende da coerência, como se fosse possível ser todas as alternativas, dependendo de como é feita a interpretação.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns! Amei essas atividades. Passei quase todas para os meus alunos.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns! Amei essas atividades. Passei quase todas para os meus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lucilene! Hoje já mudei bastante minhas concepções de lingua/linguagem. Quando eu tiver tempo irei dar uma atualizada nesta atividade!
      Mas uma vez obrigado!

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  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Vc poderia disponibilizar a resposta das outras questões... Gostei muito do material e quero aplicar nas minhas turmas, mas estou com 8 disciplinas e não tenho tempo para responder tudo com calma. Fico no aguardo. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Olá, adorei o blog!
    Na questão 13, a resposta correta é a letra A, certo?
    Mas fiquei em dúvida com relação às incoerência da letra C. Você pode me explicar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana! Desculpe-me a demora.
      A resposta da 13 é a letra "a" mesmo.
      A letra "c" apresenta uma incoerência de informação, pois a violência sempre existiu no mundo e não apenas "Atualmente"!
      Obrigado pelo acesso!!!

      Excluir
  21. Alguém sabe me dizer as repostas da 22?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) Há uma informação deslocada. O objetivo principal é anunciar um serviço de relojoaria, mas de forma incoerente anuncia que também vende lanches (pasteis).

      b) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. Está chamando os clientes de “linguiça” ou “só atende quem comprou “linguiça”.

      c) Informação desnecessária. Quando contratamos um serviço de pintor, é evidente que ele que precisa vir até ao nosso imóvel.

      d) Incoerência, contradição. Então não é aberto todos os dias.

      e) Incoerência. Há uma informação deslocada. Se acredita em Jesus, então não deveria vender cigarros para matar as pessoas.

      f) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. A família mudou-se ou a família, que tinha membros “mudos”, vendeu alguma coisa.

      g) Incoerência, pois a placa se preocupou em chamar mais atenção no seu material cortante do que informar sobre o perigo de uma ponte.

      h) Informação totalmente desnecessária.

      Excluir
  22. Qual a resposta da 8? Na frase: o Brasil é um país subdesenvolvido.dessa forma ,não tem muito prestigio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é a expressão "Dessa forma".
      Obrigado pelo acesso!
      Abraço!

      Excluir
  23. Caríssimo, até hoje uso suas atividades com meus alunos. Muito obrigado pela gentileza em compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, meu querido, você não sabe o quanto essa sua mensagem me deixou feliz! Não ganho nada para manter esse blog, mas o fato de saber que pude ajudar um colega de profissão e que minhas atividades estão rolando por aí, fico muito feliz. Não tem quem pague!
      Grande abraço!!!!! E esteja à vontade para acessar aqui quando precisar.

      Excluir
    2. Professor este e sem duvida o melhor site que encontrei.As atividades não são decorebas e levam o aluno a pensar.parabéns!

      Excluir
    3. Olá, Nayara!
      Bom dia!
      Muito obrigado pelo elogio.
      Que bom que você gostou.
      Realmente, a escola deve motivar os alunos a serem "seres pensantes" e não leitores funcionais.

      Mais uma vez muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  24. Não entendi a resposta da questão 9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão número 9 não é de assinalar. Você vai retirar o ponto final entre as frases, e no lugar dele vai colocar uma conjunção de acordo com o que se pede nos parênteses.

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  25. a resposta da numero 5 como fica ??

    ResponderExcluir
  26. São ótimas suas postagens! Obrigado por compartilha conosco!

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    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Muito obrigado pelo comentário!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Queria muito te parabenizar por tamanha presteza em ajudar o próximo suas explicações estão me ajudando muito no meu curso de letras libras.deixo o meu contato também caso precise de algo 35.99200-0332

      Excluir
    3. Boa tarde! Obrigado pela mensagem. Não espera que com esse blog poderia interagir tanto assim com as pessoas e ajudá-las também. Fico grato mais uma vez por seu comentário e seja muito feliz no seu curso.

      Excluir
  27. Muito bom o seu blog! obrigada por compartilhar conhecimento!
    Já salvei como favorito!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, Tane. Obrigado! Fico feliz pelo comentário!
    Explore à vontade! Use as atividades que quiser.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, professor Jean.
    Seu blog é muito bom!
    Muitas atividades bem trabalhadas. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha sempre. Abraço!
      Fico muito feliz com esse tipo de mensagem!

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  30. qual é questão 22 alguem pra me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22 -
      a) Há uma informação deslocada. O objetivo principal é anunciar um serviço de relojoaria, mas de forma incoerente anuncia que também vende lanches (pasteis).
      b) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. Está chamando os clientes de “linguiça” ou “só atende quem comprou “linguiça”.
      c) Informação desnecessária. Quando contratamos um serviço de pintor, é evidente que ele que precisa vir até ao nosso imóvel.
      d) Incoerência, contradição. Então não é aberto todos os dias.
      e) Incoerência. Há uma informação deslocada. Se acredita em Jesus, então não deveria vender cigarros para matar as pessoas.
      f) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. A família mudou-se ou a família, que tinha membros “mudos”, vendeu alguma coisa.
      g) Incoerência, pois a placa se preocupou em chamar mais atenção no seu material cortante do que informar sobre o perigo de uma ponte.

      h) Informação totalmente desnecessária.

      Excluir
  31. Parabéns! Estão maravilhosas essas atividades.

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    ResponderExcluir
  33. Olá, professor Jean!!
    venho aqui agradecer a você esse material incrível compartilhado conosco.
    Muito obrigada!
    Parabéns pela dedicação e criatividade na formulação das questões. Gostei muito de seu estilo leve e descontraído ao preparar questões, às vezes tão complexas para serem explicadas, como as constrói permite que o estudo fique mais divertido e prazeroso. Acredito que deva ser assim ao tratarmos de assuntos tão importantes como a nossa língua.

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    1. Bom dia!
      Obrigado, minha querida, pela mensagem.
      São mensagens como esta que me motivam a cada vez mais continuar com esse blog.
      Fiquei muito feliz pelo seu feedback.
      forte abraço!

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  34. Parabéns professor me ajudou muiiito

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  35. Vcs sabem a 18.19.20.21?

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  36. poderia me dar a resposta das questões 24, 25, 26, 27 e 28?

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  37. Muito bom, bem didático! Parabéns, um dia chegarei lá!

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    1. Bom dia, Conceição
      Obrigado pelo comentário.
      Fico feliz por ter gostado!

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  38. As atividades são ótimas. Parabéns. E obrigada por compartilhar!

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  39. Obrigada por compartilhar as excelentes atividades!

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