1. O pai conversa com a filha ao telefone e diz
que vai chegar atrasado para o jantar.
Nesta situação, podemos dizer que o canal é:
a) o pai
b) a filha
c) fios de telefone
d) o código
e) a fala
2. Assinale a alternativa incorreta:
a) Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b) Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c) As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números
etc.
d) Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e) Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando
novas mensagens.
3. Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque:
a) não dominava os signos
b) não dominava o código
c) não conhecia o referente
d) não conhecia o receptor
e) não conhecia a mensagem
4. Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
a) o código que ele utiliza
b) o canal que ele utiliza
c) quem recebe a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o assunto da mensagem
5. A mãe de Felipe sacode-o levemente e o chama: “FELIPE, ESTÁ NA HORA DE ACORDAR”.
O que está destacado é:
a) o emissor
b) o código
c) o canal
d) a mensagem
e) o referente
6. Podemos afirmar que Referente é:
a) quem recebe a mensagem
b) o assunto da mensagem
c) o que transmite a mensagem
d) quem envia a mensagem
e) o código usado para estabelecer comunicação
7. Observe a imagem ao
lado e assinale a única alternativa que contenha apenas as afirmativas verdadeiras:
I-
Este
texto apresenta diversos desvios à língua culta, portanto não transmite sua
mensagem.
II-
O
canal em que essa mensagem foi produzida não atrapalha o entendimento da mesma.
III-
A
mensagem é religiosa, destinada a receptores cristãos.
Estão
corretas apenas:
a) I
b)
II
c) III
d) I e III
e) II e III
8. De acordo com a imagem abaixo assinale V ou F
nos parênteses e depois assinale a letra correta:
(
) A situação do texto é um pedido de ajuda que não foi compreendido.
(
) O emissor não entende a mensagem do receptor.
( )
O código usado nesta comunicação é a língua portuguesa.
(
) A palavra “hora” causou a confusão no diálogo.
( ) Os sinais feitos com o dedo pelo homem que está atrás do carro não
transmitem sentido nesta imagem.
( ) Os sinais feitos com o dedo pelo homem que está atrás do carro são
exemplos de linguagem não-verbal.
A sequência correta é:
a) VFVVFV
b) VFVVFF
c) FFVVFV
d) VFFVFV
9. Observe os
elementos da comunicação:
I) Emissor: Revista Veja
II) Receptor: os leitores da publicação.
III) Canal: língua portuguesa
IV) Código: mídia impressa
V) Contexto ou referente: principal -
bullying nas escolas
VI) Mensagem: Abaixo a tirania dos
valentões (principal).
Está(ao) INCORRETOS:
a) I, III
b) III, IV
c) IV, VI
d) V e VI
10. Comunicação só poderá
existir quando duas
ou mais pessoas estiverem interagindo
em torno de
uma mensagem, seja
ela escrita ou oral por canais,
como rádio, telefone, carta, etc.
Para que haja comunicação,
é necessária a
interação de vários elementos.
Sobre os elementos da comunicação,
assinale a alternativa que
corresponde ao veículo
que permite a transmissão da mensagem.
a) Emissor.
b) Receptor.
c) Ruído.
d) Canal.
e) Mensagem.
Texto para as questões 11 e 12.
A parte da senzala que era habitada pelas
negras solteiras, logo que o sol iluminou as grades das janelas que davam
para o vale, tornou-se movimentada. Mulheres de chimangos quase brancos, os
braços muito pretos de fora, falavam em voz baixa e gesticulavam
nervosamente. Algumas delas mais velhas diziam palavras africanas na
excitação em que estavam e não se compreendiam porque eram de diversas nações
e haviam sido escolhidas já de propósito assim, para que não formassem grupos
à parte, com a linguagem secreta de uma só algaravia.
(Cornélio Pena, A Menina Morta)
|
11. Sobre o texto,
leia os itens seguintes.
I. As escravas dispunham de um código comum
de palavras africanas.
II. Fora intencional o agrupamento de
escravas provenientes de nações diversas.
III. A falta de uma língua comum
dificultava as relações que mantinham com a administração.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II, somente.
d) II e III, somente.
e) todos os itens.
12. A afirmação
contida no item II pode ser confirmada no trecho: “eram de diversas nações e
haviam sido escolhidas já de propósito assim”. O que se afirma no item I é contraditório
em relação ao que se afirma em II, e o item III está incorreto porque não se
menciona no texto a dificuldade no relacionamento entre as escravas e a
administração. No texto, algaravia
I. É o mesmo que um código não verbal no
caso de povos iletrados.
II. Designa uma língua estranha aos membros
de outro grupo.
III. É a mistura de palavras africanas com
palavras da língua portuguesa.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II, somente.
d) II e III, somente.
e) todos os itens.
13.
O humor da imagem acima está em
a) subverter a lógica convencional ao unir
objetos de universos culturais diferentes.
b) transformar a expressão idiomática
(utilizada por homens) “tirar água do joelho”, que significa urinar, no seu
equivalente fotográfico, tomada a expressão em seu sentido literal.
c) instaurar uma divergência entre sentido
figurado e representação iconográfica.
d) apresentar uma desproporção entre o
universo civilizado e o selvagem.
e) utilizar o eufemismo, ou seja, a
suavização de expressões chocantes ou grosseiras.
14.
Observe a tirinha abaixo e assinale a letra que contenha as afirmativas
verdadeiras:
I- A comunicação é
iniciada pela personagem feminina através do código da língua portuguesa falada.
II- Pode-se inferir que o personagem masculino,
no segundo quadrinho, ignora a interação iniciada pela companheira, portanto
não há comunicação entre eles.
III- A intenção desta
tirinha é fazer uma intertextualidade com a atual situação política do nosso
Brasil.
Está (ão) correta (s):
a) I apenas
b) II apenas
c) III apenas
d) I e III
e) II e III
15. Ainda sobre o texto acima, a
função da linguagem predominante é a:
a)
Metalinguística, pois a personagem feminina usa a língua portuguesa para
explicar a má fase do seu relacionamento.
b) Fática, visto
que ela tenta estabelecer um diálogo com o parceiro.
c) Expressiva,
uma vez que a personagem feminina expõe o que está sentindo pela má fase do seu
relacionamento.
d) Conativa, pois
a personagem feminina tenta convencer o parceiro a discutir a relação.
e) Referencial,
porque a personagem feminina avisa ao seu parceiro a real situação da relação
deles.
16. Da imagem abaixo se pode
compreender que:
a) O anúncio tem
por objetivo conscientizar/persuadir o leitor a aderir a um projeto de proteger
a natureza.
b) O anuncio foi
criado para explorar o sentido único da expressão “filho da mãe”.
c) O objetivo
principal deste texto é passar uma informação.
d) A expressão
“filho da mãe” causa estranheza ao leitor e foi usada no sentido pejorativo.
e) O canal para
veicular está mensagem é a revista Época e a função da linguagem predominante é
a referencial.
17. Leio o texto abaixo e assinale a
única alternativa correta:
LEGISLATIVO APROVA MEDIDA
PROVISÓRIA QUE CONGELA SALÁRIO DOS SERVIDORES DA PARAÍBA EM 2016
A Medida Provisória 242, editada pelo
governador Ricardo Coutinho (PSB) e que dispõe sobre a suspensão dos
reajustes salariais dos servidores do Estado, acabou sendo aprovada durante
sessão realizada nesta terça-feira (15-03-2016), em meio a discursos
acalorados entre as bancadas de situação e oposição.
A matéria foi aprovada por 19 votos
favoráveis contra 10 votos contrários.
Votaram a favor
os deputados Adriano Galdino (PSB), Anísio Maia (PT), Arthur Cunha Lima Filho
(PT do B), Branco Mendes (PEN), Buba Germano (PSB), Caio Roberto (PR), Doda
de Tião, Edmilson Soares (PEN), Hermano Santos, Estela Bezerra (PSB), Galego
Souza, Genival Matias (PT do B), Gervasinho (PSB), Hervázio Bezerra (PSB),
Inácio Falcão (PT do B), Nabor Wanderley (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Tião
Gomes (PSL) e Zé Paulo.
Os votos contrários foram dos
deputados Arnaldo Monteiro (PSC), Bruno Cunha Lima (PSDB), Camila Toscano
(PSDB), Dinaldinho (PSDB), Frei Anastácio (PT), José Aldemir (PEN), Jutay
Menezes (PRB), Raniery Paulino (PMDB), Renato Gadelha (PSC) e Tovar Correa
Lima (PSDB).
Assinada pelo governador Ricardo
Coutinho (PSB), a matéria suspendeu os reajustes das remunerações e subsídios
dos servidores ativos civis e militares da administração direta e indireta,
inclusive dos proventos dos servidores inativos e pensionistas.
(http://opipoco.com.br/)
|
a) O texto acima
é uma notícia em que o código usado para transmiti-la foi o site http://opipoco.com.br/.
b) Segundo o
texto, os servidores do estado da Paraíba terão seus salários reajustados em
data já marcada pelo governo.
c) A função da
linguagem predominante no texto é a referencial, visto que o texto traz uma
informação para o leitor.
d) Segundo o
texto, a MP foi aprovada de forma unânime, isto é, sem resistência nenhuma.
e) A função da
linguagem predominante no texto é a metalinguística, visto que o texto explica
para o leitor os motivos da aprovação da MP 242.
18. Leia um diálogo típico
das redes sociais e assinale a única alternativa correta:
k@ty@: - Kd vc? To c
sds de vc!
Artur: - To em kza,
hj tah fmz aki.
k@ty@: - Pq vc naum
resp m msg?
Artur: - Rlx, to d boa. Jah t lg.
|
a) Essa passagem
não se concretiza como texto, pois, as regras gramaticais de ortografia,
acentuação, utilização da letra maiúscula etc, são totalmente deixadas de lado
pelo autor do scrap.
b) Em um ponto de
vista gramatical a passagem não corresponde a um texto porque ela não expressa
claramente a informação que o autor (dele) quis passar.
c) Não
corresponde a um texto por não apresentar coesão e coerência, além disso o
texto não pode ser compreendido por causa das falhas gramaticais.
d)Trata-se de um
texto verbal coerente, que se manifesta através abreviações e símbolos, os
quais, na escrita, provocam estranheza, mas, lidos no seu lugar de origem,
cumprem sua função comunicativa.
e) Trata-se de um
texto verbal que evidencia a linguagem digital, e é considerado errado, pois o
local em que foi empregada essa linguagem, o Whatsapp, não é suporte para esses
desvios ao português padrão.
19. Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
Ao sair do boteco, todo embriagado,
consegue chegar em casa com muito custo. Abre a porta e vai correndo para o
banheiro. Assustado, corre para o quarto e acorda a mulher:
-
Ô muié....Essa casa tá mal assombrada! Eu abri a porta do banheiro e a luz
acendeu sozinha. Depois, fechei a porta e a luz apagou sozinha.... A mulher,
pê da vida, grita:
- Filho da mãe!!! Você mijou na geladeira
de novo!!!!
|
a) O humor do texto está na fala da mulher.
b) O canal neste texto é a porta da geladeira.
c) O código deste texto é a língua portuguesa ( no nível coloquial).
d) A função da linguagem predominante é a referencial, tendo em vista
o diálogo dos dois.
e) O emissor da mensagem é a mulher do bêbado.
20. Analise a imagem abaixo e
assinale a única letra correta:
a) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação
trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o código são gestos.
b) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação
trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o canal são gestos.
c) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação
trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo o emissor foi
demitido.
d) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação
trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação,
porque o receptor não captou a mensagem correta.
e) A imagem acima representa como os seis elementos da comunicação
trabalham na hora de um diálogo. Vemos que neste exemplo não houve comunicação,
porque o emissor não captou a mensagem correta.
GABARITO OFICIAL
1CGABARITO OFICIAL
2B
3B
4A
5D
6B
7B
8A
9B
10D
11C
12C
13B
14D
15C
16A
17C
18D
19 A / C
20D
Olá! Você tem o gabarito das atividades?
ResponderExcluir1c 2b 3b 4a 5d 6b 7b 8b 9b 10d 11c 12c 13b 14d 15c 16a 17c 18d 19a/c 20d
ExcluirQual é a resposta certa dá 8?
ExcluirA letra a
ExcluirQual é a correta da 16 E porque?
Excluir9 é B, pois ele quer que marque o item cujas afirmações estejam incorretas. AS definições de código e canal estão incorretas: III e IV...
ResponderExcluirmas qual seria a resposta certa ?
ExcluirA resposta é a letra B mesmo
ExcluirNa verdade a resposta correta seria a letra D
ExcluirÉ B mesmo. Está trocado:
ExcluirIII) Canal: língua portuguesa
IV) Código: mídia impressa
Na verdade o código seria a língua portuguesa e o canal a mídia impressa. Logo, letra B é a resposta correta pois indica a alternativa com os dados errados.
A resposta correta é: III, IV
ExcluirGOSTEI DA SIMPLICIDADE COM QUE VOCÊ ABORDA O ASSUNTO
ResponderExcluirOh, minha querida, muito obrigado!!!!
ExcluirVisite o blog sempre que precisar!!!
Abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAdorei, me ajudou bastante, muito obrigada professor!
ResponderExcluirOlá!
ExcluirQue bom ter ajudado!
Grande abraço!
Parabéns! Belo trabalho!
ResponderExcluirOi!
ExcluirMuito obrigado pelo comentário!
Abraço!
O 11 é A?? Achei que só a II estava correta conforme o 12
ResponderExcluirOlá! A questão 11 a resposta correta é a letra C.
ExcluirGrande abraço!
Obrigado pelo conteúdo excelente e brilhante!
ResponderExcluirObrigado!!!!
ExcluirGrande abraço e visite sempre que precisar esse blog!
Obrigado:)
ResponderExcluirAssinale a alternativa incorreta referente as funções da comunicação
ResponderExcluirEscolha uma:
a. Controle.
b. Expressão emocional.
c. Conflitos interpessoais.
d. Informação.
C
Excluirgostei dos exercícios. pude ver que ainda nao estou afiada na matéria.
ResponderExcluirObrigado pelo acesso!Logo logo vvocê estará fera nesse assunto.
ExcluirVolte sempre que precisar!
Forte abraço!
Pq o 13 é a letra B?
ResponderExcluirOlá! Boa noite.
ExcluirA 13 é a letra B, porque mesmo sem ter nada escrito, a imagem representa um ditado popular, sendo assim, seu humor é causado por isso.
Muito obrigado, agora deu para entender esse conteúdo.parabens.
ResponderExcluirDesculpa a demora. Mesmo assim, muito obrigado!
ExcluirTive poucos erros , não entendo como não consigo ir bem na prova.
ResponderExcluirÀs vezes isso acontece. A pessoa acha que a prova estava boa, mas na verdade as questões veem cheias de casquinhas de banana para a pessoa errar.
Excluirprf eu preciso da resposta da questão 11 mas nao é de marca
ResponderExcluirOlá, desculpa a demora.
ExcluirA questão 11 é de marcar sim!
A resposta correta é a letra C
Excelente trabalho!! Gostaria de usar suas questões com meus alunos
ResponderExcluirOlá, Igor!
ExcluirDesculpa a demora!
Com certeza você deve sim usar qualquer atividade desse blog com suas turmas. É esse o objetivo do blog.
Muito bom agora estou conseguindo atender muito obrigado
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEita coisa boa!
Volte sempre que precisar!
qual a resposta da 19 a ou c ?
ResponderExcluirAs duas são a resposta. Se marcar uma ou outra acerta.
ExcluirBoa noite professor,
ResponderExcluiraprendi bastante com esses conteúdos, muito bons.
Obrigado, e que este blog possa nos brindar com muitas matérias boas.
Eita que comentário motivador para mim. Muito obrigado! Fico feliz!
Excluirobrigada professor ajudou demais!
ResponderExcluirBoa tarde! Obrigado você. Grande abraço!
ExcluirQual é a resposta da letra 20?
ResponderExcluirQual é a resposta da letra 20??? Pfv alguem me respondeeee
ResponderExcluirD
ExcluirA letra 20 é a d???
ResponderExcluirSim, a resposta é a letra D
ExcluirEmissor da revista Veja
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQual é a resposta da 19 a ou c
ResponderExcluirBoa tarde, João. A resposta é A e C. Se marcou qualquer uma dessas, acertou.
ExcluirQual é a resposta da atividade 2
ResponderExcluirJean, meu professor querido! Você não sabe o quanto tem me ajudado em sala de aula! No mundo moderno, suas aulas funcionam como lição de casa e revisão do que estamos estudando! Muito obrigado! Parabéns!
ResponderExcluirEita que coisa boa! Fico feliz demais! Isso me motiva mais e mais a continuar com esse blog. Grande abraço! Que felicidade minha!
ExcluirObrigada! Ajudou bastante.Parabens pela iniciativa!
ResponderExcluirObrigado você pela força. Grande abraço!
ExcluirQual seria a resposta correta na questão 19?
ResponderExcluirQual a resposta da 2?
ResponderExcluir2 - b
ExcluirParabéns!!! vc é 10. Essas questões me ajudaram muito com os meus alunos.
ResponderExcluirObrigado! Fico feliz pelo comentário!
ExcluirQual a resposta da 2?????
ResponderExcluirQual a resposta da 18??????
ResponderExcluirD
Excluirqual a resposta da 16 por favor
ResponderExcluirQual é a responda da 14 porque eu não entendo
ResponderExcluirMe empresta o carro,pai?
ResponderExcluirOnde você vai?
Dar umas voltas..
Sabe quais foram suas notas.moço?
Sei...
Então sem carro.
Perg.mensagem e contexto
obrigado!me ajudou muito 👏👏
ResponderExcluirDisponha sempre. Abraço!
ExcluirAmei
ResponderExcluirSimples e bem objetivo.
OBRIGADO, ajudou muito.
Muito obrigado você pela mensagem!
ExcluirExercícios maravilhosos, obrigada
ResponderExcluirObrigado você pelo comentário.
ExcluirDisponha sempre!
No 8 quesito o tópico o qual fala que a "hora" é o termo que confunde o receptor não estaria errado? Porque se for analisar direito, o termo que confunde seria o verbo "bater".
ResponderExcluirOlá, boa noite. Obrigado pelo comentário.
ExcluirA palavra "hora" causa sim a confusão mental no receptor. Isso é confirmado no último quadrinho quando ele confirma a hora no relógio.
Forte abraço!
Olá professor na 2° questão em lugares e a alternativa (D) e em outro e a (B)
ResponderExcluirQual a alternativa incorreta
Queria saber ah 1?
ResponderExcluirAmo seu trabalho no blog. Faço destes materiais fonte de informação para meus planejamentos. Obrigada!!!
ResponderExcluirBom dia, Niedja!
ExcluirObrigado você pela mensagem.
Que bom que você gosta desse blog.
O objetivo dele é ajudar os colegas professores com o que puder.
Volte sempre que assim precisar.
Abraço!
Qual a resposta da 20
ResponderExcluirD
ExcluirQual a resposta da 14??
ResponderExcluirD
ExcluirMuito bom teu blog professor, tens me auxiliado bastante. Tenho dificuldades em trabalhar com o 9º ano do fundamental anos finais, gostaria de mais sugestões para dar aula com música. Se puder ajudar eu agradeço.
ResponderExcluirOlá boa tarde!
ResponderExcluirDisponha sempre!
Muito obrigado pelo comentário e que bom que gostou!
Eu não tenho atividades com músicas, mas uma sugestão seria você trabalhar com dois tipos de músicas: as músicas que os alunos gostam: funk, forró e tal, e as músicas de MPB para apresentar algo nosso para esses alunos. Elabore perguntas de interpretação e coisas da gramática/ortografia.
Abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente, professor! Grata pelas questões! Abraço grande!
ResponderExcluirEu que fico bastante agradecido pela mensagem. Grande abraço!
ExcluirObrigado por me ajudar. Meu filho está estudando esse conteúdo e não tinha compreendido direito. Depois q vi seus exercícios consegui ajuda-lo.
ResponderExcluirBom dia, Marcia. Que bom que gostou.
ExcluirFico grato pela mensagem.
Qual a resposta da 1
ResponderExcluirC
ExcluirPostar um comentário