1. Assinale a alternativa incorreta a respeito da poesia de Carlos Drummond de Andrade:
a) O jogo verbal, em alguns poemas, acentua a
relativização das várias faces da realidade.
b) O sujeito poético, várias vezes, reveste suas
expressões de um fino traço de humor.
c) O sujeito poético, constantemente, transmite
sensações de dúvida e de negação.
d) Os versos que contêm uma ênfase mística podem
ser vistos como produtos do fervor católico do poeta.
e) Importantes poemas publicados na década de 1940
tratam de temas de caráter social.
2.
No poema abaixo, qual a temática central do texto
drummondiano:
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
Que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o
convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto
Fernandes
Que não tinha entrado na história.
a) A
metalinguagem, tendo em vista o poeta definir o amor.
b) O
desencontro amoroso, dúvidas, medos das pessoas em relação ao amor.
c) Exaltação
da família
d) Crítica às
guerras, em mostrar que o amor é o mais importante.
e) Homenagem
ao poeta Camões que também tenteou definir o amor.
3. Qual temática abaixo não faz parte da obra “Antologia Poética” de Carlos Drummond de Andrade:
a) O eterno
conflito entre o eu e o social.
b) Homenagem
aos amigos reais ou intelectuais.
c) Uma visão,
ou tentativa de a existência.
d) O choque
social.
e) Política do
Brasil e do mundo.
4. Em relação ao enredo de Os ratos, só NÃO se pode afirmar que:
a) Não conseguindo o empréstimo, o protagonista
sofre ação de despejo.
b) Alcides pede a Naziazeno para prestar contas
antigas com Andrade a quem emprestaria dinheiro.
c) O diretor de Naziazeno na repartição nega-lhe
ajuda financeira.
d) O leiteiro exige o pagamento de cinquenta e três
mil réis a Naziazeno, impondo-lhe apenas um dia para a quitação da mesma.
e) Naziazeno, em alucinação, acha que o dinheiro
para pagar ao leiteiro foi destruído pelos ratos.
5.
Julgue os itens abaixo em Verdadeiros ou falsos:
I- Desde cedo,
o protagonista vai rastreando a cidade à procura do dinheiro capaz de
solucionar o seu problema com o leiteiro. Cansado e sem comer, variadas vezes
sente-se fadigado debaixo do sol que o castiga. O calor intenso e opressivo irá
se associar, ironicamente, à opressão provocada pela dívida e vice-versa, daí a
visão do sol como “uma moeda em brasa suspensa”.
II- O sofrimento de Naziazeno não se deve apenas à
dificuldade financeira que enfrenta, mas também a um descompasso entre as
imposições do ambiente e os sentimentos que experimenta.
III-O título da obra de Dyonélio Machado pode ser entendido como metáfora daquele que perambulam pela cidade, vivendo do trabalho informal consegue se manter a partir de biscate, de ninharias conquistadas a que ali, mas que se revelam solidários com seus pares de infortúnio. Alcides e Duque tiram Naziazeno da rotina da dívida com o leiteiro, praticamente doando uma quantia pouco mais que suficiente para que ele quitasse o seu compromisso. No entanto, ao final da narrativa, após depositar o dinheiro na mesa da cozinha, o protagonista sente medo de ver o esforço ir por água abaixo, em vista da possibilidade de ratos roerem as cédulas destinadas para eliminar a sua dívida com o leiteiro.
Está (ão) correta(s):
a) I e II
b) II e III
c) Todas
d) nenhuma
e) I
6. Sobre Contos Negreiros, de Marcelino Freire, é correto afirmar:
a) Obra de
contos que representam as mazelas de personagens de classe média.
b) Antologia
de contos, denominados pelo autor “cantos”, porque se aproximam do lirismo da
poesia.
c) Obra
inovadora do ponto de vista linguístico, cujos personagens personificam
questões polêmicas e ainda tabus em nossa sociedade.
d) Predomina
nos contos a representação de personagens afro-brasileiros, sendo construídos
de maneira a formar uma imagem higienizada.
e) Enfoca a
descriminação contra negros, mulheres, e homossexuais, todavia evidenciando uma
“volta por cima” nos destinos dos personagens.
7.
Julgue os itens a respeito da linguagem de Contos
Negreiros:
I- Simples,
coloquial e direta.
II- Veloz e
fragmentada, predominando o emprego de orações subordinadas sobrepostas sem
ligações exatamente coesas, mas que fornecem o entendimento suficiente para o
efeito de sentido.
III- Agressiva,
repleta de palavrões nas falas dos personagens, o que não corresponde com a
constituição de uma maneira geral dos seres de papel.
IV- Aproxima-se
da linguagem poética na medida em que brinca com rimas e ritmos na construção
dos contos.
V- A linguagem dos contos se apropria de características da oralidade, como a descontinuidade, a repetição de palavras, lacunas de coesão, dentre outros. Daí a denominação de “Cantos”, pois o limite entre o falado e o escrito se confunde nessas narrativas.
Estão corretas:
a) Todas
b) I, II, II e IV
c) I e III
d) II e IV
e)I, IV e V.
8. Leia as seguintes afirmações sobre a obra “Marias” de Janaina Azevedo e marque a alternativa incorreta:
a) Muitos
contos apresentam o mundo a partir da subjetividade da mulher, sua
sensualidade, seus amores e desilusões, à semelhança da contista Clarice
Lispector e de Lygia Fagundes Telles.
b) A
religiosidade presente na obra, expressa através de certo misticismo, dialoga
com a obra de Guimarães Rosa e seus contos que abordam o sobrenatural e o
inexplicável, como é o caso do texto “A menina de Lã”.
c) O uso de
imagens e metáforas do discurso católico, aliado a certo erotismo, é indicio da
intertextualidade profunda com a obra de Adélia Prado, poetisa mineira citada
diversas verses nas epígrafes dos contos.
d) O conto
“Mulheres da Quadrilha” aproveita a ideia central do poema “Quadrilha” de
Drummond, revelando certa fragilidade na criatividade artística da autora, que
simplesmente se apropria do texto de outrem.
e) Os
minicontos revelam traços da literatura do final do século XX, marcada pelas narrativas
curtas, concisas e sugestivas, possuindo a complexidade do conto, mas a
estrutura similar de uma crônica.
9. Analise as alternativas a seguir sobre a obra Marias e as julgue em verdadeiras ou falsas:
I- No conto
“Rituais”, temos a temática do suicídio. NO texto há um elemento destoante
entre a arrumação e a limpeza do ambiente com o ato que está preste a ser
consumado pela moradora da casa, Isto fica evidente a partir da metáfora dos
“lençóis brancos” em contraposição “a corda encardida presa ao teto”.
II- O conto “A
puta de Deus” possui uma linguagem semelhante a da Bíblia, mas com um tom
sarcástico que revela a subjetividade da autora conhecida por seu ceticismo
religioso.
III- O casamento
nem sempre é uma forma de realização do amor. Esta perspectiva está presente
nos contos “Mulheres da quadrilha” e “Rainha na cozinha”.
Está(ão) correta(s):
a) I
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) Todas
10. Sobre a obra Marias assinale a alternativa incorreta:
a) Linguagem
muitas vezes simples, coloquial, expressões pejorativas e profanas no discurso
religioso.
b) Epígrafe
presente em cada divisão do livro e também após o título de cada conto. Servem
como uma introdução de cada conto.
c) Intertextualidade
direta com o poema quadrilha de Drummond.
d) Mistura
entre o sagrado e o profano no conto “A puta de Deus”
e) Exploração
sexual no conto Yamani.
11. Sobre as quatro obras que estarão no vestibular da UEPB de 2012, assinale a alternativa incorreta:
a) Naziazeno
de “Os Ratos”, “José” de Antologia poética, os personagens de “Contos
Negreiros” podem ser identificados como o tipo de herói contemporâneo, isto é,
aquele que luta todo dia pela sobrevivência na sociedade cada vez mais
desigual.
b) A Obra “Marias”
apresenta uma Reflexão sobre a morte no conto “Tia Dona”.
c) Em
Antologia poética Poemas em que predominam os questionamentos existenciais, a
tentativa de compreender-se, o pessimismo.
d) Em “Os
ratos” há uma luta ferrenha pela sobrevivência na cidade grande por parte do
personagem principal.
e) Em “Contos
Negreiros” o autor transmite para o leitor a ideia de que negro, pobre, gay,
desempregado, são imprestáveis à sociedade.
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