1. Classifique as conjunções
destacadas nas frases abaixo:
a) Hoje estou
com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido.
c) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
d) Ainda
que eu sofra, não voltarei.
e) Caso você saia, feche a porta.
f) Estudei o
assunto para que pudesse ir bem na prova.
g) A medida
que ia lendo o livro ,entendia o assunto..
h) Quanto mais ele mente,mais se atrapalha.
i) Ele foi mal visto
que esqueceu o trabalho de Português.
j) À
proporção que estuda,
mais aprende.
2. A conjunção como pode
expressar ideia de causa, conformidade ou comparação. Que ideia ela expressa em cada uma das orações abaixo?
a) Prepare esses sanduíches
como expliquei.
b) Esse garoto joga tão bem
como os profissionais.
c) Como havia pouca gente, a
reunião foi adiada.
d) Como eu previa, nosso
plano funcionou direitinho.
e) Hoje está fazendo tanto
calor como ontem.
f) Nada saiu como
esperávamos.
3. COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS INDICADAS NOS PARÊNTESES:
a) Seria
mais poeta......... fosse menos político.(condicional)
b) Tudo
foi planejado ...................... não houvesse falhas.(finalidade)
c) Dona
Luísa fora para lá ................ estava só.(causal)
d)..............................o
tempo passa ,mais saudades eu sinto.(proporcional)
e) O frio era
grande, ...................aproximou-se da lareira.(causal)
f) Nesse
instante, Pedro se levantou .............. se tivesse levado uma
chicotada.(comparativa)
g) Falou tanto na reunião.........ficou rouco.(consecutiva)
h)..................fosse
convidado ,não iria à reunião.(concessiva)
i) ................................... o
que eu havia dito, não viajarei.(conformidade)
j) Fiz-lhe
sinal .............. se calasse.(finalidade)
k)A emoção foi
.................grande ..............desmaiou.(consecutiva)
QUESTÕES DE ASSINALAR
1. (CESGRANRIO
– 2011 – FINEP – Técnico – Suporte Técnico) Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa
atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do
período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a
ideia de
a) oposição
b) condição
c) consequência
d) comparação
e) união
2.
(FCC – 2012 – TCE-AP – Técnico de Controle Externo) Preços mais altos proporcionam aos
agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de
alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos ao consumidores, aumentando a
pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)
A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de
a)
condição.
b) temporalidade.
c) consequência.
d) finalidade.
e) restrição.
3.
(FUNCAB – 2010 – SEJUS-RO – Contador) Releia-se o que escreve Beccaria:
“Contudo,
se o roubo é comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é
praticado por essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de
propriedade (direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como
único bem, [.......] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para
aumentar os roubos, fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma
família inocente para dá-lo a rico talvez criminoso.” (parágrafo 5)
A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período,
fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele
afirma a seguir é:
a)
inclusive.
b) além disso.
c) então.
d) por outro lado.
e) mesmo.
4.
(FGV – 2010 – DETRAN-RN – Assessor Técnico – Contabilidade) “… e eu sou acaso um deles, conquanto
a prova de ter a memória fraca…”; a oração grifada traz uma
ideia de:
a) Causa.
b) Consequência.
c) Condição.
d) Conformidade.
e) Concessão.
5.
(FUMARC – 2011 – PRODEMGE – Analista de Tecnologia da Informação) No trecho “Ao tempo de Pilatos
e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Mas, além da
realidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da identidade e da
perenidade da comunicação”.
Os termos
negritados acima têm, respectivamente, a equivalência de
a)
adversidade – causa – tempo.
b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.
d) adição – adversidade – tempo.
6.
(COPEVE-UFAL – 2010 – CASAL – Advogado) Em qual período o se é uma conjunção
integrante?
a)
“Paraquedista se
prepara para romper a barreira do som com salto da estratosfera.”
b) “Um
tecido comum pegaria fogo se
fosse exposto diretamente a essa radiação.”
c) “Sabe-se também que a
alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver
câncer.”
d) “Marilyn
Monroe morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma overdose de
medicamentos que até hoje não se sabe se foi intencional, acidental ou
provocada por alguma misteriosa conspiração política.”
e) “Não
fale rápido demais. Se
sua dicção não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”
7.
(CONSULPLAN – 2006 – INB – Analista de Sistemas) “Já a produção de
petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência
externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece
relação lógico-semântica de:
a)
Condição.
b) Adição.
c) Conformidade.
d) Concessão.
e) Tempo.
8. “- Pois é, não jogo
futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada
anteriormente exprime ideia de:
a) Escolha.
b) Contraste, oposição.
c) Finalidade.
d) Explicação.
e) Soma, adição.
9. “Dicas para
acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos
sublinhados indicam, respectivamente:
a) direção
e negação;
b) comparação e ausência;
c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;
e) movimento e modo.
10.
No
Texto lê-se: “A língua que
falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas
úteis ao homem”.
O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):
a)
construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.
11"Podem acusar-me: estou
com a consciência tranquila." Os dois pontos (:) do
período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo
entre as duas orações pela conjunção:
a) portanto.
b) e.
c) como.
d) pois.
e) embora,
12. Em:"...ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das
ondas...", a partícula como expressa uma ideia de:
a) causa.
b) explicação.
c) conclusão.
d) proporção.
e) comparação.
BONS ESTUDOS!!!!!!!!!!! GABARITO OFICIAL
1.
a)
Conjunção subordinativa causal
b)
Conjunção subordinativa temporal
c)
Conjunção subordinativa conformativa
d)
Conjunção subordinativa concessiva
e)
Conjunção subordinativa condicional
f)
Conjunção subordinativa final
g)
Conjunção subordinativa proporcional
h)
Conjunção subordinativa proporcional
i)
Conjunção subordinativa causal
j)
Conjunção subordinativa proporcional
2.
a)
Conformidade
b)
Comparação
c)
Causa
d)
Conformidade
e)
Comparação
f)
Conformidade
3.
a)
Se
b)
Para que
c)
porque
d)
À medida que
e)
Já que
f)
Como
g)
Que
h)
Embora
i)
conforme
j)
Para que
k)
Tão...que
Questões de assinalar
1.
E
2.
C
3.
C
4.
E
5.
C
6.
D
7.
D
8.
B
9.
C
10. C
11. D
12. E Siga o nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br
ONDE ENCONTRAR GABARITO?
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) Conjunção subordinativa causal
b) Conjunção subordinativa temporal
c) Conjunção subordinativa conformativa
d) Conjunção subordinativa concessiva
e) Conjunção subordinativa condicional
f) Conjunção subordinativa final
g) Conjunção subordinativa proporcional
h) Conjunção subordinativa proporcional
i) Conjunção subordinativa causal
j) Conjunção subordinativa proporcional
2.
a) Conformidade
b) Comparação
c) Causa
d) Conformidade
e) Comparação
f) Conformidade
3.
a) Se
b) Para que
c) porque
d) À medida que
e) Já que
f) Como
g) Que
h) Embora
i) conforme
j) Para que
k) Tão...que
Questões de assinalar
1. E
2. C
3. C
4. E
5. C
6. D
7. D
8. B
9. C
10. C
11. D
12. E
Professor, pode me enviar o gabarito?
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) Conjunção subordinativa causal
b) Conjunção subordinativa temporal
c) Conjunção subordinativa conformativa
d) Conjunção subordinativa concessiva
e) Conjunção subordinativa condicional
f) Conjunção subordinativa final
g) Conjunção subordinativa proporcional
h) Conjunção subordinativa proporcional
i) Conjunção subordinativa causal
j) Conjunção subordinativa proporcional
2.
a) Conformidade
b) Comparação
c) Causa
d) Conformidade
e) Comparação
f) Conformidade
3.
a) Se
b) Para que
c) porque
d) À medida que
e) Já que
f) Como
g) Que
h) Embora
i) conforme
j) Para que
k) Tão...que
Questões de assinalar
1. E
2. C
3. C
4. E
5. C
6. D
7. D
8. B
9. C
10. C
11. D
12. E
Alguém recebeu o gabarito?
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) Conjunção subordinativa causal
b) Conjunção subordinativa temporal
c) Conjunção subordinativa conformativa
d) Conjunção subordinativa concessiva
e) Conjunção subordinativa condicional
f) Conjunção subordinativa final
g) Conjunção subordinativa proporcional
h) Conjunção subordinativa proporcional
i) Conjunção subordinativa causal
j) Conjunção subordinativa proporcional
2.
a) Conformidade
b) Comparação
c) Causa
d) Conformidade
e) Comparação
f) Conformidade
3.
a) Se
b) Para que
c) porque
d) À medida que
e) Já que
f) Como
g) Que
h) Embora
i) conforme
j) Para que
k) Tão...que
Questões de assinalar
1. E
2. C
3. C
4. E
5. C
6. D
7. D
8. B
9. C
10. C
11. D
12. E
Postar um comentário