TEXTO 1: SAGA CREPÚSCULO: 
TUDO PARA SER UM SUCESSO 
       A história de Crepúsculo é sobre Bella
  Swan, uma adolescente que nunca se deu bem com as outras garotas e, depois
  que a mãe se casa novamente, se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa cidade
  de Forks para viver com o pai. Lá, ela começa a viver um romance com o
  misterioso Edward Cullen, que faz parte de uma família de vampiros. Assim
  como os outros de sua espécie, Edward é extremamente forte e rápido, e também
  não envelhece. Porém, sua família se diferencia dos outros vampiros por não
  beberem sangue humano. Apesar do que sentem um pelo outro, Bella e Edward
  tentam se afastar, para que ele não ceda ao desejo de beber o sangue dela.
  Mas as coisas começam a piorar para os dois quando um grupo de vampiros
  inimigos da família de Edward chegam à cidade procurando por Bella. 
       Crepúsculo é o mais recente fenômeno
  entre a garotada. Tendo custado US$ 37 milhões, rendeu mais de US$ 145
  milhões ao redor do planeta em duas semanas nos cinemas. O filme reúne
  elementos que atraem em cheio os espectadores mais jovens: romance e
  fantasia, além de toques de suspense. Um romance adolescente – já complicado
  por definição - que ganha toques de dramaticidade por conta dele ser um vampiro.
     Edward é mais ou menos tudo que uma
  garota sonha (num mundo fantasioso, evidentemente): lindo, protege Bella e
  ainda tem superpoderes. Deve ser por isso que ele é capaz de arrancar
  suspiros não somente da protagonista, mas da platéia feminina também.               
       O conflito é transformado em tensão,
  sofrimento, dor e tudo isso que o amor provoca, mesmo nos seres humanos
  normais que não brilham como diamantes sob o sol como os vampiros.. As cenas
  nas quais Edward mostra toda a sua força e velocidade típicas de sua espécie
  são impressionantes, principalmente quando ele praticamente flutua pelas
  paisagens geladas das florestas que circundam a cidade de Forks A fotografia
  gelada, numa ambientação sempre chuvosa, dá o ar sombrio que a história
  precisa. Mas algo incomoda em Crepúsculo: a trilha sonora.  
       Essa já cansativa mania dos produtores
  de Hollywood de utilizarem a música exageradamente para sublinhar sentimentos
  e momentos de tensão. O final do longa é aberto, evidentemente, já pedindo
  uma continuação e atiçando o espectador que volte aos cinemas em 2010. Enfim,
  Crepúsculo é o tipo de filme a ser recomendado aos espectadores adolescentes que
  embarcam em sua viagem. 
REFERÊNCIA CREPÚSCULO. Catherine Hardwicke. Estados Unidos. Temple Hill Entertainment, 2008.  
(Joana Vieira Silva – 1º
  ano, 17 anos, MG.) 
 | 
 
TEXTO 2:
MERCENÁRIOS 2:  A VOVOZADA CONTINUA 
      
  A fórmula do primeiro filme era simples: pegar vários astros de
  ação, muitos estão perto da aposentaria, e colocá-los todos juntos na tela.
  Por isso, o que parece mais óbvio é fazer uma continuação aumentando a
  quantidade de nomes que vemos em diversos filmes de ação. Liderados por
  Stallone, que ganha destaque no cartaz, temos um sangue novo interpretado por
  Liam Hemsworth e muito sangue velho aumentando o bando, com Schwarzenegger e
  Bruce Willis com mais coisas para fazer do que no primeiro.  
        O mais curioso, é que a fórmula
  realmente funciona. Funcionou no primeiro e continua funcionando aqui. Claro
  que não estou falando que se trata de uma obra-prima do cinema, mas sim que o
  filme acaba sendo divertido e servindo seus propósitos. Aqui, eles se superam
  em quase todos os aspectos, e seguem a mesma linha que traçaram no filme
  anterior. Exceto que agora o vilão é Vilain (Jean-Claude Van Damme), cujo
  nome é muito similar a "vilão" em inglês. 
         Segundo divulgaram, Stallone não quis
  dirigir o filme, coisa que fez no primeiro, para se dedicar mais ao roteiro
  do filme. O que se pode esperar, porém, não é um resultado melhor do que o
  primeiro. E olhe que o resultado do primeiro já não era nada de excepcional.
  Os diálogos não fluem necessariamente como deveriam e o humor não funciona.  
         O filme termina com uma
  desnecessária luta entre Stallone e Van Damme, mas acredito que além de ser
  uma espécie de regra, deva ser impossível contratar o ator belga e
  não lhe oferecer uma cena de luta. A luta é anti-climática e talvez não de
  acordo com a idade dos senhores. É tolice tentar categorizar este filme em
  termos de bom ou ruim, então o que resta é analisar como uma nostálgica volta
  aos filmes de ação, e nesse sentido ele satisfaz. 
      
  Recomenda-se o conhecimento desse filme a todos os públicos que
  apreciam um filme de ação com veterano de guerra, com uma dose de comédia. 
(Pedro
  Arthur Cardoso, 1º ano, 16 ano, SP) 
 | 
 
RESPONDA
SOBRE OS TEXTOS
1. Que tipo de texto são
estes dois que acabamos de ler?
2. Por que eles são esse
tipo de texto? Como temos certeza disso?
3. Como começa o texto 1?
4. A autora do texto 1 se
colocar a favor ou contra ao filme que ela está analisando?
5. Cite um ponto positivo
que ela vê nesse filme?
6. Segundo o texto 1, que elementos
esse filme tem que atraem em cheio os espectadores mais jovens?
7. Segundo o texto 1, para
que tipo de publico é recomendado o filme Crepúsculo?
8. Como começa o texto 2?
9. O autor do texto 2 se
colocar a favor ou contra ao filme que ele está analisando?
10. Cite um ponto negativo
que ele vê nesse filme?
11. Segundo o texto 2,
qual a fórmula para a elaboração do Filme “Mercenários 2”?
12. Segundo o texto 2,
para que tipo de publico é recomendado o filme “Mercenários 2”?
13. Marque V ou F nos parênteses
sobre o gênero resenha critica:
(  ) Ao elaborar uma resenha crítica deve-se
procurar resumir o assunto, apontar as deficiências e/ou pontos que, sob a sua
ótica, poderiam ser melhor trabalhados (lembre-se que tais pontos podem estar
fora do escopo da obra analisada), sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo
tempo, destacar os pontos fortes com ponderação e sem bajular. 
(  ) Como um gênero
textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que
expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um
livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
(   )
Resenha não tem título.
(   ) Na resenha não é preciso recomendar a obra
resenhada.
(   ) Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora
de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). 
Dê um título a sua resenha.
PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE RESENHA
CRÍTICA
Escreva
uma RESENHA,
de até 25 linhas, sobre ALGUM FILME QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU e achou interessante. Se puder, assista-o novamente
prestando atenção na história, nos personagens, cenário, costumes, efeitos
espaciais, tempo e etc. 
Siga
as seguintes orientações:
1.  Na introdução apresente o filme (título, ano, diretor,
gênero: ação, comédia, drama, etc.). Em seguida faça um resumo da história, apresentando
os personagens, o problema, o desfecho etc.
2.  Dê sua opinião a respeito do que você observou no
filme, citando:
·        
Pontos positivos e negativos;
·        
Destaques;
·        
Momentos mais interessantes;
·        
Atuação dos atores;
·        
Características do cenário, do figurino etc;
3. Cite alguma curiosidade a respeito do filme ou dos seus
bastidores que você tenha descoberto na sua pesquisa.
4. Na conclusão, retome e reforce sua opinião.
BONS
ESTUDOS!!!!!!!!!!!
.jpg)

Olá, gostaria de obter as respostas, sou profa e gostaria de passar esta atividades aos meus alunos.
ResponderExcluirObrigada
Helen
lekinha76@yahoo.com.br
Eu também sou professora e gostaria das respostas.Meu e-mail é:
Excluirprof.reginaceli@hotmail.com
Eu também sou professora e gostaria das respostas.Meu e-mail é:
Excluirprof.reginaceli@hotmail.com
AlineTofanelli@hotmail.com
ExcluirObrigada
RESPOSTAS
Excluir1) São resenhas críticas.
2) porque os dois fazem um avaliação dos filmes citados.
3)O autor começa fazendo um resumo do filme Crepúsculo!
4) Faz uma avaliação positiva do filme, portanto se coloca a favor.
5) O fato de trazer o romance e a fantasia atraem o público.
6) o romance e a fantasia
7) Cativa o público jovem.
8) o texto 2 já começa com a opinião do autor sobre o filme Mercenários 2.
9. Coloca-se contra.
10) Segundo o autor, o humor não funciona.
11) Foi reunir um elenco altamente conhecido por seus filmes de ação.
12) É recomendado para todos os públicos, principalmente aqueles que gostem de filme de ação.
13.
( v )
( v )
( f )
( f )
( v )
Obrigado
ExcluirObg
ExcluirProfessor gostaria das respostas, como faço?
ResponderExcluirOlá!Eu não recebi ainda as respostas.
ResponderExcluirOlá Regina, já recebeu as respostas ? Se sim, envie para meu email: bastos28_@hotmail.com
ExcluirEstou precisando muito !
Gostaria das respostas, meu email é: bastos28_@hotmail.com
ResponderExcluirOi, boa noite. Gostaria que você me enviasse as respostas desse exercício ( jjordana07@gmail.com)
ResponderExcluirOlá, boa noite, Gostaria de receber as respostas, se possível. Fico imensamente grata.
ResponderExcluiramandasotero09@gmail.com
RESPOSTAS
Excluir1) São resenhas críticas.
2) porque os dois fazem um avaliação dos filmes citados.
3)O autor começa fazendo um resumo do filme Crepúsculo!
4) Faz uma avaliação positiva do filme, portanto se coloca a favor.
5) O fato de trazer o romance e a fantasia atraem o público.
6) o romance e a fantasia
7) Cativa o público jovem.
8) o texto 2 já começa com a opinião do autor sobre o filme Mercenários 2.
9. Coloca-se contra.
10) Segundo o autor, o humor não funciona.
11) Foi reunir um elenco altamente conhecido por seus filmes de ação.
12) É recomendado para todos os públicos, principalmente aqueles que gostem de filme de ação.
13.
( v )
( v )
( f )
( f )
( v )
RESPOSTAS
ResponderExcluir1) São resenhas críticas.
2) porque os dois fazem um avaliação dos filmes citados.
3)O autor começa fazendo um resumo do filme Crepúsculo!
4) Faz uma avaliação positiva do filme, portanto se coloca a favor.
5) O fato de trazer o romance e a fantasia atraem o público.
6) o romance e a fantasia
7) Cativa o público jovem.
8) o texto 2 já começa com a opinião do autor sobre o filme Mercenários 2.
9. Coloca-se contra.
10) Segundo o autor, o humor não funciona.
11) Foi reunir um elenco altamente conhecido por seus filmes de ação.
12) É recomendado para todos os públicos, principalmente aqueles que gostem de filme de ação.
13.
( v )
( v )
( f )
( f )
( v )
É triste ver professores pedindo respostas de uma atividade tão simples como essa. Se não sabem as respostas, os alunos de vocês saberão?
ResponderExcluirrespeito
ExcluirConcordo plenamente. Como cobrarão as respostas corretas se ele mesmo sendo professor, não sabe interpretar as questões? Aff
ExcluirBOA ATIVIDADE!
ResponderExcluirEu quero saber as respostas
ResponderExcluirRESPOSTAS
ResponderExcluir1) São resenhas críticas.
2) porque os dois fazem um avaliação dos filmes citados.
3)O autor começa fazendo um resumo do filme Crepúsculo!
4) Faz uma avaliação positiva do filme, portanto se coloca a favor.
5) O fato de trazer o romance e a fantasia atraem o público.
6) o romance e a fantasia
7) Cativa o público jovem.
8) o texto 2 já começa com a opinião do autor sobre o filme Mercenários 2.
9. Coloca-se contra.
10) Segundo o autor, o humor não funciona.
11) Foi reunir um elenco altamente conhecido por seus filmes de ação.
12) É recomendado para todos os públicos, principalmente aqueles que gostem de filme de ação.
13.
( v )
( v )
( f )
( f )
( v )
;-;
ResponderExcluir<(•_•)>
ExcluirEscreva uma RESENHA, de até 25 linhas, sobre ALGUM FILME QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU e achou interessante. Se puder, assista-o novamente prestando atenção na história, nos personagens, cenário, costumes, efeitos espaciais, tempo e etc.
ResponderExcluirSiga as seguintes orientações:
1. Na introdução apresente o filme (título, ano, diretor, gênero: ação, comédia, drama, etc.). Em seguida faça um resumo da história, apresentando os personagens, o problema, o desfecho etc.
1. Na introdução apresente o filme (título, ano, diretor, gênero: ação, comédia, drama, etc.). Em seguida faça um resumo da história, apresentando os personagens, o problema, o desfecho etc.
ResponderExcluir2. Dê sua opinião a respeito do que você observou no filme, citando:
· Pontos positivos e negativos;
· Destaques;
· Momentos mais interessantes;
· Atuação dos atores;
· Características do cenário, do figurino etc;
3. Cite alguma curiosidade a respeito do filme ou dos seus bastidores que você tenha descoberto na sua pesquisa.
4. Na conclusão, retome e reforce sua opinião.
Dê um título a sua resenha.
Vou usar essa atividade.Pode?
ResponderExcluirCom certeza!
ExcluirDeve!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que os professores deveriam elaborar as atividades não pegar na internet, óbvio que os alunos vão pesquisar, eles também querem o mais fácil, igual vocês.
ResponderExcluirEdit 1: ótima atividade professor, parabéns.
Boa tarde. Obrigado pela mensagem. A internet veio para ajudar o trabalho dos professores e a aprendizagem dos alunos. Se os alunos querem apenas "pegar o mais fácil" os professores não têm culpa. É a escolha de cada um.
ExcluirForte abraço!
Quais são as características desse gênero textual??
ResponderExcluirConcordo com o professor Jean. A internet é um suporte que nos ajuda. Eu sempre busco modelos de atividades para meus alunos na internet, isso não significa que não sou capaz de elaborar uma atividade. Eu busco, para adaptá-la de acordo com o perfil da minha turma e dos meus alunos. Não tem nada de errado em usar essa ferramenta a nosso favor. Mas sempre deixo claro para meus alunos que não devemos apenas copiar e colar conteúdos da internet. Já dar para trabalhar o tema "plágio".
ResponderExcluirÓtima reflexão.
ExcluirObrigado pelo comentário.
Fico feliz por ter gostado!
Gostaria de saber os aspectos positivos e negativos dos dois textos.Por favor
ResponderExcluirAcho engraçado a pessoa entrar em uma página para criticar quem está nela. Resumindo : se está aqui é porque também está atrás das respostas. Deixa de ser hipócrita.
ResponderExcluirNa oportunidade respostas validas
Postar um comentário