Leia
o texto a seguir:
A BOLA
O pai deu uma bola de
presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira
bola do pai.
O garoto
agradeceu, desembrulhou a bola e disse "Legal!". Ou o que os
garotos dizem hoje em dia quando não gostam do presente ou não querem magoar
o velho.
Depois começou
a girar a bola, à procura de alguma coisa.
- Como é que
liga? - perguntou.
- Como, como é
que liga? Não se liga.
O garoto procurou
dentro do papel de embrulho.
-Não tem manual
de instrução?
O pai começou a
desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são
decididamente outros.
- Não precisa
manual de instrução.
- O que é que ela
faz?
- Ela não faz
nada. Você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla,
chuta...
- Ah, então é uma
bola.
- Claro que é uma
bola.
- Uma bola, bola.
Uma bola mesmo.
- Você pensou que
fosse o quê?
- Nada, não.
(Luís
Fernando Veríssimo)
|
1.
O tema do texto está presente em
a)
O pai começou a desanimar e a pensar
que os tempos são outros.
b)
Lembrando o prazer que sentira ao
ganhar a sua primeira bola do pai.
c)
O garoto agradeceu, desembrulhou a
bola...
d)
O garoto procurou dentro do papel de
embrulho.
e)
O menino adorou a bola que ganhou do
pai.
2.
De acordo com o texto, o menino não
gostou do presente porque
a)
Ele já tem muitos brinquedos
b)
Ela não tem tempo para brincar
c)
Ele esperava que fosse um brinquedo
eletrônico
d)
Ele já possuía muitas outras bolas
e)
A bola era feia
3.
Nesse texto predomina um sentimento de
a) admiração
b) exagero
c) culpa
d) desgosto
e) desordem
4.
Esse texto pertence ao gênero
a) carta
b) crônica
c) poema
d) notícia
e) anúncio
5.
O trecho que apresenta um FATO é:
a)
“O pai deu uma bola de presente ao
filho”
b)
“Você pensou que fosse o quê?”
c)
“O que é que ela faz?”
d)
“Nada, não.”
e)
“Como, como é que liga?”
6.
Infere-se desse texto que
a)
O menino gosta de brinquedos
tradicionais
b)
O pai do menino é rico
c)
A bola era feia
d)
O pai ficou triste com a atitude do
filho
e)
O presente não era uma bola.
7.
A palavra que pode ser considerada um
SUBSTANTIVO CONCRETO é:
a) tempo
b) prazer
c) agradeceu
d) nada
e) bola
b) prazer
c) agradeceu
d) nada
e) bola
8.
O texto acima pode ser considera um
(a):
a) Propaganda
b) Um quadrinho
c) Um cartaz
d) Uma bula de remédio
e) Uma charge
9.
Esse texto serve para:
a)
vender um serviço de saúde
b)
divertir o leitor
c)
orientar as pessoas a se prevenir
contra a gripe
d)
criticar a quem não se previne da gripe
e)
Obrigar as pessoas a lavarem as mãos
10. No
trecho:
Lave as mãos FREQUENTEMENTE.
|
A palavra em destaque pode ser
substituída, sem alterar o sentido original do texto, por:
a) uma vez por outra
b) nunca
c) quando quiser
d) diariamente
e) um dia sim, um dia não
Leia com atenção:
O BICHO
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato.
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manoel Bandeira)
|
11. O que motivou o bicho a catar restos foi
a) a própria fome.
b) a imundice do pátio.
c) o cheiro da comida.
d) a amizade pelo cão.
e) o medo de morrer doente.
12. Este texto é
a) Uma receita culinária
b) Um cartaz
c) Um poema
d) Uma notícia
c) Um poema
d) Uma notícia
e) um conto
13. Neste texto foi usado
a) versos
b) parágrafos
c) desenhos
d) slogans
c) desenhos
d) slogans
e) som
14. No texto a palavra DETRITOS
significa
a) grama
b) restos de lixo
c) asfalto
d) vasilha
c) asfalto
d) vasilha
e) bicho
15. “O bicho, meu Deus, era um homem”
O verso acima transmite o sentimento de
a) raiva
b) alegria
c)brincadeira
d) suavidade
d) suavidade
e) espanto
Boa noite!
ResponderExcluirPoderia postar o gabarito, por favor.
GABARITO OFICIAL
Excluir1. A
2. C
3. D
4. B
5. A
6. D
7. E
8. C
9. C
10. D
11. A
12. C
13. A
14. B
15. E
Gostei!
ResponderExcluirOlá, bom dia!
ExcluirMuito obrigado!
Que bom que está gostando do blog. Fico feliz.
Postar um comentário