1. Observe as “Piadas
e causos de Seu Lunga” e repare que estão faltando os sinais de pontuação
em todas elas. Então, pontue-as:
a)
Numa madrugada dessas a mulher de Seu Lunga teve um mal-estar e gemendo acordou
o marido
Lunguinha Lunguinha ta me dando uma coisa aquiEntão receba
Mas Lunga é uma coisa ruim
Então devolva
b)
Seu Lunga entrando em uma loja
Tem veneno pra rato
Tem Vai levar Pergunta o balconista
Não vou trazer os ratos pra comer aqui
Tem veneno pra rato
Tem Vai levar Pergunta o balconista
Não vou trazer os ratos pra comer aqui
c)
O Seu Lunga estava em casa e resolveu tomar um café
Mulher Traz um café
É pra trazer na xícara
Não Joga no chão e traz com o rodo
Mulher Traz um café
É pra trazer na xícara
Não Joga no chão e traz com o rodo
d)
Seu Lunga pronto para ir ao enterro de João Messias aí o vizinho pergunta
E João morreu Seu Lunga respondeu
Não a família se reuniu pra enterrar ele
vivo
e)
O funcionário do banco veio avisar
Seu Lunga a promissória venceu
Meu filho pra mim podia ter perdido ou empatado
Seu Lunga a promissória venceu
Meu filho pra mim podia ter perdido ou empatado
Não torço por nenhuma promissória
f)
Um rapaz entra na oficina de moto de Seu Lunga e diz
A condenada da minha moto só quer andar na
segunda
Seu Lunga respondeu
Então
aproveite porque amanhã já é terça-feira
g)
Certa vez dando uma surra em um dos seus filhos quando ainda pequeno o menino
gritava
Tá bom pai tá bom pai pelo amor de deus tá
bom
Lunga responde Tá bom Que legal Pois quando
tiver ruim diga que eu paro
h) No seu comércio de sucata ele também vende outros produtos dependendo da ocasião Uma vez tinha um saco de arroz e um romeiro perguntou
h) No seu comércio de sucata ele também vende outros produtos dependendo da ocasião Uma vez tinha um saco de arroz e um romeiro perguntou
Seu
Lunga como tá o arroz
Ele respondeu
Tá cru
i)
Outro parou pra comprar uns ovos que tinha exposto Pegava cada ovo e balançava
perto do ouvido um a um quando lá ia pelos 6 7 ovos Lunga disse
Pare pare pare que chocalho tem é no mercado
pode sair
j)
Seu Lunga estava num restaurante tomando sopa quando perguntam pra ele
Tomando sopa em Seu Lunga
E seu Lunga responde levantando o prato de sopa e derramando em cima dele mesmo
Tomando sopa em Seu Lunga
E seu Lunga responde levantando o prato de sopa e derramando em cima dele mesmo
Não To tomando banho
k) Seu Lunga fumando um cigarro a vizinha
pergunta
Ora ora Mas você gosta de fumar
Não apagando o cigarro na língua Gosto de me queimar
Não apagando o cigarro na língua Gosto de me queimar
2. Leia o anúncio abaixo:
Para chamar a atenção para
as qualidades do produto anunciado, o autor do anúncio faz um uso inesperado de
um recurso da escrita. Que recurso é esse?
a)
O fato de o carro anunciado possuir câmbio
automático.
b)
A imagem de um carro em alta velocidade.
c)
O fato de o texto verbal está na função
apelativa.
d)
A ausência de sinais de pontuação na 2ª
folha do anúncio.
e)
O uso excessivo de ponto final na 1ª folha
para denotar o efeito de sentido de um texto “lento”, “amarrado” e a ausência desse
mesmo sinal na 2ª folha, conferindo o sentido de um texto rápido, “sem travas”,
igual o câmbio do carro anunciado.
3.
Assinale as frases corretamente pontuadas:
a)
Os alunos angustiados, esperam o resultado dos exames.
b)
Os alunos, esperam angustiados, o resultado dos exames.
c)
Angustiados, os alunos esperam o resultado dos exames.
d)
Os alunos, esperam, angustiados, o resultado dos exames.
e)
Os alunos esperam angustiados, o resultado dos exames.
4.
Assinale o item em que há erro de pontuação:
a)
– Dona Sara, a senhora é nossa benfeitora.
b)
Mulheres pobres, lavando roupa nas tinas, representavam o
outro lado do mundo.
c)
Peixadas, galinha de cabidela, tudo me recordava Dona sara.
d)
Bandeira enfrentaria a orfandade, hoje.
e)
João meu melhor amigo antecedeu-se na academia.
5.
Assinale as alternativas que apresentam pontuação correta.
Depois some o valor:
01.
– Espera aí, João, já passa da meia noite!
02.
Quando chove então, falta, táxi na cidade.
03.
Calou-se por um momento: atitude, aliás muito louvável!
04.
– O que foi, meu filho?
05.
– Conheço tudo: olhar, sorriso, cara de desejo e cara de
tristeza.
6.
No trecho: “Juventude,
que não se incomoda de aprender e decorar suas letras às vezes simbólicas
demais”. Sobre a vírgula após juventude:
a)
É opcional
b)
É um caso de erro de pontuação.
c)
Permite que se interprete a oração adjetiva afirmando que se
refere a juventude em sua totalidade.
d)
Possibilita deduzir que a oração subsequência refere-se apenas uma parte da juventude, restringindo-a.
e)
É necessária para “dar fôlego” à leitura, para evitar que a
frase fique longa demais.
7.
“ Bicicleta, carrinho e lençol o dia inteiro: não tem preço” (Veja 19/10/2007)
Os
dois-pontos do texto foram empregados:
a)
Antes de um esclarecimento, exercendo valor semântico para
corroborar a intencionalidade discursiva do locutor.
b)
Antes de um exemplo, enfatizando o que já foi dito
anteriormente.
c)
Para indicar que o enunciado não foi concluído.
d)
Como recurso estilístico, podendo ser retirado do texto sem
prejuízo semântico e sintático.
e)
Antes de enumeração, funcionando como operador discursivo sem
o intuito de persuadir.
8.
Com base no fragmento do texto abaixo, analise as
proposições que seguem:
“ Em
entrevista ao Jornal La Nacion, o Ministro da Educação da Argentina, Daniel
Filmes, afirmou que a nova lei criou “um panorama importante para os docentes
argentinos que estão dispostos a formar professores no Brasil”.
I-
O uso da vírgula após “Daniel Filmes” constitui inadequação
no registro padrão escrito, pois separa seu termo imediato.
II-
As vírgulas usadas, antes e depois, de “ Daniel Filmes”,
sinalizam uma informação intercalada na oração.
III-
A ausência da vírgula, após o termo “formar” torna o texto
inadequado, quebrando a sequência lógica do enunciado.
É (são) correta(s):
a)
I apenas
b)
II apenas
c)
III apenas
d)
II e III
e)
e) I e III
QUESTÃO DE PONTUAÇÃO
Todo mundo aceita que ao
homem
cabe pontuar a própria
vida:
que viva em ponto de
exclamação
(dizem: tem alma
dionisíaca)
viva em ponto de
interrogação
(foi filosofia, ora é
poesia)
viva equilibrando-se entre
vírgulas
e sem pontuação (na
política)
O homem só não aceita do
homem
que use a só pontuação
fatal:
que use, na frase que ele
vive
o inevitável ponto final.
(João Cabral de Melo Neto)
Assinale a afirmação
inaceitável sobre o poema:
a) A exclamação estaria relacionada a uma vida
exuberante, prazerosa, arrebatada.
b)
Há um questionamento existencial sob vários
pontos de vista humanos.
c)
Numa suposta vida atribulada, o homem deve
buscar equilíbrio nas pausas.
d) Na política, sugere-se que não há normas,
espécie de liberdade total para mandos e desmandos.
e) O “inevitável ponto final” é metáfora da
morte, ideia com a qual o homem não se conforma.
10. Leia o anúncio abaixo:
O segundo enunciado presente no anúncio faz uma ressalva ao primeiro. O efeito de sentido produzido nesse anúncio, como um todo, se dá por meio:
a) da polissemia na palavra "pausas", que tanto denota "descanso", como a função da vírgula.
b) da repetição da palavra "trabalhe", sugerindo que devemos trabalhar incessantemente.
c) da oposição estabelecida pela conjunção "mas", relacionando trabalho com descanso.
d) duplo sentido da palavra "vírgulas", que tanto significam "pausa", como descanso.
e) pela ausência de imagens, pois geralmente todo bom anúncio requer imagens ilustrativas.
11.
O uso do sinal de reticências no 3º e 4º
quadrinhos da tirinha sugere:
a) certa hesitação ou breve interrupção do pensamento.
b) movimento ou
continuação de determinado fato.
c) ênfase uma palavra
ou expressão.
d) palavras suprimidas
numa frase transcrita.
e) certo prolongamento
de ideia.
12. Observe o “meme” abaixo:
O uso da vírgula no texto escrito tem a
função de:
a) Isolar vocativo.
b) Isolar aposto.
c) Separar elementos
que exercem a mesma função sintática.
d) Isolar complemento
verbal ou nominal antecipados.
e) Isolar adjunto
adverbial antecipado.
13. Observe atentamente os sinais de pontuação
presentes no meme abaixo e assinale a única alternativa CORRETA:
a) A vírgula depois de
“CARA” está errada, pois não se deve separar sujeito do predicado.
b) As exclamações
presentes no texto encerram frases imperativas.
c) O texto visual e o
texto verbal denotam “espanto” ou “admiração”, por isso o uso das duas
exclamações.
d) A vírgula depois de
“CARA” está correta, pois separa o aposto explicativo.
e) As
exclamações presentes no texto encerram frases indagativas.
A migalha! ! ! “Fiz o mínimo possível” disse FHC. (Revista Isto É. Dez, 1997)
14. Leia a manchete abaixo:
A migalha! ! ! “Fiz o mínimo possível” disse FHC. (Revista Isto É. Dez, 1997)
O texto acima, foi veiculado na revista
Isto É, na época o então Presidente da República, FHC, expôs uma nota à imprensa, dizendo que
havia elevado o mínimo de modo sustentável. Baseie-se nesta afirmação e
responda a questão.
I - O texto, não apresenta problema
discursivo, interpreta-se, unicamente, o que realmente FHC quis dizer.
II - A falta de uma vírgula, após a
palavra, mínimo, faz com que o texto apresente uma interpretação
distorcida do discurso de FHC.
III - A relação semântica, entre a
palavra, migalha, e o restante do texto é evidente.
Está(ão) correta(s):
a) l e II
b) Todas
c) Nenhuma
d) II e III
e) Apenas a III
15. (UEPB 2008)
O aquecimento climático ameaça as geleiras do Himalaia
Por julien Bouissou
O aquecimento climático está acelerando o derretimento das geleiras do
Himalaia. Quarenta e nove postos de observação do clima, espalhados pela cadeia
montanhosa, registraram desde meados dos anos 1970 um aumento da temperatura
média de 1,2 °C, ou seja, o dobro do aumento que havia sido registrado
anteriormente, ao longo de um período equivalente, nesta latitude.
As geleiras que encobrem o Himalaia, numa superfície de 32.000
quilômetros quadrados, são as vítimas principais do aquecimento. Todas elas
estão no processo de desaparecer, cada uma seguindo o seu próprio ritmo. A
geleira Gangotri, um local de peregrinação hindu, cuja extensão é de 26 quilômetros,
e que alimenta o Ganges, está diminuindo 23 metros por ano. Aquela de Bara
Shigri, uma das geleiras mais importantes da Índia, está recuando 36 metros por
ano. [...]
O aquecimento das temperaturas não se limita apenas a provocar o
derretimento das geleiras. Ele encurta os períodos durante os quais estas
últimas se formam. “Por causa da ocorrência cada vez mais tardia do inverno,
os flocos de neve não mais dispõem do
tempo necessário para se transformarem em gelo”, explica Syed lqbal
Hasnain, um especialista indiano em geologia.
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde.
Consulta em 25/05/2007.
No fragmento “Por causa da ocorrência cada vez mais tardia
do inverno, os flocos de neve não mais dispõem do tempo necessário para se
transformarem em gelo”, as ASPAS são usadas para:
a)explicar, por
meio do discurso direto, a preocupação da autora em relação ao derretimento das
geleiras.
b)destacar, de
forma indireta, a explicação do especialista indiano sobre o fenômeno do
derretimento das geleiras.
c)acentuar, por
meio do discurso indireto livre, que o aquecimento das temperaturas provoca a
tardia formação de gelo.
d)reproduzir o
discurso do outro, de forma indireta, sobre o que pode ocorrer devido à tardia
chegada do inverno tio Himalaia.
e)citar o discurso
alheio, de forma direta, reproduzindo literalmente a fala do especialista em
geologia.
16. Observe o print de uma postagem numa rede social.
O texto, pela forma como está na postagem, transmite um sentido que não era o pretendido pelo usuário da rede social. Assinale a única alternativa que explica a ação a ser tomada para consertar o sentido dessa postagem:
a) Necessita colocar uma exclamação após a palavra "Jesus".
b) É preciso colocar uma vírgula antes da palavra "Jesus".
c) Deve-se colocar um ponto final após a palavra "Jesus".
d) Necessita colocar uma interrogação após a palavra "Jesus".
e) É necessário colocar a palavra "Jesus" com inicial maiúscula.
Leia o texto a
seguir para responder as questões de 17 a 19:
Professor ganha ação
judicial contra aluna que o denunciou por trocá-la de lugar em aula no Recife
Docente entrou
com processo por danos morais contra a estudante e ganhou na Justiça
indenização de R$ 5 mil. Ainda cabe recurso à decisão.
Um professor denunciado por uma aluna por tê-la mudado
de lugar dentro da sala de aula em uma escola do Recife venceu um processo por
danos morais contra a jovem na Justiça, que determinou que o docente receba R$
5 mil de indenização. A decisão, à qual ainda cabe recurso, se refere à
polêmica ocorrida em uma turma do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual
Apolônio Sales, no Ibura, na Zona Sul da capital, e que se arrastava desde
abril de 2016.
O
caso ocorreu durante uma aula de matemática ministrada pelo professor Jeff
Kened Barbosa, de 62 anos, 30 deles dedicados à docência. Segundo o docente, a
estudante estava conversando com outros colegas em sala e atrapalhando a
apresentação do conteúdo.
O
professor teria pedido, por três vezes, que ela parasse a conversa e, na
quarta, teria dito para que ela trocasse de lugar na classe. “Ela disse que
tinha completado 18 anos e que ninguém mandava mais nela. A aula foi
interrompida e ela, levada para a coordenação. No dia seguinte, ela veio com a
mãe, pedindo que eu fosse afastado de minhas funções. Naquele dia, a reunião
durou das 7h30 às 11h”, conta Jeff.
17. A alternativa que explica os usos da vírgula no
trecho a seguir é:
A decisão, à qual ainda
cabe recurso, se refere à polêmica ocorrida em uma turma do 2º ano do ensino
médio
|
a)
Separa uma enumeração de atitudes tomada
pela justiça.
b)
Separa uma expressão intercalada.
c)
Separa um vocativo.
d)
Introduz a fala do professor.
e)
Introduz a fala do narrador.
18. No trecho a seguir, sobre o uso das aspas, é CORRETO
afirmar que:
“Ela disse que tinha
completado 18 anos e que ninguém mandava mais nela. A aula foi interrompida e
ela, levada para a coordenação. No dia seguinte, ela veio com a mãe, pedindo
que eu fosse afastado de minhas funções. Naquele dia, a reunião durou das
7h30 às 11h”, conta Jeff.
|
a)
Indica a fala do professor, literalmente como
ele a proferiu.
b)
Indica a fala do colunista do jornal que
escreveu o texto.
c)
Indica fala do professor de matemática,
utilizando-se do discurso indireto.
d)
Indica a fala do narrador da notícia,
literalmente como ele a proferiu.
e)
Está completamente inadequada nesta
situação, tendo em vista não se tratar de uma citação alheia.
19. As vírgulas em
destaque foram utilizadas no trecho a seguir com o objetivo de:
No dia
seguinte, ela veio com a mãe, pedindo que eu fosse afastado de
minhas funções. Naquele dia, a
reunião durou das 7h30 às 11h”, conta Jeff.
|
a) Isolar
vocativo.
b) Isolar
aposto.
c) Separar
elementos que exercem a mesma função sintática.
d) Isolar
complemento verbal ou nominal antecipados.
e) Isolar
expressão de tempo no início de sentença.
GABARITO OFICIAL DAS QUESTÕES OBJETIVAS:
2 E
3 C
4 E
5 1+3+4+5 =13
6 C
7 A
8 C
9 B
10 A
11 A
12 C
13 C
14 D
15 E
16 B
17 B
18 A
19 E
2 E
3 C
4 E
5 1+3+4+5 =13
6 C
7 A
8 C
9 B
10 A
11 A
12 C
13 C
14 D
15 E
16 B
17 B
18 A
19 E
adorei as atividades!
ResponderExcluirObrigado pelo acesso!
ExcluirVolte sempre que precisar!
Forte abraço!
As atividades são significativas e variadas!
ExcluirGostei muito das atividades.
ResponderExcluirAmei as atividades.
ResponderExcluirSensacional cara .. Parabéns
ResponderExcluirtem respostas das questões objetivas
ResponderExcluir?
ResponderExcluireu não entendi a questão 2
ResponderExcluiralguém poderia me tirar algumas duvidas da questão 2
vai toma no cu
Excluirkrl q isso kkkkkkkkkkkkkk
Excluirmds kk
ExcluirOi boa noite Daniele , as frases estão sem sentido devido a ausência de pontuação , então acredito que seja para pontuarmos,a fim de darmos sentindo as orações.
Excluirpor favor
ResponderExcluirPor favor eu quero a responta da 1
ResponderExcluirNuma madrugada dessas a mulher de Seu Lunga teve um mal-estar e, gemendo, acordou o marido
Excluir-Lunguinha, Lunguinha ta me dando uma coisa aqui.
-Então receba!
-Mas Lunga, é uma coisa ruim!
- Então devolva!
b) Seu Lunga, entrando em uma loja:
-Tem veneno pra rato?
-Tem ,Vai levar ? -Pergunta o balconista
- Não , vou trazer os ratos pra comer aqui!
Só sei essas duas
EXCELENTES QUESTÕES. PARABÉNS!
ResponderExcluirDesde já agradeço muito pelo comentário!
ExcluirGostei das questões. PARABÉNS !
ResponderExcluirDisponha sempre. Abraço!
ExcluirFico muito feliz com esse tipo de mensagem!
Adorei seu material, muito rico!
ResponderExcluirObrigado, Valéria!
Excluirum meme sempre pra descontrair nao mata hahaha vlw questões muito boas
ResponderExcluirNé isso! kkkkkkkkkkk
Excluirvaleu!
Maravilhoso professor veja as atividades https:manoelaraujo2020.blog.spot.com
ResponderExcluirDisponha sempre. Abraço!
ExcluirFico muito feliz com esse tipo de mensagem!
Caro mestre,
ResponderExcluirObrigada por compartilhar tão rico material.
Eu que fico grato com o seu reconhecimento!
ExcluirDisponha sempre. Abraço!
ExcluirFico muito feliz com esse tipo de mensagem!
Kkkkftvyvtv
ResponderExcluirGostei da atividade. Fico feliz de compartilhar conosco.
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirObrigado pela mensagem.
Fico feliz em ajudar de alguma forma!
Abraço!
Êta,era isso mesmo que queria, kkkk
ResponderExcluirObrigada, professor!
Obrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
ExcluirNão entendi a questão (2) ficou confuso. Não tem como dar sentido aquelas frase só pontuando.
ResponderExcluirSeus exercícios são riquíssimos.
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirQue bom que você gostou!
Volte sempre que precisar!
Abraço!
Postar um comentário