1.
Leia o texto abaixo e responda o que se
pede:
Mossoró-RN, 03 de julho de
2016.
Carta aberta à população de Mossoró-RN
Queridos Moradores,
Nós, alunos do 7º ano da Escola
Estadual Professora Maria Zenilda Gama, viemos por meio desta carta
conscientizá-los de que precisamos agir sobre a epidemia de doenças causadas
pelo mosquito aedes aegypti, as quais amedrontam a nossa cidade.
É importante que todas as comunidades
estejam atentas aos focos desse mosquito em suas casas ou próximo a elas,
porque a raiz deste mal está na existência do mosquito, portanto é a ele quem
devemos combater.
Todos devemos nos unir contra esse problema
que assola a nossa saúde e a de nossos entes queridos, evitando deixar água
parada em recipientes abertos, vasos de plantas, em garrafas e pneus.
Precisamos ter cuidado também com o nosso lixo, pois pode se tornar um ótimo
ambiente de reprodução para o mosquito.
Uma cidade tão grande e tão bonita não
pode ser destruída por apenas um mosquito, então, todos mãos à obra, pois
esta guerra é de todos e com conscientização e atitude a venceremos.
Respeitosamente,
Alunos do 7º ano da Escola Professora Maria Zenilda Gama. |
a) Que
gênero textual é este acima?
b) Para
que nos serve um texto como esse?
c) Onde
podemos encontrar esse gênero textual?
d) Qual
o tema do texto acima?
e) A
quem é destinado o texto acima?
2.
Sobre a carta aberta, assinale V ou F
nos parênteses:
( ) É um gênero diretamente ligado com o direito que cada cidadão tem de se
manifestar diante dos problemas que o afligem.
(
) Pode ser escrita com qualquer linguagem: gírias, expressões populares,
etc..
( ) Estrutura: organizada em: local,
data, destinatário, texto, despedida e assinatura.
( ) Tem a função de alertar, persuadir, protestar.
(
) na despedida pode-se usar qualquer expressão, como por exemplo,
“valeu”, “abraços” e etc..
3. Marque a única alternativa FALSA
sobre a carta aberta da questão 1:
a)
O primeiro parágrafo funciona como uma
introdução, apresentando o remetente e o problema.
b)
A expressão no inicio da carta
“Queridos Moradores” é opcional.
c)
O último parágrafo tem por função
servir como a conclusão da carta, em que os autores reforçam a ideia do combate
ao mosquito.
d)
O terceiro parágrafo é desnecessário,
pois todos já sabemos que não se deve deixar água parada em recipientes
descobertos.
e)
Está correto a carta aberta ser
assinada pelos “Alunos do 7º ano da Escola
Professora Maria Zenilda Gama”, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do
que um único sujeito.
4. Observe a imagem abaixo e responda corretamente:
a) Que
gênero textual é esse?
b) Onde
encontramos textos como esse?
c) Qual
a função desse tipo de gênero?
d) Qual
a crítica que esse texto está fazendo?
e) Qual
a estratégia desse texto para transmitir sentido ao leitor?
5.
Escreva 5 atitudes que devemos tomar
para combater o mosquito aedes aegypti.
6. Leia o texto abaixo para responder o que se
pede:
Belo Horizonte, 23 de
agosto de 2015.
Carta Aberta à População
de Belo Horizonte – MG
Nós, agentes comunitários
de saúde do município, viemos por meio desta carta, conscientizar que, diante
da alarmante epidemia de dengue em Belo Horizonte, que já registra 3 mortes e
mais de 10 mil casos confirmados, a prefeitura quer tirar o corpo fora e culpar
a população. Mas a verdade é que a prefeitura já sabia desde o ano passado da
existência de um novo vírus e da ameaça de uma epidemia, porém não colocou em
prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente,
acabou perdendo o controle da situação.
Além disso, a epidemia de
dengue não só piora como expõe a calamitosa situação da saúde pública de Belo
Horizonte: faltam muitos profissionais, leitos, unidades de saúde,
equipamentos, políticas públicas etc. Os trabalhadores já não estão aguentando
mais tanta superlotação e tantos problemas nas UPAs, nos centros de saúde e nos
hospitais. A prefeitura coloca a culpa na população e no novo tipo de vírus,
mas a verdade que a própria PBH é uma das principais culpadas, por ter sido omissa
e negligente e por não investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção
da dengue.
Muita gente questiona:
Será que não foi de certo modo proposital o fato de a prefeitura deixar a
dengue se alastrar para, com isso, beneficiar os hospitais privados e receber
muitos recursos dos governos federal e estadual? A mesma omissão e a
incapacidade da prefeitura em cuidar de modo eficaz da saúde da população é
repetida no trato com os servidores que ficam sem reajustes e sem condições
adequadas de trabalho.
Esses são motivos que
fazem com que os servidores públicos municipais estejam nas ruas em campanha
salarial e pela qualidade dos serviços. No dia 18 de abril, quinta, às 14
horas, uma nova assembleia será realizada na Praça Estação para denunciar essa
situação e exigir que a prefeitura abra as negociações com os trabalhadores.
Atenciosamente,
Agentes Comunitários de
Saúde de Belo Horizonte-MG.
(Disponível em: www.redebh.com.br/wa_files/PANFLETO_20DENGUE.pdf ,
acessado em 18 de jul de 2016).
a) Com base no objetivo e na estrutura, que
gênero textual é esse que acabamos de ler?
b) Por que o autor do texto refere-se a si
próprio na 1ª pessoa do plural (nós), ou seja, qual a sua intenção em fazer
isso?
c) Qual o problema social tratado nesse texto?
d) Que argumento principal o autor utiliza para
convencer o leitor acerca do que é defendido no texto?
e) Segundo o texto, por que a prefeitura é a
maior culpada pela epidemia de dengue em BH?
7. Marque um (X) na única expressão de despedida
que NÃO serviria para esta carta aberta acima:
a) Agradecemos a sua atenção
b) Sem mais para o momento
c) Valeu por sua atenção
d) Obrigado pela atenção
e) Desde já agradecemos a sua atenção
b) Sem mais para o momento
c) Valeu por sua atenção
d) Obrigado pela atenção
e) Desde já agradecemos a sua atenção
8. Observe o trecho retirado da carta aberta
acima e responda:
Nós, agentes
comunitários de saúde do município, viemos por meio desta carta,
conscientizar que, diante da alarmante epidemia de dengue em Belo Horizonte,
que já registra 3 mortes e mais de 10 mil casos confirmados, a prefeitura
quer tirar o
corpo fora e culpar a população.
|
a) Qual a função da expressão sublinhada para o
entendimento do texto?
b) Além de “conscientizar”, que outras intenções
essa mesma carta poderia ter para com os leitores?
c) A expressão destacada em vermelho pode ser
considerada linguagem formal? Por quê?
d) O que significa a expressão “tirar o corpo
fora”?
e) A expressão “mais de 10 mil casos confirmados”
representa um dado estatístico exato? Por quê?
9. Assinale com um (x) a única alternativa que
explica por que se deve assinar a carta aberta:
a) Para validar o que foi discutido ao longo do
texto.
b) Para despistar o verdadeiro autor do texto.
c) Não serve para nada, por isso é opcional.
d) Para demostrar encobrir o verdadeiro autor.
e) Para indicar individualidade autoral.
b) Para despistar o verdadeiro autor do texto.
c) Não serve para nada, por isso é opcional.
d) Para demostrar encobrir o verdadeiro autor.
e) Para indicar individualidade autoral.
10. Releia o trecho extraído da carta aberta acima
e responda as questões:
Além disso, a epidemia
de dengue não só piora como expõe a calamitosa situação
da saúde pública de Belo Horizonte: faltam muitos profissionais, leitos,
unidades de saúde, equipamentos, políticas públicas etc. Os trabalhadores já
não estão aguentando mais tanta superlotação e tantos problemas nas UPAs, nos
centros de saúde e nos hospitais. A prefeitura coloca a culpa na população e
no novo tipo de vírus, mas a verdade que
a própria PBH é uma das principais culpadas, por ter sido omissa e negligente
e por não investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
|
a) Que palavra poderia substituir “calamitosa”
sem prejudicar o sentido do texto?
b) Qual a função do sinal de dois-pontos na
terceira linha do trecho?
c) Em quem a prefeitura coloca a culpa sobre a
superlotação das UPA?
d) Segundo o autor, o que a prefeitura deveria
ter feito para evitar esses problemas na saúde publica do município de BH?
e) A
palavra destacada “mas” poderia ser substituída por qual outra, sem alterar o
sentido do texto?
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GABARITO OFICIAL
1.a) É uma carta aberta.b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.e) É destinada à população de Mossoró RN.2. VFVVF3. D4.a) É uma charge.b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.5. Resposta pessoal de cada um.
6.a) É uma carta aberta.b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.7. C
8.A) Tem a função de identificar o emissor do texto.B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.9. A
10.A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Olá professor Jean!
ResponderExcluirGostei muito de suas postagens!
Mas nos temos no Brasil uma praga pior do que o mosquito da dengue que infesta o país de 4 em 4 anos.
Poderia conscientizar seus alunos, sobre eles.
Abraço também sou professor.
Boa tarde, professor Andrade!
ExcluirObrigado pelo elogio. Espero sempre ajudar os colegas de profissão.
Quanto à infestação de certos insetos que só aparecem de quatro em quatro, realmente temos a obrigação sim de tentar conscientizar esse nossos alunos, mesmo vendo que essa geração anda meio alheia a esses assuntos.
Mais uma vez obrigado pelo acesso, meu amigo!!!!
Olá professor Jean , gostaria de saber quais são as resposta
ResponderExcluir1.
Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Gostaria de saber as respostas dessa atividade
ResponderExcluir1.
Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Cadê as respostas
ResponderExcluir1.
Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Respostas
ResponderExcluir1.
Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
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ResponderExcluir1.
Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
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Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Olá, quero parabenizá-lo pela excelente atividade.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
ExcluirOlá, Boa noite! Gostaria muito de ter as respostas de todas as questões.
ResponderExcluir1.
Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Gostaria muito das respostas das questões
ResponderExcluir1.
Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Gostaria das respostas das questões.
ResponderExcluirSeguem as respostas, Fernandes.
Excluir1.
a) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Professor Jean,parabéns pela sua dedicação e por compartilhar suas experiências,suas atividades têm uma excelência e objetividade.
ResponderExcluirboa tarde professor qual é a resposta da atividade de belo horizonte? poderia me dizer obrigado att:beatriz
ResponderExcluir1.
Excluira) É uma carta aberta.
b) Serve para mobilizar as pessoas para alguma causa social.
c) Encontramos na internet, em lugares públicos, livros didáticos, jornais etc.
d) Trata sobre uma epidemia de Dengue.
e) É destinada à população de Mossoró RN.
2. VFVVF
3. D
4.
a) É uma charge.
b) Encontramos esse gênero em jornais, revistas, sites e livros didáticos.
c) Sua função é fazer uma crítica a algum problema polêmico e atual.
d) É uma crítica sobre o descuido com a propagação do mosquito aedes aegypt.
e) Apresentar uma situação aparentemente engraçada sobre o duplo significado da palavra “pneu”.
5. Resposta pessoal de cada um.
6.
a) É uma carta aberta.
b) Esse se coloca na posição de coletividade, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.
c) Trata sobre uma epidemia de dengue em sua região.
d) Ele cita o número de mortes e o número de casos para alertar à população.
e) É a maior culpada porque não colocou em prática ações de prevenção e de combate ao mosquito da dengue e, naturalmente, acabou perdendo o controle da situação.
7. C
8.
A) Tem a função de identificar o emissor do texto.
B) Teria também a função de alertar, provocar, denunciar o descaso da prefeitura.
C) Não é linguagem formal, por se tratar de uma gíria.
D) Significar “não se envolver” ou “não tomar partido”.
E) Não é exato, pois se trata de uma expressão indefinida.
9. A
10.
A) “TRÁGICA”, “PREOCUPANTE”,
B) Tem a função de iniciar um esclarecimento ou explicação de algo dito antes.
C) Colocou a culpa na população e no novo tipo de vírus.
D) Deveria investir na saúde pública e nas campanhas de prevenção da dengue.
E) “Porém”, “no entanto”, “contudo”.
Preciso de ajuda
ResponderExcluirSobre o texto carta aberta qual a resposta da a número 3
ResponderExcluirAlternativa D
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirGostei muito das suas postagens Professor.
Me estão sendo muito úteis.
Gratidão!
Olá boa tarde!
ExcluirQue coisa maravilhosa! Fico muito feliz em ler isto.
Disponha sempre!
Muito obrigado pelo comentário e que bom que gostou!
Abraço!
valeu de coração ajudou muito
ResponderExcluirOlá boa tarde!
ExcluirDisponha sempre!
Muito obrigado pelo comentário e que bom que gostou!
Abraço!
Professor Jean Rodrigues,
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Suas postagens são muito relevantes e nos ajudam bastante! Suas atividades são práticas, objetivas e inteligentes!
Obrigado pelo comentário, Ione.
ExcluirFico feliz por ter gostado!
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