PLANO DE AULA
PÚBLICO ALVO: alunos do 1º ano “B” - Ensino Médio
CONTEÚDO: Leitura emocional
OBJETIVO GERAL: tomar consciência das emoções experimentadas durante a
leitura e a apreciação de uma música.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Mediar o
autoconhecimento de cada um fazendo-lhes entrar em contato com seus próprios
sentimentos;
· Despertar nos alunos
a sutil prática de relaxamento e percepção de suas emoções.
PROCEDIMENTOS:
· Iniciar a aula
executando a Prática de Quietude e Atenção Sentado (respiração profunda);
· Dialogar sobre a
importância da respiração antes, durante e após em situação tensas;
· Explanar de forma
oral a diferença entre emoção e sentimento;
· Reproduzir o vídeo
“Emoção e Sentimento” disponível no YouTube (duração 04:00 minutos);
· Disponibilizar para
leitura a letra da música “De janeiro a janeiro” de Nando Reis;
· Iniciar discussão
oral com a turma após a leitura;
· Reproduzir o vídeo
oficial da música da música “De janeiro a janeiro” de Nando Reis, disponível no
You Tube (duração 03:06 minutos);
· Iniciar discussão
oral com a turma após a visualização do vídeo.
PROPOSTA DE ATIVIDADE ESCRITA:
· Ao término do debate
entre professor e alunos, sugerir a turma que escrevam um breve comentário
sobre como se sentem, isto é, quais emoções estão sentido hoje? O que despertou
essas emoções neles?
ANEXO: ATIVIDADE TRABALHADA EM SALA
PROCEDIMENTO DE LEITURA EMOCIONAL
Leia a letra da música “De janeiro a janeiro” e, em seguida, assista ao vídeo clip da mesma música:
DE JANEIRO A JANEIRO
Não consigo olhar no fundo dos seus olhos
E enxergar as coisas que me deixam no ar
As várias fases, estações que me levam com o vento
E o pensamento bem devagar
Outra vez eu tive que fugir
Eu tive que correr
Pra não me entregar
As loucuras que me levam até você
Me fazem esquecer, que eu não posso chorar...
Olhe bem no fundo dos meus olhos
E sinta a emoção que nascerá quando você me olhar
O universo conspira a nosso favor
A consequência do destino é o amor, pra sempre vou te amar
Mas talvez você não entenda
Essas coisas de fazer o mundo acreditar
Que meu amor, não será passageiro
Te amarei de Janeiro a Janeiro
Até o mundo acabar...
(Roberta Campos e Nando Reis)
QUESTIONAMENTOS
• Você já conhecia essa música, ou seja, já a ouviu em algum lugar?
• Da forma como você entendeu, qual a mensagem desta música?
• Pelo que é dito na letra, que emoções o sujeito sente ao falar sobre a pessoa amada?
• Que emoções você sentiu ao ler e ouvir essa música?
• Você costuma ouvir músicas de ritmos e melodias suaves, tranquilas ou prefere as canções de letras fortes e agitadas?
PRODUÇÃO ESCRITA: Escreva um breve comentário sobre como você se sente agora, isto é, quais emoções estão sentido hoje: Está feliz? Está triste? Está impaciente ou tranquilo? Algo te tirou do sério hoje? Recebeu alguma notícia boa ou ruim pela manhã? Alguém falou alguma coisa que te magoou de certa forma? Você está de bem com a vida ou não?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Postar um comentário