Leia o texto a seguir:
PEC pelo fim da jornada 6x1 já pode ser protocolada
Proposta de Emenda à Constituição que
pretende alterar a jornada de trabalho já conta com 194 signatários
A deputada Érika Hilton
(PSOL-SP) informou que conseguiu o número necessário de assinaturas para
protocolar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de
trabalho 6x1. Essa fórmula prevê seis dias de trabalho e um dia de descanso
para trabalhadores.
O projeto da deputada Érika Hilton prevê uma redução da escala 6x1 para uma jornada de 4x3, com oito horas de trabalho por dia e três dias de descanso. Assim que a PEC for protocolada, ela será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois em uma Comissão Especial. Caso seja aprovada nos dois colegiados, a PEC segue para análise do Plenário da Câmara e depois do Senado. Se aprovada nas duas Casas, a proposta será promulgada e vira lei
Fonte: (https://www.correiobraziliense.com.br, 13 de novembro de
2024)
1. A partir da leitura do texto, responda:
a) Segundo o texto, qual o benefício para os trabalhadores se a PEC for aprovada?
b) Que oração subordinada adverbial há no período “conseguiu o número necessário de assinaturas para protocolar a Proposta de Emenda à Constituição”?
c) Classifique a oração subordinada do trecho a seguir: “Assim que a PEC for protocolada, ela será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça”.
d)
Que
efeito de sentido a palavra em destaque confere ao fragmento de texto “Se aprovada nas duas Casas, a proposta será
promulgada e vira lei.”?
e)
Classifique
a oração subordinada do trecho a seguir: “Se aprovada nas duas Casas, a proposta será
promulgada e vira lei.”.
2. Classifique as orações subordinadas adverbias em destaque:
a)
Não
fomos à festa, pois estava chovendo muito.
b)
Ele
não foi à escola hoje, porque estava doente.
c)
Paula
é estudiosa tanto quanto seu irmão.
d)
Luísa
estava nervosa na reunião tal como eu.
e)
Luciana
gosta muito de dançar, embora esteja com o pé quebrado.
f)
Por
mais que Rosana não queira, ela vai à apresentação.
g)
Iremos
à festa, desde que não chova.
h)
Caso
José apareça, falaremos sobre a reunião.
i) Consoante
às regras de conduta criadas, Antenor preferiu alertar seus colegas de
trabalho.
j)
Faremos
o bolo conforme as dicas dadas pela Maria Elisa.
k)
O
palestrante falou tão baixo, que não conseguimos ouvir a apresentação.
l)
Lutou
tanto pelos seus sonhos, que acabou concretizando-os.
m) Estamos aqui para
trabalhar.
n)
Escolhemos
fazer o curso para que possamos trabalhar na área desejada.
o)
Enquanto
eles se divertem, nós trabalhamos.
p)
Assim
que passar no exame final, irei de férias.
q)
À
medida que o tempo passa, estamos mais distantes.
r)
Quanto
mais estudava para a prova, mais confiante ficava.
3.
Sobre o texto acima, explique:
a) Qual a finalidade do anúncio publicitário acima?
b) O vocábulo “contar” aparece duas vezes no texto. Qual o efeito de sentido de cada um deles?
c) No enunciado principal: “A gente conta com você para contar o Brasil”, há quantas orações?
d) Qual o efeito de sentido transmitido pelo vocábulo “para”?
e)
Como
se classifica a oração em destaque do enunciado principal “A gente conta com
você para contar o Brasil”?
4. Sobre
a tirinha da Mafalda, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A tirinha nos convida a refletir sobre qual
direção estamos tomando como sociedade, sugerindo que o futuro é incerto e pode
ser pior do que o presente.
( ) No período do 4º quadrinho “[...] será
que o futuro é [...] o vocábulo “que” funciona como conjunção integrante.
( ) Em: “[...] o futuro é tão ruim que ele
está voltando?”, há uma oração subordinada adverbial consecutiva.
( ) Em: “[...] o futuro é tão ruim que ele
está voltando?”, o pronome “que” restringe o substantivo “futuro”,
particularizando-o.
5. No enunciado verbal, lemos “Basta uma letra. Enquanto dirige, não enviei torpedos.”
a) Quem é
o anunciante?
b) Qual a
finalidade do anúncio?
c) Qual é
a oração adverbial existente nesse período? Identifique-a.
d) Qual é
a conjunção adverbial que a introduz?
e) Indique
o valor semântico expresso por essa oração e a classifique.
SUAS EXCELÊNCIAS
Quando se discutem os “riscos da judicialização da política”, muitos brasileiros, com razão, suspeitam estar ouvindo grego. Mas se souberem que o Supremo Tribunal Federal decidiu contratar 56 motoristas executivos, ao custo de R$ 5 milhões, entenderão a língua. Ela é falada por todo o Estado brasileiro, viciado em sangrar majestosamente o bolso do contribuinte. Os choferes, aliás, terão que usar paletós com “três botões e seis bolsos”, como exige o edital. Ah, sim, suas calças “não poderão ter pregas”.
(Isto É, 27/09/2017)
6. No texto abaixo, as orações se ligam umas às outros por
meio dos processos de subordinação e também de coordenação. Feita a leitura do texto,
relacione as colunas, estabelecendo a correspondência entre a oração e a sua
classificação.
1 - “Quando se discutem os “riscos da
judicialização da política, .... ”.
2 - “ .... Mas entenderão a língua”.
3 - “ ... se souberem que o Supremo Tribunal Federal
decidiu contratar 56 motoristas executivos, ao custo de R$ 5 milhões...”.
4 - “... como exige o edital”.
( ) Oração coordenada adversativa.
( ) Oração subordinada adverbial de
conformidade.
( ) Oração subordinada adverbial condicional.
( ) Oração subordinada adverbial temporal.
A sequência numérica que preenche os parênteses CORRETAMENTE é:
a)
3
– 4 – 1 – 2.
b)
3
– 4 – 2 – 1.
c)
2
– 1 – 3 – 4.
d)
2
– 4 – 3 – 1.
e)
2
– 4 – 1 – 3.
7. As orações subordinadas desempenham papéis cruciais na estruturação
e na complexidade das frases. Elas podem ser classificadas em três tipos
principais: substantivas, adjetivas e adverbiais. Em relação a essa temática,
analise as seguintes afirmações:
I. As orações subordinadas substantivas exercem funções próprias de substantivos, podendo atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, entre outras. Elas são essenciais para a compreensão do sentido da frase, sendo introduzidas por conjunções integrantes como "que", "se", "se", entre outras.
II. As orações subordinadas adjetivas, como o próprio nome sugere, desempenham o papel de adjetivos na frase, modificando substantivos. Elas são introduzidas por conjunções integrantes como "que", "quem", "cujo", "onde", entre outros, e têm a função de fornecer informações adicionais sobre o substantivo ao qual se referem.
III. As orações subordinadas adverbiais exercem funções próprias
de advérbios, modificando verbos, adjetivos ou outros advérbios na frase. Elas
indicam circunstâncias de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, entre outras,
e são introduzidas por conjunções coordenativas como "quando",
"enquanto", "porque", "se", "como",
entre outras.
Está correto o que se afirma em:
a)
I
e III, apenas
b)
I
e II, apenas
c)
I,
apenas
d)
I,
II e III
e) II e III
8. Na oração “Dragões pra matar…” a parte destacada, considerado o termo ao qual está ligado, deve ser classificada como:
a)
Subordinada
adjetiva restritiva reduzida de infinitivo.
b)
Subordinada
adverbial final reduzida de infinitivo.
c)
Subordinada
adjetiva explicativa reduzida de infinitivo.
d)
Subordinada
substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo.
e) Subordinada
adverbial final.
9. Considere
as orações subordinadas adverbiais abaixo:
1 - Já que Maria foi embora,
vou também;
2 - Malgrado ela admitisse o
erro, não o reparou; e
3 - Assim que ele resolveu
estudar, sua nota melhorou.
Assinale a alternativa que
indica a relação correta entre as orações de cada item:
a) 1 - condição; 2 -
causa; 3 - tempo;
b) 1- causa; 2 -condição;
3 - proporção;
c) 1- concessão; 2 - condição;
3 - causa;
d) 1 - causa; 2 -
concessão, 3 - tempo;
e) 1- proporção; 2 -
causa; 3 - conformidade.
10. A sintaxe é um dos níveis que integra o sentido e o encadeamento linguístico-discursivo de um texto. Analise o emprego da pontuação nas ocorrências abaixo:
“Quando a gente pede
uma redação, um trabalho escrito, o que o professor espera do aluno: que ele
reflita, pense e crie ou meramente se adapte a um certo modelo?”
Assinale a alternativa que traz a explicação sobre o emprego das vírgulas na ordem CORRETA:
a) Separar oração adverbial, separar termo
explicativo e separar oração subordinada subjetiva.
b) Separar termo explicativo, isolar advérbio e
intercalar conectivo.
c) Separar termo explicativo, separar oração
adverbial e separar orações de mesma função sintática.
d) Separar adjunto adverbial, separar elementos
de mesma função sintática e intercalar conectivo.
e) Separar oração adverbial, separar termo
explicativo e separar oração conjuntiva.
11. No período: “É preciso conhecer essas limitações características para nos darmos melhor com essa tecnologia”. A oração em destaque é classificada como:
a) Oração subordinada adverbial temporal.
b) Oração subordinada adjetiva restritiva.
c) Oração subordinada adverbial final.
d) Oração subordinada concessiva.
e) Oração coordenada conclusiva.
12. No fragmento textual: “O voluntário via uma sequência de letras exibidas em uma tela, e tinha de dizer se cada uma era vogal ou consoante, maiúscula ou minúscula e se estava na cor verde ou vermelha”, as duas orações subordinadas introduzidas pela conjunção SE classificam-se, respectivamente, como:
a) Substantiva objetiva direta – Adverbial
condicional.
b) Substantiva objetiva direta – Substantiva
objetiva direta.
c) Adverbial condicional – Adverbial
condicional.
d) Substantiva subjetiva – Adverbial modal.
e) Adverbial modal – Adverbial modal.
13. No período composto “Nunca teremos as respostas certas quando fazemos as perguntas erradas”, a oração em destaque se classifica CORRETAMENTE como sendo uma:
a) oração subordinada substantiva objetiva
direta.
b) oração subordinada adverbial causal.
c) oração subordinada adjetiva explicativa.
d) oração subordinada adverbial temporal.
e) oração subordinada substantiva completiva
nominal.
14.
Considerando os fragmentos de texto, analise as afirmações
a seguir.
I- “É Assim que Acaba: o que esperar da adaptação do livro de Colleen Hoover.”
II- “Quando o primeiro amor de Lily, Atlas Corrigan, reaparece repentinamente em sua vida[...]”.
III-
“[...], e Lily percebe que deve aprender a confiar em sua
própria força para fazer uma escolha impossível para o seu futuro.”
a) I é construído sintaticamente por períodos
compostos oração subordinada substantiva objetiva direta.
b) I e II são construídos sintaticamente por
períodos compostos com orações subordinadas substantiva e adverbial.
c) II e III são construídos sintaticamente por
períodos com orações subordinadas adverbias.
d) I, II e III são construídos sintaticamente
por períodos com orações subordinadas, dependentemente de serem acompanhados de
partícula coordenativas.
e) II é construído sintaticamente por período
simples com oração coordenativa adverbial.
15. Observe o seguinte período composto:
Estudo feito por pesquisadores da USP
(Universidade de São Paulo) mostrou que regiões mais pobres do Brasil seriam
as principais beneficiadas, se fatores de risco para demência [...] fossem
reduzidos por meio de políticas públicas eficazes.
Analise as assertivas abaixo.
I- Trata-se de um período simples.
II- O período é composto por coordenação.
III- O período é composto por subordinação.
IV- A oração em negrito (regiões mais pobres do Brasil seriam as principais beneficiadas) se classifica como uma oração coordenada substantiva predicativa.
V- A oração em negrito e em itálico (se fatores de risco
para demência [...] fossem reduzidos por meio de políticas públicas eficazes)
se classifica como uma oração subordinada adverbial condicional.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a)
II
e III.
b)
III,
IV e V.
c)
II,
III e V.
d)
I
e II.
e)
I,
IV e V.
16. Leia trechos da obra "Torto Arado" de Itamar Vieira Junior, e assinale a única alternativa que contém uma oração subordinada adverbial causal.
a)
"O
vento soprava forte, mesmo assim, continuaram a caminhada."
b)
"Cavavam
profundamente, para que a colheita fosse boa no final do ano."
c)
"Ela
continuou a trabalhar no campo, porque sabia que a terra precisava de
cuidado."
d)
"Ele
teria ficado em casa se soubesse que a noite seria tão fria."
e)
"Ficaram
em silêncio enquanto a chuva começava a cair."
17. Nesse enunciado, é possível apontar uma oração subordinada adverbial:
"O sol estava tão quente, que ninguém aguentava mais trabalhar." (Torto arado)
a) consecutiva.
b) comparativa.
c) concessiva.
d) condicional.
e) conformativa.
18. Analise o período abaixo:
“Quando
as tardes começavam a descer, eu sentava na beira do engenho, para ver o sol se
pôr.” (Menino de Engenho)
Acerca da subordinação presente nesse período, assinale a alternativa em que a análise feita NÃO é procedente.
a)
Há
quatro orações neste período.
b)
“Quando
as tardes começavam a descer” introduz oração subordinada adverbial temporal.
c)
Há
uma oração subordinada adverbial final.
d)
“eu
sentava na beira do engenho” é a oração principal.
e)
“Na
beira do engenho” exerce função sintática de adjunto adnominal.
“[...] "Fiquei triste, porque meu
pai nunca me dava atenção. [...] A casa era simples, embora tivesse uma grande
janela voltada para o engenho.”
19. O texto apresenta que tipos de orações subordinadas adverbiais?
a)
Causal
e condicional.
b)
Causal
e concessiva.
c)
Final
e temporal.
d)
Final
e condicional.
e)
Consecutiva
e temporal.
20. Assinale o contexto em que a palavra “se” foi usada com valor semântico de condição, introduzindo, pois, uma oração subordinada adverbial condicional.
a)
"Bentinho
olhou-se no espelho e viu que o tempo havia passado." (Dom Casmurro, de
Machado de Assis)
b)
"Vive-se
com pouco em um lugar como aquele." (Vidas Secas, de
Graciliano Ramos)
c)
"Se
ela tivesse sabido, teria agido de forma diferente." (O Primo Basílio, de Eça
de Queirós)
d)
“A
vida se impõe de qualquer jeito, até mesmo sem querer." (Grande Sertão: Veredas,
de João Guimarães Rosa)
e)
"Eles
se olhavam com desconfiança, tentando entender o que estava acontecendo."
(O Primo
Basílio, de Eça de Queirós)
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ATIVIDADE COMPLETA EM PDF
GABARITO OFICIAL
1.
a) O benefício para os
trabalhadores, caso a PEC seja aprovada, é a redução da jornada de trabalho de
6x1 (seis dias de trabalho e um de descanso) para 4x3 (quatro dias de trabalho
e três dias de descanso). Além disso, a proposta mantém a carga horária de 8
horas diárias de trabalho, mas oferece mais dias de descanso.
b) No período, há a oração
subordinada adverbial final, pela presença da conjunção subordinativa “para”.
c) A oração subordinada no
trecho é: "Assim que a PEC for protocolada". Ela é subordinada
adverbial temporal, pois indica o tempo em que a ação da oração principal
ocorrerá ("ela será analisada pela Comissão de Constituição e
Justiça").
d) A palavra "se"
confere ao trecho um efeito de condição.
e) A oração subordinada do
trecho é "Se aprovada nas duas Casas". Ela é uma oração subordinada
adverbial condicional, pois indica a condição necessária para que a proposta
seja promulgada e vire lei.
2.
a) Oração
subordinada adverbial causal: "pois estava chovendo muito" (indica a
causa de não irem à festa).
b) Oração
subordinada adverbial causal: "porque estava doente" (indica a razão
pela qual ele não foi à escola).
c) Oração
subordinada adverbial comparativa: "tanto quanto seu irmão"
(estabelece uma comparação entre Paula e seu irmão).
d) Oração
subordinada adverbial comparativa: "tal como eu" (faz uma comparação
entre Luísa e a pessoa que fala).
e) Oração
subordinada adverbial concessiva: "embora esteja com o pé quebrado"
(indica uma concessão, ou seja, apesar da situação de Luciana).
f) Oração
subordinada adverbial concessiva: "Por mais que Rosana não queira"
(indica uma concessão, ou seja, mesmo que Rosana não queira, ela vai à
apresentação).
g) Oração
subordinada adverbial condicional: "desde que não chova" (indica a
condição para irem à festa).
h) Oração
subordinada adverbial condicional: "Caso José apareça" (estabelece
uma condição para que falem sobre a reunião).
i) Oração
subordinada adverbial conformativa: "Consoante às regras de conduta
criadas" (indica conformidade, ou seja, de acordo com as regras criadas).
j) Oração
subordinada adverbial conformativa: "conforme as dicas dadas pela Maria
Elisa" (indica conformidade com as dicas de Maria Elisa).
k) Oração
subordinada adverbial consecutiva: "que não conseguimos ouvir a
apresentação" (indica a consequência do fato de o palestrante falar baixo).
l) Oração
subordinada adverbial consecutiva: "que acabou concretizando-os"
(indica a consequência de lutar pelos seus sonhos).
m) Oração
subordinada adverbial final: "para trabalhar" (indica a finalidade de
estarem ali).
n) Oração
subordinada adverbial final: "para que possamos trabalhar na área
desejada" (indica a finalidade de escolher fazer o curso).
o) Oração
subordinada adverbial temporal: "Enquanto eles se divertem" (indica o
tempo em que "nós trabalhamos").
p) Oração
subordinada adverbial temporal: "Assim que passar no exame final"
(indica o momento em que a ação de "ir de férias" ocorrerá).
q) Oração
subordinada adverbial proporcional: "À medida que o tempo passa"
(indica uma relação proporcional entre o tempo passando e a distância
crescente).
r) Oração
subordinada adverbial proporcional: "Quanto mais estudava para a
prova" (indica uma relação proporcional entre o estudo e a confiança).
3.
a) A finalidade do anúncio é convocar o público para participar de uma ação, que é o Censo realizado pelo IBGE. A ideia é engajar as pessoas, despertando a importância da contribuição delas para a coleta de dados sobre o Brasil. O uso da palavra "contar" sugere tanto a ação de relatar informações quanto a de contabilizar pessoas, indicando a relevância da participação no processo de levantamento de dados.
b) "A gente conta com você": Aqui, o verbo "contar" tem o sentido de depender de alguém, ou seja, o IBGE está dizendo que precisa da colaboração do público, confiando que as pessoas participarão ativamente da pesquisa. "Para contar o Brasil": Neste caso, "contar" tem o sentido de registrar, relatar ou enumerar. Refere-se ao ato de coletar dados e informações sobre a população brasileira, ou seja, fazer o levantamento estatístico que o Censo propõe.
c) No enunciado principal, há duas orações: "A gente conta com você" – oração principal, que expressa a dependência ou confiança do IBGE na colaboração do público. "Para contar o Brasil" – oração subordinada, que tem função explicativa ou final, indicando o propósito da ação da oração principal (ou seja, para realizar o levantamento de dados sobre o Brasil).
d) O vocábulo "para" transmite o sentido de finalidade ou objetivo.
e) A
oração em destaque, "para contar o Brasil", é uma oração subordinada
adverbial final, pois expressa a finalidade da ação mencionada na oração
principal.
4. V,V,V,
F
5.
a) Essa campanha pode estar
associada a uma marca de telefonia: Claro.
b) A finalidade do anúncio é
alertar e conscientizar os motoristas sobre os perigos de usar o celular
enquanto dirigem, especialmente para evitar o envio de torpedos (mensagens de
texto).
c) A oração adverbial presente
no período é: "Enquanto dirige".
d) A conjunção adverbial que
introduz a oração "Enquanto dirige" é "enquanto".
e) O valor semântico expresso pela oração "Enquanto dirige" é de tempo, pois ela indica o momento em que a ação da oração principal ocorre. Assim, é uma oração subordinada adverbial temporal.
6. D
7. C
8. B
9. D
10. D
11. C
12. B
13. D
14. B
15. B
16. C
17. A
18. E
19. B
20. C
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