PROVA FINAL DE PORTUGUÊS PARA O 7º ANO


Leia o TEXTO 1 a seguir:

APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA


Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro. Como minha casa era muito segura, com grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali, espiando tranquilamente.
Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço.
Perguntaram-me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.
Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível.
Um minuto depois, liguei de novo e disse com a voz calma:
— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guardada em casa para estas situações. O tiro fez um estrago danado no cara!
Passados menos de três minutos, estavam na minha rua cinco carros da polícia, um helicóptero, uma unidade do resgate, uma equipe de TV e a turma dos Direitos Humanos, que não perderiam isso por nada neste mundo.
Eles prenderam o ladrão em flagrante, que ficava olhando tudo com cara de assombrado. Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia.
No meio do tumulto, um tenente se aproximou de mim e disse:
— Pensei que tivesse dito que tinha matado o ladrão.
Eu respondi:
— Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.
(Autor: Luís Fernando Veríssimo)

1.    Após a leitura do texto, responda:

a)    A história acima é real ou se trata de uma ficção?

b)    Que gênero textual é esse que você acabou de ler?

c)    Que tipo de narrador há nesse texto?

d)    Com qual intenção o personagem diz à polícia que já matou o ladrão?

e)    Por que o sinal de TRAVESSÃO foi usado tantas vezes nesse texto, ou seja, o que ele indica?

2.    Ainda sobre o texto acima, coloque V para verdadeiro e F para falso nos parênteses:

(  ) Esse texto é uma crônica, já que aborda uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa no dia a dia.
(  ) Esse texto trata-se do gênero memórias, pois são recordações do personagem principal.  
(  ) Há três vozes em todo o texto: a do narrador e a dos dois personagens.
(  ) Para o narrador, a polícia só se preocupa com crimes altamente violentos.
(  )  A única coisa em que o narrador não mentiu para a polícia foi o fato de haver um calibre 12 na casa.

 3.    Observe as palavras destacadas num trecho retirado do texto e responda o que se pede:

Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.

a)    Qual das palavras destacadas indica o MODO como o sujeito agiu?

b)    Qual das palavras destacadas indica a noção de LUGAR?

c)    Qual das palavras destacadas indica a noção de INTENSIDADE?

d)    Qual das palavras destacadas é uma PREPOSIÇÃO com a função de ligar uma palavra a outra?

e)    Qual das palavras destacadas é um VERBO na 1ª pessoa do singular?

4.    Leia os trechos retirados do TEXTO 1 e indique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:

a)    Eu tenho o sono muito leve

b)    Um minuto depois

c)    Pensei que tivesse dito que não havia ninguém disponível.

d)    — Oi,

e)    Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço.

5.    Ainda sobre o texto acima, coloque V para verdadeiro e F para falso nos parênteses sobre as seguintes afirmações:

(  ) No trecho: “— Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal” a expressão destacada dá a noção de tempo passado.
(  )No trecho: “e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar” a palavra destacada deveria ser substituída por “mim”.
(  ) No trecho: “não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali” a palavra em destaque pode ser substituída por “mais”.
(  ) No trecho: ”Talvez ele estivesse pensando que aquela era a casa do Comandante da Polícia” a palavra em destaque é um advérbio de dúvida.
(  ) A separação correta das silabas da palavra “helicóptero” é HE – LI – CÓ – PTE –RO.

Leia o TEXTO 2 a seguir e responda o que se pede:

PONTOS DE VISTA

    Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
    — Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
    — Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
    — Deveriam me colocar antes da palavra "quando"                — respondeu a Vírgula.
    — Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria: "Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
     — Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
     — E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
    — E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
     — O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos.           — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
     — Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
     — Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
    — É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
    — Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou?" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
    — Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
    — Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
     — Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
    — Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois      — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
    — O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
    — Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.

(João Anzanello Carrascoza. Revista Nova Escola - Edição Nº 165

6.    Após a leitura do TEXTO 2, responda:

a)    Em que tipo de linguagem o texto 2 foi construído: (VERBAL, NÃO-VERBAL ou MISTA)?

b)    Quem são os personagens da história?

c)    Quem começou toda a confusão?

d)    Qual o motivo da confusão?

e)    Qual a mensagem que o texto deixa para o leitor sobre os sinais de pontuação?

7.    Sobre a palavra em destaque no trecho, é CORRETO afirmar que:

— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.

a)    Transmite, nesse trecho, a noção de lugar.
b)    Funciona como uma preposição neste contexto.
c)    Poderia ser substituída sem alterar o sentido do trecho por “depois”.
d)    Essa palavra é um advérbio de tempo.
e)    Essa palavra é um verbo no tempo pretérito.

8.  A locução verbal em destaque no trecho pode ser substituída sem alterar o sentido original da mensagem por:

Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências

a)    alteraríamos
b)    alteramos
c)    alterastes
d)    alterará
e)    alteraria

9.     O texto 2 pertence ao gênero textual chamado:

a)    Notícia
b)    Carta de reclamação
c)    Conto
d)    Memórias
e)    Crônica

10.  Marque a única alternativa que contém uma FRASE nominal:

a)    Ora, por quê?
b)    É verdade — disse o Ponto.
c)    O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos.           
d)    Viram como eu sou importante?
e)    Os sinais de pontuação estavam quietos

“Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”





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GABARITO OFICIAL

1.

a) Se trata de uma ficção.

b) O gênero textual é uma crônica.

c) O tipo de narrador é narrador-personagem (primeira pessoa).

d) O personagem diz que já matou o ladrão para que a polícia agisse com rapidez.

e) O travessão foi usado para indicar a fala dos personagens (diálogo).

2. VFVVF

3.

a) Sorrateiramente (modo)

b) Lá (lugar)

c) Muito (intensidade)

d) De (preposição)

e) Tenho (verbo na 1ª pessoa do singular)

4.

a) Oração

b) Frase

c) Período

d) Frase

e) Período

5. VFFVF

6.

a) O texto foi construído em linguagem verbal.

b) Os personagens são os sinais de pontuação: Vírgula, Ponto de Interrogação, Ponto de Exclamação, Travessão, Aspas, Dois-Pontos, Reticências, Ponto e Ponto e Vírgula.

c) A Vírgula começou toda a confusão.

d) O motivo da confusão foi a posição inadequada da vírgula na frase inicial.

e) O texto deixa a mensagem de que os sinais de pontuação são fundamentais para a clareza da escrita e que devem ser usados corretamente.

7. B

8. B

9. C

10. A

9 Comentários

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    2. GABARITO OFICIAL

      1.

      a) Se trata de uma ficção.

      b) O gênero textual é uma crônica.

      c) O tipo de narrador é narrador-personagem (primeira pessoa).

      d) O personagem diz que já matou o ladrão para que a polícia agisse com rapidez.

      e) O travessão foi usado para indicar a fala dos personagens (diálogo).

      2. VFVVF

      3.

      a) Sorrateiramente (modo)

      b) Lá (lugar)

      c) Muito (intensidade)

      d) De (preposição)

      e) Tenho (verbo na 1ª pessoa do singular)

      4.

      a) Oração

      b) Frase

      c) Período

      d) Frase

      e) Período

      5. VFFVF

      6.

      a) O texto foi construído em linguagem verbal.

      b) Os personagens são os sinais de pontuação: Vírgula, Ponto de Interrogação, Ponto de Exclamação, Travessão, Aspas, Dois-Pontos, Reticências, Ponto e Ponto e Vírgula.

      c) A Vírgula começou toda a confusão.

      d) O motivo da confusão foi a posição inadequada da vírgula na frase inicial.

      e) O texto deixa a mensagem de que os sinais de pontuação são fundamentais para a clareza da escrita e que devem ser usados corretamente.

      7. B

      8. B

      9. C

      10. A

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