Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

sábado, 13 de abril de 2019

AVALIAÇÃO PARA 6º ANO SOBRE SUBSTANTIVO, GÊNERO CONTO E TIPOS DE LINGUAGEM


Leia o texto  1 abaixo:

O JUMENTO


Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.
         Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.
        Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.
       O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:
        - Você quer comprar este jumento?
       - Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.
        - Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.
        Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.
        Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um

camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.
          - Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro.
          - Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.
       O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.
         E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e dormindo no mais confortável abrigo.

(Raylane Furtado de Sousa. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso.)

1.    Após a leitura do texto, responda:

a)    O que o jumento deste texto tinha de especial?
b)    Como o fazendeiro tratava o jumento?
c)    O que o fazendeiro fez depois que o jumento riu muito dele?
d)    O que aconteceu com o jumento depois que foi vendido?
e)    Como o fazendeiro ficou se sentido depois que soube notícias do jumento?

2.    Ainda sobre o texto, explique:
a)    Que tipo de narrador há nesse texto?
b)    Onde aconteceu a história?
c)    Quem é o protagonista da história?
d)    Quem é o antagonista da história?
e)    Cite um personagem secundário desta história.

3.    Sobre o texto em análise, marque V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Esse texto é uma piada, com a intenção de fazer o leitor rir.
(  ) O jumento sofria maus-tratos.
(  ) A história é contada por um narrador observador.
(  ) O primeiro dono do jumento se arrependeu de ter vendido seu animal.
( ) A mensagem que o texto deixa para o leitor é a de que devemos valorizar as pessoas enquanto ainda as temos por perto.   

Observe o texto 2:


 4.    Sobre o texto 2, responda:

a)    Em que tipo de linguagem esse texto foi construído (VERBAL, VISUAL ou MISTA)? Por quê?
b)    A resposta dada pelo filho no 2º quadrinho era esperada pelo pai? Por quê?
c)    Retire do texto um substantivo PRÓPRIO.
d)    Retire do texto um substantivo CONCRETO.
e)    Retire do texto um substantivo ABSTRATO.

5.    Leia os textos abaixo e indique se são de linguagem VERBAL, VISUAL ou MISTA:

a)    Silêncio, por favor!

b)     
















c)     
















d)    Bom dia para quem for bom dia!



e)     













6.    O texto 1 “O jumento” é considerado:

a)    um conto
b)    uma piada
c)    uma carta
d)    um poema
e)    um aviso

7.    O texto 2 do diálogo entre pai e filho é considerado de linguagem:

a)    verbal
b)    mista
c)    visual
d)    nenhum dos três tipos

8.    No trecho retirado do texto 1:

O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal.

Marque um (x) na única alternativa que apresenta um substantivo que se refere a algo que podemos OUVIR:

a)    fazendeiro
b)    animal
c)    palavrões
d)    pobre
e)    não

9.    Marque um (x) na única alternativa que NÃO É substantivo:

a)    moedas
b)    homem
c)    pobreza
d)    tropeçou
e)    cidade

10.  Marque um (x) na única alternativa que apresenta o coletivo de JUMENTOS:

a)    Jumentada  
b) alcateia  
c) enxame  
d) fauna
e) tropa             



                                                                                                                                                     “Fé em Deus que ele é justo” (Racionais Mcs)


GABARITO QUESTÕES OBJETIVAS

3. FVVVV
6. A
7. B
8. C
9. D
10. E


Nenhum comentário:

Postar um comentário