Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

domingo, 28 de julho de 2019

SIMULADO DE PORTUGUÊS SOBRE TEXTO LITERÁRIO E ESTRUTURA DAS PALAVRAS


Leia os textos a seguir para responder as questões de 1 a 5:

TEXTO 1
A PESCA

O anil
o anzol
o azul

o silêncio
o tempo
o peixe

a agulha
vertical
mergulha

a água
a linha
a espuma

o tempo
o peixe
o silêncio

a garganta
a âncora
o peixe

a boca
o arranco
o rasgão

aberta a água
aberta a chaga
aberto o anzol

aquelíneo
agil-claro
estabanado

o peixe
a areia
o sol
(Affonso Romano de Sant'Anna)

TEXTO 2

PESCARIA: UMA VERDADEIRA FONTE DE BENEFÍCIOS À SAÚDE

       A pesca traz inúmeros benefícios aos seus praticantes. O simples fato de andar, ou até mesmo, fazer movimentos com a vara de pesca e arremessar iscas, são formas de favorecer a saúde cardiovascular, o fortalecimento muscular, a flexibilidade, além de melhorar a respiração e a postura.
      Saber aproveitar tudo o que a atividade envolve, também faz bem para quem pratica a mesma, como curtir o sol, o verde, o vento, o som dos pássaros, das águas e aprender um pouco mais sobre os tipos de peixes e a respeito da natureza. Além disso, é importante destacar que, quem pesca, exercita a paciência e autoconfiança. A paciência, porque é preciso aguardar até o momento em que o peixe é fisgado pela isca. E, a autoconfiança, porque o indivíduo irá aguçar a vontade de superar cada vez mais os próprios limites.
        Em um país de pessoas estressadas como o Brasil, a pesca pode ser uma boa aliada. Segundo uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma - Brasil), o Brasil ostenta o segundo lugar de país mais estressado do mundo, perdendo apenas para os japoneses.

(Disponível em: https://www.terra.com.br/ 03 de junho de 2019)

1.    Após a leitura dos dois textos, é CORRETO afirmar que o que eles têm em comum é:

a)    Falar sobre o mesmo tema: pesca.
b)    A estrutura em que foram escritos: em versos.
c)    Serem ambos literários.
d)    Tratar sobre a preservação dos peixes.

2.    Sobre o TEXTO 1, é CORRETO:

a)    Não transmite sentido, já que apresenta apenas palavras soltas.
b)    É um poema que reflete, por meio de palavras dispostas em sentido lógico, a imagem de uma pescaria.
c)    Seus versos apresentam rimas.
d)    Não é literário, pois traz informações de como deve ser uma pescaria.

3.     Sobre o TEXTO 2, é CORRETO:

a)    É literário, porque apresenta mais de uma interpretação.
b)    A maioria de suas palavras está no sentido conotativo, ou seja, sentido figurado.
c)    Traz uma informação real, atual e importante para o leitor, portanto não é um texto literário.
d)    Segundo o texto, o Brasil é o país líder do mundo onde a população é a mais estressada.

4.    Podemos afirmar que os TEXTOS 1 e 2 são respectivamente:

a)    Um poema e um artigo de opinião
b)    Um cordel e um resumo
c)    Uma notícia e um poema
d)    Um poema e uma notícia.

5.    Assinale a única alternativa em que a palavra NÃO POSSUI Vogal Temática:

a)    silêncio
b)    garganta
c)    tempo
d)    estabanado

6.    Observe o TEXTO 3 abaixo: 


Esse texto é um meme, gênero muito popular nas redes sociais. Pode-se afirmar que o meme acima tem a finalidade de:

a)    Fazer uma crítica aos alunos que não estudam para as avaliações.
b)    Causar uma reflexão nos estudantes brasileiros sobre a importância dos estudos.
c)    Fazer uma brincadeira sobre um fato que pode acontecer com qualquer aluno após uma avaliação.
d)    Mostrar uma triste realidade que é o fraco desempenho dos alunos nas avaliações.

7.    Sobre a análise na estrutura das seguintes palavras presentes no TEXTO 3 é CORRETO afirmar que:

a)    “Amigos” – “amigável” – “amiguinho” possuem o mesmo radical.
b)    Na palavra “PROVA”, a letra “A” é desinência nominal.
c)    Na palavra “DELES”, o segundo “e” é vogal temática.
d)    No verbo “COMEÇAM” o tema é “COME”.

8.    Assinale a única alternativa em que a palavra NÃO POSSUI Desinência Nominal de Gênero:

a)    nenhuma
b)    deles
c)    respostas
d)    amigos

9.    Leia o texto 4 abaixo:

Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se e contente;
É um cuidar que ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís Vaz de Camões)

Após a leitura do texto acima, compreende-se que amor é:

a)    Um sentimento fácil de ser compreendido.
b)    É um sentimento contraditório, inexplicável.
c)    É um sentimento objetivo e claro.
d)    É uma emoção passageira e compreensível.

10. Assinale a única característica que NÃO PERTENCE ao texto acima:

a)    Possui mais de uma interpretação.
b)    É criativo.
c)    Apresenta palavras no sentido conotativo.
d)    É objetivo, linguagem simples e de única interpretação.

GABARITO OFICIAL

1. A
2. B
3. C
4. D
5. D
6. C
7. A
8. C
9. B
10. D

Curta nossa fanpage no facebook @escrevequeeuleio

e siga o nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário