Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

domingo, 28 de julho de 2019

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR

Texto Dissertativo-argumentativo
Tema: Violência escolar

      Como tantos outros tipos, a violência nas escolas é uma das que mais assustam. O que será que está acontecendo com as crianças e os adolescentes para aumentar tanto a violência cometida por eles e contra eles nas instituições de ensino? Será que os motivos estão dentro da família, escola ou estado?
      A principio, violência é e sempre foi umas das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas. O enorme número de brigas que ocorrem nas escolas são postas nas redes sociais como uma forma de expor algo divertido e legal aos outros alunos. 
      Além disso, o educador Paulo Freire já falava em uma ‘’Cultura da paz’’, evidenciando o papel da educação na exposição de injustiça, incentivando a colaboração, a convivência com a diferente, a tolerância. Isso comprova a necessidade de as instituições trabalharem o assunto. Membros do núcleo gestor das escolas tentam fazer o possível para diminuir a ocorrência e acabam não obtendo êxito nas suas tentativas. Isso significa que não estão achando soluções certas para resolver esse problema.
       Portanto, deve ser ressaltada é a importância da presença dos pais no processo de solução desse problema. Sem a cooperação dos pais não é possível mudar essa realidade. Devemos nos aprofundar e estabelecer um compromisso de ambos os lados, para melhor comunicação com os alunos e, assim, saber o que está acontecendo em sua vida, os problemas, as dúvidas, achando assim uma forma de ajudar esse aluno.

(Autora: Nadjane, aluna da EEEFM EUCLIDES MOUZINHO DOS SANTOS, 3º ano, 2019, ALGODÃO DE JANDAÍRA-PB)

4 comentários:

  1. Ótimo texto. Parabéns professor Jean Rodrigues pela inciativa de fazer um blog tão rico em conteúdo e por se esforçar em sempre mantê-lo atualizado, a fim de que muitas pessoas possam se beneficiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Você não sabe o quanto é gratificante receber mensagens como a sua. Forte abraço!

      Excluir
  2. Muito bom o seu blog, está de parabéns!

    ResponderExcluir