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Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

SIMULADO SOBRE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, GÊNERO INFOGRÁFICO E VÍCIOS DE LINGUAGEM PARA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO


Leia os textos 1 e 2 para responder as questões 1 e 2:  

TEXTO 1:
(Fonte: Ministério dos Direitos Humanos em 2018)



TEXTO 2:

CASOS DE FEMINICÍDIO CRESCEM 53% EM UM ANO NA PARAÍBA, INDICA ANUÁRIO BRASILEIRO DA VIOLÊNCIA

Estudo ainda apontou que 74% das mulheres mortas na Paraíba em 2018 foram vítimas de feminicídio, pior proporção entre os estados da Paraíba.

      O número de feminicídio na Paraíba cresceu aproximadamente 53% entre 2017 e 2018, segundo dados do Anuário Brasileiro da Violência 2019, divulgados nesta terça-feira (10). Conforme dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos passaram de 22 para 34 entre 2017 e 2018. Foi a quarta maior alta em relação aos estados brasileiros, atrás apenas de Sergipe (163,9%), Amapá (145,2%) e Rondônia (100%).
     Ainda em relação aos casos de violência contra a mulher presentes no Anuário, o feminicídio é a principal causa de morte das mulheres na Paraíba. O estudo aponta que 46 mulheres foram mortas em 2018 no estado, sendo que quase 74% delas foram vítimas de feminicídio, quando a motivação do crime é relacionada às questões de gênero.
     A relação dos números da Paraíba entre mulheres mortas por feminicídio no ano passado, de aproximadamente 74%, é a maior entre os estados brasileiros. Em 2017, o mesmo dado na Paraíba era de aproximadamente 42%.
     Os casos de estupro também caíram no período, passando de 329 para 239 casos de estupros com mulheres vítimas no ano de 2018. Outro dado que praticamente não variou foi o de agressões decorrentes de violência doméstica. Foram 2.014 casos registrados em 2017 e 2.002 casos em 2018.

(https://g1.globo.com/pb/paraiba)

1. Quanto ao gênero, pode-se afirmar corretamente que os textos 1 e 2 são, respectivamente:

a)    Reportagem e gráfico
b)    infográfico Notícia  
c)    Documentário e infográfico
d)    Artigo de opinião e cartaz

2. Ao analisar o texto 1 e texto 2, é possível compreender que:

a)    O texto 2 apresenta os dados de modo mais geral, ou seja, em nível nacional.
b)    As fontes que realizaram as pesquisas apresentadas nos dois textos são em nível nacional, porém o texto 2 focou os dados da Paraíba.
c)    O texto 2 contradiz o texto 1, já que, segundo o texto 1, o feminicídio aumentou em 53% e o texto 2 diz que foi 80%.
d)    Devido à variedade de cores, figuras e ícones o texto 1 confunde o leitor, já que suas variadas formas de linguagem não permitem uma leitura linear.   

ESTUDAR, PARA MIM É...

       Posso dizer que há algum tempo eu não sabia o que era estudo. Vinha à escola não para estudar, e sim para receber notas e esperar o dia de terminar as aulas. O que importava era eu passar de ano.
      Mas, um dia vi meus amigos falando em vestibular e sobre a área que iam seguir. Eles falavam em um futuro melhor, foi então que eu parei e pensei: "Eu quero esse futuro melhor", porém não bastava só querer, eu tinha que batalhar muito.
      Em 2012 desisti do ensino EJA para buscar um ensino normal. Foi quando em 2013 comecei a estudar o 2º ano e vi a importância do estudo em minha vida. Comecei a tomar amor por aquilo tudo. Comecei a dar valor aos gritos do meu pai e da minha mãe para ir à escola. Também vi que o professor que dá uma bronca, esse é que é um professor. Passei a gostar daqueles que antes eu nem queria ver.
      Então, falo aqui para o primeiro, segundo e terceiro anos: vocês querem um dia ter uma melhor qualidade de vida? Querem ajudar seus pais futuramente? Fazer os pais olharem e falar: “Esse é meu filho”. Então posso dizer que o melhor caminho é os estudos. O mundo hoje é uma grande disputa, então, vão querer ficar aí esperando só uma nota e ficar parados? Ou vão correr atrás dos seus sonhos. Ser alguém na vida. Eu não sei o dia de amanhã, não sei se consigo, mas uma coisa eu sei: tentei. No estudo a raiz é amarga, mas os frutos são doces.
(AGEMIRO NETO, 2014)
































3. É CORRETO afirmar que o gênero textual acima é um (a):

a) Depoimento
b) Artigo de opinião
c) Resenha crítica
d) Notícia
  
4. De acordo com o texto, é possível compreender que para o autor:

a)    Estudar significar frequentar a escola.
b)    Receber notas na escola é o objetivo principal dos estudos.
c)    O estudo é um investimento em longo prazo para um possível futuro melhor.
d)    Estudar é cumprir todos os anos do ensino básico.


Posso dizer que há algum tempo eu não sabia o que era estudo. Vinha à escola não para estudar, e sim para receber notas e esperar o dia de terminar as aulas. [...] Em 2012 desisti do ensino EJA para buscar um ensino normal. Foi quando em 2013 comecei a estudar o 2º ano e vi a importância do estudo em minha vida.

5. No fragmento acima é CORRETO afirmar que o autor está:

a)    Narrando fatos.
b)    Apresentando seu ponto de vista
c)    Descrevendo suas ações
d)    Expondo a sua opinião

"Eu quero esse futuro melhor", porém não bastava só querer, eu tinha que batalhar muito.

6. A palavra em destaque produz nesta frase o efeito de sentido de:

a)    Adição 
b)    Escolha
c)    Oposição
d)    Conclusão

Então, falo aqui para o primeiro, segundo e terceiro anos: vocês querem um dia ter uma melhor qualidade de vida? Querem ajudar seus pais futuramente? Fazer os pais olharem e falar: “Esse é meu filho”.

7. Sobre o uso de perguntas retóricas presentes no texto, é CORRETO afirmar que

a)    Exigem uma resposta imediata do leitor.
b)    Em nada contribui para a argumentação do autor.
c)    São uma estratégia argumentativa que tentar atingir o emocional do leitor.
d)    É um recurso argumentativo que não funciona adequadamente para este gênero textual.

8. Assinale o vício de linguagem presente nos trechos de duas canções nacionalmente conhecidas e aceitas:

“O que é imortal
Não morre no final
E se distante é assim...”
(Sandy e Júnior)
“Eu nasci há de mil anos atrás”
               (Raul Seixas)

a)    Ambiguidade
b)    Cacófato
c)    eco  
d)    redundância 

9. O vício de linguagem na placa acima é chamado de:

a)    Ambiguidade 
b)    cacófato 
c)    eco  
d)    barbarismo


10. O vício de linguagem na fachada acima é:

a) Ambiguidade
b) preciosismo
c) barbarismo
d) eco

GABARITO OFICIAL

1. B
2. B
3. A
4. C
5. A
6. C
7. C
8. D
9. A
10. C


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