Leia os textos 1 e 2 para responder as questões 1 e 2:
TEXTO 1:
(Fonte: Ministério dos Direitos Humanos em 2018)
TEXTO 2:
CASOS DE FEMINICÍDIO CRESCEM 53% EM UM ANO NA PARAÍBA, INDICA ANUÁRIO
BRASILEIRO DA VIOLÊNCIA
Estudo ainda apontou que 74% das mulheres mortas
na Paraíba em 2018 foram vítimas de feminicídio, pior proporção entre os
estados da Paraíba.
O número de feminicídio na Paraíba
cresceu aproximadamente 53% entre 2017 e 2018, segundo dados do Anuário Brasileiro da Violência 2019, divulgados nesta terça-feira
(10). Conforme dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os
casos passaram de 22 para 34 entre 2017 e 2018. Foi a quarta maior alta em
relação aos estados brasileiros, atrás apenas de Sergipe (163,9%), Amapá
(145,2%) e Rondônia (100%).
Ainda em relação aos casos de violência
contra a mulher presentes no Anuário, o feminicídio é a principal causa de
morte das mulheres na Paraíba. O estudo aponta que 46 mulheres foram mortas
em 2018 no estado, sendo que quase 74% delas foram vítimas de feminicídio,
quando a motivação do crime é relacionada às questões de gênero.
A relação dos números da Paraíba entre
mulheres mortas por feminicídio no ano passado, de aproximadamente 74%, é a
maior entre os estados brasileiros. Em 2017, o mesmo dado na Paraíba era de
aproximadamente 42%.
Os casos de estupro também caíram no
período, passando de 329 para 239 casos de estupros com mulheres vítimas no
ano de 2018. Outro dado que praticamente não variou foi o de agressões
decorrentes de violência doméstica. Foram 2.014 casos registrados em 2017 e
2.002 casos em 2018.
(https://g1.globo.com/pb/paraiba)
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1. Quanto ao gênero, pode-se afirmar corretamente que os textos 1 e 2 são,
respectivamente:
a)
Reportagem e gráfico
b) infográfico e Notícia
c)
Documentário e infográfico
d)
Artigo de opinião e cartaz
2. Ao
analisar o texto 1 e texto 2, é possível compreender que:
a)
O
texto 2 apresenta os dados de modo mais geral, ou seja, em nível nacional.
b)
As
fontes que realizaram as pesquisas apresentadas nos dois textos são em nível
nacional, porém o texto 2 focou os dados da Paraíba.
c)
O
texto 2 contradiz o texto 1, já que, segundo o texto 1, o feminicídio aumentou
em 53% e o texto 2 diz que foi 80%.
d)
Devido
à variedade de cores, figuras e ícones o texto 1 confunde o leitor, já que suas
variadas formas de linguagem não permitem uma leitura linear.
ESTUDAR, PARA MIM É...
Posso dizer que há algum tempo eu não sabia o que era estudo. Vinha à
escola não para estudar, e sim para receber notas e esperar o dia de terminar
as aulas. O que importava era eu passar de ano.
Mas, um dia vi meus amigos falando em vestibular e sobre a área que
iam seguir. Eles falavam em um futuro melhor, foi então que eu parei e
pensei: "Eu quero esse futuro melhor", porém não bastava só querer,
eu tinha que batalhar muito.
Em 2012 desisti do ensino EJA para buscar um ensino normal. Foi quando
em 2013 comecei a estudar o 2º ano e vi a importância do estudo em minha
vida. Comecei a tomar amor por aquilo tudo. Comecei a dar valor aos gritos do
meu pai e da minha mãe para ir à escola. Também vi que o professor que dá uma
bronca, esse é que é um professor. Passei a gostar daqueles que antes eu nem
queria ver.
Então, falo aqui para o primeiro, segundo e terceiro anos: vocês
querem um dia ter uma melhor qualidade de vida? Querem ajudar seus pais
futuramente? Fazer os pais olharem e falar: “Esse é meu filho”. Então posso
dizer que o melhor caminho é os estudos. O mundo hoje é uma grande disputa,
então, vão querer ficar aí esperando só uma nota e ficar parados? Ou vão
correr atrás dos seus sonhos. Ser alguém na vida. Eu não sei o dia de amanhã,
não sei se consigo, mas uma coisa eu sei: tentei. No estudo a raiz é amarga,
mas os frutos são doces.
(AGEMIRO
NETO, 2014)
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3. É CORRETO afirmar que o
gênero textual acima é um (a):
a) Depoimento
b) Artigo de opinião
c) Resenha crítica
d) Notícia
4. De acordo com o texto, é possível compreender que para o autor:
a)
Estudar significar frequentar a escola.
b)
Receber notas na escola é o objetivo principal dos estudos.
c)
O estudo é um investimento em longo prazo para um possível futuro
melhor.
d)
Estudar é cumprir todos os anos do ensino básico.
Posso dizer que há algum tempo eu não sabia o que era estudo. Vinha à
escola não para estudar, e sim para receber notas e esperar o dia de terminar
as aulas. [...] Em 2012 desisti do ensino EJA para buscar um ensino normal.
Foi quando em 2013 comecei a estudar o 2º ano e vi a importância do estudo em
minha vida.
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5. No fragmento acima é CORRETO afirmar
que o autor está:
a)
Narrando fatos.
b)
Apresentando seu ponto de vista
c)
Descrevendo suas ações
d)
Expondo a sua opinião
"Eu
quero esse futuro melhor", porém não bastava só querer, eu tinha que
batalhar muito.
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6. A palavra em destaque produz nesta frase o efeito de sentido de:
a)
Adição
b)
Escolha
c)
Oposição
d)
Conclusão
Então,
falo aqui para o primeiro, segundo e terceiro anos: vocês querem um dia ter
uma melhor qualidade de vida? Querem ajudar seus pais futuramente? Fazer os
pais olharem e falar: “Esse é meu filho”.
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7. Sobre o uso de perguntas retóricas presentes no texto, é CORRETO afirmar que
a)
Exigem
uma resposta imediata do leitor.
b)
Em nada
contribui para a argumentação do autor.
c)
São uma
estratégia argumentativa que tentar atingir o emocional do leitor.
d)
É um
recurso argumentativo que não funciona adequadamente para este gênero textual.
8. Assinale o vício de linguagem presente nos trechos de duas canções
nacionalmente conhecidas e aceitas:
“O que é imortal
Não morre no final
E se distante é assim...”
(Sandy
e Júnior)
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“Eu nasci há de mil anos atrás”
(Raul Seixas)
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a)
Ambiguidade
b)
Cacófato
c)
eco
d)
redundância
9. O vício de linguagem na placa acima é chamado de:
a)
Ambiguidade
b)
cacófato
c)
eco
d)
barbarismo
10. O vício de linguagem na fachada acima é:
a) Ambiguidade
b) preciosismo
c) barbarismo
d) eco
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