Texto 1:
POR QUE AS ABELHAS DANÇAM?
Quando as abelhas-batedoras descobrem
uma rica fonte de alimento, voltam para a colmeia e, depois disso, os coletores
voam diretamente para o local para coletar o néctar e o pólen, sem a
necessidade de um guia. Isso acontece quase milagrosamente para o observador
iniciante, que não viu anteriormente que essas abelhas participaram da dança
informacional dos exploradores.
Esta dança, como ritual, é o que
transmite toda a informação e geolocalização das fontes alimentares. É uma
dança cheia de significados e alguns de seus códigos descobertos em relação às
distâncias indicam que, se os batedores dançar em um círculo, o campo é
inferior a cinquenta metros, em Cambo, se as flores são mais de 150 metros. Em
colmeia, os exploradores dançam fazendo uma figura em forma de oito, desenhando
uma linha que primeiro vai em uma direção reta, em seguida, faz um semicírculo,
novamente se movendo em linha reta e terminando com outro semicírculo. Na fase
de deslocamento retilíneo, a abelha movimenta fortemente o abdômen dos dois
lados. Quanto mais distante estiver a comida, mais vigoroso é esse movimento do
abdômen.
1. Segundo o texto, a dança das
abelhas indica que
a)
elas
encontraram o caminho de volta para a colmeia.
b)
descobriram
como produzir néctar e pólen.
c)
precisam
fugir de predadores.
d)
descobriram
fontes de alimentos.
e)
estão
no período de acasalamento.
2. O texto 1 tem por finalidade
a) expor uma opinião sobre a dança das
abelhas.
b) Apresentar informações sobre uma
característica das abelhas.
c) Resumir um pouco o dia a dia das abelhas.
d) Incentivar o leitor na criação de
abelhas para a produção de mel.
e) Criticar a ação do homem na extinção
das abelhas.
3. Assinale a única alternativa que
traz uma OPINIÃO:
a)Quanto
mais distante estiver a comida, mais vigoroso é esse movimento do abdômen.
b)Esta
dança, como ritual, é o que transmite toda a informação e geolocalização das
fontes alimentares.
c) Não
devemos matar as abelhas, porque apesar de serem um pequeno inseto, elas são importantíssimas
para a humanidade e o meio ambiente.
d)Em
colmeia, os exploradores dançam fazendo uma figura em forma de oito.
e)Quando
as abelhas-batedoras descobrem uma rica fonte de alimento, voltam para a
colmeia
4. Sobre a dança das abelhas é CORRETO
afirmar:
a) Não
é considerada linguagem, pois as abelhas não têm a capacidade da interpretação,
agem por extinto.
b)
É
considerada linguagem, já que as abelhas compreendem umas as outras.
c)
É
um exemplo de linguagem visual.
d)
É
um exemplo de linguagem, porque conseguem expressar até a distância de onde se
encontram o pólen e o néctar.
e)
Não
é considerada linguagem, uma vez que elas não conseguem falar.
5. No trecho:
Isso acontece quase milagrosamente para o observador
iniciante, que não viu ANTERIORMENTE que essas abelhas participaram da dança
informacional dos exploradores.
|
A
palavra em destaque produz no trecho o efeito de sentido de:
a)
Lugar
b)
Afirmação
c)
Negação
d)
Condição
e)
Tempo
6. No trecho:
ISSO acontece
quase milagrosamente para o observador iniciante, que não viu anteriormente
que essas abelhas participaram da dança informacional dos exploradores.
|
A
palavra em destaque está RETOMANDO uma informação que já foi apresentada no
texto. Assinale a ÚNICA alternativa que traz essa informação:
a)
“os
coletores voam diretamente para o local para coletar o néctar e o pólen, sem a
necessidade de um guia”
b) “Quando
as abelhas-batedoras descobrem uma rica fonte de alimento, voltam para a
colmeia”
c) “Esta
dança, como ritual, é o que transmite toda a informação e geolocalização das
fontes alimentares.”
d)
“É
uma dança cheia de significados e alguns de seus códigos descobertos em relação
às distâncias”
e) “Na
fase de deslocamento retilíneo, a abelha movimenta fortemente o abdômen dos
dois lados.”
7. Observe a imagem abaixo e
assinale a única alternativa CORRETA:
a) A imagem acima não transmite nenhum significado,
então não é linguagem.
b) Esta imagem transmite uma orientação
para as pessoas, portanto é um exemplo de linguagem visual, já que não possui
palavras escritas.
c) Esta imagem é dotada de significado,
pois orienta as pessoas a jogarem o lixo no lixo, logo se trata de um exemplo
de linguagem multimodal.
d) Essa imagem não é considerada
linguagem porque a sua mensagem não é clara para o leitor.
e) O texto acima é um exemplo de
linguagem verbal, pois há uma significação para o leitor.
8. A competência humana que a imagem
da questão 7 incentiva é a da:
a) Perseverança
b) Liderança
c) Sustentabilidade
d) Integridade
e) Produtividade
9. Leia a letra da música abaixo de Vitor
Kley:
O Sol
Ô sol vê
se não esquece e me ilumina
Preciso de
você aqui
Ô sol vê
se enriquece a minha melanina
Só você me
faz sorrir
E quando
você vem
Tudo fica
bem mais tranquilo
Ô
tranquilo
Que assim
seja, amém
O seu
brilho é o meu abrigo, meu abrigo
E toda vez
que você sai
O mundo se
distrai
Quem
ficar, ficou
Quem foi
vai vai
Toda vez
que você sai
O mundo se
distrai
Quem
ficar, ficou
Quem foi
vai vai vai
Quem foi
vai vai vai
O
tipo de linguagem que caracteriza a letra da música acima é:
a)
Verbal
apenas.
b)
Visual
apenas.
c)
Multimodal
d)
Verbal
e visual
e)
Visual
e multimodal
10. Observe o cartum abaixo:
A linguagem não
verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra.
O cartum faz uma crítica social. A figura destacada
está em oposição às outras e representa a
a) opressão
das minorias sociais.
b) carência de
recursos tecnológicos.
c) falta de
liberdade de expressão.
d) defesa da
qualificação profissional.
e)reação ao
controle do pensamento coletivo.
Leia o texto
abaixo para responder as questões de 11 a 19:
Buscar a paz
Como tantos outros tipos, a violência nas escolas é
uma das que mais assustam. O que será que
está acontecendo com as crianças e os adolescentes para aumentar tanto a
violência cometida por eles e contra eles nas instituições de ensino? Será que
os motivos estão dentro da família, escola ou do Estado?
A violência é e sempre foi umas das principais preocupações da
sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas. Segundo dados do IBGE, em 2018 42% dos alunos do ensino
básico sofreram algum tipo de violência nas escolas. As brigas entre alunos
que ocorrem nas escolas são postadas nas redes sociais como uma forma de incentivar
que aquilo é algo divertido e legal.
O educador Paulo Freire já falava em uma ‘’Cultura da paz’’,
evidenciando o papel da educação na luta contra as injustiças, incentivando a
colaboração, a convivência com o diferente e a tolerância. Isso confirma a
necessidade de as instituições escolares trabalharem esses assuntos.
Membros do núcleo gestor das escolas tentam fazer o possível para
diminuir essa violência, mas acabam não obtendo êxito nas suas tentativas. Isso significa que não estão achando soluções certas para
resolver esse problema.
Enfim, deve ser ressaltada a importância da
presença dos pais no processo de solução desse problema. Sem a cooperação dos pais não é possível mudar essa
realidade. Como também os professores se aproximarem mais dos alunos para haver
uma melhor comunicação e, assim, saber o que está acontecendo em suas vidas, os
problemas, as dúvidas, contribuindo, então, com a paz nas escolas.
11. O texto
acima pertence ao gênero:
a)
Carta
b)
Notícia
c)
Relatório
d)
Artigo de divulgação
científica
e)
Texto
dissertativo-argumentativo
12. O texto
“Buscar a paz” tem por finalidade:
a)
Apresentar e
defender uma opinião.
b)
Trazer
informações.
c)
Resumir um
assunto.
d)
Convencer o
leitor sobre alguma ideia.
e)
Orientar o
leitor sobre determinado tema.
13. O tema do
texto “Buscar a Paz” é:
a)
Tipos de
violência na sociedade.
b)
Violência
escolar.
c)
Assédio
d)
Família na
escola
e)
Cultura da paz
14. Sobre o
título do texto em estudo é CORRETO afirmar:
a)
Já denuncia
logo de início a temática do texto.
b)
Não possui
relação nenhuma com o que é desenvolvido no texto.
c)
É um título
subjetivo, pois não deixa claro o assunto do texto, estimulando a curiosidade
no leitor.
d)
É um título objetivo, porque não deixa claro o
assunto do texto, estimulando a curiosidade no leitor.
e)
Foi uma
escolha errada do autor, já que o texto não trata sobre o tema “paz”.
15. No
trecho:
O educador Paulo Freire já falava em uma
‘’Cultura da paz’’, evidenciando o papel da educação na luta contra as
injustiças, incentivando a colaboração, a convivência com o diferente e a
tolerância.
|
Assinale a
alternativa que apresenta a estratégia de argumentação que o autor utilizou
nesse trecho acima:
a)
Citação de
exemplo.
b)
Pergunta
retórica.
c)
Citação de
dado estatístico.
d)
Argumento de
autoridade.
e)
Refutação.
16. No
trecho:
Membros
do núcleo gestor das escolas tentam fazer o possível para diminuir essa
violência, MAS acabam
não obtendo êxito nas suas tentativas.
|
A palavra em
destaque pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por:
a)
então
b)
ou
c)
já
d)
além disso
e)
porém
17. A única
alternativa que apresenta um FATO retirado do texto é:
a)“deve ser
ressaltada a importância da presença dos pais no processo de solução desse
problema”
b)
“Sem a
cooperação dos pais não é possível mudar essa realidade”
c) “Isso
significa que não estão achando soluções certas para resolver esse problema.”
d)“Como tantos
outros tipos, a violência nas escolas é uma das que mais assustam.”
e)“Segundo dados
do IBGE, em 2018 42% dos alunos do ensino básico sofreram algum tipo de
violência nas escolas.”
18. Na
passagem:
A violência é e sempre foi umas das principais
preocupações da sociedade. ELA atinge a
vida e a integridade física das pessoas.
|
A palavra em
destaque se refere ao que já mencionado antes no texto:
a)
Sociedade
b)
Violência
c)
Preocupações
d)
Vida
e)
Pessoas
19. Assinale
a proposta de solução apresentada na conclusão do texto:
a)
Leis mais
duras para os agressores.
b)
Presença da
polícia na escola.
c)
Aproximação da
família com a escola.
d)
Expulsão dos
agressores.
e)
Necessidade de
mais debates sobre o tema.
20. Leia o trecho abaixo:
"ENFIM, deve ser ressaltada a importância da
presença dos pais no processo de solução desse problema."
Assinale a
única alternativa em que a palavra TEM O MESMO SENTIDO da destacada no
trecho acima:
a)
No entanto
b)
Nem
c)
Como também
d)
Sendo assim
e)
Contudo
GABARITO OFICIAL
1.
D
2.
B
3.
C
4.
A
5.
E
6.
A
7.
B
8.
C
9.
A
10.
E
11.
E
12.
A
13.
B
14.
C
15.
D
16.
E
17.
E
18.
B
19.
C
20.
D
Postar um comentário