Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE O EIXO TEMÁTICO "NATUREZA E SOCIEDADE" (ENSINO MÉDIO)

Uma técnica de estudo muito interessante é a estratégia de SUBLINHAR palavras, expressões ou frases para destacar aquilo que achamos que é importante dentro de um texto. Podemos usar uma régua, marca texto ou caneta colorida para destacar essas informações. Sublinhar é uma técnica indispensável tanto para elaboração de esquemas e resumos quanto para destacar as ideias importantes de um texto. Você costuma usar essa técnica? Se não, passe a utilizá-la, pois vai te ajudar bastante. Caso já a use nos seus estudos, você está de parabéns. Agora vamos realizar uma atividade em que você vai precisar desta estratégia de estudo. Mãos à obra!

Leia o texto 1 abaixo:

 

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul, nesta sexta-feira (20), autoridades fizeram um apelo sobre a importância da quarentena para o controle do COVID-19, também conhecido como Coronavírus.

“Isolamento social não é férias. Não é o momento de viagem, não é o momento de andar no parque, não é o momento de confraternização. O quanto mais as pessoas puderem ficar em casa não é mais apenas um ato de higiene, mas um ato humanitário, de respeito ao próximo, de respeito à família, aos amigos, aos conhecidos. É importante insistir nessa tecla. Só com isso vamos passar melhor por essa pandemia. O isolamento social não é motivo para festejar”, enfatizou o prefeito Bruno Covas.

Na manhã de hoje, entrou em vigor na cidade de São Paulo o decreto que veda o funcionamento do comércio na cidade para atendimento presencial até o dia 5 de abril deste ano. De acordo com a medida, fica autorizada apenas a manutenção dos serviços administrativos e a realização de vendas por meio de aplicativos, internet ou instrumentos similares.

governador João Doria também lembrou os cuidados que devem ser tomados com a população mais idosa. “Protejam as pessoas com mais de 60 anos. Dê a elas o carinho, a proteção e não permitam que saiam das suas casas. Esta é a orientação dos médicos e uma prova de carinho".

Para o infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, David Uip, as medidas de restrição, como as que foram adotadas, são fundamentais para retardar a evolução do vírus, diminuindo assim o número de infectados em todo o país. De acordo com as projeções dos infectologistas que atuam no Centro de Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, o pico do número de infectados deve acontecer entre os meses de abril e maio.

“Eu entendo que com as medidas tomadas pelo prefeito e pelo governador, isso vai ser conseguido. Nós temos hoje uma restrição de idas e vindas estimada em 60%, conforme informações da Vigilância Sanitária, e isso é muito importante, pois você conseguindo retardar o pico, você não sobrecarrega o sistema de saúde. Uma estratégia, adotada em muitos países, que estamos adotando aqui”, destacou o médico.        

(Disponível em: http://www.capital.sp.gov.br/, dia 20 de março de 2020)

 1.    Sublinhe ou destaque com canetas ou lápis coloridos o que se pede sobre o texto 1 acima:

a)    Sublinhe no texto quem fez um apelo sobre a importância da quarentena.

b)    Sublinhe no texto, na fala de Bruno Covas, o que não é quarentena, segundo ele.

c)    Sublinhe no texto a data de até quando o decreto que veda o funcionamento do comércio na cidade estará valendo.

d)    Sublinhe no texto quais os cuidados devem ser tomados com a população mais idosa.

e)    Sublinhe no texto o único dado estatístico mostrado como estimativa.


2.    Perguntas que exigem respostas pessoais:

a)    Você é a favor ou contra à quarentena no estado da Paraíba?

b)    Você realmente está cumprindo o isolamento social?

c)    Na sua opinião, quais tipos de comércios não devem funcionar em tempos de isolamento social?

d)    Quais cuidados você está tendo ao sair de casa quando necessário?

e)    O que você percebeu que mudou em sua rotina nesse período de isolamento social?


3.    Observe o texto 2 e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:

 

a)    O gênero textual acima é uma tirinha. Trata-se de um texto narrativo simples que não apresenta nenhum tom crítico em sua essência.

b)    O texto acima é uma tirinha da personagem Mafalda, o qual nos faz refletir de maneira crítica acerca da relação “homem vs natureza” na qual as atitudes humanas acabam resultando em consequências trágicas para o planeta Terra.

c)    Pelo que pode ser observado no texto, há uma quebra de expectativa para o leitor no primeiro quadrinho.

d)    A palavra “doente” no texto não foi usada em sentido figurado.

e)    Os quadrinhos não apresentam uma sequência lógica, portanto não transmitem sentido algum para o leitor.


4.    Leia o texto 3:

O AQUECIMENTO CLIMÁTICO AMEAÇA AS GELEIRAS DO HIMALAIA

 

Por Julien Bouissou

 

        O aquecimento climático está acelerando o derretimento das geleiras do Himalaia. Quarenta e nove postos de observação do clima, espalhados pela cadeia montanhosa, registraram desde meados dos anos 1970 um aumento da temperatura média de 1,2 ºC, ou seja, o dobro do aumento que havia sido registrado anteriormente, ao longo de um período equivalente, nesta latitude.

Em relação ao termo “ou seja” pode-se afirmar que é um elemento de coesão que

a) nega o que foi apresentado anteriormente, indicando uma não contradição no decorrer do texto.

b) marca uma relação de correção, distorcendo o que foi dito anteriormente.

c) estabelece a progressão textual, ampliando o conteúdo do que foi dito antes.

d) delimita a relação entre as frases do texto, ocasionando uma redução de sentido à informação posterior.

e) introduz um argumento que produz efeitos de sentidos contrários, alterando a informação anterior.

 

5.    Leia o texto 4:

 

AMAZÔNIA: A FLORESTA SEM FIM

 

Antes apontada como o ‘pulmão do mundo’, sabe-se hoje que a importância da floresta amazônica é muito maior. De celeiro da biodiversidade a elemento controlador do clima do planeta, a região AINDA guarda muitos mistérios sob as copas das árvores. [...]

Entre o solo rico em agentes decompositores e a copa das árvores, a 40 metros há um hiato envolto pela penumbra. [...]

 

GIASSETTI, Ricardo. Amazônia: a floresta sem fim. 2007.

Em “[...] a região AINDA guarda muitos mistérios [...]”, o termo em destaque funciona como

a) elemento de coesão responsável pela organização das ideias que revelam a importância da floresta amazônica como controladora do clima do planeta.

b) introdutor de um argumento a mais, que estabelece uma relação sequencial, indicando a Amazônia, também, como guardiã de mistérios.

c) conector que estabelece, ao mesmo tempo, uma relação de contradição e de concessão, tendo em vista a Amazônia ser o “pulmão do mundo” e guardar muitos mistérios.

d) elo coesivo que marca uma relação conclusiva, pois a relevância da floresta amazônica é maior do que se pensava.

e) organizador textual que remete a um discurso anterior, mostrando a Amazônia como uma floresta sem fim, muito mais do que “pulmão do mundo”.



Curta nossa fanpage no facebook @escrevequeeuleio

e se inscreva no nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br


GABARITO APENAS DAS QUESTÕES DE ASSINALAR. 

3. B

4. C

5. B 


Nenhum comentário:

Postar um comentário