Uma técnica de estudo muito interessante é a
estratégia de SUBLINHAR palavras, expressões ou frases para destacar aquilo que
achamos que é importante dentro de um texto. Podemos usar uma régua, marca
texto ou caneta colorida para destacar essas informações. Sublinhar é uma
técnica indispensável tanto para elaboração de esquemas e resumos quanto para
destacar as ideias importantes de um texto. Você costuma usar essa técnica? Se
não, passe a utilizá-la, pois vai te ajudar bastante. Caso já a use nos seus
estudos, você está de parabéns. Agora vamos realizar uma atividade em que você
vai precisar desta estratégia de estudo. Mãos à obra!
Leia o
texto 1 abaixo:
Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos
Bandeirantes, na Zona Sul, nesta sexta-feira (20), autoridades fizeram um apelo
sobre a importância
da quarentena para o controle do COVID-19, também
conhecido como Coronavírus.
“Isolamento social não é férias. Não é o momento de
viagem, não é o momento de andar no parque, não é o momento de
confraternização. O quanto mais as pessoas puderem ficar em casa não é mais
apenas um ato de higiene, mas um ato humanitário, de respeito ao próximo, de
respeito à família, aos amigos, aos conhecidos. É importante insistir nessa
tecla. Só com isso vamos passar melhor por essa pandemia. O isolamento social
não é motivo para festejar”, enfatizou o prefeito Bruno Covas.
Na manhã de hoje, entrou em vigor na cidade de São
Paulo o decreto que veda o funcionamento do
comércio na cidade para atendimento presencial até o
dia 5 de abril deste ano. De acordo com a medida, fica autorizada apenas a
manutenção dos serviços administrativos e a realização de vendas por meio de
aplicativos, internet ou instrumentos similares.
O governador
João Doria também lembrou os cuidados que devem ser
tomados com a população mais idosa. “Protejam as pessoas com mais de 60 anos.
Dê a elas o carinho, a proteção e não permitam que saiam das suas casas. Esta é
a orientação dos médicos e uma prova de carinho".
Para o infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus
no Estado de São Paulo, David Uip, as medidas de
restrição, como as que foram adotadas, são fundamentais para retardar a
evolução do vírus, diminuindo assim o número de infectados em todo o país. De
acordo com as projeções dos infectologistas que atuam no Centro de
Contingência do Coronavírus no Estado de São Paulo, o pico do número de
infectados deve acontecer entre os meses de abril e maio.
“Eu
entendo que com as medidas tomadas pelo prefeito e pelo governador, isso vai
ser conseguido. Nós temos hoje uma restrição de idas e vindas estimada em 60%,
conforme informações da Vigilância Sanitária, e isso é muito importante, pois
você conseguindo retardar o pico, você não sobrecarrega o sistema de saúde. Uma
estratégia, adotada em muitos países, que estamos adotando aqui”,
destacou o médico.
(Disponível em: http://www.capital.sp.gov.br/, dia 20 de março de 2020)
a) Sublinhe no texto quem fez um apelo sobre a importância da quarentena.
b) Sublinhe no texto, na fala de Bruno Covas, o que não é quarentena, segundo ele.
c) Sublinhe no texto a data de até quando o decreto que veda o funcionamento do comércio na cidade estará valendo.
d) Sublinhe no texto quais os cuidados devem ser tomados com a população mais idosa.
e) Sublinhe no texto o único dado estatístico mostrado como estimativa.
2. Perguntas que exigem respostas pessoais:
a) Você é a favor ou contra à quarentena no estado da Paraíba?
b) Você realmente está cumprindo o isolamento social?
c) Na sua opinião, quais tipos de comércios não devem funcionar em tempos de isolamento social?
d) Quais cuidados você está tendo ao sair de casa quando necessário?
e) O que você percebeu que mudou em sua rotina nesse período de isolamento social?
3.
Observe o texto 2 e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA:
a)
O
gênero textual acima é uma tirinha. Trata-se de um texto narrativo simples que
não apresenta nenhum tom crítico em sua essência.
b)
O
texto acima é uma tirinha da personagem Mafalda, o qual nos faz refletir de
maneira crítica acerca da relação “homem vs natureza” na qual as atitudes
humanas acabam resultando em consequências trágicas para o planeta Terra.
c)
Pelo
que pode ser observado no texto, há uma quebra de expectativa para o leitor no
primeiro quadrinho.
d)
A
palavra “doente” no texto não foi usada em sentido figurado.
e)
Os
quadrinhos não apresentam uma sequência lógica, portanto não transmitem sentido
algum para o leitor.
4. Leia o texto 3:
O AQUECIMENTO CLIMÁTICO AMEAÇA AS GELEIRAS DO
HIMALAIA Por Julien Bouissou O aquecimento climático está acelerando
o derretimento das geleiras do Himalaia. Quarenta e nove postos de observação
do clima, espalhados pela cadeia montanhosa, registraram desde meados dos
anos 1970 um aumento da temperatura média de 1,2 ºC, ou seja, o dobro do aumento que havia sido
registrado anteriormente, ao longo de um período equivalente, nesta latitude. |
Em relação ao termo “ou seja” pode-se afirmar que é um elemento de coesão que
a) nega o que foi apresentado
anteriormente, indicando uma não contradição no decorrer do texto.
b) marca uma relação de correção,
distorcendo o que foi dito anteriormente.
c) estabelece a progressão textual,
ampliando o conteúdo do que foi dito antes.
d) delimita a relação entre as frases
do texto, ocasionando uma redução de sentido à informação posterior.
e) introduz um argumento que produz
efeitos de sentidos contrários, alterando a informação anterior.
5. Leia o texto 4:
AMAZÔNIA: A FLORESTA SEM FIM Antes
apontada como o ‘pulmão do mundo’, sabe-se hoje que a importância da floresta
amazônica é muito maior. De celeiro da biodiversidade a elemento controlador
do clima do planeta, a região AINDA guarda muitos mistérios sob as copas das
árvores. [...] Entre o
solo rico em agentes decompositores e a copa das árvores, a 40 metros há um
hiato envolto pela penumbra. [...] GIASSETTI,
Ricardo. Amazônia: a floresta sem fim. 2007. |
Em “[...] a região AINDA guarda muitos mistérios [...]”, o termo em destaque funciona como
a) elemento de coesão responsável
pela organização das ideias que revelam a importância da floresta amazônica
como controladora do clima do planeta.
b) introdutor de um argumento a mais,
que estabelece uma relação sequencial, indicando a Amazônia, também, como
guardiã de mistérios.
c) conector que estabelece, ao mesmo
tempo, uma relação de contradição e de concessão, tendo em vista a Amazônia ser
o “pulmão do mundo” e guardar muitos mistérios.
d) elo coesivo que marca uma relação
conclusiva, pois a relevância da floresta amazônica é maior do que se pensava.
e) organizador textual que remete a
um discurso anterior, mostrando a Amazônia como uma floresta sem fim, muito
mais do que “pulmão do mundo”.
GABARITO APENAS DAS QUESTÕES DE ASSINALAR.
3. B
4. C
5. B
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