Leia o texto abaixo:
Pesquisadores da UFPB criam robô virtual que tira dúvidas sobre a Covid-19 por meio de chat
O robô tem a capacidade de responder a uma série de solicitações por
meio de mensagens automáticas e funciona durante 24 horas por dia. O serviço é
atualizado diariamente. Entre as informações, estão cuidados para conter a
disseminação da doença, orientações para se proteger, os principais sintomas do
vírus, respostas a perguntas mais frequentes e desmistificações de informações
falsas.
“A iniciativa é importante na propagação do conhecimento sobre o que é a
Covid-19, como se prevenir, o que fazer caso contrair o vírus e até a sugestões
dos hospitais de referência no tratamento da doença”, conta Daniel Campesi, um
dos desenvolvedores.
O objetivo da iniciativa é de que, ao iniciar a conversa, a interação
ocorra a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, seja dada a
recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot. Segundo Daniel,
quanto maior a interação do público, menos o robô comete erros.
“Estamos em fase de experiência, tendo em vista que o Bot utiliza
técnicas de aprendizagem de máquina e precisa interagir com as pessoas para o
número de respostas corretas seja alto”, explica.
O projeto foi idealizado pelo professor e coordenador do laboratório,
Cássio Besarria. O grupo ainda é formado pelos pesquisadores Flávio Macaúbas,
Maria Daniella, Pierre Hítalo, Rodrigo Jovê e Wellington Charles.
(Disponível em: https://g1.globo.com/pb 27/05/2020)
1. Após a leitura do texto, responda as questões abaixo:
a) Explique com suas palavras qual o tema abordado no texto?
b)
Segundo
o texto, quais as características do robô?
c)
De
acordo com o texto, qual departamento da universidade desenvolveu o projeto?
d)
Para
o texto, a interação inicial com o robô se dá a partir de que?
e)
Explique
em poucas linhas o que seria INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Caso, precise pesquise em
outras fontes.
2.
A
partir das informações trazidas pelo texto, marque V para verdadeiro e F
para falso nas afirmações a seguir:
( ) O
texto 1 acima tem a finalidade de informar o leitor.
( ) A linguagem presente no texto apresenta
muitos termos técnicos da área da ciência e da tecnologia, por isso dificulta o
entendimento do leitor.
( ) O subtítulo logo abaixo do título tem a
função de antecipar informações que virão no texto.
( ) Há
no texto a fala de um dos criadores do projeto.
(
) Segundo o texto, o projeto só estará pronto
no final do ano.
Leia
atentamente o texto abaixo:
ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS
PARTICIPAM DE DESAFIOS VIRTUAIS DE ROBÓTICA DURANTE A PANDEMIA
Em aulas publicadas nas redes sociais,
as atividades de robótica saíram do ambiente escolar e foram para a casa dos
estudantes. Essa foi a forma que professores e alunos de um colégio de tempo
integral em Anápolis, a 55 km de Goiânia, encontraram para dar continuidade aos
desafios durante o período de isolamento social.
Usando copos de plástico, cola, CDs e
outros itens facilmente encontrados em casa, a professora Késia de Souza Cruz e
outros dois docentes ensinam os cerca de 40 alunos do Colégio Estadual Gomes de
Souza Ramos a construírem os robôs.
“Além das três aulas online por semana,
comunicamos aos alunos cada desafio postado e conversamos com eles sobre
dúvidas que surgem, ideias para resolver o que é proposto. Depois, os
adolescentes são convidados a postar no perfil do instagram o resultado",
explicou Késia.
A iniciativa de ensinar os alunos por
meio de vídeos publicados nas redes sociais foi do físico Adriano Fonseca,
ligado à Superintendência de Educação Integral de Goiás. Ele conta que a ideia
de publicar os tutoriais de robótica, que abrangem todos as disciplinas
escolares, surgiu no início da pandemia.
Além de participarem da disciplina
online, os estudantes também se preparam para a Olimpíada Brasileira de
Robótica, ainda sem data para acontecer por conta da pandemia.
3. Pelo que se pode compreender do texto,
as aulas de robótica na pandemia têm:
a) Sobrecarregado os alunos com excesso de atividades.
b) Pouco contribuído para a aprendizagem
dos alunos já que eles não têm o material para a aula.
c) Sido proveitosas e desafiantes já que os
alunos têm participado e se sentem estimulados.
d) Servido exclusivamente como preparação
para a Olimpíada Brasileira de Robótica.
e) Pouco práticas, já que os professores
desta escola ficam apenas na teoria.
4. Observe a charge abaixo e MARQUE a única alternativa que contém a CRÍTICA SOCIAL IMPLÍCITA no texto:
a) Os avanços científicos em Inteligência
artificial.
b) A permanência das desigualdades sociais
na Era das Tecnologias.
c) O ser humano ser substituído por
robôs.
d) Os empregos serem dados para os robôs.
e) O aumento da pobreza no Brasil.
GABARITO OFICIAL
1.
a) O texto trata sobre uma iniciativa científica de pesquisadores da UFPB ao criar um assistente virtual para tirar dúvidas das pessoas sobre a COVID 19.
b) O robô funciona durante 24 h por dia, respondendo milhares de mensagens das pessoas. O seu sistema é atualizado todos os dias.
c) Foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB).
d) A interação se dá a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, é dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.
e) Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.
2. V - F - V - V - F
3. C
4. B
Me ajude por favor
ResponderExcluirTem gabarito nao preciso ate 10 horas urgente
ResponderExcluirTem gabarito?por favor
ResponderExcluirGabarito por favo!
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) O texto trata sobre uma iniciativa científica de pesquisadores da UFPB ao criar um assistente virtual para tirar dúvidas das pessoas sobre a COVID 19.
b) O robô funciona durante 24 h por dia, respondendo milhares de mensagens das pessoas. O seu sistema é atualizado todos os dias.
c) Foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB).
d) A interação se dá a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, é dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.
e) Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.
2. V - F - V - V - F
3. C
4. B
Tem gabarito... tem a resposta da n2
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) O texto trata sobre uma iniciativa científica de pesquisadores da UFPB ao criar um assistente virtual para tirar dúvidas das pessoas sobre a COVID 19.
b) O robô funciona durante 24 h por dia, respondendo milhares de mensagens das pessoas. O seu sistema é atualizado todos os dias.
c) Foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB).
d) A interação se dá a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, é dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.
e) Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.
2. V - F - V - V - F
3. C
4. B
gabarito????
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) O texto trata sobre uma iniciativa científica de pesquisadores da UFPB ao criar um assistente virtual para tirar dúvidas das pessoas sobre a COVID 19.
b) O robô funciona durante 24 h por dia, respondendo milhares de mensagens das pessoas. O seu sistema é atualizado todos os dias.
c) Foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB).
d) A interação se dá a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, é dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.
e) Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.
2. V - F - V - V - F
3. C
4. B
Postar um comentário