Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS EIXO TEMÁTICO: CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

 Leia o texto abaixo:

Pesquisadores da UFPB criam robô virtual que tira dúvidas sobre a Covid-19 por meio de chat


Batizado de Dr. Labimec, a ferramenta interage e passa informações a depender do nível de informações do usuário.

 Um robô virtual que tira dúvidas sobre a Covid-19 foi lançado nesta terça-feira (26) por pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB). O programa, batizado de “Dr. Labimec”, interage a partir de mensagens automáticas sobre a doença e o coronavírus.

O robô tem a capacidade de responder a uma série de solicitações por meio de mensagens automáticas e funciona durante 24 horas por dia. O serviço é atualizado diariamente. Entre as informações, estão cuidados para conter a disseminação da doença, orientações para se proteger, os principais sintomas do vírus, respostas a perguntas mais frequentes e desmistificações de informações falsas.

“A iniciativa é importante na propagação do conhecimento sobre o que é a Covid-19, como se prevenir, o que fazer caso contrair o vírus e até a sugestões dos hospitais de referência no tratamento da doença”, conta Daniel Campesi, um dos desenvolvedores.

O objetivo da iniciativa é de que, ao iniciar a conversa, a interação ocorra a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, seja dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot. Segundo Daniel, quanto maior a interação do público, menos o robô comete erros.

“Estamos em fase de experiência, tendo em vista que o Bot utiliza técnicas de aprendizagem de máquina e precisa interagir com as pessoas para o número de respostas corretas seja alto”, explica.

O projeto foi idealizado pelo professor e coordenador do laboratório, Cássio Besarria. O grupo ainda é formado pelos pesquisadores Flávio Macaúbas, Maria Daniella, Pierre Hítalo, Rodrigo Jovê e Wellington Charles.

                                                     (Disponível em: https://g1.globo.com/pb 27/05/2020)


1.    Após a leitura do texto, responda as questões abaixo:


a)    Explique com suas palavras qual o tema abordado no texto?

 

b)    Segundo o texto, quais as características do robô?

 

c)    De acordo com o texto, qual departamento da universidade desenvolveu o projeto?

 

d)    Para o texto, a interação inicial com o robô se dá a partir de que?

 

e)    Explique em poucas linhas o que seria INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Caso, precise pesquise em outras fontes.

 

2.    A partir das informações trazidas pelo texto, marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmações a seguir:

(    ) O texto 1 acima tem a finalidade de informar o leitor.

(    ) A linguagem presente no texto apresenta muitos termos técnicos da área da ciência e da tecnologia, por isso dificulta o entendimento do leitor.

(    ) O subtítulo logo abaixo do título tem a função de antecipar informações que virão no texto.

(     ) Há no texto a fala de um dos criadores do projeto.

(     ) Segundo o texto, o projeto só estará pronto no final do ano.

Leia atentamente o texto abaixo:

 

ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS PARTICIPAM DE DESAFIOS VIRTUAIS DE ROBÓTICA DURANTE A PANDEMIA

 

Em aulas publicadas nas redes sociais, as atividades de robótica saíram do ambiente escolar e foram para a casa dos estudantes. Essa foi a forma que professores e alunos de um colégio de tempo integral em Anápolis, a 55 km de Goiânia, encontraram para dar continuidade aos desafios durante o período de isolamento social.

Usando copos de plástico, cola, CDs e outros itens facilmente encontrados em casa, a professora Késia de Souza Cruz e outros dois docentes ensinam os cerca de 40 alunos do Colégio Estadual Gomes de Souza Ramos a construírem os robôs.

“Além das três aulas online por semana, comunicamos aos alunos cada desafio postado e conversamos com eles sobre dúvidas que surgem, ideias para resolver o que é proposto. Depois, os adolescentes são convidados a postar no perfil do instagram o resultado", explicou Késia.

A iniciativa de ensinar os alunos por meio de vídeos publicados nas redes sociais foi do físico Adriano Fonseca, ligado à Superintendência de Educação Integral de Goiás. Ele conta que a ideia de publicar os tutoriais de robótica, que abrangem todos as disciplinas escolares, surgiu no início da pandemia.

Além de participarem da disciplina online, os estudantes também se preparam para a Olimpíada Brasileira de Robótica, ainda sem data para acontecer por conta da pandemia.

 

3.    Pelo que se pode compreender do texto, as aulas de robótica na pandemia têm:

a)    Sobrecarregado os alunos com excesso de atividades.

b)    Pouco contribuído para a aprendizagem dos alunos já que eles não têm o material para a aula.

c)    Sido proveitosas e desafiantes já que os alunos têm participado e se sentem estimulados.

d)    Servido exclusivamente como preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica. 

e)    Pouco práticas, já que os professores desta escola ficam apenas na teoria.

 

4.    Observe a charge abaixo e MARQUE a única alternativa que contém a CRÍTICA SOCIAL IMPLÍCITA no texto:

 


a)    Os avanços científicos em Inteligência artificial.

b)    A permanência das desigualdades sociais na Era das Tecnologias.

c)    O ser humano ser substituído por robôs. 

d)    Os empregos serem dados para os robôs.

e)    O aumento da pobreza no Brasil.


GABARITO OFICIAL


1. 

a) O texto trata sobre uma iniciativa científica de pesquisadores da UFPB ao criar um assistente virtual para tirar dúvidas das pessoas sobre a COVID 19. 

b) O robô funciona durante 24 h por dia, respondendo milhares de mensagens das pessoas. O seu sistema é atualizado todos os dias.  

c) Foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB). 

d) A interação se dá a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, é dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.

e) Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.

2. V - F - V - V - F 

3. C

4. B 





9 comentários:

  1. Tem gabarito nao preciso ate 10 horas urgente

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL



      1.

      a) O texto trata sobre uma iniciativa científica de pesquisadores da UFPB ao criar um assistente virtual para tirar dúvidas das pessoas sobre a COVID 19.

      b) O robô funciona durante 24 h por dia, respondendo milhares de mensagens das pessoas. O seu sistema é atualizado todos os dias.

      c) Foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB).

      d) A interação se dá a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, é dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.

      e) Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.

      2. V - F - V - V - F

      3. C

      4. B

      Excluir
  3. Tem gabarito... tem a resposta da n2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GABARITO OFICIAL



      1.

      a) O texto trata sobre uma iniciativa científica de pesquisadores da UFPB ao criar um assistente virtual para tirar dúvidas das pessoas sobre a COVID 19.

      b) O robô funciona durante 24 h por dia, respondendo milhares de mensagens das pessoas. O seu sistema é atualizado todos os dias.

      c) Foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB).

      d) A interação se dá a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, é dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.

      e) Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.

      2. V - F - V - V - F

      3. C

      4. B

      Excluir
  4. Respostas
    1. GABARITO OFICIAL



      1.

      a) O texto trata sobre uma iniciativa científica de pesquisadores da UFPB ao criar um assistente virtual para tirar dúvidas das pessoas sobre a COVID 19.

      b) O robô funciona durante 24 h por dia, respondendo milhares de mensagens das pessoas. O seu sistema é atualizado todos os dias.

      c) Foi desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Federal da Paraíba (UFPB).

      d) A interação se dá a partir do nível de conhecimento das pessoas e, em seguida, é dada a recomendação detalhada a respeito do tópico tratado pelo Bot.

      e) Inteligência artificial (IA) é um campo das ciências da computação, no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana.

      2. V - F - V - V - F

      3. C

      4. B

      Excluir