TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO 1:
"Bullying” é uma palavra que
se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão”, e o sufixo “ing”
representa uma ação contínua. A palavra bullying designa um quadro de agressões
contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a
vítima, não podendo caracterizar uma agressão isolada, resultante de uma briga.
As agressões podem ser de ordem
verbal, física e psicológica, comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As
vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos
vexatórios e sofrem variados quadros de agressão com base em suas
características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser.
As vítimas de bullying podem sofrer
agressões de uma pessoa isolada ou de um grupo. Esse grupo pode atuar apenas
como “espectadores inertes” da violência, que indiretamente contribuem para a
continuidade da agressão.
As discussões sobre o bullying são relativamente recentes. Até a década de 1970, não se falava sobre bullying. O comportamento agressivo e a perseguição sistemática de algumas crianças contra outras era visto como um traço comportamental natural, afirma Cleo Fante, especialista no assunto.
(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br )
TEXTO 2:
LEI SOBRE O BULLYING ESCOLAR
No dia 6 de novembro de 2016, foi sancionada no Brasil pela presidente Dilma Rousseff a Lei 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. A lei composta por oito artigos torna a luta contra o bullying escolar uma política pública de educação e implementa uma série de ações que visam a erradicar o bullying por meio de campanhas publicitárias, capacitação dos profissionais da educação para lidarem com casos de bullying e o diálogo mais estreito entre a escola e a família.
(Fonte: www.g1.com.br)
TEXTO
3:
As
agressões existem também fora da internet, nas escolas, onde 23% dos estudantes
afirmaram ter sido vítimas de bullying, ou seja, sentiram-se
humilhados por provocações feitas por colegas nos 30 dias anteriores à
pesquisa. Quando perguntados sobre o motivo de sofrerem bullying,
os três maiores percentuais foram para aparência do corpo (16,5%), aparência do
rosto (11,6%) e cor ou raça (4,6%).
Em
relação à saúde mental dos estudantes, metade (50,6%) disse se sentir muito
preocupado com as coisas comuns do dia a dia. Um em cada cinco estudantes
(21,4%) afirmou que a vida não valia a pena ser vivida. Entre as meninas, esse
percentual é 29,6% e, entre os meninos, 13%.
Os resultados mostram ainda insatisfação com o próprio corpo. Menos da metade (49,8%) achava o corpo normal, 28,9% se achavam magros ou muito magros e 20,6%, gordos ou muito gordos.
(Fonte:
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019,
divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos
textos motivadores e dos seus conhecimentos construídos ao longo da sua
formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade
formal da língua portuguesa sobre o tema “OS DESAFIOS PARA EVITAR O
BULLYING NAS ESCOLAS BRASILEIRAS”, apresentando proposta de
intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, relacione de
forma coesa e coerente, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
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