1. As palavras NOBEL, LÁTEX e RUBRICA são, respectivamente:
a) oxítona - oxítona - proparoxítona;
b) oxítona - paroxítona - proparoxítona;
c) paroxítona - oxítona - paroxítona;
d) oxítona - paroxítona - paroxítona;
e) paroxítona - paroxítona -
proparoxítona.
2.Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um DITONGO
DECRESCENTE, um HIATO e um DÍGRAFO.
a) Monteiro - dizia - preço;
b) pouco - país - esse;
c) causas - mais - conhecer;
d) necessárias - brutais - alto;
e) poderia - maioria - que.
3. O acento gráfico das palavras: PUDICO — INTERIM — AEROLITO — AERODROMO foi, aqui, caso ocorra, propositadamente eliminado. Quanto à sílaba tônica, sua respectiva classificação é:
a) Paroxítona — paroxítona — paroxítona — paroxítona;
b) Paroxítona — proparoxítona — proparoxítona — proparoxítona;
c) Proparoxítona — proparoxítona — proparoxítona — proparoxítona;
d) Paroxítona — proparoxítona — proparoxítona — paroxítona;
e) Paroxítona — oxítona — paroxítona — proparoxítona.
4. Examinando as palavras: ENTITULAR — EMPECILHO— PRAZEROSAMENTE — MENDINGO,
verifica-se que:
a) apenas uma está escrita corretamente;
b) apenas duas estão escritas
corretamente;
c) três estão escritas corretamente;
d) todas estão escritas corretamente;
e) nenhuma está escrita corretamente.
5. Assinale o item que completa as lacunas na sua sequência, respectivamente:
1) Os silvícolas acreditavam em Anhagá e o temiam. Anhagá era um espírito________.
2) Diz o provérbio: Não há bem que sempre dure, nem______ que nunca se acabe.
3) Os indígenas,_______pressentiam a aproximação de Curupira, fugiam espavoridos.
4) Se não puderes fazer o bem, não faças o______ a ninguém.
5) É _______aquele que não tem coração.
a)
mal, mau, mau, mal, mau;
b)
mal, mal, mau, mal, mau;
c)
mau, mau, mal, mal, mau;
d)
mau, mal, mal, mal, mau;
e)
mal, mau, mau, mau, mal.
6. Indique a alternativa cuja lacuna ficará corretamente preenchida pela forma entre parênteses.
a) O problema é_____: não temos dinheiro. (ESSE)
b) Suba a_____andar em que estou. (ESSE)
c) Foi a Roma e_______mesma cidade casou. (NAQUELA)
d) Carter e Figueiredo são Presidentes; este do Brasil________dos
E. U. A. (ESSE)
e) É bonito________guarda-chuva que você traz aí no braço.
(ESTE)
7. Assinale o item com os acentos graves corretos:
a) Se fores à Campinas, eu irei à Vitória, para assistir à
inauguração do parque.
b) Há ordens à que obedecemos com prazer, mas há outras às
quais à custo obedecemos.
c) À noitinha, havendo saído à pressa, não notou que a irmã se
despedira para viajar à Europa.
d) Peço à Virgem Santíssima que tal não aconteça à cada pessoa
presente.
e) Das duas às seis estarei no escritório para atender, com
prontidão, à quem quer que seja.
8. Quais são as frases que têm o pronome oblíquo mal empregado?
1. Ninguém falou-me jamais dessa maneira.
2. Bons ventos o levem!
3. Ele recordar-se-á com certeza do vexame sofrido.
4. As pastas que perderam-se, não foram as mais importantes.
5. Confesso que tudo me pareceu confuso.
6. Me empreste o livro!
7. Por que permitir-se-iam esses abusos?
Assinale a sequência correta.
a) 1 – 4 – 6 – 7
b) 2 – 3 – 5 – 7
c) 1 – 2 – 3 – 6
d) 3 – 4 – 5 – 6
e) 1 – 3 – 5 – 7
9. Assinale a alternativa que preenche os espaços corretamente:
Em uma única________,a Câmara Federal aprovou a_______de dois parlamentares julgados corruptos,_________desfrutam de muitos ______________lamentavelmente ainda.
a) sessão - cassação - mas que - privilégios;
b) sessão - cassação - mas que - previlégios;
c) seção - cassação - mas que - privilégios;
d) cessão - cassação - mais que - previlégios;
e) sessão - caçassão - mas que - privilégios.
10. Assinale a alternativa em que a divisão silábica de todas as palavras está correta:
a) e-nig-ma / su-bju-gar / rai-nha;
b) co-lé-gi-o / pror-ro-gar / je-suí-ta;
c) res-sur-gir / su-bli-nhar / fu-gi-u;
d) i-guais / ca-ná-rio / due-lo;
e) in-te-lec-ção / mi-ú-do / sa-guões.
11.Complete as lacunas com o verbo e com o respectivo modo indicado, entre parênteses, ao final de cada frase.
1. Se eu_________a Pátria em perigo, defendê-la-ei. (ver –
futuro do subjuntivo)
2. Depois dos sete
anos de fartura_______sete anos de fome. (sobrevir –
pretérito perfeito do indicativo).
3. Se
ele_______mais cedo, avise-me. (vir – futuro do subjuntivo)
4. Os
pais nunca__________aos ideais de João. (contrapor-se – pretérito perfeito do
indicativo)
5. Apesar
das ameaças, os
criminosos não se__________. (deter-se – pretérito perfeito
do indicativo)
A sequência correta das lacunas preenchidas é:
a) ver, sobrevieram, vir, contrapuseram, deteram;
b) vir, sobrevieram, vier, contrapuseram, detiveram;
c) ver, sobrevieram, vir, contraporam, deteram;
d) ver, sobreviram, vier, contrapuseram, deteram;
e) vir, sobrevieram, vier, contraporam, detiveram.
12. Assim como a palavra fiscalizar, grafam-se:
a) ridicularizar, conscientizar, racionalizar, desuzar,
escandalizar;
b) catequizar, suavizar, revizar, batizar, realizar;
c) entronizar, exorcizar, pressurizar, vulgarizar, lambuzar;
d) estabilizar, paralizar, aclimatizar, amenizar, matizar;
e) avizar, utilizar, radicalizar, universalizar, organizar.
13. Assinale a alternativa em que a palavra destacada é um
advérbio.
a) "Essa definição aparece por último, como informal e RECENTE".
b) "NADA podia ser igual ao que a realeza usava".
c) "Não foi possível MANTER esse controle".
d) "As classes MAIS pobres passavam a ter acesso a cópias
dos acessórios reais".
e) “Todos os CASOS serão omitidos.”
14. Qual a ordem para o preenchimento das lacunas na frase:
O pobre cãozinho andava____tontas, dando___volta pelo quarteirão______procura de seu dono que infringira_____lei e, cara_____cara com a polícia, fugira_____carreiras.
a) às, a, à, a, à, as;
b) as, à, a, à, a, às;
c) às, a, à, a, a, às;
d) as, à, à, a, à, as;
e) às, à, a, à, a, às.
DADO O TEXTO
A FUNDAÇÃO DO JORNAL
“É o
jornal uma invenção não muito antiga, na sua feição atual, aquela que adquiriu_______uns________anos.
O jornal pode-se dizer um filho da hodiernidade.
Tem, todavia, esse sistema de comunicação condições de permanência na vida da sociedade? Não vai ele_______em breve, absorvido por outros veículos de contato de homem para homem, por outros instrumentos de comunicação?”.
(POYARES, Walter Ramos, In Comunicação Social e Relações Públicas, pp. 93-102, Livraria Agir Editora, Rio de Janeiro, 1970)
15.Preencha suas lacunas com a alternativa abaixo que seja gramaticalmente correta ou estilisticamente aceita.
a) há cinquenta soçobrar
b) há cincoenta soçobrar
c) a cinqüenta sossobrar
d) a cinquenta sossobrar
e) há cinqüenta soçobrar
16. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo:
_____
foste com tanta pressa?
_____comem
dois, comem três.
_____está
o livro?
_____mora a Senhora?
a) onde, onde, onde, onde
b) aonde, onde, onde, onde
c) aonde, onde, onde, aonde
d) onde, aonde, aonde, onde
e) aonde, onde, aonde, onde
17. Assinale a alternativa na qual todos as lacunas possam ser preenchidas com a letra E:
a)
des qu
líbrio, aboríg ne, perdo , cas mira;
b)
d sistir, _nibir, front spício, ncurso;
c)
quas , d
stilação, p nicilina,
car _stia;
d)
des ncarnar,
possu , mer tíssimo, cad ado;
e) ind scr ção, cultu , d spautério, dent frício.
18. Que frase apresenta um ou mais vocábulos escritos incorretamente?
a) Aos dezessete anos de idade, Aluísio já era um rapaz
extremamente extravagante.
b) Ao marquês e a toda sua comitiva foi oferecido um esplêndido
banquete.
c) Atualmente, as línguas estrangeiras são ensinadas através de
processos audiovisuais.
d) A dispensa de alguns funcionários da seção de pessoal causou
dissensão entre os diretores.
e) Homem pretencioso, o ministro não conseguia disfarçar sua
inexgotável presunção.
19.A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:
a) O tratamento que é dado AOS TEMAS = O tratamento que lhes
é dado;
b) ...que circunscreve SEUS MÍTICOS PENSAMENTOS = ...que os
circunscreve;
c) ...para começar a entender GUIMARÃES ROSA = ...para começar
a entendê-lo;
d) Sua obra criou UM ÂMBITO PRÓPRIO = Sua obra criou-o;
e) Guimarães Rosa mantém SEU ESTILO PRÓPRIO = Guimarães Rosa lhe
mantém.
DADO O TEXTO:
Preencha suas lacunas com a alternativa abaixo que seja gramaticalmente correta ou estilisticamente aceita.
“Ele
caminhava calado, de cabeça baixa, com o seu vasto________venerável exposto
ao Sol. Vinha distraído, esquecera-se de_______o
chapéu; e eu não quis________o seu recolhimento, lembrando-o.”
(Lima Barreto)
20. A sequência correta é
a) crânio pôr perturbar;
b) crâneo pôr perturbar;
c) crânio por pertubar;
d) crânio por perturbar;
e) crâneo por perturbar.
21. Indique a série em que a divisão silábica das palavras está correta:
a) a-brup-ta-men-te, per-spi-cá-ci-a, en-xa-gu-ou, rit-mo;
b) trans-a-tlân-ti-co, sub-lin-gu-al, mne-mô-ni-co, bí-ceps;
c) sub-li-me, a-ben-çô-o, sa-bi-a, sa-í-a;
d) a-má-veis, sa-iu, a-poi-o, sa-ú-de;
e) i-gu-ais, lín-gu-a, Pi-auí, amíg-da-la.
22. Qual a alternativa em que as formas dos verbos bater, consertar e haver, nas frases abaixo, são usadas na concordância correta?
1. As aulas começam quando______oito horas.
2. Nessa loja_______relógios de parede.
3. Ontem______ótimos programas na televisão.
a) batem, consertam-se, houve;
b) bate, consertam-se, havia;
c) baterem, conserta-se, houveram;
d) batiam, consertar-se-ão, haverá;
e) batem, consertarei, haviam.
23.Da mesma forma que temos o adjetivo composto "judaico-cristã", poderíamos ter outro adjetivo composto formado com os adjetivos "técnica e científica" (...recorreram à sapiência técnica e científica...). Nesse caso, assinale a opção que indica a forma correta desse adjetivo.
a) Técnico-científica
b) Científica-técnica
c) Científica-técnico
d) Técnica-científica
e) Técnico-científico
24. Complete as lacunas com o pronome adequado:
1. “_____documento que tens à mão é importante,
Pedrinho?”
2. “A estrada do mar, larga e oscilante,______sim,
o tentava.”
3. “Na traseira do caminhão lia-se ________
frase: Tristeza não paga dívida”.
4. “Cuidado, mergulhador, ________ animais são venenosos: a arraia miúda, o peixe- escorpião, a medusa, o mangangá.”
a) esse – essa – esta – estes;
b) este – esta – esta – estes;
c) este – esta – essa – esses;
d) esse – essa – essa – esses;
e) este – esta – essa – estes.
25. Assinale a alternativa em que ocorre erro de regência verbal:
a) Deverá obedecer às normas previstas no regulamento da
escola.
b) Chegando à casa paterna, sentiu-se muito bem.
c) Assistiu os jogos da copa, aspirando a vitória por que
ansiavam.
d) Os jogadores tudo fizeram, para conseguir a vitória por que
ansiavam.
e) Indo ao jogo, não se esqueça de levar sua bandeira.
26.A tarde é uma tartaruga com o casco empoeirado a arrastar-se
penosamente, as sombras foram esconder-se debaixo da barriga dos cavalos, tudo
parece uma infinita quarentena – mas está marcado exatamente meio-dia nos olhos
dos gatos.
(Mario Quintana, Da preguiça como método de trabalho)
Na passagem – A tarde é uma tartaruga com o casco empoeirado…–, a figura de linguagem presente é
a) a metáfora, associando-se a tarde à ideia de lentidão da
passagem do tempo.
b) a sinestesia, misturando-se sensações, para descrever a
tarde vagarosa.
c) a catacrese, configurando-se a morosidade da tartaruga como
ideia cristalizada.
d) o eufemismo, abrandando-se o sentido da ideia de enfado
vivido na tarde.
e) a metonímia, substituindo-se a ideia de vagarosidade por
tartaruga.
27. Analise as frases abaixo elencadas:
I-
Assim como os humanos, chimpanzés
também ________ em conflitos.
II-
Você pode ________ os seus pertences
naquele armário ________ uns dias.
III- III – Eu o ________ sempre que toco nesse assunto.
Preenchem adequadamente as lacunas, respectivamente:
a) Intervém – por – por – magoo;
b) Intervêm – pôr – por – magôo;
c) Intervem – pôr – pôr – magôo;
d) Intervém – por – por – magôo;
e) Intervêm – pôr – por – magoo.
28. Complete as frases com EU ou MIM:
Papai
trouxe este livro para_____ler nas férias.
“Mas
ah, ela veio até____, a pálida cidade dos poemas Eu a vi assim gelada e hirta,
na neblina!”
Será
complicado, para____,trazer as crianças. “Não há falta na ausência.
A
ausência é um bem-estar em______.”(Carlos Drummond de Andrade)
Para______preparar
a macarronada, preciso de mais queijo.
“D.
Janaína Princesa do mar Dai-me licença
Pra_____também
brincar
No
vosso reinado.” (Manuel Bandeira)
Para_____, aquela oração é causal e não explicativa.
Quantas pronomes EU foram usados acima?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
29.A vírgula pode ser retirada sem prejuízo para o significado e mantendo a norma-padrão na seguinte sentença:
a) Mário, vem falar comigo depois do expediente.
b) Amanhã, apresentaremos a proposta de trabalho.
c) Telefonei para o Tavares, meu antigo chefe.
d) Encomendei canetas, blocos e crachás para a reunião.
e) Entrou na sala, cumprimentou a todos e iniciou o discurso.
30. “Teus olhos é a flor da paisagem.” Na frase, encontramos:
a) 3 ditongos, um dígrafo, um encontro consonantal
b) 2 ditongos, um dígrafo, um encontro consonantal
c) 3 ditongos, 2 encontros consonantais
d) 4 ditongos, 2 dígrafos
e) 3 ditongos, um hiato, um dígrafo, um encontro consonantal.
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EXERCÍCIO EM PDF
GABARITO OFICIAL
1.D
2 B
3 B
4 B
5 D
6 C
7 C
8 A
9 A
10 E
11 B
12 C
13 D
14 C
15 A
16 C
17 C
18 E
19 E
20 A
21 D
22 A
23A
24 A
25 C
26 A
27 E
28 C
29 B
30 A
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