ATIVIDADE DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM (1ºANO ENSINO MÉDIO)

Leia o texto a seguir:

     

blog-professor-jean-rodrigues-recomposição-da-aprendizagem5

A Morte do Matador 

Eu num gosto dessa história
Que agora eu vou contá
História de valentia
De brabeza e de fuá
História de muitas morte
"Pru" muita farta de sorte
eu só morri no "finár".

Eu nasci "ditriminado"
A ser grande atiradô
"Ditriminado" a ser "brabo"
"Espaiadêro" de "horrô"
"Sapecadô" de bofete
"Brigadô" de canivete
Faca, peixeira e facão
Trinchete, foice e enxada
De revolver e espingarda
Metralhadora e canhão.

Eu nasci "desaprovido"
Dos lado que todos têm
Num tenho lado criança
Lado mulé, nem do bem
Só tenho lado abusado
E não fico sossegado
Do lado de seu ninguém.

Confesso, sou injuado
Mais sério do que defunto
Num sou de trocar risada
Num sou de puxar assunto
Num fujo da "bandidage"
E tendo mula "selvage"
Se for pra muntá eu munto. 

Já matei vinte valente
Matei uns dez valentão
Uns vinte e tanto safado
Uns oitocentos ladrão
De traideiro, um punhado
De vigarista afamado
Num me lembro, uma purção.

Eu inté perdi a conta
De quantos tiro já dei
Mas as bala que "cuspiro"
"Chegaro" adonde mirei
Pra não "dizere" a "bobage"
Q'eu falo muita "vantage"
Uns, dois ou três eu errei.

O dia que eu morri
Foi quando tu me "olhô"
Todas "fulôre" que "chêra"
Naquele dia "cheirô"
Todas estrela que "bria"
Naquele dia "briou"
As "passarada" que canta
Naquele dia cantô
Todo "brabo" que não chora
Naquele dia "chorô"
Porque todo "amô" que mata
Naquele dia matô.

"Pru" riba de tantos causo
Sei que morrê não mereço
Tô no céu, tô nos teus braço
De quaje nada padeço
Por isso a partir "dagora"
Só vou contá minha história
morrendo já no começo.

(Jessier Quirino)

1. Do que trata o texto que acabamos de ler?


2. Essa linguagem usada no texto atrapalha o nosso entendimento do assunto? Por quê?

 

3. Diga algumas qualidades do sujeito início do texto?

 

4. Segundo o sujeito do texto, qual o único “lado” que ele tem?

 

5. Quais os alvos que o matador já eliminou?

 

6. Explique com suas palavras o que aconteceu para que o matador morresse?

 

7. De acordo com o texto, o matador morreu no sentido de morte “física”?


8. A quem o texto se refere quando diz:

O dia que eu morri / Foi quando TU me "olhô"?

 

9. Diga algumas qualidades do sujeito no final do texto?

 

10. Esse texto pode ser considerado um (a):

a) Notícia

b) Conto

c) Poema

d) Fábula

 

11. Assinale a única alternativa CORRETA sobre esse texto:

a) A voz presente no texto se refere a sujeito que não participa na história.

b) Há no texto a voz da mulher a qual o sujeito se apaixona.

c) A voz presente no texto é a do sujeito principal da história, ou seja, ele conta história de uma outra pessoa em versos.

d) A voz presente no texto é a do sujeito principal da história, ou seja, ele conta a sua própria história em versos.

 

blog-professor-jean-rodrigues-recomposição-da-aprendizagem5

12. Observe o texto marque a única alternativa correta:

a) A mensagem do texto é que devemos perder as esperanças diante das dificuldades.

b) As perguntas presentes no texto são para o leitor respondê-las imediatamente.

c) A mensagem do texto nos obriga a consideramos mais as pessoas que nos considera também.

d) O que é dito nesse dificilmente acontece no nosso dia a dia.

e)  O texto ao lado é uma mensagem de autoajuda de redes sociais. Sugere ao leitor uma mudança de postura diante de amizades de momentos.

 

13. Leia o texto a seguir e responda corretamente:

O que é, o que é?

Clara e salgada

Cabe em um olho

E Pesa uma tonelada

 

Tem sabor de mar

Pode ser discreta

Inquilina da dor

Morada predileta

 

Na calada ela vem

Refém da vingança

Irmã do desespero

Rival da esperança

 

Pode ser causada por

Vermes e mundanas

E o espinho da flor

Cruel que você ama

 

Amante do drama

Vem pra minha cama, por querer

Sem me perguntar, me fez sofrer

 

E eu que me julguei forte

E eu que me senti

Serei um fraco quando outras delas vir

 

Se o barato é louco e o processo é lento

No momento, deixa eu caminhar contra o vento [...]

(Racionais Mcs – Até Jesus chorou) 

a) A quem o texto se refere com essa linguagem figurada? 

b) Retire deste texto uma expressão de gíria.

c) Indique uma contradição proposital presente no texto. 

d) Segundo texto, em que situações a lágrima surge no ser humano?

e) Qual o significado do verso “Na calada ela vem”?


INSCREVA-SE NO SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG PROFESSORJEANRODRIGUES.COM.BR

ACESSE A ATIVIDADE EM PDF CLICANDO NO LINK ABAIXO👇

ATIVIDADE COMPLETA EM PDF


GABARITO OFICIAL:


1. O texto trata da história de um matador valente e temido, que já matou muitas pessoas, mas acaba "morrendo" ao se apaixonar.

2. Não, pois a linguagem regionalizada e popular utilizada pelo autor reforça a identidade do personagem e dá autenticidade ao texto, tornando-o mais expressivo e característico da oralidade nordestina.

3. Valente, habilidoso com armas, temido, solitário, determinado

sério e fechado. 

4. O lado abusado, ou seja, um lado agressivo, valente e destemido, sem espaço para sentimentos como carinho, bondade ou ternura.

5. valentes e valentões, safados e ladrões, traidores e vigaristas.

6. O matador "morreu" simbolicamente ao se apaixonar. Ele, que sempre foi forte e destemido, perdeu a sua valentia ao se entregar ao amor, algo que ele nunca havia experimentado antes.

7. Não. Ele morreu no sentido figurado, pois o amor transformou sua personalidade, fazendo com que ele deixasse de ser o matador frio e sem sentimentos.

8. O texto se refere ao momento em que o matador se apaixonou por uma mulher. O olhar dela mudou sua vida e fez com que ele abandonasse sua identidade de matador.

9. Apaixonado, sensível, transformado, reflexivo, disposto a mudar.

 

10. C

11. D

12. E

 

13.

a) O texto se refere à lágrima e ao sofrimento humano causado por dores emocionais.

b) "Se o barato é louco"

c) "Cabe em um olho / E pesa uma tonelada" A lágrima é pequena, mas pode carregar um peso emocional enorme.

d) Quando há dor emocional e desespero. Por causa de traições e decepções. Em momentos de vingança, tristeza e sofrimento. Em situações de amor não correspondido.

e) Significa que as lágrimas surgem silenciosamente, sem aviso, especialmente nos momentos de dor e sofrimento interno.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem