Leia o texto a seguir:
A Morte do Matador
Eu num gosto dessa história
Que agora eu vou contá
História de valentia
De brabeza e de fuá
História de muitas morte
"Pru" muita farta de sorte
eu só morri no "finár".
Eu nasci "ditriminado"
A ser grande atiradô
"Ditriminado" a ser "brabo"
"Espaiadêro" de "horrô"
"Sapecadô" de bofete
"Brigadô" de canivete
Faca, peixeira e facão
Trinchete, foice e enxada
De revolver e espingarda
Metralhadora e canhão.
Eu nasci "desaprovido"
Dos lado que todos têm
Num tenho lado criança
Lado mulé, nem do bem
Só tenho lado abusado
E não fico sossegado
Do lado de seu ninguém.
Confesso, sou injuado
Mais sério do que defunto
Num sou de trocar risada
Num sou de puxar assunto
Num fujo da "bandidage"
E tendo mula "selvage"
Se for pra muntá eu munto.
Já matei vinte valente
Matei uns dez valentão
Uns vinte e tanto safado
Uns oitocentos ladrão
De traideiro, um punhado
De vigarista afamado
Num me lembro, uma purção.
Eu inté perdi a conta
De quantos tiro já dei
Mas as bala que "cuspiro"
"Chegaro" adonde mirei
Pra não "dizere" a "bobage"
Q'eu falo muita "vantage"
Uns, dois ou três eu errei.
O dia que eu morri
Foi quando tu me "olhô"
Todas "fulôre" que "chêra"
Naquele dia "cheirô"
Todas estrela que "bria"
Naquele dia "briou"
As "passarada" que canta
Naquele dia cantô
Todo "brabo" que não chora
Naquele dia "chorô"
Porque todo "amô" que mata
Naquele dia matô.
"Pru"
riba de tantos causo
Sei que morrê não mereço
Tô no céu, tô nos teus braço
De quaje nada padeço
Por isso a partir "dagora"
Só vou contá minha história
morrendo já no começo.
(Jessier Quirino)
1. Do que trata o texto que acabamos de ler?
2. Essa
linguagem usada no texto atrapalha o nosso entendimento do assunto? Por quê?
3. Diga
algumas qualidades do sujeito início do texto?
4. Segundo
o sujeito do texto, qual o único “lado” que ele tem?
5. Quais
os alvos que o matador já eliminou?
6. Explique
com suas palavras o que aconteceu para que o matador morresse?
7. De
acordo com o texto, o matador morreu no sentido de morte “física”?
8. A quem o texto se refere quando diz:
O dia que eu morri / Foi quando TU me "olhô"?
9. Diga algumas qualidades do sujeito no final
do texto?
10. Esse texto pode ser considerado um (a):
a) Notícia
b) Conto
c) Poema
d) Fábula
11. Assinale a única alternativa CORRETA sobre esse texto:
a) A voz presente no
texto se refere a sujeito que não participa na história.
b) Há no texto a voz da
mulher a qual o sujeito se apaixona.
c) A voz presente no texto é a do sujeito
principal da história, ou seja, ele conta história de uma outra pessoa em
versos.
d) A voz presente no texto é a do sujeito
principal da história, ou seja, ele conta a sua própria história em versos.
12.
Observe o texto marque a única alternativa correta:
a) A mensagem do texto é que devemos perder as
esperanças diante das dificuldades.
b) As perguntas presentes no texto são para o
leitor respondê-las imediatamente.
c) A mensagem do texto nos obriga a consideramos
mais as pessoas que nos considera também.
d) O que é dito nesse dificilmente acontece no
nosso dia a dia.
e) O texto ao lado é uma mensagem de autoajuda
de redes sociais. Sugere ao leitor uma mudança de postura diante de amizades de
momentos.
13.
Leia o texto a seguir e responda corretamente:
O
que é, o que é? Clara
e salgada Cabe
em um olho E
Pesa uma tonelada Tem
sabor de mar Pode
ser discreta Inquilina
da dor Morada
predileta Na
calada ela vem Refém
da vingança Irmã
do desespero Rival
da esperança Pode
ser causada por Vermes
e mundanas E
o espinho da flor Cruel
que você ama Amante
do drama Vem
pra minha cama, por querer Sem
me perguntar, me fez sofrer E
eu que me julguei forte E
eu que me senti Serei
um fraco quando outras delas vir Se
o barato é louco e o processo é lento No momento, deixa eu caminhar contra o vento [...] (Racionais Mcs –
Até Jesus chorou) |
a) A quem o texto se refere com essa linguagem figurada?
b) Retire deste texto uma expressão de gíria.
c) Indique uma contradição proposital presente no texto.
d) Segundo texto, em que situações a lágrima surge no ser humano?
e) Qual o significado do verso “Na calada ela vem”?
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1. O texto trata da história de um matador valente e temido, que já matou muitas pessoas, mas acaba "morrendo" ao se apaixonar.
2. Não, pois a linguagem regionalizada e popular utilizada pelo autor reforça a identidade do personagem e dá autenticidade ao texto, tornando-o mais expressivo e característico da oralidade nordestina.
3. Valente, habilidoso
com armas, temido, solitário, determinado
sério e fechado.
4. O lado abusado, ou seja, um lado agressivo, valente e destemido, sem espaço para sentimentos como carinho, bondade ou ternura.
5. valentes e valentões, safados e ladrões, traidores e vigaristas.
6. O matador "morreu" simbolicamente ao se apaixonar. Ele, que sempre foi forte e destemido, perdeu a sua valentia ao se entregar ao amor, algo que ele nunca havia experimentado antes.
7. Não. Ele morreu no sentido figurado, pois o amor transformou sua personalidade, fazendo com que ele deixasse de ser o matador frio e sem sentimentos.
8. O texto se refere ao momento em que o matador se apaixonou por uma mulher. O olhar dela mudou sua vida e fez com que ele abandonasse sua identidade de matador.
9. Apaixonado, sensível,
transformado, reflexivo, disposto a mudar.
10. C
11. D
12. E
13.
a) O texto se refere à lágrima e ao sofrimento humano causado por dores emocionais.
b) "Se o barato é louco"
c) "Cabe em um olho / E pesa uma tonelada" → A lágrima é pequena, mas pode carregar um peso emocional enorme.
d) Quando há dor emocional e desespero. Por causa de traições e decepções. Em momentos de vingança, tristeza e sofrimento. Em situações de amor não correspondido.
e) Significa que as lágrimas surgem
silenciosamente, sem aviso, especialmente nos momentos de dor e sofrimento
interno.
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