ROPOSTA DE
REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores
e dos seus conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo na modalidade formal da língua portuguesa sobre o
tema “IMPACTOS E DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA DEMÊNCIA DIGITAL ENTRE OS
JOVENS BRASILEIROS”, apresentando proposta de intervenção que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize, relacione de forma coesa e coerente,
argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
O filme Matrix, de 1999,
retrata o ser humano sendo produzido em larga escala como fonte energética para
alimentar uma inteligência artificial que dominou o mundo, fazendo com que as
pessoas vivessem uma realidade programada sem suspeitarem de nada. Não muito
distante da ficção, nos dias atuais, estamos cada vez mais reféns das
tecnologias, o que resulta negativamente na chamada “demência digital”, uma de
suas principais consequências. Por isso, torna-se imperioso discutir os
impactos e desafios dessa problemática, sobretudo na vida dos jovens
brasileiros.
Em primeiro plano, é importante
destacar que a exposição precoce das crianças às telas digitais influencia
drasticamente seu desenvolvimento cognitivo, considerando que a infância é a
fase em que o sujeito está mais propenso a inúmeros estímulos de aprendizagem,
além de estar em processo de formação de caráter. Sob esse viés, o
neurocientista Spitzer alerta que o uso indiscriminado de tecnologias digitais,
como o celular, deteriora as habilidades cognitivas do cérebro, resultando no
aparecimento de doenças psiquiátricas. Assim, embora os jovens de hoje sejam
conhecidos como “nativos digitais”, é imprescindível haver controle quanto à
exposição tecnológica para evitar danos à saúde.
Ademais, essa dependência
fomentada pela tecnologia não gera consequências apenas no âmbito neurológico,
mas também afeta a vida dos jovens no âmbito pessoal, social e escolar. Na
animação Escravos da Tecnologia, de Steve Cutts, retrata-se precisamente
um mundo dominado pelo celular e, mais especificamente, pelas redes sociais, no
qual as pessoas não mais se relacionam, não se olham, e em que a empatia é
substituída por uma sociedade fria e robotizada. Evidencia-se, portanto, o
quanto o mundo virtual distancia os indivíduos, prejudica a interação familiar
e promove o isolamento social.
Urge, portanto, a necessidade de
se pensar em alternativas que minimizem os impactos da demência digital no
Brasil. Sendo assim, a família — primeiro agente formador e educador dos jovens
— deve desenvolver uma rotina diária para as crianças e adolescentes, em
substituição ao tempo excessivo conectado às redes. Essa rotina deve oferecer
desde simples atividades domésticas (como secar a louça) até a leitura de
livros, intercalando demais afazeres diários com as obrigações escolares, sem
negligenciar momentos de lazer. Dessa maneira, espera-se formar jovens
autônomos, solidários e competentes, totalmente diferentes dos sujeitos
apresentados na trama de Matrix.
(Autor: Jean Rodrigues de Oliveira)
26/09/2023
1. Em relação ao gênero dissertativo-argumentativo,
assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica presente no
texto:
a)
Predominância de narrativas pessoais e relatos de experiências vividas.
b) Organização do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
c) Utilização de linguagem informal para aproximar-se do leitor.
d) Exposição de fatos sem defesa explícita de um ponto de vista.
e) Emprego exclusivo de citações diretas de outros autores, sem comentários
próprios.
2. Em qual das alternativas abaixo se encontra um exemplo
de estratégia argumentativa usada no texto?
a)
Narrativa de experiência pessoal.
b) Apelo emocional sem embasamento teórico.
c) Uso de autoridade científica para embasar a tese.
d) Comparação sem fundamentação entre realidade e ficção.
e) Relato humorístico para suavizar o tema.
3. No texto, a proposta de
intervenção apresenta qual dos seguintes elementos exigidos pela competência 5
da redação do ENEM?
a)
Proposta vaga e genérica, sem detalhamento dos responsáveis.
b) Solução concreta para o problema abordado, detalhando agente, ação e
objetivo.
c) Crítica sem oferecer alternativa viável para o problema.
d) Sugestão de solução individual e não coletiva.
e) Proposta de intervenção violadora dos direitos humanos da criança.
4. Sobre a construção da tese no
texto analisado, assinale a alternativa correta:
a) A tese
é apresentada de forma indireta, apenas sugerida pelas narrativas.
b) A tese é explícita, indicando que o avanço tecnológico é inofensivo à
juventude.
c) A tese é apresentada de forma explícita, indicando que a tecnologia impacta
negativamente os jovens.
d) Não há uma tese clara; o autor apenas descreve fatos.
e) A tese é deixada para ser inferida somente na conclusão.
5. Uma característica linguística própria do gênero
dissertativo-argumentativo observada no texto é:
a) Uso de
perguntas retóricas e linguagem emotiva.
b) Predominância da primeira pessoa do singular para narrar fatos.
c) Emprego de verbos no imperativo para dar ordens.
d) Predominância da impessoalidade e de verbos no presente do indicativo.
e) Uso predominante de gírias e expressões coloquiais.
6. Considerando a competência 2 da redação do ENEM,
que avalia a compreensão do tema e a organização das ideias, assinale a
alternativa que aponta um problema que comprometeria a qualidade do texto caso
estivesse ausente:
a)
Conexão lógica entre os parágrafos.
b) Domínio da norma padrão da Língua Portuguesa.
c) Apresentação de uma proposta de intervenção social.
d) Inclusão de dados numéricos e estatísticos.
e) Uso de linguagem informal para aproximar o leitor.
7. A citação do neurocientista Spitzer no segundo
parágrafo cumpre a função de:
a)
Introduzir um elemento opinativo sem valor científico.
b) Ampliar o tema para incluir doenças genéticas.
c) Utilizar uma autoridade para fortalecer a argumentação.
d) Contrapor a tese defendida no início do texto.
e) Inserir um exemplo ficcional para ilustrar a ideia.
8. Em relação à proposta de intervenção apresentada,
qual característica exigida pelo ENEM está contemplada?
a) A
proposta é vaga e não define um agente executor.
b) A proposta respeita os direitos humanos e propõe uma ação detalhada.
c) A proposta se baseia exclusivamente na ação do Estado.
d) A proposta limita-se a sugerir a proibição do uso de tecnologia.
e) A proposta ignora a necessidade de detalhamento da ação.
9. No trecho “Ademais,
essa dependência fomentada pela tecnologia não gera consequências apenas no
âmbito neurológico, mas também afeta a vida dos jovens no âmbito pessoal,
social e escolar”, o conectivo "Ademais" indica:
a)
Contraste entre duas ideias.
b) Adição de uma nova informação.
c) Conclusão de uma ideia anterior.
d) Condição para que algo aconteça.
e) Causa de um fenômeno descrito.
10. No trecho “Assim, embora os jovens de hoje sejam conhecidos como 'nativos
digitais', é imprescindível controle no tocante à exposição tecnológica para
evitar danos à saúde”, o conectivo "Embora" expressa:
a)
Consequência.
b) Comparação.
c) Concessão.
d) Finalidade.
e) Causa.
11. No primeiro parágrafo, o autor faz uma relação
entre a ficção (filme Matrix) e a realidade atual. Explique qual função
essa estratégia cumpre dentro do gênero dissertativo-argumentativo.
12. Segundo as competências da redação do ENEM, é
importante selecionar, organizar e interpretar informações para defender uma
tese (competência 3). Indique um exemplo retirado do texto em que isso
ocorre e explique como esse recurso reforça a argumentação.
13. A competência 1 da redação do ENEM avalia o domínio
da norma-padrão da Língua Portuguesa. Cite dois aspectos da linguagem do texto
que demonstram esse domínio.
14. Reescreva o trecho da introdução onde o autor anuncia os argumentos que serão utilizados no desenvolvimento.
15. No
parágrafo que trata da animação Escravos da Tecnologia, como o autor usa a
referência cultural para reforçar seu ponto de vista? Explique.
16. A competência 4 da redação do ENEM avalia a coesão textual.
Cite dois recursos de coesão utilizados no texto e explique como eles
contribuem para a progressão das ideias.
17. Releia
o trecho: "Urge, portanto, a necessidade de se pensar em alternativas
que minimizem os impactos da demência digital no Brasil." Explique o
sentido da palavra "urge" nesse contexto e sua importância para o
efeito argumentativo do parágrafo.
18. Considerando a competência 5 da redação do ENEM, reescreva
uma proposta de intervenção diferente daquela apresentada no texto, sem ferir
os direitos humanos.
19. Em
sua opinião, qual trecho do texto apresenta o argumento mais forte? Justifique
sua resposta.
20. O texto apresenta
conectivos como “Em primeiro plano”, "Ademais", e "Portanto" no início dos três próximos
parágrafos após a introdução. Explique a função dos conectivos no
desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo e analise como o uso
adequado desses elementos contribui para a progressão das ideias no texto
analisado.
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1. B
2. C
3. B
4. C
5. D
6. A
7. C
8. B
9. B
10. C
11. Ela serve para captar
a atenção do leitor, ao mesmo tempo em que introduz o tema central do texto de
forma instigante e contextualizada.
12. Exemplo: “o
neurocientista Spitzer alerta que o uso indiscriminado de tecnologias digitais,
como o celular, deteriora as habilidades cognitivas...”.Aqui o autor seleciona
uma autoridade científica para fundamentar seu ponto de vista. Isso fortalece a
tese ao oferecer credibilidade e respaldo técnico ao argumento.
13. Uso correto da pontuação
e da acentuação. Emprego adequado de concordância verbal e nominal. Isso
demonstra domínio da norma-padrão exigida pela competência 1.
14. Trecho reescrito
da introdução: "Diante desse cenário, é necessário discutir os impactos e
desafios da demência digital, especialmente no que se refere aos prejuízos
cognitivos e sociais vivenciados pelos jovens brasileiros."
15. A menção à
animação Escravos da Tecnologia serve como referência cultural crítica,
que ilustra de forma simbólica e visual os efeitos do uso excessivo da
tecnologia. Ela reforça a ideia de alienação social e emocional, contribuindo
para a argumentação com repertório sociocultural pertinente.
16. Conectivo
“Ademais”: adiciona uma nova ideia ao argumento anterior. Conclusivo
“Portanto”: indica a proposta de intervenção. Esses conectores organizam e
articulam as ideias, promovendo coesão e fluidez argumentativa.
17. A palavra “urge”
significa “é urgente” ou “é extremamente necessário”. Nesse contexto, transmite
um sentido de urgência e gravidade, reforçando o apelo à ação imediata para
enfrentar os impactos da demência digital.
18. O Ministério da
Educação, em parceria com psicólogos e educadores, deve implementar programas
escolares de educação digital crítica, com oficinas mensais sobre uso saudável
da tecnologia, visando à formação de hábitos conscientes entre os jovens,
respeitando os direitos humanos e promovendo o desenvolvimento integral.
19. Trecho: “o uso
indiscriminado de tecnologias digitais, como o celular, deteriora as
habilidades cognitivas...”.: Esse argumento é forte porque se baseia em autoridade
científica (Spitzer), trazendo um dado objetivo sobre os efeitos neurológicos,
o que confere credibilidade e impacto à tese.
20. Os conectivos
“Em primeiro plano”, “Ademais” e “Portanto” são elementos de coesão sequencial
que estruturam a progressão lógica dos parágrafos. Eles organizam a
argumentação, sinalizando a ordem dos argumentos e a conclusão, além de ajudar
o leitor a acompanhar o raciocínio do autor de forma clara e coerente.
MODELO DE REDAÇÃO PARA O ENEM SEGUIDA DE ATIVIDADE. Gostaria de receber o gabarito dessa atividade.
ResponderExcluirBoa tarde. O gabarito já está disponível.
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