ATIVIDADE SOBRE OS TIPOS DE PORQUÊS

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Tipo de “porquê”

Uso

Exemplo

Por que (separado e sem acento)

Usado em perguntas (diretas ou indiretas) e quando equivale a “por qual motivo” ou “pelo qual”

Por que você faltou ontem? / Não sei por que ela chorou.

Porque (junto e sem acento)

Usado em respostas ou explicações. É uma conjunção causal ou explicativa. Equivale a “pois”, “uma vez que”

Fiquei em casa porque estava chovendo.

Por quê (separado e com acento)

Usado quando estiver no fim da frase ou antes de pontuação.

Você saiu mais cedo, por quê?

Porquê (junto e com acento)

Usado como substantivo (sempre vem com artigo ou determinante antes). Equivale a “motivo”, “razão”.

Ninguém entendeu o porquê da sua decisão.

 

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CHINA INCLUI AULAS OBRIGATÓRIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL

A partir de setembro deste ano, estudantes das escolas públicas e privadas de Pequim, capital da China, passarão a ter aulas obrigatórias de inteligência artificial já no ensino fundamental. Mas, por que se investir tão cedo em conteúdos sobre IA para as crianças? A medida, anunciada pela Comissão Municipal de Educação de Pequim, existirá porque é parte de uma ampla estratégia nacional que visa consolidar a posição do país como protagonista no desenvolvimento e uso de tecnologias emergentes.

Com crianças de apenas seis anos aprendendo conceitos básicos de IA, a proposta pode representar uma grande mudança estrutural no modelo educacional chinês. Ao menos oito horas por ano letivo serão dedicadas ao conteúdo, que poderá ser ministrado em disciplinas autônomas ou integrado a matérias já existentes, como ciências e informática.

O programa educacional prevê uma abordagem escalonada: alunos mais jovens terão contato inicial com noções fundamentais da tecnologia, como o funcionamento de chatbots e os princípios éticos do uso da IA. Já os estudantes do ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos, se concentrarão em aspectos mais avançados, voltados à inovação e aplicação prática da inteligência artificial em diferentes contextos.

O porquê da introdução da IA nas salas de aula, desde os primeiros anos escolares, é formar uma nova geração de profissionais altamente capacitados e criativos no setor tecnológico. Para dar suporte à nova grade curricular, o governo chinês também se comprometeu a desenvolver uma estrutura abrangente de formação docente e treinamento especializado. A proposta inclui a criação de materiais didáticos específicos, capacitação técnica para os professores e a implementação de laboratórios com recursos tecnológicos de ponta.

Além disso, a medida já está sendo implementada de forma experimental em 184 escolas selecionadas pelo Ministério da Educação da China desde dezembro do ano passado. Esses colégios servem como laboratório para ajustar práticas pedagógicas e metodologias antes da expansão nacional do programa.

Enquanto países como China, Estados Unidos e Itália já implementam ou testam a inclusão da inteligência artificial nos currículos escolares, o Brasil segue em ritmo lento diante das transformações tecnológicas globais, por quê? Ainda não se sabe por que o Brasil não investe com urgência em alfabetização digital.

A falta de políticas públicas consistentes voltadas à inovação educacional, aliada à escassez de investimentos em formação docente e infraestrutura tecnológica, respondem essa pergunta e expõe a inoperância do país diante de um cenário em que a alfabetização digital é cada vez mais essencial. Sem um plano nacional robusto, o Brasil corre o risco de ampliar ainda mais a defasagem educacional e tecnológica, perdendo espaço na corrida pelo protagonismo na economia do conhecimento.

 Fonte: (Gustavo Bonato Abrão, 08/04/2025 - https://www.adrenaline.com.br)

 

1.      Com base na leitura do texto, responda:

a) Qual é o principal objetivo da China ao implementar aulas obrigatórias de Inteligência Artificial desde o ensino fundamental?

b) Segundo o texto, como o programa educacional chinês será estruturado ao longo das etapas da educação básica?

c)  A partir da leitura do texto, identifique dois fatores que dificultam a inclusão da Inteligência Artificial no currículo escolar brasileiro.

d)  Por que as escolas selecionadas pelo Ministério da Educação da China são chamadas de “laboratório” no texto?

e)  De que maneira o contraste entre a China e o Brasil, apresentado no último parágrafo, contribui para a construção do ponto de vista do autor?

 

2.  Analise os tipos de porquês presentes no texto e responda o que se pede:

a)    No trecho “Mas, por que se investir tão cedo em conteúdos sobre IA para as crianças?”, o uso da forma “por que” está adequado. Explique o motivo da grafia separada e sem acento nesse contexto.

b)   Reescreva a frase final do texto — “o Brasil segue em ritmo lento diante das transformações tecnológicas globais, por quê?” — substituindo a expressão “por quê” por outra de sentido equivalente, sem alterar o sentido do texto.

c)   Identifique e explique o tipo de “porquê” empregado no trecho: “O porquê da introdução da IA nas salas de aula, desde os primeiros anos escolares, é formar uma nova geração de profissionais...

d)   No trecho “existirá porque é parte de uma ampla estratégia nacional...”, o “porque” é utilizado com qual finalidade?

e)  No trecho: “Ainda não se sabe por que o Brasil não investe com urgência em alfabetização digital”. Substitua a expressão em destaque por outra, mantendo o sentido original do texto.

 

3.      Complete os espaços com o tipo de porquê correto: 

a)      Não sei ______ você saiu tão cedo.

b)      Gostaria de entender o real ______ da sua tristeza.

c)      Ele chorou muito, mas ninguém soube dizer ______.

d)      Você ainda não explicou ______ faltou ontem.

e)      Ninguém respondeu ao certo o _____ da confusão.

f)       Você pode me dizer _____ _não fez a atividade?

g)      A professora perguntou _____ os alunos estavam em silêncio.

h)      Ele foi embora ______ se sentiu ofendido.

i)       O juiz não explicou o ______ da sua decisão.

j)       Ainda não entendi _____ você desistiu do projeto.

k)      Eles brigaram, mas ninguém sabe o real _____ disso.

l)       Você não estuda, _____ não aprende.

m)   Não sei _____ ela faltou, mas espero que esteja bem.

n)      Os pais se perguntavam _____ o filho estava tão calado.

o)      A médica explicou tudo direitinho, e foi exatamente _____ confiaram nela.

p)      O aluno não soube responder o _____ da pergunta.

q)      Você riu, mas não disse _____.

r)       Ainda não entendi _____ ele mentiu.

s)      Tudo deu errado, e ninguém explicou o _____ disso.

t)       Ele saiu sem dizer _____.

u)      Não sei _____ ele reagiu daquela forma.

v)      A criança chorava, mas ninguém sabia o _____.

w)    Todos queriam saber _____ a reunião foi adiada.

x)      O técnico não disse o _____ da derrota.

y)      _____ você acha que ela agiu assim?

z)      Ele explicou tudo, mas ninguém entendeu o ________.

 

4.   Reescreva as frases substituindo o tipo de porquê destacado por outra expressão equivalente. Veja um exemplo:

Exemplo.: Por que você está rindo?

Por qual motivo você está rindo?


a)      Ele saiu mais cedo porque estava com febre.

b)      Você ficou triste, por quê?

c)      O aluno não explicou o porquê da ausência.

d)      Não sei por que você foi embora.

e)      Estava nervosa, mas não sabia por quê.

f)       Ele explicou o porquê da confusão.

g)      Você saiu cedo porque estava com sono.

h)      Não entendi por que ela chorou.

i)       Eles ficaram em silêncio, mas ninguém sabia por quê.

j)       O aluno explicou o porquê da resposta.

k)      Voltamos para casa porque começou a chover.

l)       Quero saber por que tudo deu errado.

m)   Ninguém entendeu por quê.


5.      Assinale a alternativa em que o uso do “porquê” está incorreto:

a)      Não fui ao trabalho porque estava doente.

b)      Não sei por que ela está chorando.

c)      Todos entenderam o porquê da mudança.

d)      Você não respondeu minha mensagem, por quê?

e)      Ninguém explicou porque ele agiu daquela forma.

 

6.      Em “Você saiu da reunião mais cedo, por quê?”, o termo destacado é:

a)      Conjunção explicativa

b)      Conjunção causal

c)      Substantivo

d)      Preposição + pronome relativo

e)      Preposição + advérbio interrogativo

 

7.      Assinale a alternativa em que a expressão “por que” pode ser substituída por “pelo qual”:

a)      Por que você não veio à aula?

b)      Ela saiu correndo, por que estava atrasada.

c)      Ainda não entendi por que ele reclamou.

d)      Os motivos por que ele saiu foram revelados.

e)      Você não gosta de mim, por quê?

 

8.      Qual das alternativas apresenta o uso do “porquê” como substantivo?

a)      Por que você está tão nervoso?

b)      Você está bravo, por quê?

c)      Fiquei em casa porque chovia muito.

d)      Ninguém explicou o porquê da discussão.

e)      Por que não me avisou antes?

 

9.       Em qual frase o “porque” tem valor explicativo?

a)      Não entendi por que ele chorou.

b)      Você saiu mais cedo, por quê?

c)      Fiquei com raiva porque fui enganado.

d)      O porquê da crise está claro.

e)      Por que tanta pressa?

 

10.  Em qual alternativa o uso do “porquê” está errado?

a)      Por que você está chorando?

b)      Não sei o porque de tanta raiva.

c)      Fiquei calado porque não queria brigar.

d)      Você não respondeu, por quê?

e)      O porquê da sua ausência foi explicado.

 

11.  Assinale a frase em que ocorre pergunta indireta:

a)      Por que você está gritando?

b)      Não entendi por que ele mentiu.

c)      Você saiu da aula, por quê?

d)      Por que você fez isso comigo?

e)      Ninguém respondeu, por quê?

 

12.  Complete corretamente:

“Ele não veio _______ estava passando mal.”

a)      porquê

b)      por quê

c)      por que

d)      porque

e)      o porquê

 

13.  Assinale a frase em que “por que” está corretamente utilizado:

a)      Você não veio, por que?

b)      Não entendi o por que da sua atitude.

c)      O porquê da sua saída é um mistério.

d)      Por que você está calado?

e)      Ninguém sabe porquê ele chorou.

 

14.  Complete a frase:

“Ninguém explicou _______ de tanto barulho na escola.”

a)      por que

b)      porquê

c)      o porquê

d)      porque

e)      por quê

 

15.  Em “Ela saiu da reunião, por quê?”, o termo destacado:

a)      Pode ser substituído por “pois”

b)      Está incorreto e deveria ser “por que”

c)      Aparece no fim da frase, por isso leva acento

d)      É uma conjunção subordinativa

e)      É um substantivo

 

16.  Em qual alternativa o “por que” tem valor de causa?

a)      Por que você não me ouviu?

b)      Fiquei em casa porque estava cansado.

c)      Não sei por que ele não veio.

d)      Por quê você está bravo?

e)      O porquê do erro é evidente.

 

17.  Assinale a opção com todos os usos corretos dos “porquês”:

a)      Por que você não veio? Porque estava doente.

b)      Você chorou, por quê? Porque fui humilhado.

c)      Ninguém entendeu o porquê do atraso.

d)      As três anteriores estão corretas.

e)      Todas estão erradas.

 

18.  Em qual frase o “porquê” está sendo usado indevidamente como conjunção?

a)      Ele chegou atrasado, porquê estava doente.

b)      Não entendi o porquê da reclamação.

c)      Porque chovia, fiquei em casa.

d)      O aluno chorou porque estava nervoso.

e)      O porquê da ausência ficou claro.


 

19.  Complete a lacuna com a forma correta:

Você ainda não explicou _______ está agindo assim.”

a)      por que

b)      porque

c)      por que

d)      o porquê

e)      porquê

 

Leia o texto para responder a próxima questão:

Durante a aula, a professora de Língua Portuguesa escreveu no quadro:

— “Gostaria de saber por que você não veio ontem?”

Um aluno levantou a mão e perguntou:

— Professora, existem tantos tipos de “porquês” que eu fico confuso! Como saber qual usar?


20.  A dúvida do aluno é comum, já que os diferentes usos de "porquê", "por que", "porque" e "por quê" estão relacionados à função sintática que cada um desempenha na oração. Na frase escrita pela professora, o termo "por que" foi corretamente empregado. Esse uso se justifica pelo fato de:

a)      usado numa pergunta indireta, sendo equivalente a “por qual razão”.  

b)   introduzir uma explicação, funcionando como uma conjunção causal.

c)      indicar a causa de algo já mencionado, funcionando como um substantivo.

d)      estar no final da frase, exigindo acento por ser uma pergunta indireta.

e)      introduzir uma oração subordinada explicativa, sinônima de “pois”.

 

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ATIVIDADE COMPLETA EM PDF

 

GABARITO OFICIAL:

1.

a) O principal objetivo da China é formar uma nova geração de profissionais altamente capacitados e criativos no setor tecnológico, consolidando sua posição como líder no desenvolvimento e uso de tecnologias emergentes.

b) O programa educacional será escalonado: No ensino fundamental, os alunos terão contato com noções básicas, como o funcionamento de chatbots e princípios éticos da IA. No ensino médio, os estudantes trabalharão conteúdos mais avançados, com foco em inovação e aplicação prática.

c) Dois fatores que dificultam a inclusão da IA no Brasil são: Falta de políticas públicas consistentes voltadas à inovação educacional. Escassez de investimentos em formação docente e infraestrutura tecnológica.

d) As escolas são chamadas de “laboratório” porque estão sendo usadas para testar práticas pedagógicas e metodologias antes da expansão nacional do programa.

e) O contraste reforça a crítica do autor à lentidão do Brasil frente às transformações tecnológicas, evidenciando o risco de defasagem educacional e perda de protagonismo global.

 

2.

a) “Por que” está separado e sem acento porque introduz uma pergunta direta e equivale a “por qual motivo”.

b) “O Brasil segue em ritmo lento diante das transformações tecnológicas globais, por qual motivo?" 

c) “O porquê” é um substantivo e está corretamente precedido de artigo definido. Refere-se ao motivo da ação.

d) “Porque” é uma conjunção causal, indicando a razão da medida implementada.

e) “Ainda não se sabe o motivo pelo qual o Brasil não investe com urgência em alfabetização digital.”

 

3.

a) por que

b) porquê

c) por quê

d) por que

e) porquê

f) por que

g) por que

h) porque

i) porquê

j) por que

k) porquê

l) porque

m) por que

n) por que

o) porque

p) porquê

q) por quê

r) por que

s) porquê

t) por quê

u) por que

v) porquê

w) por que

x) porquê

y) por que

z) porquê

 

4.

a) Ele saiu mais cedo pois estava com febre.

b) Você ficou triste, por qual razão?

c) O aluno não explicou a razão da ausência.

d) Não sei o motivo pelo qual você foi embora.

e) Estava nervosa, mas não sabia a causa disso.

f) Ele explicou a razão da confusão.

g) Você saiu cedo pois estava com sono.

h) Não entendi o motivo pelo qual ela chorou.

i) Eles ficaram em silêncio, mas ninguém sabia o motivo disso.

j) O aluno explicou a razão da resposta.

k) Voltamos para casa já que começou a chover.

l) Quero saber qual o motivo de tudo ter dado errado.

m) Ninguém entendeu o motivo disso.

 

5. E

6. E

7. D

8. D

9. C

10. E

11. B

12. D

13. D

14. C

15. C

16. C 

17. D

18. A

19. A

20. A


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