Tipo de “porquê” |
Uso |
Exemplo |
Por que (separado e sem acento) |
Usado
em perguntas (diretas ou indiretas) e quando equivale a “por qual motivo” ou
“pelo qual” |
Por que
você faltou ontem? / Não sei por que ela chorou. |
Porque (junto e sem acento) |
Usado
em respostas ou explicações. É uma conjunção causal ou explicativa. |
Fiquei
em casa porque estava chovendo. |
Por quê (separado e com acento) |
Usado
quando estiver no fim da frase ou antes de pontuação. |
Você
saiu mais cedo, por quê? |
Porquê (junto e com acento) |
Usado
como substantivo (sempre vem com artigo ou determinante antes). |
Ninguém
entendeu o porquê da sua decisão. |
CHINA INCLUI AULAS OBRIGATÓRIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL
A partir de setembro deste ano, estudantes das escolas públicas e
privadas de Pequim, capital da China, passarão a ter aulas obrigatórias de
inteligência artificial já no ensino fundamental. Mas, por que se investir tão
cedo em conteúdos sobre IA para as crianças? A medida, anunciada pela Comissão
Municipal de Educação de Pequim, existirá porque é parte de uma ampla
estratégia nacional que visa consolidar a posição do país como protagonista no
desenvolvimento e uso de tecnologias emergentes.
Com crianças de apenas seis anos aprendendo conceitos básicos de IA, a
proposta pode representar uma grande mudança estrutural no modelo educacional
chinês. Ao menos oito horas por ano letivo serão dedicadas ao conteúdo, que
poderá ser ministrado em disciplinas autônomas ou integrado a matérias já
existentes, como ciências e informática.
O programa educacional prevê uma abordagem escalonada: alunos mais
jovens terão contato inicial com noções fundamentais da tecnologia, como o
funcionamento de chatbots e os princípios éticos do uso da IA. Já os estudantes
do ensino médio, com idades entre 15 e 17 anos, se concentrarão em aspectos
mais avançados, voltados à inovação e aplicação prática da inteligência
artificial em diferentes contextos.
O porquê da introdução da IA nas salas de aula, desde os primeiros anos
escolares, é formar uma nova geração de profissionais altamente capacitados e
criativos no setor tecnológico. Para dar suporte à nova grade curricular, o
governo chinês também se comprometeu a desenvolver uma estrutura abrangente de formação
docente e treinamento especializado. A proposta inclui a criação de materiais
didáticos específicos, capacitação técnica para os professores e a
implementação de laboratórios com recursos tecnológicos de ponta.
Além disso, a medida já está sendo implementada de forma experimental em
184 escolas selecionadas pelo Ministério da Educação da China desde dezembro do
ano passado. Esses colégios servem como laboratório para ajustar práticas
pedagógicas e metodologias antes da expansão nacional do programa.
Enquanto países como China, Estados Unidos e Itália já implementam ou
testam a inclusão da inteligência artificial nos currículos escolares, o Brasil
segue em ritmo lento diante das transformações tecnológicas globais, por quê?
Ainda não se sabe por que o Brasil não investe com urgência em
alfabetização digital.
A falta de políticas públicas consistentes voltadas à inovação
educacional, aliada à escassez de investimentos em formação docente e
infraestrutura tecnológica, respondem essa pergunta e expõe a inoperância do
país diante de um cenário em que a alfabetização digital é cada vez mais
essencial. Sem um plano nacional robusto, o Brasil corre o risco de ampliar
ainda mais a defasagem educacional e tecnológica, perdendo espaço na corrida
pelo protagonismo na economia do conhecimento.
1. Com base na leitura do texto, responda:
a) Qual é o principal objetivo da China ao implementar aulas obrigatórias
de Inteligência Artificial desde o ensino fundamental?
b) Segundo o texto, como o programa educacional chinês será estruturado ao
longo das etapas da educação básica?
c) A partir da leitura do texto, identifique dois fatores que dificultam a
inclusão da Inteligência Artificial no currículo escolar brasileiro.
d) Por que as escolas selecionadas pelo Ministério da Educação da China são
chamadas de “laboratório” no texto?
e) De que maneira o contraste entre a China e o Brasil, apresentado no
último parágrafo, contribui para a construção do ponto de vista do autor?
2. Analise os tipos de porquês presentes no texto e responda o que se pede:
a) No trecho “Mas, por que se investir tão cedo em conteúdos sobre IA para as
crianças?”, o uso da forma “por que” está adequado. Explique o motivo da
grafia separada e sem acento nesse contexto.
b) Reescreva a frase final do texto — “o Brasil segue em ritmo lento
diante das transformações tecnológicas globais, por
quê?” — substituindo a expressão “por quê” por outra de sentido
equivalente, sem alterar o sentido do texto.
c) Identifique e explique o tipo de “porquê” empregado no trecho: “O porquê da
introdução da IA nas salas de aula, desde os primeiros anos escolares, é formar
uma nova geração de profissionais...”
d) No trecho “existirá porque é parte de uma ampla estratégia nacional...”, o
“porque” é utilizado com qual finalidade?
e) No trecho: “Ainda não se sabe por que o Brasil não investe com urgência em alfabetização
digital”. Substitua a expressão em destaque por outra, mantendo o sentido
original do texto.
3. Complete os espaços com o tipo de porquê correto:
a) Não sei ______ você saiu tão
cedo.
b) Gostaria de entender o real ______
da sua tristeza.
c) Ele chorou muito, mas ninguém
soube dizer ______.
d) Você ainda não explicou ______
faltou ontem.
e) Ninguém respondeu ao certo o
_____ da confusão.
f) Você pode me dizer _____ _não fez
a atividade?
g) A professora perguntou _____ os
alunos estavam em silêncio.
h) Ele foi embora ______ se sentiu
ofendido.
i) O juiz não explicou o ______ da
sua decisão.
j) Ainda não entendi _____ você
desistiu do projeto.
k) Eles brigaram, mas ninguém sabe o
real _____ disso.
l) Você não estuda, _____ não
aprende.
m) Não sei _____ ela faltou, mas
espero que esteja bem.
n) Os pais se perguntavam _____ o
filho estava tão calado.
o) A médica explicou tudo
direitinho, e foi exatamente _____ confiaram nela.
p) O aluno não soube responder o
_____ da pergunta.
q) Você riu, mas não disse _____.
r) Ainda não entendi _____ ele
mentiu.
s) Tudo deu errado, e ninguém
explicou o _____ disso.
t) Ele saiu sem dizer _____.
u) Não sei _____ ele reagiu daquela
forma.
v) A criança chorava, mas ninguém
sabia o _____.
w) Todos queriam saber _____ a
reunião foi adiada.
x) O técnico não disse o _____ da
derrota.
y) _____ você acha que ela agiu
assim?
z) Ele explicou tudo, mas ninguém
entendeu o ________.
4. Reescreva as frases substituindo o tipo de porquê destacado por outra
expressão equivalente. Veja um exemplo:
Exemplo.: Por que
você está rindo?
Por qual motivo você está rindo?
a) Ele saiu mais cedo porque
estava com febre.
b) Você ficou triste, por quê?
c) O aluno não explicou o porquê
da ausência.
d) Não sei por que você foi
embora.
e) Estava nervosa, mas não sabia por
quê.
f) Ele explicou o porquê da
confusão.
g) Você saiu cedo porque
estava com sono.
h) Não entendi por que ela
chorou.
i) Eles ficaram em silêncio, mas
ninguém sabia por quê.
j) O aluno explicou o porquê
da resposta.
k) Voltamos para casa porque
começou a chover.
l) Quero saber por que tudo
deu errado.
m) Ninguém entendeu por quê.
5. Assinale a alternativa em que o uso do “porquê” está incorreto:
a)
Não
fui ao trabalho porque estava doente.
b)
Não
sei por que ela está chorando.
c)
Todos
entenderam o porquê da mudança.
d)
Você
não respondeu minha mensagem, por quê?
e)
Ninguém
explicou porque ele agiu daquela forma.
6. Em “Você saiu da reunião mais cedo, por quê?”, o termo destacado é:
a)
Conjunção
explicativa
b)
Conjunção
causal
c)
Substantivo
d)
Preposição
+ pronome relativo
e)
Preposição
+ advérbio interrogativo
7. Assinale a alternativa em que a expressão “por que” pode ser substituída por “pelo qual”:
a)
Por que você não veio à aula?
b)
Ela
saiu correndo, por que estava atrasada.
c)
Ainda
não entendi por que ele reclamou.
d)
Os
motivos por que ele saiu foram revelados.
e)
Você
não gosta de mim, por quê?
8. Qual das alternativas apresenta o uso do “porquê” como substantivo?
a)
Por que você está tão nervoso?
b)
Você
está bravo, por quê?
c)
Fiquei
em casa porque chovia muito.
d)
Ninguém
explicou o porquê da discussão.
e)
Por que não me avisou antes?
9. Em qual frase o “porque” tem valor explicativo?
a)
Não
entendi por que ele chorou.
b)
Você
saiu mais cedo, por quê?
c)
Fiquei
com raiva porque fui enganado.
d)
O
porquê da crise está claro.
e)
Por que tanta pressa?
10. Em qual alternativa o uso do “porquê” está errado?
a)
Por que você está chorando?
b)
Não
sei o porque de tanta raiva.
c)
Fiquei
calado porque não queria brigar.
d)
Você
não respondeu, por quê?
e)
O
porquê da sua ausência foi explicado.
11. Assinale a frase em que ocorre pergunta indireta:
a)
Por que você está gritando?
b)
Não
entendi por que ele mentiu.
c)
Você
saiu da aula, por quê?
d)
Por que você fez isso comigo?
e)
Ninguém
respondeu, por quê?
12. Complete
corretamente:
“Ele não veio _______ estava passando mal.”
a)
porquê
b)
por
quê
c)
por
que
d)
porque
e)
o
porquê
13. Assinale a frase em que “por que” está corretamente utilizado:
a)
Você
não veio, por que?
b)
Não
entendi o por que da sua atitude.
c)
O
porquê da sua saída é um mistério.
d)
Por que você está calado?
e)
Ninguém
sabe porquê ele chorou.
14. Complete a frase:
“Ninguém explicou _______ de tanto barulho na escola.”
a)
por
que
b)
porquê
c)
o
porquê
d)
porque
e)
por
quê
15. Em “Ela saiu da reunião, por quê?”, o termo destacado:
a)
Pode
ser substituído por “pois”
b)
Está
incorreto e deveria ser “por que”
c)
Aparece
no fim da frase, por isso leva acento
d)
É
uma conjunção subordinativa
e)
É
um substantivo
16. Em qual alternativa o “por que” tem valor de causa?
a)
Por que você não me ouviu?
b)
Fiquei
em casa porque estava cansado.
c)
Não
sei por que ele não veio.
d)
Por quê você está bravo?
e)
O
porquê do erro é evidente.
17. Assinale a opção com todos os usos corretos dos “porquês”:
a)
Por que você não veio? Porque estava
doente.
b)
Você
chorou, por quê? Porque fui humilhado.
c)
Ninguém
entendeu o porquê do atraso.
d)
As
três anteriores estão corretas.
e)
Todas
estão erradas.
18. Em qual frase o “porquê” está sendo usado indevidamente como conjunção?
a) Ele chegou atrasado, porquê estava doente.
b)
Não
entendi o porquê da reclamação.
c)
Porque chovia, fiquei em casa.
d)
O
aluno chorou porque estava nervoso.
e)
O
porquê da ausência ficou claro.
19. Complete a lacuna
com a forma correta:
“Você ainda não explicou _______ está agindo assim.”
a)
por
que
b)
porque
c)
por
que
d)
o
porquê
e)
porquê
Leia o texto para responder a próxima questão:
Durante a aula, a professora de Língua Portuguesa
escreveu no quadro:
— “Gostaria de saber por que você não veio
ontem?”
Um aluno levantou a mão e perguntou:
— Professora, existem tantos tipos de
“porquês” que eu fico confuso! Como saber qual usar?
20. A dúvida do aluno é comum, já que os diferentes usos de "porquê", "por que", "porque" e "por quê" estão relacionados à função sintática que cada um desempenha na oração. Na frase escrita pela professora, o termo "por que" foi corretamente empregado. Esse uso se justifica pelo fato de:
a) usado numa pergunta indireta, sendo equivalente a “por qual razão”.
b) introduzir
uma explicação, funcionando como uma conjunção causal.
c) indicar a causa de algo já mencionado, funcionando como um substantivo.
d)
estar
no final da frase, exigindo acento por ser uma pergunta indireta.
e)
introduzir
uma oração subordinada explicativa, sinônima de “pois”.
INSCREVA-SE
NO SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG
PROFESSORJEANRODRIGUES.COM.BR
ACESSE A ATIVIDADE EM PDF CLICANDO NO LINK ABAIXO👇
1.
a) O principal objetivo da China é formar uma nova geração de profissionais altamente capacitados e criativos no setor tecnológico, consolidando sua posição como líder no desenvolvimento e uso de tecnologias emergentes.
b) O programa educacional será escalonado: No ensino fundamental, os alunos terão contato com noções básicas, como o funcionamento de chatbots e princípios éticos da IA. No ensino médio, os estudantes trabalharão conteúdos mais avançados, com foco em inovação e aplicação prática.
c) Dois fatores que dificultam a inclusão da IA no Brasil são: Falta de políticas públicas consistentes voltadas à inovação educacional. Escassez de investimentos em formação docente e infraestrutura tecnológica.
d) As escolas são chamadas de “laboratório” porque estão sendo usadas para testar práticas pedagógicas e metodologias antes da expansão nacional do programa.
e) O contraste reforça a crítica do autor
à lentidão do Brasil frente às transformações tecnológicas, evidenciando o risco
de defasagem educacional e perda de protagonismo global.
2.
a) “Por que” está separado e sem acento porque introduz uma pergunta direta e equivale a “por qual motivo”.
b) “O Brasil segue em ritmo lento diante das transformações tecnológicas globais, por qual motivo?"
c) “O porquê” é um substantivo e está corretamente precedido de artigo definido. Refere-se ao motivo da ação.
d) “Porque” é uma conjunção causal, indicando a razão da medida implementada.
e) “Ainda não se sabe o motivo pelo qual o
Brasil não investe com urgência em alfabetização digital.”
3.
a) por que
b) porquê
c) por quê
d) por que
e) porquê
f) por que
g) por que
h) porque
i) porquê
j) por que
k) porquê
l) porque
m) por que
n) por que
o) porque
p) porquê
q) por quê
r) por que
s) porquê
t) por quê
u) por que
v) porquê
w) por que
x) porquê
y) por que
z) porquê
4.
a) Ele saiu mais cedo pois estava com
febre.
b) Você ficou triste, por qual razão?
c) O aluno não explicou a razão da
ausência.
d) Não sei o motivo pelo qual você foi embora.
e) Estava nervosa, mas não sabia a causa
disso.
f) Ele explicou a razão da confusão.
g) Você saiu cedo pois estava com sono.
h) Não entendi o motivo pelo qual ela
chorou.
i) Eles ficaram em silêncio, mas ninguém
sabia o motivo disso.
j) O aluno explicou a razão da resposta.
k) Voltamos para casa já que começou a
chover.
l) Quero saber qual o motivo de tudo ter
dado errado.
m) Ninguém entendeu o motivo disso.
5. E
6. E
7. D
8. D
9. C
10. E
11. B
12. D
13. D
14. C
15. C
16. C
17. D
18. A
19. A
20. A
vai postar o gabarito das questões?
ResponderExcluirBom dia. Sim.
ExcluirPostar um comentário