PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM "A PROIBIÇÃO DO USO DE CELULAR NO AMBIENTE ESCOLAR”

 
TEXTO 1:


SANCIONADA LEI QUE PROÍBE O USO DE CELULAR EM ESCOLAS

A nova lei proíbe os alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio de usarem aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, como celulares, tablets e relógios inteligentes, durante a aula, no recreio ou nos intervalos. Segundo a legislação, os celulares poderão ser utilizados ainda sob a orientação de professores para fins estritamente pedagógicos ou didáticos ou ainda nas situações de perigo, necessidade ou força maior. O uso excessivo do celular tem reduzido capacidade de raciocínio, a capacidade de atenção, as crianças ficam muito introspectivas, ela e a tela, a tela e ela. Fora alguns problemas para a própria saúde, problemas de visão, problemas de atenção, problemas de introspecção muito grande, falta de sociabilidade.

Fonte: (Agência Câmara de Notícias, 13/01/2025)


TEXTO 2:


TEXTO 3:
 
PESQUISA: 86% DOS BRASILEIROS APOIAM RESTRIÇÃO DE CELULAR NAS ESCOLAS

Levantamento realizado pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados revela que 86% da população brasileira são favoráveis a algum tipo de restrição ao uso de celular dentro das escolas. Outros 54% são favoráveis à proibição total dos aparelhos e 32% acreditam que o uso do celular deve ser permitido apenas em atividades didáticas e pedagógicas, com autorização dos professores. Aqueles que são contra qualquer proibição somam 14%.
 
Fonte: (Agência Brasil, 14/11/2024)
 
TEXTO 4:

PROIBIR O CELULAR NÃO BASTA

Ao sancionar a lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, o governo Lula acerta na busca de recuperar a atenção dos alunos, mas erra porque falta sintonia com as transformações tecnológicas em marcha. A norma busca impedir o mau uso do smartphone como meio de dispersão da atenção do estudante, sem entender que a principal causa da desatenção não está na modernidade do aparelho, mas no arcaísmo da sala de aula: a distração é resultado de técnicas pedagógicas ultrapassadas, e não da ascensão dos telefones portáteis. Qual seria o caminho mais adequado? Definir estratégias para substituir o quadro-negro por ferramentas digitais de modo a atrair a atenção dos jovens e aumentar a eficiência na transmissão de conhecimento. Lousa estática e incolor não seduz uma geração que nasceu na dinâmica do YouTube, WhatsApp, TikTok etc. Ao proibir o celular sem contrapor alguma modernização, as instituições de ensino empurram o aluno para outras formas de extravasar o descontentamento. Como? Promovendo bullying, conversando com o colega ao lado em voz alta, já que não pode escrever para um distante. A grande dispersora, enfim, é a aula chata, como carruagem em tempo de nave espacial. Obrigar meninas e meninos à aula teatral, como em séculos passados — professor, aluno e meras anotações —, é estar parado no tempo. Além de proibir o uso do telefone como meio de distração, é preciso perceber o potencial do eletrônico como ferramenta pedagógica. É instrumento fenomenal, desde que alguns limites sejam desenhados, para abandonarmos a era analógica.

Fonte: (Cristovam Buarque, Economista e ex-ministro da Educação do Brasil, 12/01/2025)



A partir da leitura dos textos motivadores e dos seus conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo- argumentativo na modalidade formal da língua portuguesa sobre o tema “A PROIBIÇÃO DO USO DE CELULAR NO AMBIENTE ESCOLAR”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, relacione de forma coesa e coerente, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.



INSCREVA-SE NO SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DAS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES DO NOSSO BLOG PROFESSORJEANRODRIGUES.COM.BR

ACESSE A ATIVIDADE EM PDF CLICANDO NO LINK ABAIXO👇

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem