Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA


POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA?






A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva

   Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.
   A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
  Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
   O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).

(https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/)

1. Após a leitura do texto acima, responda:

a) Que gênero textual é esse?

b) Em que meio de comunicação esse texto é veiculado para o leitor?

c) Qual o tema tratado no texto que acabamos de ler?

d) Que explicação o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um alimento saboroso?

e) A partir de que o texto pode comprovar essa explicação para o leitor?

2. A partir da leitura do texto acima, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise:

(  ) Esse texto apresenta uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais) de acordo com as normas da língua.

(  ) Na leitura, é notório a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.

(  ) Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.

(  ) O texto em análise é um artigo de divulgação científica. Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.

(  ) O gênero Artigo de divulgação científica a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor indiscutível.

3. Sobre o título e o subtítulo do texto, responda:

a) Qual a possível intenção do autor de construir o título em forma de pergunta?

b) Qual a função do subtítulo no artigo lido acima?

c) Que tipo de informação (juízo de valor, científica, casual, estatística) o subtítulo apresenta ao leitor?

d) O título deste texto pode ser considerado objetivo(previsível) ou subjetivo(imprevisível) em relação ao tema?

e) Que outro título você daria a esse texto?

4. De acordo com o texto, salivamos diante de um alimento saboroso porque:

a) a salivação é a primeira etapa da digestão dos alimentos.
b) a visão do prato e seu cheiro desregulam o cérebro.
c) é uma forma de apreciação do alimento saboroso.
d) é uma reação involuntária do organismo humano.
e) a imagem e o cheiro do alimento faz o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva.

5.  Sobre a linguagem utilizada no texto, é CORRETO afirmar:

a) Apresenta uma linguagem rebuscada, marcada por palavra de difícil compreensão do leitor.
b) Apresenta uma linguagem regional, marcada por palavra típicas de certas regiões do país.
c) É notória a presença de termos técnicos da área da biologia.
d) Contém palavras e expressões exageradamente da linguagem científica.
e) É possível perceber algumas expressões populares, da linguagem coloquial como, por exemplo, “alimentava um cão com um pedaço de carne”.

6. No fragmento:

Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).

As ASPAS são usadas para:

a) explicar, por meio do discurso direto, a preocupação da autora em relação à fome no Brasil.
b) destacar, de forma indireta, a explicação da especialista sobre o fenômeno da salivação.
c) acentuar, por meio do discurso indireto livre, que a salivação acontece em pessoas que estão com menos fome.
d) reproduzir o discurso do outro, de forma indireta, sobre como acontece a salivação nas pessoas a depender do grau de fome.
e) citar o discurso alheio, de forma direta, reproduzindo literalmente a fala da fisiologista da USP.

7. Ainda sobre a fala da fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP) no último parágrafo, é CORRETO afirmar:

a) Trata-se de uma informação desnecessária, pois o texto em si já está esclarecedor.
b) Trata-se de citação de uma fonte confiável, já que a citada é uma especialista no assunto.
c) Consiste no relato de um pequeno fato real.
d) É um argumento que contradiz o que vinha sendo explicado no texto.
e) Trata-se de um argumento que não enriquece o assunto, pois não é comprovado cientificamente.  

8. No trecho:

Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro [...]

Assinale a alternativa que melhor caracteriza a estratégia que o cientista utilizou para chegar a sua conclusão.

a)   Ele utilizou a comprovação por meio de dados estatísticos.
b)   Ele baseia-se em um caso isolado.
c)  O autor sustenta-se por meio do argumento da causa e consequência, ou seja, “toda ação gera uma reação”.
d)   Esse fisiologista cita um exemplo como forma de sustentar sua tese.
e) O russo Ivan Pavlov constrói sua tese a partir da experimentação e observação de um fato ocorrido apenas uma vez.

9. Observe o trecho abaixo:

Isso acontece PORQUE o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.

A palavra em destaque pode ser substituída sem alterar o sentido original do texto, por:

a) então
b) Sendo assim
c) Porém
d) Portanto
e) tendo em vista

10. No trecho:

ESSA REAÇÃO é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico.

A expressão em destaque REFERE-SE dentro do texto:

a)    “Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha”
b)    “sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar”
c)    “O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa”
d)    “A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva”
e)    Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”

11. A função da linguagem que PREDOMINA nesse texto é a:

a) Função emotiva, porque o emissor imprime no texto as marcas de sua avaliação, opinião sobre o assunto.
b) Função apelativa, visto que busca envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.
c) Função poética, pois a mensagem foi elaborada de forma inovadora e imprevista, despertando no leitor prazer estético e surpresa.
d) Função metalinguística, pois usa a língua portuguesa para explicar um assunto biológico.
e) Função referencial, pois busca transmitir informações objetivas e de um fato curioso do corpo humano.



Curta nossa fanpage no facebook @escrevequeeuleio
e se inscreva no nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br

97 comentários:

  1. Muito obrigada, ajudou-me bastante. Esse tipo de atividade é difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ter acesso ao gabarito do exercício. A questão 8 parece-me ter duas respostas. Na minha opinião as expressões "o cientista" no enunciado e "o autor", "esse fisiologista" nas alternativas deixa dúvida quando à questão. Optei pela letra d como gabarito, mas acho que é argumento do autor do texto a relação causa-consequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GABARITO
      1.
      a) É um artigo de divulgação científica
      b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
      c) Trata sobre a salivação.
      d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
      e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
      2. V V F V V
      3.
      a) Despertar a curiosidade no leitor.
      b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
      c) Apresenta uma informação científica.
      d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
      e) Resposta pessoal.
      4. E
      5. C
      6. E
      7. B
      8. C
      9. E
      10. D
      11. E

      Excluir
    2. É cadê as respostas das questões 12e3

      Excluir
  3. gostaria de acesso ao gabarito dessa interpretação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente material. Parabéns!!!
      Há gabarito prof?!

      Excluir
    2. GABARITO
      1.
      a) É um artigo de divulgação científica
      b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
      c) Trata sobre a salivação.
      d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
      e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
      2. V V F V V
      3.
      a) Despertar a curiosidade no leitor.
      b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
      c) Apresenta uma informação científica.
      d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
      e) Resposta pessoal.
      4. E
      5. C
      6. E
      7. B
      8. C
      9. E
      10. D
      11. E

      Excluir
    3. Me fala uma opção para outro título

      Excluir
    4. Obrigado pelo gabarito foi muito importante

      Excluir
    5. olha o gabarito ai em cima !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Respostas
    1. GABARITO
      1.
      a) É um artigo de divulgação científica
      b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
      c) Trata sobre a salivação.
      d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
      e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
      2. V V F V V
      3.
      a) Despertar a curiosidade no leitor.
      b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
      c) Apresenta uma informação científica.
      d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
      e) Resposta pessoal.
      4. E
      5. C
      6. E
      7. B
      8. C
      9. E
      10. D
      11. E

      Excluir
  5. Respostas
    1. GABARITO
      1.
      a) É um artigo de divulgação científica
      b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
      c) Trata sobre a salivação.
      d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
      e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
      2. V V F V V
      3.
      a) Despertar a curiosidade no leitor.
      b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
      c) Apresenta uma informação científica.
      d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
      e) Resposta pessoal.
      4. E
      5. C
      6. E
      7. B
      8. C
      9. E
      10. D
      11. E

      Excluir
    2. obrigado professor Jean Rodrigues mudou minha vida e meu modo de pensar

      Excluir
  6. Prof. Jean seu blog é excelente!Parabéns!
    Você poderia divulgar o gabarito dessas atividades?
    email: lilian.pmozer4@gmail.com
    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian Mozer, muito obrigado pelo comentário.
      Fico grato. Irei sim colocar o gabarito para a conferência de suas respostas.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. GABARITO
      1.
      a) É um artigo de divulgação científica
      b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
      c) Trata sobre a salivação.
      d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
      e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
      2. V V F V V
      3.
      a) Despertar a curiosidade no leitor.
      b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
      c) Apresenta uma informação científica.
      d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
      e) Resposta pessoal.
      4. E
      5. C
      6. E
      7. B
      8. C
      9. E
      10. D
      11. E

      Excluir
    3. Que bom que gostou.
      Fique à vontade para voltar sempre que precisar.
      Obrigado pela mensagem.
      Forte abraço!

      Excluir
    4. Muito obrigada!!! Me ajudou muito também!!

      Excluir
  7. Parabéns, muito bom esse material, achei excelente!

    ResponderExcluir
  8. Ei porque no têm a resposta da receita,Manda ai

    ResponderExcluir

  9. Retire do texto um argumento de autoridade utilizado para comprovar o assunto abordado:

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ótimo material conteúdo
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá professor. Posso utilizar seu material em minhas online?

    ResponderExcluir
  12. Esse texto é um texto científico?

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela a ajudar

    ResponderExcluir
  14. Parabéns professor ,ajudou bastante esse material com atividades e gabarito.continui nos ajudando !!!

    ResponderExcluir
  15. Excelente material. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada, prof. Jean, pela contribuição. Muito me ajudou.
    Gratidão.
    Maria Socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Socorro!
      Obrigado você pela linda mensagem!
      Grato sempre!

      Excluir
  17. Agradeço de coração essa atividade Jean. Vai me ajudar muito na sala de aula. Você está de parabéns por esse trabalho de excelência. Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, Cristina!
    Fiquei lisonjeado com o seu comentário!
    Meu objetivo é ajudar os colegas mesmo.
    Volte sempre que assim precisar!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Caríssimo colega, professor Jean:
    Primeiramente, feliz novo ano! Que sejam tempos de novas experiências pessoais, experimentos educacionais e descobertas visando ao bem coletivo.
    Precisava de uma atividade complementar para alunos de 8º ano, sem muita complexidade e, especialmente, a partir de um assunto que lhes fosse interessante. E este é, pois aguça de tal forma que chega a ser sinestésico!
    Com as devidas anotações de fonte de referência (algo que prezo muito e que cobro dos alunos, pois a propriedade intelectual tem de ser respeitada em nosso País), o conteúdo será bem utilizado.
    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos, pois quem mais se dispõe a ensinar é que acaba aprendendo profundamente.
    Que o Deus Eterno continue a usá-lo para benefício de tantos quantos com quem se propuser a auxiliar na árdua missão de ensinar.
    Tudo de bom.
    Profº. Alberto K.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, Alberto!
    São comentários como este seu que me motiva cada vez a continuar com esse bolg. Muito obrigado pelas palavras. Fico muito feliz em ajudar os colegas de alguma forma.
    Muito obrigado!
    Que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Excelente iniciativa em utilizar este espaço para divulgar o seu trabalho. Encontrei o seu blog e gostei muito das atividades. Estarei usando algumas com meus alunos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Oi, boa noite, Edison!
    Obrigado pela mensagem. Fico feliz por ajudar os colegas. Pode usar o blog à vontade. Aqui é domínio público. Precisamos demais disso.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  23. Onde é comum encontrarmos textos como este?

    ResponderExcluir
  24. Excelente material para ser trabalhado . Muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Que bom que gostou.
      Volte sempre que precisar!
      Obrigado pela mensagem.
      forte abraço!

      Excluir
  25. Obrigado professor. O material me auxiliou muito. Preciso dar aula online e estava sem referência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Que bom que gostou.
      Volte sempre que precisar!
      Obrigado pela mensagem.
      forte abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigada por sua contribuição, eu compartilho seu blog no google meet e faço as atividades com os alunos.

      Excluir
    3. Eita que coisa maravilhosa!
      Eu também faço isso sempre que posso.
      Muito obrigado!
      Disponham sempre!
      Forte abraço!

      Excluir
  26. Respostas
    1. Bom dia, Valéria!
      Obrigado você pela mensagem.
      Volte sempre que assim precisar.
      Abraço!

      Excluir
  27. Boa noite Jean, gostaria de saber se posso fazer uso do seu material em sala de aula com os meus alunos. Você está de parabéns, belo trabalho. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Obrigado pela mensagem.
      Com certeza você deve usar sim com seus alunos. Domínio público total.
      Fico feliz em ajudar de alguma forma!
      Abraço!

      Excluir
  28. Obrigada, muito boa sua atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Isabel!
      Que bom que gostou.
      Fico feliz.
      Volte sempre que precisar!
      Abraço!

      Excluir
  29. Obrigada pela atividade ! Muito interessante para este assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde, Joyce!
      Que bom que gostou.
      Fico feliz.
      Volte sempre que precisar!
      Abraço!

      Excluir
  30. Prof Jean parabéns pelos exercícios elaborados! São ótimos

    ResponderExcluir
  31. A professora do meu filho passou essas atividades pra ele como prova, porem nessa questão ( Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.) Ela colocou como verdadeiro e pelo gabarito vi que é a unica falsa.
    Gostaria de saber se o autor de um artigo científico pode dar seu ponto de vista no texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia.
      Desculpa a demora em te responder.
      Essa questão se o artigo de divulgação científica pode apresentar a opinião do seu autor ou não é bem relativa. No texto dessa questão, não há marcas de pessoalidade do autor, por isso a resposta é FALSA, mas podemos sim encontrar outros textos desse mesmo gênero em que o autor pode se posicionar, vai depender do estilo do autor, do perfil do site de onde o texto está etc. ok?!
      Espero ter sanado a dúvida.
      Abraço

      Excluir
  32. Obrigada professor por compartilhar conhecimentos. Sou grata, pois seu blog tem auxiliado meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Cláudia!
      Meu objetivo é ajudar os colegas mesmo.
      Volte sempre que precisar!
      Abraço!

      Excluir