POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA
APETITOSA?
A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as
glândulas produtoras de saliva
Isso acontece porque o organismo já
está se preparando antecipadamente para a digestão.
A visão do prato e seu cheiro estimulam
o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva,
secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida
ingerida.
Essa reação é um exemplo de reflexo
condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em
um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de
carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia
esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu
cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre
a campainha e a hora em que o alimento era servido.
O curioso é que a quantidade de
salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo
faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém
com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade
de São Paulo (USP).
(https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/)
|
1. Após a leitura do texto acima,
responda:
a) Que gênero
textual é esse?
b) Em que meio de
comunicação esse texto é veiculado para o leitor?
c) Qual o tema
tratado no texto que acabamos de ler?
d) Que explicação
o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um alimento saboroso?
e) A partir de
que o texto pode comprovar essa explicação para o leitor?
2. A partir da leitura do texto acima,
assinale V para verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise:
( ) Esse texto apresenta uma linguagem clara,
objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais) de acordo com as normas da
língua.
( ) Na leitura, é notório a presença de termos
técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda, verbos
predominantemente no presente do indicativo.
( ) Por se tratar de um artigo de divulgação
científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto
de vista, e por isso recebe esse nome.
( ) O texto em análise é um artigo de divulgação
científica. Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento
da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em
experimentos, estudos de caso, dentre outros.
( ) O gênero Artigo de divulgação científica a
finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o
conhecimento científico, transmitindo assim diversos informações de valor
indiscutível.
3. Sobre o título e o subtítulo do
texto, responda:
a) Qual
a possível intenção do autor de construir o título em forma de pergunta?
b) Qual
a função do subtítulo no artigo lido acima?
c) Que
tipo de informação (juízo de valor, científica, casual, estatística) o subtítulo
apresenta ao leitor?
d) O título deste texto pode ser considerado objetivo(previsível) ou subjetivo(imprevisível) em relação ao
tema?
e) Que outro título você daria a esse texto?
4. De acordo com o texto, salivamos
diante de um alimento saboroso porque:
a) a salivação é a
primeira etapa da digestão dos alimentos.
b) a visão do
prato e seu cheiro desregulam o cérebro.
c) é uma forma de
apreciação do alimento saboroso.
d) é uma reação involuntária
do organismo humano.
e) a imagem e o
cheiro do alimento faz o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva.
5. Sobre
a linguagem utilizada no texto, é CORRETO
afirmar:
a) Apresenta uma
linguagem rebuscada, marcada por palavra de difícil compreensão do leitor.
b) Apresenta uma
linguagem regional, marcada por palavra típicas de certas regiões do país.
c) É notória a
presença de termos técnicos da área da biologia.
d) Contém palavras
e expressões exageradamente da linguagem científica.
e) É possível
perceber algumas expressões populares, da linguagem coloquial como, por exemplo,
“alimentava um cão com um pedaço de carne”.
6. No fragmento:
“Um
indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do
que alguém com menos fome”, afirma
a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).
|
As ASPAS são
usadas para:
a) explicar, por
meio do discurso direto, a preocupação da autora em relação à fome no Brasil.
b) destacar, de
forma indireta, a explicação da especialista sobre o fenômeno da salivação.
c) acentuar, por
meio do discurso indireto livre, que a salivação acontece em pessoas que estão
com menos fome.
d) reproduzir o
discurso do outro, de forma indireta, sobre como acontece a salivação nas
pessoas a depender do grau de fome.
e) citar o
discurso alheio, de forma direta, reproduzindo literalmente a fala da fisiologista
da USP.
7. Ainda sobre a fala da fisiologista
Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP) no último parágrafo, é
CORRETO afirmar:
a) Trata-se de
uma informação desnecessária, pois o texto em si já está esclarecedor.
b) Trata-se de citação
de uma fonte confiável, já que a citada é uma especialista no assunto.
c) Consiste no
relato de um pequeno fato real.
d) É um argumento
que contradiz o que vinha sendo explicado no texto.
e) Trata-se de um
argumento que não enriquece o assunto, pois não é comprovado cientificamente.
8. No trecho:
Toda vez que
alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma
campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a
salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro [...]
|
Assinale a
alternativa que melhor caracteriza a estratégia que o cientista utilizou para
chegar a sua conclusão.
a) Ele
utilizou a comprovação por meio de dados estatísticos.
b) Ele
baseia-se em um caso isolado.
c) O
autor sustenta-se por meio do argumento da causa e consequência, ou seja, “toda
ação gera uma reação”.
d) Esse
fisiologista cita um exemplo como forma de sustentar sua tese.
e) O
russo Ivan Pavlov constrói sua tese a partir da experimentação e observação de
um fato ocorrido apenas uma vez.
9. Observe o trecho abaixo:
Isso acontece PORQUE o
organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.
|
A palavra em
destaque pode ser substituída sem alterar o sentido original do texto, por:
a) então
b) Sendo assim
c) Porém
d) Portanto
e) tendo em vista
10. No trecho:
ESSA REAÇÃO é um exemplo
de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov
(1849-1936) em um experimento clássico.
|
A expressão em
destaque REFERE-SE dentro do texto:
a) “Toda
vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma
campainha”
b) “sempre
que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar”
c) “O
curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado
motivacional da pessoa”
d) “A
visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as
glândulas produtoras de saliva”
e) Um
indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do
que alguém com menos fome”
11. A função da linguagem que PREDOMINA
nesse texto é a:
a) Função
emotiva, porque o emissor imprime no texto as marcas de sua avaliação, opinião
sobre o assunto.
b) Função
apelativa, visto que busca envolver o leitor com o conteúdo transmitido,
levando-o a adotar este ou aquele comportamento.
c) Função
poética, pois a mensagem foi elaborada de forma inovadora e imprevista,
despertando no leitor prazer estético e surpresa.
d) Função metalinguística,
pois usa a língua portuguesa para explicar um assunto biológico.
e) Função referencial,
pois busca transmitir informações objetivas e de um fato curioso do corpo
humano.
Curta nossa fanpage no facebook
@escrevequeeuleio
e se inscreva no nosso blog
professorjeanrodrigues.blogspot.com.br
Muito obrigada, ajudou-me bastante. Esse tipo de atividade é difícil de encontrar.
ResponderExcluirOi, Edlene! Desculpa a demora em te responder. Muito obrigado pelo comentário.
ExcluirAtividades excelente, meus Parabéns!
ExcluirParabéns por essa atividae!
ExcluirGostaria de ter acesso ao gabarito do exercício. A questão 8 parece-me ter duas respostas. Na minha opinião as expressões "o cientista" no enunciado e "o autor", "esse fisiologista" nas alternativas deixa dúvida quando à questão. Optei pela letra d como gabarito, mas acho que é argumento do autor do texto a relação causa-consequência.
ResponderExcluirGABARITO
Excluir1.
a) É um artigo de divulgação científica
b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
c) Trata sobre a salivação.
d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
2. V V F V V
3.
a) Despertar a curiosidade no leitor.
b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
c) Apresenta uma informação científica.
d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
e) Resposta pessoal.
4. E
5. C
6. E
7. B
8. C
9. E
10. D
11. E
Oii,boa tarde
ExcluirÉ cadê as respostas das questões 12e3
ExcluirYf
Excluirgostaria de acesso ao gabarito dessa interpretação
ResponderExcluirExcelente material. Parabéns!!!
ExcluirHá gabarito prof?!
GABARITO
Excluir1.
a) É um artigo de divulgação científica
b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
c) Trata sobre a salivação.
d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
2. V V F V V
3.
a) Despertar a curiosidade no leitor.
b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
c) Apresenta uma informação científica.
d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
e) Resposta pessoal.
4. E
5. C
6. E
7. B
8. C
9. E
10. D
11. E
Me fala uma opção para outro título
ExcluirPor favor.
ExcluirTô precisando agr
ExcluirObrigado pelo gabarito foi muito importante
Excluirolha o gabarito ai em cima !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ExcluirTem gabarito?
ResponderExcluirGABARITO
Excluir1.
a) É um artigo de divulgação científica
b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
c) Trata sobre a salivação.
d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
2. V V F V V
3.
a) Despertar a curiosidade no leitor.
b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
c) Apresenta uma informação científica.
d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
e) Resposta pessoal.
4. E
5. C
6. E
7. B
8. C
9. E
10. D
11. E
Nao
Excluirobrigado professor Jean Rodrigues mudou minha vida e meu modo de pensar
Excluirtem gabarito ??
ResponderExcluirobrigado
ExcluirProf. Jean seu blog é excelente!Parabéns!
ResponderExcluirVocê poderia divulgar o gabarito dessas atividades?
email: lilian.pmozer4@gmail.com
att
Lilian Mozer, muito obrigado pelo comentário.
ExcluirFico grato. Irei sim colocar o gabarito para a conferência de suas respostas.
Grande abraço!
GABARITO
Excluir1.
a) É um artigo de divulgação científica
b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
c) Trata sobre a salivação.
d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
2. V V F V V
3.
a) Despertar a curiosidade no leitor.
b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
c) Apresenta uma informação científica.
d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
e) Resposta pessoal.
4. E
5. C
6. E
7. B
8. C
9. E
10. D
11. E
Muito bom. Parabéns.
ExcluirQue bom que gostou.
ExcluirFique à vontade para voltar sempre que precisar.
Obrigado pela mensagem.
Forte abraço!
Muito obrigada!!! Me ajudou muito também!!
ExcluirGABARITO
ResponderExcluir1.
a) É um artigo de divulgação científica
b) É encontrado em revistas especializadas, internet e livros didáticos.
c) Trata sobre a salivação.
d) Segundo o texto, a visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro a acionar glândulas produtoras de saliva para que essa secreção ajude o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
e) Isso é comprovado através de experiências e observação cientifica.
2. V V F V V
3.
a) Despertar a curiosidade no leitor.
b) Apresentar um breve resumo do que terá no texto.
c) Apresenta uma informação científica.
d) É considerado objetivo, porque já denuncia qual será o assunto do texto.
e) Resposta pessoal.
4. E
5. C
6. E
7. B
8. C
9. E
10. D
11. E
Parabéns, muito bom esse material, achei excelente!
ResponderExcluirOlá, obrigado, querida!
Excluirobrigada professor pelo auxílio
ResponderExcluirOlá, boa noite, Jhana!
ExcluirAgradeço seu comentário.
Volte sempre que precisar!
Abraços!
Oi
ExcluirEi porque no têm a resposta da receita,Manda ai
ResponderExcluirÉ a resposta da 3 questão
ResponderExcluir
ResponderExcluirRetire do texto um argumento de autoridade utilizado para comprovar o assunto abordado:
muito obrigado!!
ResponderExcluirDisponha sempre! Obrigado pela mensagem. Abraço!
Excluirobrigado
ResponderExcluirParabéns ótimo material conteúdo
ResponderExcluirMuito obrigado
Olá, muito obrigado pelo elogio!
ExcluirVolte sempre que precisar!
Olá professor. Posso utilizar seu material em minhas online?
ResponderExcluirOlá! Com certeza que pode si. É domínio público aqui.
ExcluirEsse texto é um texto científico?
ResponderExcluirSim, é científico.
ExcluirObrigado pela a ajudar
ResponderExcluirDisponha sempre!
ExcluirObrigada pela atividade!
ResponderExcluirDisponha sempre! Abraço
ExcluirOBRIGADO!
ResponderExcluirObrigado, você!
ExcluirParabéns, Prof. Jean Rodrigues!
ResponderExcluirBoa tarde! Muito obrigado. Disponha sempre!
ExcluirObrigado,pela ajudar!
ResponderExcluirParabéns professor ,ajudou bastante esse material com atividades e gabarito.continui nos ajudando !!!
ResponderExcluirBoa tarde!
ExcluirÉ isso aí!
Ajudarei sim!
valeu!
Excelente material. Parabéns pelo seu trabalho!
ResponderExcluirObrigado você pela mensagem. Fico feliz!
ExcluirObrigada, prof. Jean, pela contribuição. Muito me ajudou.
ResponderExcluirGratidão.
Maria Socorro
Boa tarde, Socorro!
ExcluirObrigado você pela linda mensagem!
Grato sempre!
Agradeço de coração essa atividade Jean. Vai me ajudar muito na sala de aula. Você está de parabéns por esse trabalho de excelência. Valeu!!!!!
ResponderExcluirBoa tarde, Cristina!
ResponderExcluirFiquei lisonjeado com o seu comentário!
Meu objetivo é ajudar os colegas mesmo.
Volte sempre que assim precisar!
Abraço!
Caríssimo colega, professor Jean:
ResponderExcluirPrimeiramente, feliz novo ano! Que sejam tempos de novas experiências pessoais, experimentos educacionais e descobertas visando ao bem coletivo.
Precisava de uma atividade complementar para alunos de 8º ano, sem muita complexidade e, especialmente, a partir de um assunto que lhes fosse interessante. E este é, pois aguça de tal forma que chega a ser sinestésico!
Com as devidas anotações de fonte de referência (algo que prezo muito e que cobro dos alunos, pois a propriedade intelectual tem de ser respeitada em nosso País), o conteúdo será bem utilizado.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos, pois quem mais se dispõe a ensinar é que acaba aprendendo profundamente.
Que o Deus Eterno continue a usá-lo para benefício de tantos quantos com quem se propuser a auxiliar na árdua missão de ensinar.
Tudo de bom.
Profº. Alberto K.
Boa tarde, Alberto!
ResponderExcluirSão comentários como este seu que me motiva cada vez a continuar com esse bolg. Muito obrigado pelas palavras. Fico muito feliz em ajudar os colegas de alguma forma.
Muito obrigado!
Que Deus te abençoe sempre!
Olá! Excelente iniciativa em utilizar este espaço para divulgar o seu trabalho. Encontrei o seu blog e gostei muito das atividades. Estarei usando algumas com meus alunos. Obrigado.
ResponderExcluirOi, boa noite, Edison!
ResponderExcluirObrigado pela mensagem. Fico feliz por ajudar os colegas. Pode usar o blog à vontade. Aqui é domínio público. Precisamos demais disso.
Forte abraço!
Qual a função do texto?
ResponderExcluirOnde é comum encontrarmos textos como este?
ResponderExcluirExcelente material para ser trabalhado . Muito bom
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirQue bom que gostou.
Volte sempre que precisar!
Obrigado pela mensagem.
forte abraço!
Obrigado professor. O material me auxiliou muito. Preciso dar aula online e estava sem referência.
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirQue bom que gostou.
Volte sempre que precisar!
Obrigado pela mensagem.
forte abraço!
Muito obrigada por sua contribuição, eu compartilho seu blog no google meet e faço as atividades com os alunos.
ExcluirEita que coisa maravilhosa!
ExcluirEu também faço isso sempre que posso.
Muito obrigado!
Disponham sempre!
Forte abraço!
Parabéns e obrigada
ResponderExcluirBom dia, Valéria!
ExcluirObrigado você pela mensagem.
Volte sempre que assim precisar.
Abraço!
Boa noite Jean, gostaria de saber se posso fazer uso do seu material em sala de aula com os meus alunos. Você está de parabéns, belo trabalho. Desde já agradeço.
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirObrigado pela mensagem.
Com certeza você deve usar sim com seus alunos. Domínio público total.
Fico feliz em ajudar de alguma forma!
Abraço!
oi
ResponderExcluirOi
ExcluirObrigada, muito boa sua atividade.
ResponderExcluirGrato, Isabel!
ExcluirQue bom que gostou.
Fico feliz.
Volte sempre que precisar!
Abraço!
Obrigada pela atividade ! Muito interessante para este assunto.
ResponderExcluirOlá, boa tarde, Joyce!
ExcluirQue bom que gostou.
Fico feliz.
Volte sempre que precisar!
Abraço!
Jean rodrigues case comigo
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirObrigado pela mensagem!
Prof Jean parabéns pelos exercícios elaborados! São ótimos
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
ExcluirFico feliz por ter gostado!
A professora do meu filho passou essas atividades pra ele como prova, porem nessa questão ( Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.) Ela colocou como verdadeiro e pelo gabarito vi que é a unica falsa.
ResponderExcluirGostaria de saber se o autor de um artigo científico pode dar seu ponto de vista no texto?
Olá, bom dia.
ExcluirDesculpa a demora em te responder.
Essa questão se o artigo de divulgação científica pode apresentar a opinião do seu autor ou não é bem relativa. No texto dessa questão, não há marcas de pessoalidade do autor, por isso a resposta é FALSA, mas podemos sim encontrar outros textos desse mesmo gênero em que o autor pode se posicionar, vai depender do estilo do autor, do perfil do site de onde o texto está etc. ok?!
Espero ter sanado a dúvida.
Abraço
Excelente atividade. Parabéns!
ResponderExcluirQue bom que gostou.
ExcluirFico grato pela mensagem.
Obrigada professor por compartilhar conhecimentos. Sou grata, pois seu blog tem auxiliado meu trabalho.
ResponderExcluirBom dia, Cláudia!
ExcluirMeu objetivo é ajudar os colegas mesmo.
Volte sempre que precisar!
Abraço!
Amei as quetões ela me ajudou muito
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirQue bom que gostou.
Volte sempre que precisar!
Obrigado pela mensagem.
forte abraço!
Gratidão pela atividade e por postar o gabarito. É muito difícil encontrar atividades com o gênero reportagem de divulgação científica.
ResponderExcluirOlá, boa tarde, Verônica.
ExcluirÉ verdade.
Que bom que gostou. Sobre o gênero reportagem eu postei essa atividade recentemente https://www.professorjeanrodrigues.com.br/2024/10/simulado-de-portugues-para-prova-do.html
Volte sempre que precisar!
Obrigado pela mensagem.
forte abraço!
Postar um comentário