1.
Leia os enunciados abaixo e indique
a relação lógico-semântica (sentido) de cada dos operadores argumentativos em
destaque:
a) Nosso
candidato foi derrotado, porque houve
infidelidade partidária.
b) Farei
o que estiver ao meu alcance para que nosso
plano seja coroado de sucesso.
c) Ganhará
tudo o que quiser, desde que estude e
passe de ano.
d) Conforme o presidente afirmou, os juros têm que cair
no próximo semestre.
e) Depois que terminar o serviço, venha até aqui.
f) Ela
chorou tal qual criança que perdeu o doce.
g)
Como o som estava muito alto, as
paredes do quarto chocalhavam,
h)
Estudamos bastante,
portanto podemos contar com a aprovação.
i)
Apesar de ser atencioso e
prestativo, não era querido pelos colegas.
j)
Acusados de assalto
a banco em São Paulo-SP ficaram em silêncio no
tribunal.
k)
Tal qual ídolo Senna, Hamilton deu
show em Monza.
l) Cerca de 50 pessoas são soterradas
após passagem de tufão na Califórnia.
m)
O Procon Manaus percebeu que havia abusos de
preços dos combustíveis, ou seja, a cobrança de valores absurdos na
gasolina, etanol e diesel.
n)
Primeiramente, as pessoas têm que acabar com a hipocrisia social,
para em seguida,
lutar por um Brasil melhor e sem corrupção.
o) Fale logo, porque estou com pressa.
p) Não basta adquirir
sabedoria; é preciso, além disso, saber utilizá-la.
q) O problema foi
sendo resolvido à
medida que os responsáveis foram
implementando novas mudanças.
2. Observe os operadores argumentativos em destaque nos
enunciados abaixo e OS SUBSTITUA POR OUTROS que mantenham o mesmo sentido
original dos textos.
a)
Uma vez que não o encontrei, resolvi
telefonar.
b)
Caso você precise desabafar,
ligue para mim.
c)
Embora não merecesse, recebi a
promoção.
d)
Joana não foi tão esforçada quanto deveria.
e)
Fiz a dieta conforme orientou a nutricionista.
f)
Preparamos muita
comida a fim de
que todos possam se alimentar.
g)
Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.
h)
Passou de ano, portanto ganhará um presente.
i)
Tem carta de
motorista, entretanto,
não dirige.
j)
Não entendia, ou fingia não entender.
k)
Terminarei amanhã porque estou atrasado.
l)
Gosta de serra, mas também de mar.
m)
Em primeiro lugar, precisamos debater os índices de violência contra a
mulher.
n)
Em outras palavras, a ocupação do país teve um ordenamento muito mais
militar do que se imagina.
o)
Por volta de 90%
dos parlamentares são corruptos.
p)
Goleiros jovens raramente se firmam na Seleção.
q)
Ao proporção que o
tempo passa, mais experientes ficamos.
3.
(UFPB 2010) No fragmento “A vida ganhou em qualidade,
prorrogando a juventude, MESMO sem perder os benefícios da longevidade
bem-vinda [...]”, a oração destacada expressa ideia
de:
a) Condição
b) Consequência
c) Concessão
d) Comparação
e) Causa
4. (ENEM 2001)
O
MUNDO É GRANDE
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
(ANDRADE,
Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983)
|
Neste poema, o poeta realizou uma opção
estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões
linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as
frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:
a)
comparação
b)
conclusão.
c)
oposição.
d)
alternância.
e)
finalidade.
5. (ENEM 2011)
Cultivar um estilo de vida saudável é
extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de
problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação
saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as
chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o
controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no
sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física,
fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses
casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23
mar. 2009)
|
As ideias veiculadas no texto se organizam
estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito,
identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma
generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no
sangue”.
6.
(ENEM 2010)
Os filhos de Ana eram bons, uma coisa
verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados,
instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão
enguiçado dava estouros. O calor era
forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o
vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse
podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador.
Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas
apenas.
LISPECTOR, C. Laços de família. Rio
de Janeiro: Rocco, 1998
|
A autora emprega por duas vezes o conectivo
mas no fragmento apresentado.
Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos
que articulam o texto, o conectivo mas
a) expressa o mesmo
conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
b) quebra a fluidez do
texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
c) ocupa posição fixa,
sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
d) contém uma ideia de
sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
e) assume funções
discursivas distintas nos dois contextos de uso.
7.
(ENEM 2010)
O texto, que narra uma parte do jogo final
do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contém vários conectivos,
sendo que
a) “após” é conectivo de causa, já que
apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter rebatido a bola de cabeça.
b) “enquanto” tem um significado
alternativo, porque conecta duas opções possíveis para serem aplicadas no jogo.
c) “no entanto” tem o significado de
tempo, porque ordena os fatos observados no jogo em ordem cronológica de
ocorrência.
d) “mesmo” traz ideia de concessão, já que “com mais
posse de bola", ter dificuldade não é algo naturalmente esperado.
e) “por causa de” indica consequência,
porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um
bloqueio.
8.
(UEPB 2008)
O AQUECIMENTO CLIMÁTICO AMEAÇA AS
GELEIRAS DO HIMALAIA
Por Julien Bouissou
O aquecimento climático está acelerando o
derretimento das geleiras do Himalaia. Quarenta e nove postos de observação do
clima, espalhados pela cadeia montanhosa, registraram desde meados dos anos
1970 um aumento da temperatura média de 1,2 ºC, ou seja, o dobro do aumento que
havia sido registrado anteriormente, ao longo de um período equivalente,
nesta latitude.
|
Em relação ao termo “ou seja” pode-se afirmar que é um operador discursivo que
a) nega o que foi apresentado anteriormente,
indicando uma não contradição no decorrer do texto.
b) marca uma relação de retificação,
distorcendo o enunciado anterior.
c) estabelece a progressão textual,
ampliando o conteúdo semântico do enunciado.
d) delimita a relação entre os enunciados
do texto, ocasionando uma redução de sentido à informação posterior.
e) introduz um argumento que produz efeitos
de sentidos contrários, alterando a informação anterior.
9.
(UEPB 2008)
AMAZÔNIA: A FLORESTA SEM FIM
Antes apontada como o ‘pulmão do mundo’,
sabe-se hoje que a importância da floresta amazônica é muito maior. De
celeiro da biodiversidade a elemento controlador do clima do planeta, a região
AINDA guarda muitos mistérios sob as copas das árvores.
[...]
Entre o solo rico em agentes decompositores
e a copa das árvores, a 40 metros há um hiato envolto pela penumbra. [...]
GIASSETTI,
Ricardo. Amazônia: a floresta sem fim.
Revista
Amazônia: conhecer fantástico. São Paulo:
Arte
Antiga Editora, ano 3, n. 37, 2007, p. 5.
|
Em “[...] a região AINDA guarda
muitos mistérios [...]” (l. 3-4), o termo em destaque funciona como
a) operador discursivo responsável pela
organização das ideias que revelam a importância da floresta amazônica como
controladora do clima do planeta.
b) introdutor de um argumento a mais, que
estabelece uma relação sequencial, indicando a Amazônia, também, como guardiã
de mistérios.
c) conector que estabelece, ao mesmo tempo,
uma relação de contradição e de concessão, tendo em vista a Amazônia ser o “pulmão
do mundo” e guardar muitos mistérios.
d) elo coesivo que marca uma relação
conclusiva, pois a relevância da floresta amazônica é maior do que se pensava.
e) organizador textual que remete a um
discurso anterior, mostrando a Amazônia como uma floresta sem fim, muito mais
do que “pulmão do mundo”.
Texto
para responder as questões 10 a 12:
ENTRE DUNAS E VOÇOROCAS
Em menos de duas décadas o minério começou a rarear e a ocupação
desordenada das terras, os grandes desmatamentos, queimadas e pecuária
extensiva causaram um enorme desequilíbrio ambiental.
Todos esses fatores associados ao frágil solo da região e as
oscilações climáticas levaram Gilbués à total decadência, deixando um rastro
de destruição de proporções alarmantes.
Segundo
o agrônomo Adeodato Salviano, pesquisador da
Universidade Federal do Piauí e especialista em solos, a desertificação já
atinge dois terços do município, o que significa dizer que 796 mil hectares
de terras antes produtivas estão completamente degradadas.[...]
SIMAN, Simone. Gilbués, a cidade que pode sumir do
mapa. Revista Terra. São Paulo: Editora Peixes, ano 14, n. 174, outubro,
2006, p. 75.
|
10. (UEPB 2008)
Analise as proposições a seguir e
marque V (verdadeiro) ou F (falso). A expressão “Em menos de duas
décadas”
( ) inicia uma oração subordinada ao enunciado posterior, exercendo
uma função circunstancial temporal.
( ) faz referência a um marco temporal, evidenciando um processo
de sucessão de fatos.
( ) indica imprecisão temporal nos termos usados e estabelece um
efeito de subjetividade.
( ) apresenta adequação de uso no que se refere às regras de concordância
nominal.
Assinale a sequência CORRETA.
a) F V V F
b) V V F V
c) F F V V
d) F V F V
e) F F F V
11. (UEPB 2008)
A expressão “Todos esses fatores”, ainda do texto da questão anterior,
funciona como um organizador textual que
a) dá início a uma argumentação que se
manifesta contrária à ideia do desequilíbrio ambiental.
b) faz remissão ao enunciado anterior,
estabelece coesão referencial e proporciona a retomada da temática da
desertificação.
c) produz efeitos de sentidos inadequados
ao contexto dos grandes desmatamentos.
d) estabelece uma relação de ordem
explicativa, que contraria as ideias da decadência de Gilbués.
e) introduz uma retificação, estabelecendo relações concessivas
sobre a ocupação desordenada das terras.
12. (UEPB 2008)
Analise as proposições a seguir.
Em relação ao termo “Segundo”
(l.
8), pode-se afirmar que
I. demarca a voz do autor citado,
introduzindo procedimentos de reprodução discursiva, de forma indireta.
II. funciona como
marcador temporal, sequenciando uma ideia e apresentando compatibilidade entre
os enunciados do texto.
III. ordena a
sucessão de vários fatos, colaborando com a continuidade do texto e
estabelecendo a coerência narrativa.
IV. introduz uma
frase verbal, podendo ser substituído por “conforme”.
Está(ão) CORRETA(S), apenas:
a) III e IV
b) II
c) I e IV
d) I e II
e) II e III
13. (UEPB 2007) A ausência de conectivos no
texto abaixo acarreta problemas de coesão sequencial.
“O futuro da Varig poderá ser
decidido nesta semana ________ o governo pague a conta. O Brasil que pode dar
certo mostrou sua face na semana passada. ________ toda a comoção que cercou
o leilão da venda da Varig, o governo manteve prudente distância da confusão.
(...) O destino da maior empresa aérea brasileira está entregue à lei de Recuperação
judicial, o mecanismo institucional adequado. Longe,________, do discurso
nacionalista que durante muito tempo premiou a incompetência local com
favores desmedidos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS)
avisou que, ________ venha a financiar parte da aquisição, não abrirá mão de
suas normas. Não se poderá, ________aconteceu no passado, lançar mão do
dinheiro público para fazer mais largo o sorriso privado”. (Veja,
14/06/06)
|
Indique a alternativa na qual estão
listados os conectivos que preenchem, respectivamente, as lacunas do texto.
a) embora, Devido a, então, assim que, já
que
b) a menos que, Embora, logo, caso,
conforme
c) sem que, Devido a, pois, desde que,
porque
d) sem que, Apesar de, portanto, caso,
como
e) embora, Apesar de, portanto, uma vez que, visto que
14. Leia a tirinha de Hagar a seguir:
Sobre os valores semânticos dos
operadores argumentativos presentes nessa tirinha, analise as afirmações a
seguir:
I- O
elemento “se”
empregado no primeiro balão indica uma condição para a oração principal.
II- II- A
conjunção aditiva “e” no segundo balão tem valor semântico
alternativo, colocando o vendedor em situação de escolha.
III- Na
fala do vendedor no terceiro balão, a conjunção “mas” estabelece oposição recriminando
a proposta feita pelo cliente (Hagar).
Está(ão) correta(s), apenas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) apenas a I
e) apenas a III
15. (UEPB 2010)
Características do internetês como abreviações, repetição de
vogais, modificações do registro gráfico e as chamadas “risadinhas” estão
associadas às possibilidades de registro gráfico-visual de certos padrões
rítmico-entoacionais, que são assim registrados pelo sujeito. Não se trata, portanto,
de degradação da modalidade escrita do português. Pode-se pensar, pois,
que a presença desses fatos linguísticos da fala na escrita produzida no
contexto da tecnologia digital (mas não somente) aponta, por um lado, para a identidade de
um grupo ou de uma comunidade que quer se reconhecer por eles e por meio
deles ser reconhecido, e, por outro, para a heterogeneidade característica
da linguagem. [...]
KOMESU, Fabiana Cristina. A “skrita” na
Internet. Discutindo
Língua Portuguesa Especial,
São Paulo: Escala Educacional, Ano
1, nº 1, julho/2008, p. 59.
|
Analise as proposições abaixo.
I - Os termos “portanto” e “pois” possuem equivalência semântica e provocam o mesmo efeito de
sentido.
II - A locução “pode-se pensar”, se substituída por “deve-se pensar”, permanece com o mesmo
valor semântico.
III - A
expressão intercalada “(mas não somente)”,
se colocada entre travessões, teria o seu sentido alterado.
IV - Os termos
relacionais “por um lado” e “por outro” funcionam como conectores de
ideias opostas.
Está(ão) correta(s), apenas:
a) III e IV
b) I, II e IV
c) I
d) IV
e) I, II e III
16.
(UEPB 2010)
A
REALIDADE SOCIAL DA VIRTUALIDADE DA INTERNET
Antes de mais nada, os usos da internet são, esmagadoramente, instrumentais e
estreitamente ligados ao trabalho, à família e à vida cotidiana. O e-mail
representa mais de 85% do uso da Internet, e a maior parte desse volume
relaciona-se a objetivos de trabalho, a tarefas específicas e à manutenção de
contato com a família e os amigos em tempo real. [...] (CASTELLS,
2003, p. 99).
|
A expressão “Antes de mais nada” (linha 1):
a) É um recurso de textualização usado para
estabelecer uma relação argumentativa que predetermina a temática do texto.
b) Serve como força de expressão, com a
intenção de enfatizar que o e-mail é o recurso da internet mais utilizado.
c) Dá início a uma argumentação que se
contradiz ao que se depõe sobre os usos da internet.
d) Introduz um segmento e funciona para
explicitar o sentido metafórico da realidade virtual.
e) Estabelece uma sequenciação de valor
exemplificativo e complementar relacionado aos objetivos de uso do e-mail.
17. (UEPB 2010) Leia o texto a seguir, e
coloque V para proposição verdadeira e F para falsa.
Revista ISTO É, São Paulo: Editora Três,
ano 31, 02 de julho, 2008, p. 60.
( ) Os dados revelam decisões políticas
para o avanço da inclusão digital na sociedade brasileira.
( ) A expressão “Neste prazo” remete ao quantitativo
de professores que serão capacitados em informática.
( ) O termo “até” funciona no texto como
indicação circunstancial que expressa um ponto de chegada da banda larga nas
escolas.
Marque a alternativa correta.
a) F F V
b) V F V
c) V V V
d) V F F
e) F V F
18. (UEPB 2010) Analise as proposições acerca
do enunciado abaixo.
“O laboratório foi preparado para receber nas próximas semanas 15 pontos de banda
larga gratuitos”
|
Pode-se concluir que no enunciado:
I - Há um tempo de ocorrência que se refere
à realização de duas ações que se opõem
na sucessão cronológica.
II - A palavra “para” introduz uma finalidade,
ocasionando uma oração reduzida de infinitivo.
III - Há um equívoco quanto ao uso do termo
“gratuitos”,
pois, por atração, deveria concordar com “banda larga”.
Está(ão) correta(s), apenas:
a) I e III
b) II
c) I e II
d) III
e) I
19. (UEPB 2011)
“Um comediante
popular, como Tom Cavalcante, costuma dizer que a diferença está
no uso da voz, não na idade da piada.”
|
Analise as proposições e marque a
alternativa que apresenta a(s) correta(s).
I - O artigo indefinido usado em “Um
comediante” assume no contexto função semântica valorativa.
II - O termo “não”, no enunciado, foi usado como
formador de sentido e funciona como recurso argumentativo.
III - O termo “como”, no enunciado, foi usado para
produzir um efeito de relação conformativa.
a) III apenas
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) II apenas
20. (UEPB)
Em
“DESQUE QUE eram pequenininhos” a expressão em destaque, nesse contexto, é um
operador discursivo com valor semântico que:
a) Estabelece
o sentido de simultaneidade em relação a origem da amizade.
b)Introduz
uma relação de condicionalidade que indica a permanência da amizade.
c) Acrescenta
uma relação de eventualidade que remete ao encontro dos dois amigos.
d) Indica
uma relação de temporalidade que remete a uma determinada época da amizade.
e) Faz
referência ao modo como a amizade acontecia.
21. (UEPB 2014)
São séculos de história, mas as salas de aula não mudaram muito. Mesas e cadeiras
ordenadas em linhas, uma lousa, mochilas e cadernos espalhados. Tudo como
você e seus pais estão acostumados. Mesmo assim, o inglês Julian Germain
acreditava que havia algo além do visível. E ele viajou por mais de vinte
países para tentar encontrar. “Meu objetivo era mostrar de forma direta o
espaço e os alunos, de todas as idades, em todas as aulas, da forma mais
detalhada possível”. Depois de oito anos, o fotógrafo acabou com uma
coleção de 450 retratos que reflete a complexidade cultural e econômica de
cada nação. [...]
Luiz
Romero. Revista Super Interessante. São Paulo:
Abril.
jan/2013, p. 67.
|
Em “mas, as salas de aula não mudaram muito” (linhas
1-2), pode-se afirmar que o termo em destaque introduz a ideia de:
a) Asseverar a inferência de um argumento
enunciado anteriormente, declarando a não aceitação desse fato.
b) Contrapor, não necessariamente, em
direção oposta ao enunciado anterior.
c) Relacionar a ideia de concordância entre
dois segmentos.
d) Restringir ao que acaba de ser
enunciado, acrescentando uma informação indicadora de negação.
e) Aceitar o que foi enunciado, desconsiderando
provisoriamente a informação dada.
22. (UEPB 2014) Ainda sobre o texto da questão
anterior, a expressão “Depois de oito anos” indica um (uma):
a) Elemento de situação no espaço que
funciona como demarcador de episódio.
b) Marcador conversacional que introduz uma
mudança na conversa.
c) Relação de ação temporal anterior, que
encadeia um resultado posterior.
d) Relação de causalidade expressa por uma
causa e uma consequência.
e) Marcador de tempo simultâneo, encadeando
a progressividade do texto.
23. (UEPB 2014) Marque a alternativa em que o
enunciado NÃO estabelece CIRCUNSTÂNCIA
TEMPORAL:
a) “Depois de deixar o comando do
Congresso.”
b) “Durante a última estrofe do 'Hino
Nacional'.”
c) “Mas, não seria este o primeiro sinal da
solidão de Sarney.”
d) “No início da noite da quarta-feira 3.”
e) “No fim de fevereiro, quando chegava ao
Plenário.”
24. (UEPB 2014) Do cartaz, abaixo, pode-se
inferir que:
I - A predominância da negação funciona
como instrumento de interação, formador de sentido, que expressa a intencionalidade
do interlocutor.
II - O “não” funciona como segmento básico
do enunciado em que o conjunto de conteúdos é englobado pela negação como linguagem
apelativa.
III - O último enunciado do cartaz “estou
aqui pelo que é justo” indica a força argumentativa do objetivo da mensagem.
Analise as proposições e marque a alternativa
que apresenta, apenas, a(s) correta(s).
a) II
b) I, II e III
c) I e II
d) I e III
e) III
25. Análise as afirmações a seguir, acerca de
recursos linguísticos utilizados.
1. No trecho: "Se a pessoa for "leiturizada", ou seja, já souber como se estrutura um
texto...", a expressão sublinhada foi empregada para introduzir uma
retificação.
02. "exigido bestamente em concursos públicos" equivale
semanticamente a "exigido
despropositadamente em concursos públicos".
03. No trecho: "Como sempre tive o costume de escrever, às vezes, fico a pensar:",
o segmento sublinhado tem valor causal.
04. O pronome sublinhado no trecho: "pessoas que leem bastante e frequentam
ambientes nos quais prevalece o uso da língua padrão..."
poderia ser substituído por "em que", preservando-se o sentido.
Estão corretas:
a) 1, 2, 3 e 4
b) 2, 3, e 4, apenas
c) 1, e 3, apenas
d) 2 e 4, apenas
e) 1, 3 e 4, apenas
26.
Quanto à relação lógico-semântica
estabelecida no segundo balão “Mais
rápido que a morte do Teori Zavascki”, é correto afirmar que:
a)Dá
início a uma argumentação que se contradiz ao que é dito no 1º balão.
b)Estabelece
relação de causalidade expressa na fala do sujeito com o jornal nas mãos.
c)Estabelece
uma relação de ordem explicativa, em relação ao 1º balão.
d)Contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão
equivocada.
e)Estabelece o sentido de comparação em relação aos casos citados
no 1º balão.
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GABARITO
1.
a)
Causa
b)
Finalidade
c)
Condição
d)
Conformidade
e)
Tempo
f)
Comparação
g)
Causa
h)
Conclusão
i)
Concessão
j)
Modo
k)
Comparação
l)
Quantificação
m)
Reformulação
n)
Sequenciação/organização do discurso
o)
Explicação
p)
Soma
q)
Proporção
2.
a) Já
que
b) Se
c) Apesar
de não merecer
d) Joana
não foi esforçada como deveria
e) Segundo
f) Para
que
g) Quando
h) Logo
i)
Porém
j)
Ora não entendia, ora fingia não entender
k) Pois
l)
E
m) Primeiramente
n) Isto
é
o) Cerca
de
p) Dificilmente
q) À
medida que
4. C
5. A
6. E
7. D
8. C
9. B
10. D
11. B
12. C
13. D
14. B
15. C
16. A
17. B
18. B
19. E
20. D
21. D
22. C
23. C
24. B
25. B
26. E
MUITO BONS, ESSE EXERCÍCIOS! QBRIGADA POR PARTILHÁ-LOS!
ResponderExcluirMaria de Lourdes, de São José dos Campos- SP.
Olá, Maria de Lourdes! Muito obrigado pelo seu comentário.
ExcluirFico muito feliz!
Cadê a resposta da 7.
ExcluirÉ a letra Da.
ExcluirDevia ter as respostas
ResponderExcluirAs respostas estão no gabarito, perto dos comentários e no final dos exercícios.
ExcluirÓtimo! Adorei!!!!!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirQue bom que gostou!
OBRIGADA POR FACILITAR O TRABALHO DE OUTRAS PESSOA. DEUS ABENÇOE VOCÊ BOM DIA.
ResponderExcluirNão costumo comentar em páginas, mas esse apanhado de exercícios facilitou muito minha vida. Obrigada!
ResponderExcluirAgradeço por disponibilizar os exercícios. Colaborou para a elaboração de exercícios sobre o tema conectivos.
ResponderExcluirBom dia, Márcia. Fico grato pela mensagem e mais feliz ainda por ajudar uma colega de profissão. Grande abraço.
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA!!
ResponderExcluirEu que agradeço pela mensagem!
ExcluirMuito obrigada!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirObrigado pelas respostas, me ajudou muito entender e fazer as atividades.
ResponderExcluirNão tem de que!
ExcluirEu que agradeço pelo acesso!
Muito obrigada mi ajudou bastante tava precisando de todas essas questões aí e graça a vc conseguir resolver ! Obrigada de verdade sou sua fã ❤🥰
ResponderExcluirBoa tarde!
ExcluirFiquei lisonjeado com o seu comentário!
Meu objetivo é apenas ajudar as pessoas.
Volte sempre que precisar!
Abraço!
Que achado!!! Agradeço por compartilhar. Abraços.
ResponderExcluirBoa tarde, Sabrina!
ExcluirVolte sempre que precisar!
Obrigado pela mensagem.
Abraço!
Muito grata. Me ajudaram bastante
ResponderExcluirAbraço!
Muito obrigado você pelo reconhecimento.
ExcluirMuito obrigado Jean Rodrigues♡♡PARABÉNS PELO EXERCÍCIO👏🏻👏🏻👏🏻🧡
ResponderExcluirBoa tarde!
ExcluirObrigado você pelo comentário.
Que bom que gostou da atividade!
Abraço!
PARABÉNS!!! Amo suas atividades!!! obrigada por disponibilizar para nós. Que Deus o abençoe sempre !!!
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirAmém!
Fico feliz demais pelo feedback.
Que Deus abençoe nós todos.
Abraço!
Obrigada, professor!
ResponderExcluirBoa tarde, disponha sempre.
ExcluirOí
ExcluirGostei demais desses exercícios 🤩🤩eu sou aluna ainda ,mais é um tipo de exercícios que nos treina muito na língua portuguesa obgda
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
ExcluirObrigada, professor! Ajudou-me muito! Ótimos exercícios com os operadores argumentativos.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
ExcluirOlá, professor,
ResponderExcluirna questão 19 houve um equívoco no gabarito. A resposta é a letra E. O termo 'como" não assume a ideia de conformidade no texto.
Bom dia, Auricéia.
ExcluirMuito obrigado pela observação.
Irei retificar lá.
Abraço!
Grata!
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirMuito obrigada! Excelente seu trabalho. Nos ajuda muito!
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirFiquei feliz com o seu comentário!
Meu objetivo é apenas ajudar as pessoas.
Volte sempre que precisar!
Abraço!
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