Leia o TEXTO 1
abaixo:
PONTOS DE VISTA
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando
estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu
a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de
Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor
saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês.
Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das
Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de
Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem
corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as
Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou?" — disse
o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é
uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma
Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à
discussão.
(João
Anzanello Carrascoza. Revista Nova Escola - Edição Nº 165)
|
a) A história acima é
real ou se trata de uma ficção?
b) Quem são os
personagens da história?
c) Quem começou toda a
confusão?
d) Qual o motivo da
confusão?
e) Por que o sinal de
TRAVESSÃO foi usado tantas vezes nesse texto, ou seja, o que ele indica?
2. Ainda
sobre o texto acima, coloque V para
verdadeiro e F para falso nos
parênteses:
( ) Esse texto é uma crônica, já que traz uma
reflexão para o leitor sobre a vida em família.
( ) Esse texto é um conto, pois apresenta uma
história contada por um narrador observador.
( ) Segundo a história, o ponto final iniciou a
briga.
( ) Em todo o texto só há as vozes dos
personagens.
( ) A mensagem que o texto deixa para o leitor
é a de que a vírgula é o sinal de pontuação mais importante de todos nos
textos.
3.
Observe as palavras destacadas
presentes num trecho retirado do texto e responda o que se pede:
— Estamos
todos a serviço da boa escrita!
— disse o
Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos
colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
|
a)
Qual das palavras destacadas indica uma QUALIDADE?
b)
Qual das palavras destacadas é um SUBSTANTIVO ABSTRATO?
c)
Qual das palavras destacadas é um SUBSTANTIVO CONCRETO?
d)
Qual das palavras destacadas é um ARTIGO DEFINIDO?
e)
Qual das palavras destacadas é um NUMERAL?
Leia o TEXTO 2 abaixo:
DONA DO NARIZ
Um dia serei
dona do meu
nariz.
Terei dezoito
anos,
vou estudar e
trabalhar.
Se não dividir
apartamento,
vou ter a chave
da porta,
a chave do
carro,
a chave dos
segredos noturnos
que hoje me dão
medo.
Um dia,
deixarei de pedir
dinheiro,
horários, licenças.
Vou poder
chegar depois da meia-noite.
Vou poder andar
em garupa de moto
ou ficar
contando estrelas
ou curtir mais
o namorado.
Mesmo que eu me
sinta coroa,
velha,
encardida, enrugada,
com dezoito
anos
descobrirei a
liberdade .
(Elias
José. Cantigas de adolescer. 1992)
|
4. Após
a leitura do texto, responda:
a)
Como se chamam textos como esse?
b)
O que significa uma pessoa SER DONA DO
NARIZ?
c)
A partir das pistas presentes, quem é o
sujeito do texto?
d)
Como a pessoa do texto está se sentindo?
e)
Por que a pessoa do texto quer tanto
completar dezoito anos?
5. Ainda
sobre o texto acima, coloque V para
verdadeiro e F para falso nos
parênteses:
( )
Esse texto não pode ser um poema já que seus versos não rimam.
( )
A voz presente no poema é de uma adolescente revoltada com a sua condição de
dependente dos pais.
( )
Esse texto possui estrofes, mas não tem versos.
( )
O texto apresenta uma voz masculina, conforme é confirmado na última estrofe.
( ) O título do poema reflete o tema
abordado no texto.
6.
Sobre o trecho retirado do poema, responda:
Um dia
serei
dona do meu nariz.
Terei dezoito anos,
vou estudar e trabalhar.
Se não dividir apartamento,
vou ter a chave da porta,
a chave do carro,
a chave dos segredos noturnos
que hoje me dão medo.
|
a)
Por que na expressão “Um dia”,
a palavra em destaque é um ARTIGO INDEFINIDO?
b)
Por que na expressão “meu nariz”,
a palavra em destaque é um SUBSTANTIVO CONCRETO?
c)
Por que na expressão “dezoito anos”,
a palavra em destaque é um NUMERAL?
d)
Por que na expressão “me dão medo”, a
palavra em destaque é um SUBSTANTIVO ABSTRATO?
e)
Por que na expressão “a chave do carro”,
a palavra em destaque é uma LOCUÇÃO ADJETIVA?
Leia o texto TEXTO 3 abaixo:
Remígio-PB, 12 de dezembro
de 2018.
Senhores pais,
Venho
por meio deste texto solicitar a vossas senhorias que no próximo ano letivo
cobrem mais de seus filhos com relação aos estudos e ao comportamento deles em
sala de aula.
Vejo,
infelizmente, que muitos pais só comparecem à escola para buscar alguma
informação sobre os filhos no final do ano, e ainda muitos culpam os
professores por saberem que sua cria será reprovada.
Portanto,
peço mais empenho dos pais na educação de seus filhos e os aconselho a não fecharem
os olhos para os erros deles.
Desde
já agradeço pela atenção,
Jean Rodrigues de Oliveira
7. O
texto 3 acima é:
a)
Carta de reclamação
b)
Carta de solicitação
c)
Carta pessoal
d)
Crônica
e)
Conto
8. Sobre
o texto 3 é CORRETO afirmar que o
seu objetivo é:
a)
Fazer uma reclamação aos pais
b)
Fazer um elogio aos pais
c)
Fazer um pedido aos pais
d)
Elogiar os alunos
e)
Criticar os alunos
9. Sobre
a estrutura do texto 3 é CORRETO
afirmar que:
a)
A despedida não está formal.
b)
Não precisava de assinatura.
c)
A presenta começo, meio e fim.
d)
O vocativo não está identificado na carta.
e)
O local e a data estão incompletos.
10. Comparando os três textos presentes nesta
avaliação, é CORRETO afirmar que:
a)
Todos três tratam sobre o mesmo assunto.
b)
Todos pertencem ao mesmo gênero textual.
c)
Os três têm a mesma finalidade.
d)
Apenas o poema apresenta uma linguagem mais
popular, informal.
e)
O texto 1 é extremamente formal.
Queria muito o gabarito show de atividade
ResponderExcluirOlá, Dani!
ResponderExcluirEssas são as respostas, confira:
1.
A. FICÇÃO
B. OS SINAIS DE PONTUAÇÃO
C. FOI A VÍRGULA
D. SOBRE QUEM ERA MAIS IMPORTANTE
E. INDICA A FALA DOS PERSONAGENS
2. FVFFF
3.
A. BOA
B. CONFUSÃO
C. TEXTOS
D. O
E. UMA
4.
A. POEMA
B. SER INDEPENDENTE
C. PROVAVELMENTE UMA PRE-ADOLESCENTE
D. ESTÁ SE SENTIDO PRESA, SUFOCADA
E. PARA SER LIVRE, MANDAR NA PROPRIA VIDA
5. FVFFV
6.
A. PORQUE NÃO SE SABE QUE DIA SERÁ ESSE.
B. PORQUE SE REFERE A ALGO QUE PODEMOS VER OU TOCAR.
C. PORQUE INDICA QUANTIDADE
D. PORQUE SE TRATA DE UM SENTIMENTO.
E. PORQUE DETERMINA O TIPO DE CHAVE.
7. B 8. C 9. C 10 D.
fffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
ResponderExcluirtem a opção de baixar essa atividade?
ResponderExcluirPostar um comentário