TEXTO 2:
1.
Após
a leitura dos textos, responda:
a)
Como se chama um texto como esse?
b)
Qual a finalidade de textos assim?
c)
Em que meio social esses textos
circulam?
d)
Qual ou quais os suportes para esse
tipo de gênero textual?
e)
Qual a principal vantagem de um
e-mail em relação a uma carta pessoal?
2.
Leia novamente o primeiro texto e
explique:
a) Quem
é o autor do primeiro e-mail, ou seja, o emissor?
b) Quem
é o destinatário do primeiro e-mail, ou seja, quem o recebe?
c) Qual o assunto é
especificado do e-mail 1?
d) Quando o primeiro
e-mail foi enviado?
e) De acordo com o
texto do e-mail, qual a relação entre os interlocutores, ou seja, emissor e destinatário?
3.
Leia novamente o primeiro texto e responda:
a) Qual a finalidade do
e-mail 2?
b) Quem é o emissor e
quem é o destinatário?
c) Quando esse e-mail
foi enviado?
d) Que documento a
autora do e-mail envia em anexo?
e) O que o emissor do
e-mail 2 explica ao seu destinatário? Responda com suas palavras.
4.
Sobre o gênero e-mail assinale V para verdadeiro ou F
para falso:
( )
Uma mesma mensagem pode ser enviada para milhares de pessoas no mundo inteiro.
( )
Dependendo do assunto que queremos expressar e de para quem enviaremos a
mensagem, a linguagem irá variar entre formal e informal.
( ) Para
criar e enviar e-mails não é preciso ter conhecimento em computação.
( )
No campo “assunto” o autor especifica a finalidade ou o conteúdo do e-mail.
( )
E-mail é um gênero que expõe a vida dos usuários tanto quanto as redes sociais.
5.
Sobre os dois e-mails apresentados acima, é CORRETO afirmar que:
a) Ambos são da conta
hotmail.
b) Como se pode observar
os dois e-mails estavam na caixa “lixeira”.
c) Pela maneira
informal como se dirigem um ao outro, esses interlocutores demonstram
intimidade.
d) Os dois e-mails
seguem corretamente a estrutura do gênero, com vocativo, texto, despedida e
assinatura.
e) O autor do texto 1
demostra desrespeito ao chamar a sua interlocutora de “senhora”.
6.
O item anexado no e-mail 2 é um(a):
a) Vídeo
b) Foto
c) Arquivo de texto
d) Animação
e) Tabela
7.
Sobre o primeiro e-mail, é CORRETO:
a) É a primeira vez que
esse autor manda um e-mail para essa pessoa.
b) Pode-se deduzir que
os interlocutores nunca se encontraram pessoalmente.
c) Trata sobre as
correções de um trabalho, portanto os usuários exercem os papeis de professora
e aluno.
d) A expressão “forte
abraço” é bastante popular e deve ser evitada em situações formais.
e) No vocativo “Bom
dia, professora!” o uso da vírgula foi desnecessário.
8. Sobre
o segundo e-mail, é CORRETO afirmar:
a) A autora demorou uma
semana para responder o e-mail do aluno.
b) A mensagem desse
e-mail é uma resposta descordando do
primeiro.
c) Há um clima de
tensão em relação ao primeiro e-mail.
d) O segundo e-mail
concorda com o que é dito no primeiro e ainda faz uma recomendação para o
destinatário.
e) O segundo e-mail não
apresenta despedida.
9.
Sobre características técnicas do e-mail, é INCORRETO:
a) É necessário saber o
endereço eletrônico do destinatário.
b) É registrada a data
e hora de envio da mensagem.
c) As mensagens podem
ser arquivadas e armazenadas, permitindo fazer consultas posteriores.
d) No e-mail é
impossível o recebimento de vírus de computador através do e-mail e de
mensagens desconhecidas.
e) Para que os e-mails
sejam enviados, as pessoas o criam numa página específica chamada de
"provedor". Ou seja, as empresas destinadas a esses serviços, por
exemplo, o yahoo, hotmail, globomail, gmail, msn, dentre outras.
10. Imagine que você
precisa enviar um e-mail ao seu professor de Sociologia explicando que não
poderá apresentar o seminário que ele solicitou. Explique detalhadamente o
problema ao professor e siga a estrutura do gênero e-mail com ASSUNTO,
VOCATIVO, TEXTO, DESPEDIDA e ASSINATURA. O endereço de e-mail do professor é joao.miranda1988@gmail.com
GABARITO OFICIAL
1.
a)
Chama-se e-mail.
b)
Tem a finalidade de estabelecer comunicação
entre as pessoas.
c)
Circula no meio digital.
d)
Computador, tablet, celular etc.
e)
O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.
2.
a)
O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
b)
Quem o recebe é Laurênia.
c)
Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação
de um trabalho acadêmico.
d)
Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
e)
Relação de professora e aluno.
3.
a)
Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo
aluno.
b)
Agora o emissor é a professora e o destinatário
é o aluno.
c)
Foi enviado 05 de março de 2018.
d)
Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente
um trabalho acadêmico.
e)
No e-mail a professora fala sobre a pressão que é
apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
4.
VVFVF
5.
D
6.
C
7.
C
8.
D
9.
D
10.
Produção
de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.
muito boa essa atividade.parabens
ResponderExcluirOlá, muito obrigado pelo elogio!
ExcluirVolte sempre que precisar!
Qual o gabarito?
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) Chama-se e-mail.
b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
c) Circula no meio digital.
d) Computador, tablet, celular etc.
e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.
2.
a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
b) Quem o recebe é Laurênia.
c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
e) Relação de professora e aluno.
3.
a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
c) Foi enviado 05 de março de 2018.
d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
4. VVFVF
5. D
6. C
7. C
8. D
9. D
10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.
Atividade incrível... Amei!
Excluironde fica o gabarito?
ResponderExcluirExcelente atividade,um grande abraço em Daiane.
ExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) Chama-se e-mail.
b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
c) Circula no meio digital.
d) Computador, tablet, celular etc.
e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.
2.
a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
b) Quem o recebe é Laurênia.
c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
e) Relação de professora e aluno.
3.
a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
c) Foi enviado 05 de março de 2018.
d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
4. VVFVF
5. D
6. C
7. C
8. D
9. D
10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.
Alguém manda o gabarito por favor
ResponderExcluirCadê o gabarito????????
ResponderExcluirCadê o gabarito???
ResponderExcluirMandem o gabaritoo
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) Chama-se e-mail.
b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
c) Circula no meio digital.
d) Computador, tablet, celular etc.
e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.
2.
a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
b) Quem o recebe é Laurênia.
c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
e) Relação de professora e aluno.
3.
a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
c) Foi enviado 05 de março de 2018.
d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
4. VVFVF
5. D
6. C
7. C
8. D
9. D
10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.
Mandee o gabaritoo
ResponderExcluirCadê o gabaritooooo???
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) Chama-se e-mail.
b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
c) Circula no meio digital.
d) Computador, tablet, celular etc.
e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.
2.
a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
b) Quem o recebe é Laurênia.
c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
e) Relação de professora e aluno.
3.
a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
c) Foi enviado 05 de março de 2018.
d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
4. VVFVF
5. D
6. C
7. C
8. D
9. D
10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.
Cade o gabarito
ResponderExcluirGABARITO OFICIAL
Excluir1.
a) Chama-se e-mail.
b) Tem a finalidade de estabelecer comunicação entre as pessoas.
c) Circula no meio digital.
d) Computador, tablet, celular etc.
e) O fato de enviar mensagens de modo instantâneo.
2.
a) O autor do 1º e-mail é Jean Rodrigues.
b) Quem o recebe é Laurênia.
c) Trata-se sobre um lembrete sobre a solicitação de um trabalho acadêmico.
d) Foi enviado sábado, 03 de março de 2018.
e) Relação de professora e aluno.
3.
a) Trata sobre o envio do trabalho solicitado pelo aluno.
b) Agora o emissor é a professora e o destinatário é o aluno.
c) Foi enviado 05 de março de 2018.
d) Foi enviado um arquivo de texto, mais especificamente um trabalho acadêmico.
e) No e-mail a professora fala sobre a pressão que é apresentar um trabalho para uma banca de mestrado.
4. VVFVF
5. D
6. C
7. C
8. D
9. D
10. Produção de texto trata-se uma resposta pessoal, portanto não há gabarito.
Maravilhoso trabalho, caro colega. Muito obrigada por compartilhar conteúdos e tão úteis que tanto nos ajudam nessa correria em que estamos vivendo atualmente para dar conta de tantas demandas em relação à modalidade híbrida de ensino. Deus te abençoe.
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar, gostei muito, vou utilizar com meus alunos do 7° ano.
Boa tarde, Andreia. Que bom que gostou. Pode usar com certeza com seus alunos. Grande abraço!
ExcluirExcelente atividade Mestre, parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado, Robson, pelo comentário! Fico feliz por você ter gostado da atividade. Grande Abraço!
ExcluirAdorei eu sou aluna de Camaçari e eu fiz por aqui usei o gabarito é as perguntas
ResponderExcluirOlá, muito obrigado pelo comentário!
ExcluirVolte sempre que precisar! Um salve para as pessoas de Camaçari-BA.
olá, o senhor fez um ótimo trabalho. Parabéns.
ResponderExcluirMuito obrigado pela mensagem de apoio!
ExcluirVolte sempre que precisar!
Abraço!
Adorei sua ideia professor muito bacana, também sou professora e me ajudou muito. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Gratidão!
ResponderExcluirMuito obrigado você pelo reconhecimento. Fico grato demais!
ExcluirParabéns pelas atividades! Que Deus o abençoe!
ResponderExcluirAmém.
ExcluirObrigado pela mensagem.
Obrigada por compartilhar esse material conosco.
ResponderExcluirMuito obrigado você, Lê, pela mensagem.
ResponderExcluirFico grato demais!
Abraço!
Bom dia professor excelente sua atividade queria trabalhar com ela mas a resolução não está clara pois na hora de printar a letra fica muito pequena. Mas Parabéns amei
ResponderExcluirOlá!
ExcluirQue bom que você usa essas atividade.
Eu recomendo você copiar as questões e colar numa folha de word e editar. Fica bem melhor!
Forte abraço!
Parabéns pelo aula!
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirQue bom que gostou.
Fico feliz.
Volte sempre que precisar!
Abraço!
Qual o objetivo dos dois textos?
ResponderExcluirPostar um comentário