Leia o texto abaixo:
O
Marco Civil da Internet, criado em 2014, assegura o uso livre e democrático
nas redes comunicativas. Porém, na realidade contemporânea, é evidente que o
monitoramento das atividades dos usuários online por parte de empresas
implica a perda da privacidade dos indivíduos que utilizam a internet. Com
isso, a influência dos interesses empresariais, bem como o descaso
governamental frente a tal problemática corroboram para a manutenção da
mesma.
Em primeiro plano, vale destacar que,
com o avanço no compartilhamento de informações, o controle de dados se
tornou essencial para a divulgação de propagandas direcionadas às
preferências dos usuários das redes de comunicação. Nesse sentido, a
manipulação dos anúncios se assemelha ao processo de dominação descrito pelo
sociólogo Foucalt ao analisar o modelo panóptico, pois o monitoramento das
ações dos indivíduos é de uma importância para a manutenção do poder de forma
discreta. Nisso, observa-se como o controle do comportamento dos indivíduos
restringe a privacidade deles.
Paralelamente a essa dimensão
empresarial, o descaso do Estado, principalmente na esfera legislativa,
contribui para a permanência do uso não autorizado de informações pessoais
para fins comerciais. Conforme o sociólogo alemão Dahrendorf, no livro
"A lei e a ordem", a anomia é a condição social em que as normas
reguladoras do comportamento das pessoas perdem sua validade. De forma
análoga a esse pensamento, nota-se que as leis que regulamentam os atos na
internet encontram-se em um estado de anomia, pelo fato de serem infringidas,
por vezes, sem qualquer punição ao infrator.
Portanto, é notório que a manipulação
dos dados de pesquisa dos utentes se configura como um problema relativo à
fragilidade das leis na rede. Logo, o Congresso Nacional deveria elaborar uma
legislação que reforçasse os direitos e deveres dos usuários no ambiente
virtual, por meio de reuniões com especialistas em segurança digital, com o
fito de amenizar os crimes de roubo de dados por empresas. Assim, o Governo
reverteria o estado de anomia na internet.
(Tiago Henrique Rodrigues Pedrosa
Gonçalves, 16 anos. Cursava o 2º ano do ensino médio e mora no município de
Guarabira, no Brejo paraibano, alcançou a nota máxima na redação do Enem
2018, mil pontos. Disponível em: https://g1.globo.com/pb)
|
1.
Após a leitura do texto, responda:
a) Que
gênero textual é esse?
b) Qual
a finalidade de textos como esse?
c) Qual
a temática tratada no texto?
d) Qual
estratégia o autor usou para apresentar o tema do seu texto?
e) Qual
é a tese que o autor expõe na introdução e a defende ao longo do texto?
2.
Sobre o segundo parágrafo do texto, explique:
a) Explique
o argumento utilizado pelo autor para defender a tese que ele formulou na
introdução.
b) Segundo
o autor, qual a consequência gerada para os usuários o compartilhamento
indiscriminado de suas informações?
c) Que
teórico o autor citou no texto e com qual finalidade?
d) Pesquise
e apresente ao professor de forma breve sobre o que trata o
“modelo panóptico” de Foucault.
e) Que
expressão coesiva, o autor usa para relacionar o segundo parágrafo com a
introdução de seu texto?
3.
Releia o segundo parágrafo do texto e
responda:
a) Que
expressão coesiva, o autor usa para relacionar o terceiro parágrafo com o
segundo?
b) Que
teórico o autor citou nesse parágrafo e qual a sua formação?
c) Explique
o argumento utilizado pelo autor nesse parágrafo.
d) Pesquise
e apresente ao professor de forma breve o que trata o livro “A lei e a ordem”
de Dahrendorf.
e) Observe
que o autor utilizou as palavras “Estado” com inicial maiúscula e depois
“estado” com inicial minúscula. Explique o sentido dessas palavras em cada caso
nesse parágrafo.
4.
Observe novamente o último parágrafo
do texto do aluno:
a) O
que indica este último parágrafo, ou seja, qual a sua finalidade no texto como
um todo?
b)
Com suas palavras,
explique a proposta de intervenção defendida pelo autor.
c)
Que expressão
coesiva, o autor usa para mostrar que irá concluir seu texto?
d) Segundo
a proposta do autor, quem é responsável por tentar intervir sobre a
problemática tratada no texto?
e) Que
palavra o autor utiliza no último parágrafo para não generalizar ou tornar
taxativa a sua proposta de intervenção, ou seja, que modalizador foi usado para
atenuar o seu discurso?
5. O trecho que apresenta um FATO mostrado no texto é:
a) “é
evidente que o monitoramento das atividades dos usuários online por parte de
empresas implica a perda da privacidade dos indivíduos que utilizam a internet”
b) “a
influência dos interesses empresariais, bem como o descaso governamental frente
a tal problemática corroboram para a manutenção da mesma.”
c) “O
Marco Civil da Internet, criado em 2014, assegura o uso livre e democrático nas
redes comunicativas”
d) “Nisso,
observa-se como o controle do comportamento dos indivíduos restringe a
privacidade deles.”
e) “é
notório que a manipulação dos dados de pesquisa dos utentes se configura como
um problema relativo à fragilidade das leis na rede”.
6.
“Alguns gêneros textuais, como a
Carta e a Narração, por exemplo, aceitam o uso da 1ª pessoa, do singular ou do
plural, de acordo com a necessidade. Já a Dissertação Argumentativa se
caracteriza pelo afastamento autor-leitor, motivo pelo qual a 1ª pessoa do
singular (eu) não é usada e a 1ª pessoa do plural (nós) deve ser evitada”.
Com base na
orientação dada pelo site, assinale a única alternativa em que o trecho NÃO apresenta IMPESSOALIZAÇÃO do autor.
a) “é
evidente que o monitoramento das atividades dos usuários online por parte de
empresas implica a perda da privacidade”
b) “Nisso,
observa-se como o controle do comportamento dos indivíduos restringe a
privacidade deles.”
c) “Portanto,
é notório que a manipulação dos dados de pesquisa dos utentes se configura como
um problema relativo à fragilidade das leis na rede”
d) “nota-se
que as leis que regulamentam os atos na internet encontram-se em um estado de
anomia”.
e) "O
Congresso precisa criar uma legislação que nos proteja da fragilidade da rede".
7. A redação do Enem é avaliada em
algumas competências, sendo que a primeira delas exige que o participante
“demonstre domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa”, conforme
informa a Cartilha do Participante na Redação do Enem, disponibilizada em 2018
pelo (Inep).
Assinale a única alternativa
em que o aluno da redação acima, deslizou quanto ao uso formal da língua exigido
pela Gramática Normativa.
a) “observa-se
como o controle do comportamento dos indivíduos restringe a privacidade deles.”
b) “Com
isso, a influência dos interesses empresariais, bem como o descaso
governamental frente a tal problemática corroboram para a manutenção da mesma.”
c) “Logo,
o Congresso Nacional deveria elaborar uma legislação que reforçasse os direitos
e deveres dos usuários no ambiente virtual”
d) “De
forma análoga a esse pensamento, nota-se que as leis que regulamentam os atos
na internet encontram-se em um estado de anomia”
e) “Assim,
o Governo reverteria o estado de anomia na internet.”
8.
No trecho:
na realidade
contemporânea, é evidente que o monitoramento das atividades dos usuários
online por parte de empresas implica a perda da privacidade dos indivíduos
que utilizam a internet. Com isso, a influência dos interesses
empresariais, bem como o descaso governamental frente a tal problemática
corroboram para a manutenção da mesma.
|
A expressão
destacada funciona como mecanismo de coesão textual. Nesse caso, ela retoma um
componente textual, ou seja, faz referência a uma informação que já mencionada
no texto.
Marque a única
alternativa que apresente a informação retomada pela expressão em destaque no
trecho:
a) implica
a perda da privacidade dos indivíduos que utilizam a internet
b) a
influência dos interesses empresariais
c) o
descaso governamental frente a tal problemática
d) na
realidade contemporânea
e) o
monitoramento das atividades dos usuários online
9.
Ao mencionar em seu texto os
teóricos Foucault e Dahrendorf, o autor demonstra que:
a) Possui
pouco ou nenhum conhecimento da temática abordada no texto.
b) Está
confuso ao trazer teóricos que em nada têm a ver com o tema do texto.
c) É
dono de um rico repertório de leituras e conhecimentos teóricos.
d) Não
sabe como relacionar tanta informação por isso acaba se perdendo na escrita.
e) Possui
um rico repertório sociocultural porém não sabe com relacioná-lo no seu texto.
10.
Sobre o gênero dissertativo-argumentativo no
ENEM é INCORRETO afirmar que:
a) Esse
gênero textual exige que se construa e defenda um ponto de vista. Deve propor
uma tese inicial.
b) O
autor se vale de argumentos, de fatos, de dados, que servirão para ajudar a
justificar as ideias que ele irá desenvolver.
c) Na
conclusão, o autor deve apresentar uma proposta de intervenção para o problema.
d) Não é
obrigatoriamente necessário os parágrafos terem relação entre si, pois cada
parágrafo é uma nova ideia e não precisam ter nada a ver com o que foi dito
antes.
e)
É escrito de forma
impessoal, distanciando-se de subjetividades do autor.
GABARITO OFICIAL
1.
a)
É um texto dissertativo-argumentativo
b)
Defender um ponto de vista com argumentos
lógicos
c)
A falta de privacidade e segurança com os dados
dos usuários na internet.
d)
Ele começa a introdução com uma alusão
histórica.
e)
Ele vai defender que essa falta de segurança na
internet com os nossos dados favorece empresas e culpa o governo por não tomar
providências sobre tal problema.
2.
a)
Ele argumenta que essa sensação de “terra sem
lei” da internet favorece empresas interessadas nos dados de usuários para
obtenção de seus lucros.
b)
Restringe a privacidade dos usuários.
c)
Ele citou o sociólogo Foucault com o objetivo de
fundamentar a sua argumentação, dá credibilidade.
d) Segundo
o filósofo Michel Foucault, é no século XVIII que se inicia um processo de
disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, que, a exemplo do panóptico,
permitiam vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não
necessariamente com os mesmos objetivos "racionais" de Bentham e seus
contemporâneos. Foucault utilizaria o termo "panóptico" em sua obra
Vigiar e Punir (1975), para tratar da sociedade disciplinar. Desde então e até
o início do século XXI, novas tecnologias de comunicação e informação
permitiriam novas formas de vigilância, por vezes dissimuladas, a ponto de não
serem facilmente percebidas pelos indivíduos, ou naturalizadas. Teóricos das
novas tecnologias, como Pierre Lévy e Howard Rheingold, também utilizam o termo
"panóptico" para designar o controle exercido pelos controladores dos
novos meios de informação sobre os utilizadores. (Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com)
e)
Ele usa a expressão “Em primeiro plano”.
3.
a)
A palavra “Paralelamente”.
b)
Ele citou o sociólogo alemão Dahrendorf.
c)
Ele cita a teoria desse autor para explicar que
a falta de leis e ordem na internet colabora para que as pessoas comentam
crimes.
d)
Em seu livro A Lei e a Ordem, o sociólogo e
filósofo alemão esclarece que a liberdade deve cercar-se de leis criadas e
fiscalizadas por instituições cuja função é preservar a própria liberdade.
Dahrendorf escreve: “A resposta ao problema de lei e ordem pode ser colocada
numa única expressão: construção de instituições. Isso pode não parecer muito
surpreendente, nem muito prático; com certeza, não se trata de nenhum remédio
exclusivo, mas constitui uma resposta liberal e, talvez, a única que merece
esse nome. Somente através de um esforço consciente para construir e
reconstruir as instituições podemos garantir nossa liberdade em face da
anomia”. As instituições não servem apenas para garantir ordem e liberdade, mas
também para garantir que mudanças possam ser feitas sempre que necessário; e aí
está a grande diferença do conceito de “instituição” pregado pelo socialismo,
sob o qual a força da lei é direcionada para controlar a liberdade em si mesma,
minimizando sua capacidade de autorregularão e de amadurecimento. (Fonte: www.institutoliberal.org.br)
e)
Estado com inicial maiúscula
significa país e estado com inicial minúscula significa as Unidades Federativas
de um país (Paraíba, São Paulo, Bahia, etc.)
4.
a)
Ele tem a finalidade de encerrar o texto
apresentando uma proposta de intervenção para o problema.
b)
Ele propõe que o governo crie leis que regulem o
controle de dados dos usuários de internet e debata mais o tema por meio de
especialista no assunto.
c)
O operador argumentativo “portanto”.
d)
Seria o Estado (o governo).
e)
É a palavra “amenizar”.
BOM DIA! SOU PROFESSORA DO ENSINO MÉDIO E GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ENVIAR O GABARITO DESSA ATIVIDADE.
ResponderExcluirVENHO AGRADECER POR COMPARTILHAR ESSE MATERIAL.
Excluir5 - c
6 - e
7 - b
8 - a
9 - c
10 - d
Olá, Priscilla!
Desculpe-me mas por questão de falta de tempo no momento eu só poderei colocar o gabarito das questões objetivas.
Assim que eu puder, posto o resto.
Vida de professor...
Por favor gabarito das questões 1 a 4?
ExcluirÉ um texto dissertativo-argumentativo
Excluirb) Defender um ponto de vista com argumentos lógicos
c) A falta de privacidade e segurança com os dados dos usuários na internet.
d) Ele começa a introdução com uma alusão histórica.
e) Ele vai defender que essa falta de segurança na internet com os nossos dados favorece empresas e culpa o governo por não tomar providências sobre tal problema.
2.
a) Ele argumenta que essa sensação de “terra sem lei” da internet favorece empresas interessadas nos dados de usuários para obtenção de seus lucros.
b) Restringe a privacidade dos usuários.
c) Ele citou o sociólogo Foucault com o objetivo de fundamentar a sua argumentação, dá credibilidade.
d) Segundo o filósofo Michel Foucault, é no século XVIII que se inicia um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, que, a exemplo do panóptico, permitiam vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não necessariamente com os mesmos objetivos "racionais" de Bentham e seus contemporâneos. Foucault utilizaria o termo "panóptico" em sua obra Vigiar e Punir (1975), para tratar da sociedade disciplinar. Desde então e até o início do século XXI, novas tecnologias de comunicação e informação permitiriam novas formas de vigilância, por vezes dissimuladas, a ponto de não serem facilmente percebidas pelos indivíduos, ou naturalizadas. Teóricos das novas tecnologias, como Pierre Lévy e Howard Rheingold, também utilizam o termo "panóptico" para designar o controle exercido pelos controladores dos novos meios de informação sobre os utilizadores. (Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com)
e) Ele usa a expressão “Em primeiro plano”.
3.
a) A palavra “Paralelamente”.
b) Ele citou o sociólogo alemão Dahrendorf.
c) Ele cita a teoria desse autor para explicar que a falta de leis e ordem na internet colabora para que as pessoas comentam crimes.
d) Em seu livro A Lei e a Ordem, o sociólogo e filósofo alemão esclarece que a liberdade deve cercar-se de leis criadas e fiscalizadas por instituições cuja função é preservar a própria liberdade. Dahrendorf escreve: “A resposta ao problema de lei e ordem pode ser colocada numa única expressão: construção de instituições. Isso pode não parecer muito surpreendente, nem muito prático; com certeza, não se trata de nenhum remédio exclusivo, mas constitui uma resposta liberal e, talvez, a única que merece esse nome. Somente através de um esforço consciente para construir e reconstruir as instituições podemos garantir nossa liberdade em face da anomia”. As instituições não servem apenas para garantir ordem e liberdade, mas também para garantir que mudanças possam ser feitas sempre que necessário; e aí está a grande diferença do conceito de “instituição” pregado pelo socialismo, sob o qual a força da lei é direcionada para controlar a liberdade em si mesma, minimizando sua capacidade de autorregularão e de amadurecimento. (Fonte: www.institutoliberal.org.br)
e) Estado com inicial maiúscula significa país e estado com inicial minúscula significa as Unidades Federativas de um país (Paraíba, São Paulo, Bahia, etc.)
4.
a) Ele tem a finalidade de encerrar o texto apresentando uma proposta de intervenção para o problema.
b) Ele propõe que o governo crie leis que regulem o controle de dados dos usuários de internet e debata mais o tema por meio de especialista no assunto.
c) O operador argumentativo “portanto”.
d) Seria o Estado (o governo).
e) É a palavra “amenizar”.
5 - c6 - e7 - b8 - a9 - c10 - d
alguém pode me manda a resposta da 9 questão
Excluir(Letra c); É dono de um rico repertório de leituras e conhecimentos teóricos.
ExcluirIsso mesmo: 9C
ExcluirPODERIA ENVIAR O GABARITO
ResponderExcluir5 - c
Excluir6 - e
7 - b
8 - a
9 - c
10 - d
Olá, Dani!
Desculpe-me mas por questão de falta de tempo no momento eu só poderei colocar o gabarito das questões objetivas.
Assim que eu puder, posto o resto.
Vida de professor...
Poderia mandar as respostas da 1 e 3
ExcluirOlá professor poderia enviar as respostas das questões
ResponderExcluir?
Excluir5 - c
Excluir6 - e
7 - b
8 - a
9 - c
10 - d
Olá!
Desculpe-me mas por questão de falta de tempo no momento eu só poderei colocar o gabarito das questões objetivas.
Bom dia, Professor Jean Rodrigues. Você é maravilhoso! A educação brasileira necessita urgentemente de docentes com perfil semelhante ao seu. Igual, jamais, pois Deus te fez único.
ResponderExcluirParabéns!
Iraciene S. Pereira, 18/11/2019.
Oh, minha querida! Obrigado pelas palavras! Fico muito feliz em ler isto. Geralmente as pessoas só comentam para pedir gabarito e dificilmente agradecem.
ExcluirQue Deus te ilumine e mais uma vez: obrigado pela mensagem.
Boa tarde! Poderia mandar o gabarito da questão 1 a 4
ResponderExcluirSeguem as respostas que você pediu!
ExcluirSó me desculpe a demora.
1.
a) É um texto dissertativo-argumentativo
b) Defender um ponto de vista com argumentos lógicos
c) A falta de privacidade e segurança com os dados dos usuários na internet.
d) Ele começa a introdução com uma alusão histórica.
e) Ele vai defender que essa falta de segurança na internet com os nossos dados favorece empresas e culpa o governo por não tomar providências sobre tal problema.
2.
a) Ele argumenta que essa sensação de “terra sem lei” da internet favorece empresas interessadas nos dados de usuários para obtenção de seus lucros.
b) Restringe a privacidade dos usuários.
c) Ele citou o sociólogo Foucault com o objetivo de fundamentar a sua argumentação, dá credibilidade.
d) Segundo o filósofo Michel Foucault, é no século XVIII que se inicia um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, que, a exemplo do panóptico, permitiam vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não necessariamente com os mesmos objetivos "racionais" de Bentham e seus contemporâneos. Foucault utilizaria o termo "panóptico" em sua obra Vigiar e Punir (1975), para tratar da sociedade disciplinar. Desde então e até o início do século XXI, novas tecnologias de comunicação e informação permitiriam novas formas de vigilância, por vezes dissimuladas, a ponto de não serem facilmente percebidas pelos indivíduos, ou naturalizadas. Teóricos das novas tecnologias, como Pierre Lévy e Howard Rheingold, também utilizam o termo "panóptico" para designar o controle exercido pelos controladores dos novos meios de informação sobre os utilizadores. (Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com)
e) Ele usa a expressão “Em primeiro plano”.
3.
a) A palavra “Paralelamente”.
b) Ele citou o sociólogo alemão Dahrendorf.
c) Ele cita a teoria desse autor para explicar que a falta de leis e ordem na internet colabora para que as pessoas comentam crimes.
d) Em seu livro A Lei e a Ordem, o sociólogo e filósofo alemão esclarece que a liberdade deve cercar-se de leis criadas e fiscalizadas por instituições cuja função é preservar a própria liberdade. Dahrendorf escreve: “A resposta ao problema de lei e ordem pode ser colocada numa única expressão: construção de instituições. Isso pode não parecer muito surpreendente, nem muito prático; com certeza, não se trata de nenhum remédio exclusivo, mas constitui uma resposta liberal e, talvez, a única que merece esse nome. Somente através de um esforço consciente para construir e reconstruir as instituições podemos garantir nossa liberdade em face da anomia”. As instituições não servem apenas para garantir ordem e liberdade, mas também para garantir que mudanças possam ser feitas sempre que necessário; e aí está a grande diferença do conceito de “instituição” pregado pelo socialismo, sob o qual a força da lei é direcionada para controlar a liberdade em si mesma, minimizando sua capacidade de autorregularão e de amadurecimento. (Fonte: www.institutoliberal.org.br)
e) Estado com inicial maiúscula significa país e estado com inicial minúscula significa as Unidades Federativas de um país (Paraíba, São Paulo, Bahia, etc.)
4.
a) Ele tem a finalidade de encerrar o texto apresentando uma proposta de intervenção para o problema.
b) Ele propõe que o governo crie leis que regulem o controle de dados dos usuários de internet e debata mais o tema por meio de especialista no assunto.
c) O operador argumentativo “portanto”.
d) Seria o Estado (o governo).
e) É a palavra “amenizar”.
Quero saber qual e aresposta da 2
ExcluirQuero saber qual a resposta da questão 5e6
ExcluirEu quero saber sobre como devo responder a 7questão
ResponderExcluirParabéns, professor.
ResponderExcluirExcelente material.
Eita! Que bom que você gostou. Fico feliz. Abraço
ExcluirOlá professor... Primeiramente, gostaria de agradecer por proporcionar este excelente conteúdo !!! Enfim, gostaria também de saber como posso justificar resposta da questão 7. Desde já agradeço (por isso, e mais uma vez pela ótima publicação) !!
ResponderExcluirOlá, muito obrigado pelo elogio!
ExcluirQuanto a questão 7, a alternativa B foge às regras da gramática, pois essa expressão "o mesmo", "a mesma" que usamos para se referir a algo ditos antes, é COLOQUIAL, típico da linguagem falada, portanto não se deve usar em textos que exigem a língua culta.
Volte sempre que precisar!
Espero ter esclarecido a dúvida.
qual é o gabarito da número 5?
ResponderExcluirExcelente proposta de trabalho.
ResponderExcluirDisponha sempre. Abraço!
ExcluirFico muito feliz com esse tipo de mensagem!
excelete trabalho prof.amor quem ama estudar português.
ResponderExcluirObrigado pela mensagem!
ExcluirMim manda o gabarito da questão 1 e 2 pfv
Excluir1.
Excluira) É um texto dissertativo-argumentativo
b) Defender um ponto de vista com argumentos lógicos
c) A falta de privacidade e segurança com os dados dos usuários na internet.
d) Ele começa a introdução com uma alusão histórica.
e) Ele vai defender que essa falta de segurança na internet com os nossos dados favorece empresas e culpa o governo por não tomar providências sobre tal problema.
2.
a) Ele argumenta que essa sensação de “terra sem lei” da internet favorece empresas interessadas nos dados de usuários para obtenção de seus lucros.
b) Restringe a privacidade dos usuários.
c) Ele citou o sociólogo Foucault com o objetivo de fundamentar a sua argumentação, dá credibilidade.
d) Segundo o filósofo Michel Foucault, é no século XVIII que se inicia um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, que, a exemplo do panóptico, permitiam vigilância e controle social cada vez mais eficientes, embora não necessariamente com os mesmos objetivos "racionais" de Bentham e seus contemporâneos. Foucault utilizaria o termo "panóptico" em sua obra Vigiar e Punir (1975), para tratar da sociedade disciplinar. Desde então e até o início do século XXI, novas tecnologias de comunicação e informação permitiriam novas formas de vigilância, por vezes dissimuladas, a ponto de não serem facilmente percebidas pelos indivíduos, ou naturalizadas. Teóricos das novas tecnologias, como Pierre Lévy e Howard Rheingold, também utilizam o termo "panóptico" para designar o controle exercido pelos controladores dos novos meios de informação sobre os utilizadores. (Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com)
e) Ele usa a expressão “Em primeiro plano”.
Respostas da 1 a 4
ResponderExcluirO gabarito está postado a baixo das questões. É só vocês observarem direito. Tem o nome: Gabarito oficial bem grande. E algumas não aparecem as letras das alternativas mas pela lógica da pra ver que estão separadas por parágrafos então já dá pra saber que são as questões (a, b, c, d, e).
ResponderExcluirÉ isso aí! Gostei. Falou bonito.
Excluir5-A
ResponderExcluir6-A
7-A
8-D
9-D
10-A
Bom dia! Acompanho seu trabalho e acho maravilhoso, a educação brasileira precisa de mais profissionais assim como você! Obrigada por compartilhar seus saberes.
ResponderExcluirOlá, Rose!
ExcluirQue comentário motivador para mim.
Muito obrigado!
Fico super feliz!
Forte abraço!
Obgda por responder sem você aqui estaria perdida que Deus abençoe sempre
ResponderExcluirUnknown, vejo que mandou resposta diferente das do professor. Das questões de 5 a 10, por acaso as do professor estavam erradas ? Aliás prof muito obrigado pelo seu trabalho. Que Deus o abençoe <3
ExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirO gabarito é esse:
5 - c
6 - e
7 - b
8 - a
9 - c
10 - d
Obrigado, Dieydiey!
ExcluirQue Deus abençoe a nós todos.
Abraço!
Ótimo Material!!!!!!
ResponderExcluirBoa tarde, Izabel.
ExcluirMuito obrigado pelo comentário.
Disponha sempre desse blog.
eu quero todas as respostas de 1 a 10
ResponderExcluire tem que ser pra hj
ResponderExcluirPostar um comentário