Leia um trecho extraído do romance A noite na Taverna, de Álvares de
Azevedo.
Amei muito essa moça, chamava-se Ângela.
Quando eu estava decidido a casar-me com ela, quando após das longas noites
perdidas ao relento a espreitar-lhe da sombra um aceno, um adeus, uma
flor—quando após tanto desejo e tanta esperança eu sorvi-lhe o primeiro beijo —
tive de partir da Espanha para Dinamarca onde me chamava meu pai.
Foi uma noite de soluços e
lágrimas, de choros e de esperanças, de beijos e promessas, de amor, de
voluptuosidade [Grande prazer sexual] no presente e de sonhos no futuro. Parti.
Dois anos depois foi que voltei: quando entrei na case de meu pai, ele estava
moribundo: ajoelhou-se no seu leito e agradeceu a Deus ainda ver-me: pôs as
mãos na minha cabeça, banhou-me a fronte de lágrimas — eram as últimas —depois
deixou-se cair, pôs as mãos no peito, e com os olhos em mim murmurou—Deus! A voz
sufocou-se-lhe na garganta: todos choravam.
Eu também chorava — mas era de saudades de Ângela
Logo que pude reduzir minha fortuna a dinheiro pu-la no banco de Hamburgo, e parti pare a Espanha.
Eu também chorava — mas era de saudades de Ângela
Logo que pude reduzir minha fortuna a dinheiro pu-la no banco de Hamburgo, e parti pare a Espanha.
Quando voltei. Ângela estava
casada e tinha um filho...
Contudo meu amor não morreu! Nem o dela! Muito ardentes foram aquelas horas de amor e de lágrimas, de
Contudo meu amor não morreu! Nem o dela! Muito ardentes foram aquelas horas de amor e de lágrimas, de
saudades e beijos, de sonhos e maldições para nos
esqueceremos um do outro. Uma noite, dois vultos alvejavam nas sombras de um
jardim, as folhas tremiam ao ondear de um vestido, as brisas soluçavam aos
soluços de dois amantes, e o perfume das violetas que eles pisavam, das roses e
madressilvas que abriam em torno dele era ainda mais doce perdido no perfume
dos cabelos soltos de uma mulher
Essa noite — foi uma loucura!
foram poucas horas de sonhos de fogo! e quão breve passaram! Depois a essa
noite seguiu-se outra, outra e muitas noites as folhas sussurraram ao roçar de
um passo misterioso, e o vento se embriagou de deleite nas nossas frontes
pálidas...
Mas um dia o marido soube tudo:
quis representar de Otelo com ela. Doido.
Era alta noite: eu esperava ver
passar nas cortinas brancas a sombra do anjo. Quando passei, uma voz chamou-me.
Entrei — Ângela com os pés nus, o vestido solto, o cabelo desgrenhado e os
olhos ardentes tomou-me pela mão Senti-lhe a mão úmida Era escura a escada que
subimos: passei a minha mão molhada pela dela por meus lábios.—Tinha saibo de
sangue.
— Sangue, Ângela! De quem é esse
sangue?
A Espanhola sacudiu seus longos cabelos
negros e riu-se.
Entramos numa sala. Ela foi buscar uma luz, e deixou-me no escuro.
Entramos numa sala. Ela foi buscar uma luz, e deixou-me no escuro.
Procurei, tateando, um lugar para
assentar-me: toquei numa mesa. Mas ao passar-lhe a mão senti-a banhada de
umidade: além senti uma cabeça fria como neve e molhada de um líquido espesso e
meio coagulado. Era sangue.
Quando Ângela veio com a luz, eu
vi. Era horrível. O marido estava degolado.
Era uma estátua de gesso lavada em
sangue. Sobre o peito do assassinado estava uma criança de bruços. Ela ergueu-a
pelos cabelos Estava morta também: o sangue que corria das veias rotas de seu
peito se misturava com o do pai!
—Vês, Bertram, esse era o meu
presente: agora será, negro embora, um sonho do meu passado. Sou tua e tua só.
Foi por ti que tive força bastante para tanto crime Vem, tudo esta pronto,
fujamos. A nós o futuro!
1.
Com base no trecho lido, é possível
identificar que esta obra pertence
a) Ao
movimento chamado Barroco no Brasil.
b) À
Primeira fase do Romantismo Brasileiro (Nacionalista/Indianista).
c)
À Segunda fase do
Romantismo Brasileiro (Ultrarromantismo).
d)
À Terceira fase do
Romantismo Brasileiro (Condoreira).
2. Uma característica do Romantismo no Brasil marcadamente
presente nesta obra do trecho acima é:
a)
Idealização da
mulher.
b)
Valorização da
natureza e do índio.
c)
Sentimentalismo.
d)
Valorização da
morte e preferência por temas macabros.
3. Segundo o trecho, o amor entre Bertram e Ângela
apresenta duas fases. Assinale a única letra que mostra essas fases:
a)
Foram namorados e
depois amantes.
b)
Eram casados e
depois se separaram.
c)
Eram amantes e
depois namorados.
d)
Eram amigos e
depois cúmplices de um crime.
4. Assinale a única alternativa que traz um trecho que
contribui para criar UM CLIMA DE HORROR narrado no texto.
a)
Quando voltei.
Ângela estava casada e tinha um filho.
b)
Sobre o peito do
assassinado estava uma criança de bruços. Ela ergueu-a pelos cabelos Estava
morta também: o sangue que corria das veias rotas de seu peito se misturava com
o do pai!.
c)
A Espanhola sacudiu
seus longos cabelos negros e riu-se. Entramos numa sala. Ela foi buscar uma luz,
e deixou-me no escuro.
d)
Era alta noite: eu
esperava ver passar nas cortinas brancas a sombra do anjo. Quando passei, uma
voz chamou-me. Entrei — Ângela com os pés nus, o vestido solto, o cabelo
desgrenhado.
5. O índio, em alguns romances e poemas do Romantismo
Brasileiro é:
a)
retratado com objetividade, numa perspectiva rigorosa e científica.
b)
idealizado sobre o pano de fundo da natureza, da qual é o herói épico.
c)
visto com o desprezo do branco preconceituoso, que o considera inferior.
d) representado
como um primitivo feroz e de maus instintos.
6.
"Em cismar,
sozinho, à noite,
Mais prazer
encontro eu lá;
Minha terra tem
palmeiras
Onde canta o
sabiá."
Nestes
versos de Gonçalves Dias, escritos em Portugal, o poeta vive um momento marcado
por
a)
solidão, devaneio e idealização nacionalista.
b)
melancolia, tédio e ironia;
c)amor
a Portugal, devaneio e idealização nacionalista;
d)
saudades, ânimo satírico e pessimismo;
7.
Numere a coluna da esquerda, de
acordo com a coluna da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:
1. PRIMEIRA
GERAÇÃO
2. SEGUNDA
GERAÇÃO
3. TERCEIRA
GERAÇÃO
( ) CONDOREIRISMO
( ) OBSESSÃO PELA
MORTE
( ) INDIANISMO /
NACIONALISMO
A sequência CORRETA é:
a) 3,2,1
b) 1,2,3
c) 2,1,3
d) 3,1,2
Quantas orações há
neste enunciado acima?
a) Uma
oração
b) Duas
orações
c) Três
orações
d) Quatro
orações
9. Observe
o anúncio abaixo:
Sobre o enunciado
da imagem: “Máxima
proteção contra o envelhecimento solar. Agora Oil Free” Marque
um (x) na única alternativa CORRETA:
a) As
palavras PROTEÇÃO e SOLAR são verbos.
b) Este
enunciado é uma frase, pois tem sentido completo e não possui nenhum verbo.
c) Já
que não possui verbos, esse enunciado não transmite sentido para o leitor.
d) Este
enunciado é um período.
10.
O
que causa o efeito de humor no meme acima é:
a) a pergunta do
garoto.
b) a resposta da
menina.
c) A roupa do
menino.
d) Apenas imagem.
GABARITO OFICIAL
1. C
2. D
3. A
4. B
5. B
6. A
7. A
8. B
9. B
10. B
Qual a resposta da 8?
ResponderExcluirB
ResponderExcluirQual a resposta do 9 por favor?
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