Observe o texto 1:
1. (H1) A finalidade deste texto é:
a) Apresentar uma crítica às pessoas.
b) Descrever uma situação
c) Divulgar um local
d) Vender uma ideia
e) Motivar a determinação nas pessoas
2. (H2) De acordo com o texto 1, os problemas
a) Só existem na cabeça de pessoas que pensam demais neles.
b) Não existem, são invenções da mente
humana.
c) São simples de resolverem, só basta
tentar.
d) São reais, são complexos, porém com
perseverança e resiliência podem ser superados.
e) São verdadeiros e complicados, mas nem
todo mundo pode superá-los.
Leia o Texto 02:
NOSSOS FUTUROS CIENTISTAS
Quem são os jovens que superaram a falta de cultura científica do Brasil? E por que eles são importantes para nosso desenvolvimento?
Sem cultura de pesquisa nas escolas, o
país não consegue formar uma geração de cientistas. No Brasil, são poucas as
escolas que investem em uma metodologia que estimule a prática de ciências. A
grande maioria aposta na formação voltada exclusivamente para os exames
vestibulares e acaba preparando os alunos apenas para os tipos de provas mais
comuns. Segundo Ennio Candotti, a falta de investimento em atividades de
pesquisa se reflete também na escassez de professores de ciências.
Remando contrária a essa maré, temos
exemplos positivos que contrariam essa realidade. A estudante mineira Andreia
Evangelista dos Santos, de 20 anos, conseguiu superar as dificuldades da escola
pública. Durante uma greve de professores de quase cinco meses, em 2005, ela e
um grupo de colegas começaram uma pesquisa sobre as condições de higiene dos
alimentos vendidos na própria escola e em lanchonetes.
Numa aula de Biologia, a estudante se
interessou por um tema complexo: a capacidade de algumas plantas de interferir
no desenvolvimento de outras, chamada alopatia. Com a ajuda da professora de
Biologia, conseguiu isolar um extrato da planta leucena, uma espécie de árvore
invasora que mata as outras ao redor.
Andreia pretende usar o extrato para inibir o crescimento das próprias leucenas em uma região da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Lá, as leucenas estão atrapalhando a vegetação local. A pesquisa rendeu a Andreia o terceiro lugar no Prêmio Jovem Cientista.
(Fonte:
Revista Época)
3.
(H4) No texto 2, há um argumento do autor
utilizado em defesa da escola pública em:
a) “Remando contrária a essa maré, temos exemplos positivos que contrariam essa realidade.”
b) “Sem cultura de pesquisa nas escolas, o
país não consegue formar uma geração de cientistas.”
c) “A grande maioria aposta na formação
voltada exclusivamente para os exames vestibulares”
d) “a falta de investimento em atividades
de pesquisa se reflete também na escassez de professores de ciências”
e) “a capacidade de algumas plantas de
interferir no desenvolvimento de outras, chamada alopatia”
4. (H6)
Releia o trecho do 1º parágrafo:
“A grande maioria aposta
na formação voltada exclusivamente para os exames vestibulares e acaba
preparando os alunos apenas para os tipos de provas mais comuns.”
a) os alunos
b) os professores
c) as escolas
d) os cientistas
e) as metodologias
5. (H8) Uma OPINIÃO do autor desta charge sobre a Era das Telecomunicações é
a) A ascensão do digital na nossa vida aumentou em muitas ordens de grandeza a disponibilidade de informação.
b) Aparentemente os livros clássicos e
mesmo os jornais impressos não cativam mais tanto as pessoas. Mas veja quantas
outras possibilidades surgiram.
c) Era da Informação é um termo utilizado
para se referir à realidade tecnológica como mediadora das relações humanas e
das interações entre máquinas, essas últimas cada vez mais autônomas.
d) Além da troca de informações em tempo
real, um usuário tem, individualmente, a possibilidade de consultar um universo
imenso de fontes de informação a um custo relativamente baixo.
e) Um dos efeitos negativos da Era das Telecomunicações é o fato das pessoas viverem num imediatismo, querendo tudo a partir de um simples, deixando de interpretar as informações e até mesmo de avaliá-las.
Leia
atentamente o texto 4:
Fonte: Fonte: Assessoria de Comunicação ACAERT c/ Revista Imprensa (01/11/2019)
6. (H1) Compreende-se a partir das informações trazidas pelo gráfico que
a) O telejornalismo comprovou ser mais
confiável dos que as redes sociais e demais aplicativos de mensagens.
b) Segundo o estudo, as mídias sociais são
consideradas as fontes de notícias mais confiáveis.
c) Veículos
de notícias exclusivamente online são considerados não confiáveis por toda a
população.
d) A imprensa não conseguiu livrar-se das
acusações de fake news e continuou a amargar altos níveis de desconfiança entre
os consumidores de notícias.
e) Os aplicativos de mensagens foram os
mais indesejados para se confiar em suas informações.
Leia o Texto
05:
RETRATO assim calmo, assim triste, assim
magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio tão amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas, eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa e fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?" (Cecília Meireles) |
a)
A expressão "mãos sem força", que aparece no primeiro verso da
segunda estrofe, indica um lado forte e imponente do "eu" poético
diante de sua postura existencial.
b)
A escolha de palavras de sentido positivo aponta para o lado emocional alegre
do sujeito.
c)
O tema revela uma busca da percepção de si mesmo. Antes de um simples retrato,
o que se mostra é um autorretrato, por meio do qual o "eu" poético
olha-se no presente, comparando-se com aquilo que foi no passado.
d)
O sujeito do poema sente-se amado, forte e resiliente.
e)
Todas as palavras do poema estão no sentido denotativo.
8. (H6)
Releia o trecho da 1ª estrofe:
“
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim
calmo, assim triste, assim magro,
nem estes
olhos tão vazios,
nem o lábio tão amargo.”
As duas palavras destacadas no texto dão a noção de
a) contrariedade
b) conclusão
c) explicação
d) escolha
e) soma de ideias
Analise o texto 6:
ENVELHECENDO COM FILHOS CADA VEZ MAIS DEPENDENTES
Longevidade reforça geração
"nem-nem" - nem estuda nem trabalha; Casais idosos retém os filhos
dependentes pelo temor da solidão; Ou excesso de proteção travestida de amor;
Risco é de que os novos adultos estejam despreparados para a vida; ou seja,
tenham dificuldades para conquistas próprias, encarar sucesso e fracassos, etc.
Os filhos desta geração, na faixa etária
entre os 18 e 35 anos, não conseguem cortar o cordão umbilical e, muito menos,
deixar a casa e dependência financeira dos pais.
Um recente estudo da agência de pesquisa
social da União Europeia, a Eurofound, mostrou que o percentual de pessoas
entre 18 e 29 anos vivendo com os pais passou de 44% para 48% entre 2007 e 2011,
enquanto os níveis de pobreza cresceram em quase toda a Europa.
Mas também no Brasil já é possível constatar o crescimento de jovens/adultos – entre 18 e 30 anos – que permanecem na casa dos pais, mesmo tendo algum emprego e autonomia financeira. Sem falar na chamada geração “nem/nem”, que nem estuda nem trabalha, mantida por fartas mesadas de pais que tiveram aumento da sua renda.
(Disponível em: https://administradores.com.br/ 13/03/2015)
9. (H8) Uma estratégia argumentativa que ajudar a reforçar a OPINIÃO do autor sobre a falta de AUTONOMIA dos filhos está em:
a) “Um recente estudo da agência de
pesquisa social da União Europeia, a Eurofound, mostrou que o percentual de
pessoas entre 18 e 29 anos vivendo com os pais passou de 44% para 48% entre
2007 e 2011, enquanto os níveis de pobreza cresceram em quase toda a Europa”
b) “Longevidade reforça geração
"nem-nem" - nem estuda nem trabalha”.
c) “Casais idosos retém os filhos
dependentes pelo temor da solidão”.
d) “mantida por fartas mesadas de pais que
tiveram aumento da sua renda.”
e) “Os filhos desta geração, na faixa etária entre os 18 e 35 anos, não conseguem cortar o cordão umbilical”
Leia atentamente o texto 7:
FORMULA MÁGICA DA PAZ
[...]
Quantas
vezes eu pensei em me jogar daqui?
Mas,
aí, minha área é tudo o que eu tenho
A
minha vida é aqui e eu não preciso sair
É
muito fácil fugir, mas eu não vou,
Não
vou trair quem eu fui, quem eu sou
Eu
gosto de onde eu 'to e de onde eu vim
O
ensinamento da favela foi muito bom pra mim
Cada
lugar, um lugar, cada lugar uma lei,
cada lei uma razão, e eu sempre respeitei [...]
(Fonte: Racionais MC’s 1997)
10. (H1) As letras dos Racionais MC’s fazem um discurso contra a opressão à população marginalizada nas periferias e procuram passar uma postura contra a submissão e a miséria. Compreende-se a partir do trecho da letra acima a noção de IDENTIDADE e PERTENCIMENTO, valorizando seu lugar de origem (a favela). O verso que melhor apresenta isso é:
a) “Cada lugar, um lugar, cada lugar uma
lei”
b) “Quantas vezes eu pensei em me jogar
daqui?”
c) “cada lei uma razão, e eu sempre
respeitei”
d) “Eu gosto de onde eu tô e de onde eu vim”
e) “É muito fácil fugir, mas eu não vou”
GABARITO OFICIAL
1. E
2. D
3. A
4. C
5. E
6. A
7. C
8. E
9. A
10. D
Adorei!!!
ResponderExcluirParabéns!!!
Obrigado. Volte sempre que precisar!
ResponderExcluirNao da entender. Poderia estar na ordem pra saber a resposra certa .
ResponderExcluirParabéns pelo projeto! Ajudará àqueles que apresentam dúvidas concernente a linguagem.
ResponderExcluirBoa tarde.
ExcluirMuito obrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado.
Abraço.
ameeei, acertei 9, errei apenas uma. parabéns pelo conteúdo!
ResponderExcluirSucesso sempre para você.
ExcluirParabéns!
Amei!!! Parabéns
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
Excluir- muito obgd!!!!
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirGostei muito .....
ResponderExcluirObrigado. Grande abraço!
ExcluirMuito bom.
ResponderExcluirEu que fico bastante agradecido pela mensagem. Grande abraço!
Excluirmuito bomm acertei todas amei demais!
ResponderExcluirQue bom que gostou.
ExcluirFico grato pela mensagem.
Questões bem elaboradas. Parabéns!!!!!
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirQue bom que você gostou!
Volte sempre que precisar!
Abraço!
Olá,Jean. Parabéns pelo conteúdo! Acabei de conhecer seu espaço e já virei fã! Agradeço imensamente por compartilhar suas atividades!! :D
ResponderExcluirGrande abraço.
Olá, boa tarde!
ExcluirQue bom que gostou.
Fico feliz!
Disponha sempre que precisar.
Abraço!
Professor Jean espetacular...muito grato por tanta contribuição aqui na Internet!!
ResponderExcluirSó um mestre e de consciência para postar tanta contribuição às pessoas..Obrigado, Professr!
ResponderExcluirno que diz respeito a estudo, só um mestre de consciência para prestar um trabalho tão útil e importante às pessoas! Grato, Professor!
ResponderExcluirOlá, boa tarde, Pops! Que bom que gostou. Fico feliz! Disponha sempre que precisar. Abraço!
ResponderExcluirPostar um comentário