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Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

terça-feira, 9 de junho de 2020

SIMULADO DE PORTUGUÊS (EIXO TEMÁTICO CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS)

Leia o texto abaixo:

Mossoró-RN, 03 de julho de 2019.

Carta aberta à população de Mossoró-RN

Queridos Moradores,
      

    Nós, alunos do 7º ano da Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama, viemos por meio desta carta conscientizá-los de que precisamos agir sobre a epidemia de doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti, as quais amedrontam a nossa cidade.

    É importante que todas as comunidades estejam atentas aos focos desse mosquito em suas casas ou próximo a elas, porque a raiz deste mal está na existência do mosquito, portanto é a ele quem devemos combater.

  Todos devemos nos unir contra esse problema que assola a nossa saúde e a de nossos entes queridos, evitando deixar água parada em recipientes abertos, vasos de plantas, em garrafas e pneus. Precisamos ter cuidado também com o nosso lixo, pois pode se tornar um ótimo ambiente de reprodução para o mosquito.

    Uma cidade tão grande e tão bonita não pode ser destruída por apenas um mosquito, então, todos mãos à obra, pois esta guerra é de todos e com conscientização e atitude a venceremos.

Respeitosamente,

Alunos do 7º ano da Escola Professora Maria Zenilda Gama.

 

1.    Marque a única alternativa FALSA sobre a CARTA ABERTA acima:

 

a) O primeiro parágrafo funciona como uma introdução, apresentando o remetente e o problema.

b)    A expressão no início da carta “Queridos Moradores” é opcional.

c)   O último parágrafo tem por função servir como a conclusão da carta, em que os autores reforçam a ideia do combate ao mosquito.

d)    O terceiro parágrafo é desnecessário, pois todos já sabemos que não se deve deixar água parada em recipientes descobertos.

e)  Está correto a carta aberta ser assinada pelos “Alunos do 7º ano da Escola Professora Maria Zenilda Gama”, porque um grupo de pessoas tem mais “voz” do que um único sujeito.  

 

2.    Ainda sobre a carta aberta, coloque V ou F nos parênteses e em seguida assinale a única alternativa que apresenta A SEQUÊNCIA CORRETA:

(   ) É um gênero diretamente ligado com o direito que cada cidadão tem de se manifestar diante dos problemas que o afligem.

(    ) Pode ser escrita com qualquer linguagem: gírias, expressões populares, etc..

(    ) Estrutura: organizada em: local, data, destinatário, texto, despedida e assinatura.

(    ) Tem a função de alertar, persuadir, protestar.

(    ) Na despedida pode-se usar qualquer expressão, como por exemplo, “valeu”, “abraços” e etc..


a)    VFVVF

b)    FVFFV

c)    FFVVV

d)    VVVFF

e)    FVFVF

 

3.    “Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais”. (https://mundoeducacao.uol)

 Observe o texto 2 abaixo:

 

Assinale a única alternativa CORRETA em relação ao tema da charge acima:

a)    O tema da charge é o novo coronavírus, pandemia que vem causando grandes transtornos no mundo todo.

b)    A charge critica o comportamento das equipes de saúde acerca das fake News.

c)  A charge trata sobre a divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

d)    O texto mostra a relação das fake news com a época de campanha eleitoral.

e)    O texto aborda a preocupação da medicina em relação a propagação do novo coronavírus.

 

4.    (ENEM 2017)

“A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos”.”

(GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012.)

A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo

a)    eliminar privilégios de classe.

b)    alterar injustiças econômicas.

c)    combater discriminações étnicas.

d)    identificar preconceitos religiosos.

e)    reduzir as desigualdades culturais.


5.    (ENEM 2012)

Texto I

O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.

(Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099, 3 fev. 2010.)

 Texto II

Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo.

 (ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.)

Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a

 

a)  incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.

b)    manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.

c)   inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.

d)    dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.

e)  incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.


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2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar!
    sempre uso algumas coisas com meus alunos!Um abraço!

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  2. Obrigado pela mensagem. Que bom que gostou. Use sim, com seus alunos. A intenção aqui é ajudar os colegas de profissão. Abraço

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