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Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS PARA SONDAGEM 2021 (2º ANO ENSINO MÉDIO e EJA)

 Leia o texto 1:

 

O poeta

declina de toda responsabilidade

na marcha do mundo capitalista

e com suas palavras, intuições, símbolos e outras armas

promete ajudar

a destruí-lo

como uma pedreira, uma floresta,

um verme

(Autor: Carlos Drummond de Andrade) 

1. Sobre as funções da literatura, leia as afirmações abaixo e marque a opção que corresponde às ideias dos versos acima.

a) O caráter ficcional da literatura nos permite entrar em contato com a nossa história, nossa trajetória como nação.

b) Por meio da convivência com os textos literários, que traçam tantos e diversos destinos, a literatura acaba por nos oferecer possibilidades de resposta a questões comuns a todos os seres humanos.

c) A literatura acompanha a trajetória humana, pois os mundos construídos por ela são completamente distintos dos mundos familiares. As pessoas que habitam esses mundos literários são completamente distintas e vivem problemas totalmente diferentes dos nossos.

d) A literatura tem o poder de transportar o ser humano, provocar alegria ou tristeza, divertir ou emocionar. Ela nos oferece um descanso dos problemas cotidianos, quando nos descortina o espaço do sonho e da fantasia.

e) A literatura pode ter um papel fundamental: o de criticar a realidade, em relação a causas sociais e políticas.


Observe o texto 2:

Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma de língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não! Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.

(POSSENTI, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 – adaptado).

2.  Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber

a)    descartar as marcas de informalidade do texto.

b)    reservar o emprego da norma padrão aos textos de circulação ampla.

c)    moldar a norma padrão do português pela linguagem do discurso jornalístico.

d)    adequar as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.

e) desprezar as formas da língua previstas pelas gramáticas e manuais divulgados pela escola. 


Texto 3 para responder a próxima questão:













3.   Esse anúncio publicitário propõe alternativa para um problema social que vivemos hoje, ao

a)   apelar para o bom senso sobre o uso de máscaras para a proteção individual e coletiva das pessoas.

b)    estimular o compartilhamento máscaras entre as pessoas.

c)    divulgar para a população a lei que obriga usar máscaras em todos os lugares.

d)    informar aos profissionais da saúde sobre a importância de usar máscaras nos plantões.

e)    regulamentar a obrigação sobre o uso de máscaras em lugares públicos.

 

Texto 4 para responder as questões 4 e 5:



4.    Nessa campanha publicitária, a imagem do dinheiro na mão e o texto escrito unem-se para reforçar a ideia de que

a)    Os clientes da Magalu são mais ricos.

b)    Quem compra pelo App da Magalu só paga a metade do valor.

c)    É mais vantajoso fazer compras pelo App da Magalu.

d)    Se comprar produtos na loja física recebe parte do dinheiro de volta.

e)    Dinheiro na mão gera felicidade.

 

5.    No texto escrito “Você compra e parte do dinheiro volta pra você”. A conjunção “e” sublinhada no texto transmite o sentido de: 

a)    conclusão

b)    alternância

c)    explicação

d)    soma de ideias

e)    contrariedade

  





GABARITO OFICIAL

 

1.    E

2.    D

3.    A

4.    C

5.    E



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2 comentários:

  1. Olá Prof. Jean, excelente trabalho e atividades. Parabéns! Gostaria de receber mais materiais inerentes aos conteúdos do Ensino Médio (1ª 2ª e 3ª série) - Língua Portuguesa e Literatura Brasilieira: ceduardor@prof.educacao.sp.gov.br

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    Respostas
    1. Olá, boa tarde, Carlos!
      Que bom que gostou.
      Fico feliz!
      Disponha sempre que precisar.
      Abraço!

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