Quem sou eu

Minha foto
Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS PARA SONDAGEM 2021 (3º ANO ENSINO MÉDIO e EJA)

 Leia o texto 1:

CULPA DA REDE SOCIAL

Você acha que a TV é uma péssima influência para a alimentação, já que a quantidade de propagandas de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar é enorme? Pois saiba que as redes sociais podem exercer um efeito até mais forte, segundo um estudo sueco focado em adolescentes.

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo comprovaram que jovens adoram postar fotos de comida rica em calorias e pobre em nutrientes. Eles chegam até a compartilhar fotos de anúncios publicitários. E essas imagens têm efeito similar ao da propaganda: elas fazem os outros terem vontade de experimentar aqueles alimentos, ainda que desconhecidos.

O trabalho, publicado na revista científica Appetite, foi baseado na análise de mais de 1.000 contas de

Instagram pertencentes a adolescentes escandinavos na faixa dos 14 anos. Do total, 85% compartilhavam fotos de comida. Os itens mais comuns – presentes em 68% das imagens postadas – eram doces, biscoitos, bebidas açucaradas, chocolate e sorvete. Apenas 22% envolviam frutas e legumes.

Os pesquisadores também perceberam que marcas famosas de refrigerantes, sorvetes e cafés também estavam bem representadas nas postagens. Segundo os autores, isso indica que muitos adolescentes aceitam esse tipo de promoção, cada vez mais comum nas redes sociais. Segundo os especialistas, esse tipo de publicidade informal pode ser até mais eficaz que a tradicional. Quando até os seus melhores amigos dizem que uma guloseima recém lançada é deliciosa, fica difícil resistir, né?

(Disponível em: https://doutorjairo.uol.com.br/)


1. No trecho: “Você acha que a TV é uma péssima influência para a alimentação, já que a quantidade de propagandas de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar é enorme?”


Essa primeira pergunta do texto atribui uma péssima influência à TV porque ela:

 

a)    faz propaganda de alimentos gordurosos.

b)    divulga maus hábitos de alimentação.

c)    possui muitos programas de culinária.

d)    convence as pessoas a comerem muito.

e)   apresenta grande quantidade de propaganda.

 

2. No trecho: “...segundo um estudo sueco focado em adolescentes”.

 

A expressão que pode substituir o segmento sublinhado nesse trecho, de forma adequada, é:

 

a)    realizado por adolescentes.

b)    fotografado por adolescentes.

c)    discutido por adolescentes.

d)    focalizado em adolescentes.

e)    destinado a adolescentes.

 

3. Releia o parágrafo abaixo:

“Você acha que a TV é uma péssima influência para a alimentação, já que a quantidade de propaganda de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar é enorme? Pois saiba que as redes sociais podem exercer um efeito até mais forte, segundo um estudo sueco focado em adolescentes”.

Os vocábulos sublinhados nesse parágrafo podem ser substituídos, respectivamente, sem alterar o sentido do texto por:

a)    para / consoante.

b)    Tendo em vista que / conforme

c)    pois / para

d)    porque / conforme.

e)    até / exclusivamente


Observe o texto 2:


4. O slogan: “Tá na mão, tá na moda, tá na C&A”, reproduz uma variedade linguística recorrente na fala de muitos brasileiros. Essa estrutura caracteriza-se pelo(a) 

a)    uso de uma marcação temporal.

b)    imprecisão do referente de pessoa.

c)    Redução na forma verbal.

d)    utilização de um verbo de ação.

e)    apagamento de uma preposição.

 

Leia o texto 3:


5.    Na charge de Duke acima, a tradição a que se faz referência é:

a)    transformada em condição social pelo segundo personagem.

b)    praticada corretamente pelo primeiro personagem.

c)    reivindicada dogmaticamente pelo primeiro personagem.

d)    confirmada como um paradoxo pelo segundo personagem.

e)    Ironizada pelo primeiro personagem.


GABARITO OFICIAL

 

1.    B

2.    E

3.    B

4.    C

5.    A

Curta nossa fanpage no facebook @escrevequeeuleio

e se inscreva no nosso blog professorjeanrodrigues.blogspot.com.br


10 comentários: