Leia o texto 1:
CULPA DA REDE SOCIAL
Você acha que a TV é
uma péssima influência para a alimentação, já que a quantidade de propagandas
de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar é enorme? Pois saiba que as redes
sociais podem exercer um efeito até mais forte, segundo um estudo sueco focado
em adolescentes.
Pesquisadores da
Universidade de Gotemburgo comprovaram que jovens adoram postar fotos de comida
rica em calorias e pobre em nutrientes. Eles chegam até a compartilhar fotos de
anúncios publicitários. E essas imagens têm efeito similar ao da propaganda: elas
fazem os outros terem vontade de experimentar aqueles alimentos, ainda que
desconhecidos.
O trabalho, publicado
na revista científica Appetite, foi baseado na análise de mais de 1.000 contas
de
Instagram pertencentes a adolescentes
escandinavos na faixa dos 14 anos. Do total, 85% compartilhavam fotos de
comida. Os itens mais comuns – presentes em 68% das imagens postadas – eram
doces, biscoitos, bebidas açucaradas, chocolate e sorvete. Apenas 22% envolviam
frutas e legumes.
Os pesquisadores também
perceberam que marcas famosas de refrigerantes, sorvetes e cafés também estavam
bem representadas nas postagens. Segundo os autores, isso indica que muitos
adolescentes aceitam esse tipo de promoção, cada vez mais comum nas redes
sociais. Segundo os especialistas, esse tipo de publicidade informal pode ser
até mais eficaz que a tradicional. Quando até os seus melhores amigos dizem que
uma guloseima recém lançada é deliciosa, fica difícil resistir, né?
(Disponível em: https://doutorjairo.uol.com.br/)
1. No trecho: “Você acha que a TV é uma péssima influência para a alimentação, já que a quantidade de propagandas de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar é enorme?”
Essa primeira pergunta do texto atribui uma péssima influência à TV porque ela:
a)
faz
propaganda de alimentos gordurosos.
b)
divulga
maus hábitos de alimentação.
c)
possui
muitos programas de culinária.
d)
convence
as pessoas a comerem muito.
e)
apresenta
grande quantidade de propaganda.
2. No trecho: “...segundo um estudo sueco focado em adolescentes”.
A expressão que pode
substituir o segmento sublinhado nesse trecho, de forma adequada, é:
a)
realizado
por adolescentes.
b)
fotografado
por adolescentes.
c)
discutido
por adolescentes.
d) focalizado em adolescentes.
e) destinado a adolescentes.
3. Releia
o parágrafo abaixo:
“Você acha que a TV é uma péssima influência para a alimentação, já que a quantidade de propaganda de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar é enorme? Pois saiba que as redes sociais podem exercer um efeito até mais forte, segundo um estudo sueco focado em adolescentes”.
Os vocábulos sublinhados nesse parágrafo podem ser substituídos, respectivamente, sem alterar o sentido do texto por:
a) para / consoante.
b) Tendo em vista que / conforme
c) pois / para
d) porque / conforme.
e) até / exclusivamente
Observe o texto 2:
4. O slogan: “Tá na mão, tá na moda, tá na C&A”, reproduz uma variedade linguística recorrente na fala de muitos brasileiros. Essa estrutura caracteriza-se pelo(a)
a)
uso
de uma marcação temporal.
b)
imprecisão
do referente de pessoa.
c)
Redução
na forma verbal.
d)
utilização
de um verbo de ação.
e)
apagamento
de uma preposição.
Leia o texto 3:
5. Na charge de Duke acima, a tradição a que se faz referência é:
a)
transformada
em condição social pelo segundo personagem.
b)
praticada
corretamente pelo primeiro personagem.
c)
reivindicada
dogmaticamente pelo primeiro personagem.
d)
confirmada
como um paradoxo pelo segundo personagem.
e)
Ironizada
pelo primeiro personagem.
GABARITO OFICIAL
1.
B
2.
E
3.
B
4.
C
5.
A
Muito bom o seu trabalho, adorei!!!
ResponderExcluirOlá, boa tarde!
ExcluirQue bom que você gostou!
Volte sempre que precisar!
Abraço!
10DEZZŹZZZZ!!!!
ResponderExcluirA minha 5 tá diferente
ResponderExcluirTem sujeito, predicado,objeto direto, complemento nominal.
ResponderExcluirQual?
ResponderExcluirÓtimo muito obg
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Fico feliz por ter gostado!
ExcluirTOP! Parabéns! São contribuições como estas que tornam a educação cada vez inspiradora e valiosa
ResponderExcluirBoa tarde, Carlos Eduardo!
ExcluirQue bom que você gostou!
Volte sempre que precisar!
Abraço!
Postar um comentário