Texto para a questão 1:
(Fonte: Rede Social Instagram)
1.
A associação entre o texto
verbal e a imagem da criança ucraniana configura recurso expressivo que busca
a) a estimular denúncias de maus-tratos contra crianças.
b) desvincular a guerra da ideia de negligência.
c) incentivar campanhas de adoção de crianças refugiadas.
d) sensibilizar o público em relação ao sofrimento causado pela guerra.
e) alertar a população que é crime criar memes sobre assuntos de guerra.
Texto para a questão 2:
PADRE:
(aparecendo na igreja) Que gritaria é essa?
CHICÒ:
Mandaram avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê.
PADRE:
para eu benzer?
CHICÒ:
Sim.
PADRE:
(com desprezo) Que maluquice! Que besteira!
JOÃO
GRILO: Mas padre, no dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o
senhor não benzeu?
PADRE:
Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze, mas benzer cachorro?
JOÃO
GRILO: É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro do Major Antônio Morais
não pode.
PADRE:
Como? E o dono do cachorro é Antônio Morais?
JOÃO
GRILO: É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse.
PADRE:
(sorrindo) Zangar nada, João!
JOÃO
GRILO: (cortante) Quer dizer que benze, não é?
PADRE: Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando. (entra na igreja)
(AUTO
DA COMPADECIDA PRIMEIRO ATO)
2. A situação narrada revela uma crítica fundamentada na perspectiva do
a)
conflito
com os interesses de poder.
b)
negação
em nome dos dogmas da Igreja.
c)
medo
instaurado pelas ameaças de punição.
d)
choque
imposto pela distância entre homem e animal.
e)
apego
aos protocolos de conduta segundo a Igreja.
Texto para a questão 3:
3. A internet proporcionou o surgimento de novos paradigmas sociais e impulsionou a modificação de outros já estabelecidos nas esferas da comunicação e da informação. A principal consequência criticada na charge sobre esse processo é a
a)
criação
de fake news nas campanhas eleitorais.
b)
ampliação
das mentiras.
c)
supremacia
das histórias infantis.
d)
comercialização
de pontos de vista.
e)
Produção
de memes em tempo de campanha eleitoral.
Texto para a questão 3:
Na sociologia e na
literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas
não é isso o que acontece nas redes sociais: a democracia racial apregoada por
Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidades
virtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que Muda
[…] mostra em números a intolerância do internauta tupiniquim. Entre abril e
junho, um algoritmo vasculhou plataformas […] atrás de mensagens e textos sobre
temas sensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram
identificadas 393 284 menções, sendo 84% delas com abordagem negativa, de
exposição do preconceito e da discriminação.
(Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado))
4. Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformas virtuais, o texto
a)
minimiza
o alcance da comunicação digital.
b)
refuta
ideias preconcebidas sobre o brasileiro.
c)
relativiza
responsabilidades sobre a noção de respeito.
d)
exemplifica
conceitos contidos na literatura e na sociologia.
e)
expõe
a ineficácia dos estudos para alterar tal comportamento.
Texto para a questão 5:
5. O que assegura o reconhecimento desse texto como um oficio é a(o):
a)
frase de despedida no final do texto.
b)
apelo emocional no pedido do transporte.
c)
descrição do pedido.
d)
referência culta ao destinatário.
e) estrutura, o objetivo e a formalidade.
Texto para a questão 6:
6. Nessa tirinha os recursos verbais e não verbais sinalizam a finalidade de
a)
reforçar a luta por direitos civis.
b)
explicitar a autonomia feminina.
c)
ironizar as condições de igualdade.
d)
Criticar os direitos das mulheres.
e)
Enfatizar os afazeres masculinos.
Texto para a questão 7:
QUAL A ORIGEM DA MARGARINA?
Em 1869, tentando
driblar a difícil situação econômica e a crise no abastecimento de alimentos
que a França atravessava, o imperador Napoleão III (1808 – 1873) instituiu um
concurso para encontrar um substituto para a manteiga. O vencedor foi o químico
Hippolyte Mergé-Mouriès. Sua invenção consistia numa mistura à base de gordura
de boi, bem diferente da constituição das atuais margarinas, que têm cerca de
80% de gordura vegetal refinada.
O nome margarina
vem do grego “margaron” – que significa “pérola”- devido a aparência do novo
produto, que desde sua criação seu processo de fabricação passou por várias
transformações. O produto começo a ser difundido na Europa a partir da Holanda,
onde surgiu a primeira fábrica, em 1871. Atualmente, a margarina é produzida a
partir uma grande variedade de óleos vegetais parcialmente hidrogenados,
geralmente misturadas sal, água e emulsionantes.
Pelo processo de hidrogenação, converte-se uma pequena parte das gorduras insaturadas em trans-saturadas (a chamada gordura trans). Entretanto, a maioria das marcas de margarina de hoje em dia não passam pelo processo de hidrogenação, mas são gorduras interesterificadas, ou seja, obtidas a partir de mistura de óleo vegetal totalmente hidrogenado (gordura saturada) e óleos vegetais líquidos.
(Fonte: Sacadas do tempo, 27 de abril de 2020)
7. De acordo com o texto, a origem da margarina
a) Remete a um acidente químico que resultou no novo produto.
b) Foi intencional para driblar os efeitos de uma crise econômica.
c) Foi um completo fracasso na Europa do século 19.
d) Resultou num produto industrializado que não alterou sua fabricação
original até hoje.
e) Atesta um período em que a sociedade já pensava nos conceitos de
alimentação saudável.
Texto para a questão 8:
BENÇÃO
Quem perguntar por
mim
Diga que tô por aí
Quem perguntar por mim
Diga que tô por aqui
Agora, se foi
fácil? Foi não
Rapadura é doce, mas né mole não
Na estrada a gente pena, a gente sofre, mas a gente ama
Não me arrependo de
nada não
Porque foi tudo de coração
Na vida a gente colhe o que planta
Quem perguntar por
mim
Diga que tô por aí
Quem perguntar por mim
Diga que tô por aqui
Fonte: Musixmatch
8. As letras de música normalmente se
caracterizam por apresentarem marcas informais do uso da língua. Nessa letra cantada
pela paraibana Juliete, são exemplos dessas marcas
a)
"tô"
e "a gente".
b)
"diga"
e "me arrependo".
c)
"por
aqui" e "colhe".
d)
"coração”
e "rapadura"
e) "mole” e "doce".
Texto para a questão 9:
9. O Estrangeirismo é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalentes. É o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na língua portuguesa. A imagem acima exibe a logomarca de um bar. Essa imagem revela o(a)
a)
apagamento
da identidade linguística do português brasileiro.
b)
estratégia
de marketing do dono do estabelecimento.
c)
presença
marcante de americanos no nosso país.
d)
disputa
de comunidades linguísticas diferentes.
e)
poluição
linguística promovida pelo estrangeirismo.
GABARITO OFICIAL
1. D
2. A
3. A
4. B
5. E
6. C
7. B
8. A
9. B
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Parabéns pelo trabalho!!
ResponderExcluirMaster Maverick
Boa tarde, Rafael!
ExcluirDisponha sempre. Abraço!
Fico muito feliz com esse tipo de mensagem!
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