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Remígio-PB, Paraíba, Brazil
Mestre em Letras pela UEPB e professor de Língua Portuguesa do ensino médio em escola de tempo INTEGRAL. Meu interesse com esse espaço é poder divulgar e compartilhar com todas e todos minhas atividades escolares e questões objetivas de português para estudos voltados para concursos públicos e o ENEM.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO (ENSINO MÉDIO) ADVÉRBIO E BARROCO NO BRASIL

Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas inscritas neste ano nos cursos de mecânica automotiva, eletricidade veicular, injeção eletrônica, repintura e funilaria. A presença feminina nos cursos automotivos da Prefeitura — que são gratuitos — cresceu 480% nos últimos sete anos e tem aumentado ano a ano.

(Disponível em: www.correiodeuberlandia.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado))

1.   Na produção de um texto, são feitas escolhas referentes a sua estrutura, que possibilitam deduzir o objetivo do autor. Nesse sentido, o advérbio em destaque no trecho apresentado “Lugar de mulher TAMBÉM é na oficina” confirma o objetivo textual de

a)      demonstrar que a situação das mulheres mudou na sociedade contemporânea.

b)      defender a participação mínima da mulher em empregos masculinizados.

c)      comparar esse enunciado com outro: “lugar de mulher é na cozinha”.

d)      criticar a presença de mulheres nas oficinas dos cursos da área automotiva.

e)      distorcer o sentido da frase “lugar de mulher é na cozinha”.

 

TEXTO PARA AS QUESTÕES 2 e 3:

Em junho de 1913, embarquei para a Europa a fim de me tratar num sanatório suíço. Escolhi o de Clavadel, perto de Davos-Platz, porque a respeito dele me falara João Luso, que ali passara um inverno com a senhora. Mais tarde vim a saber que antes de existir no lugar um sanatório, lá estivera por algum tempo Antônio Nobre. “Ao cair das folhas", um de seus mais belos sonetos, talvez o meu predileto, está datado de “Clavadel, outubro, 1895". Fiquei na Suíça até outubro de 1914. 

BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985. 

2.   No relato de memórias do autor, entre os recursos usados para organizar a sequência dos eventos narrados, destaca-se a

a)      construção de frases curtas a fim de conferir dinamicidade ao texto.

b)      presença de advérbios de lugar e tempo para indicar a progressão dos fatos.

c)      alternância de tempos do pretérito para ordenar os acontecimentos.

d)      inclusão de frases com comentários e avaliações pessoais.

e)      alusão a pessoas marcantes na trajetória de vida do escritor.

 

3.      Analise as afirmações abaixo, assinale V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(   ) Na frase: “a respeito dele me falara João Luso, que ali passara um inverno com a senhora” a palavra sublinhada classifica-se em advérbio de lugar.

(   ) No trecho: “um de seus mais belos sonetos, talvez o meu predileto” a palavra sublinhada pode ser substituída por “provavelmente” e não alteraria o sentido do texto.

(   ) Na frase: “Mais tarde vim a saber que antes de existir no lugar um sanatório, lá estivera por algum tempo Antônio Nobre” a palavra em destaque é um advérbio de intensidade, modificando o sentido de um advérbio de tempo “tarde”.

A sequência correta é:

a)      VVV    b) VFV   c) VVF    d) FFV   e) FVF

4.    O anúncio publicitário da montadora Honda homenageia o dia internacional da mulher. A partir do texto verbal, assinale a única alternativa correta: 

a)  As palavras “tão” e “não” são advérbios e modicam os sentidos do adjetivo “importante” e da locução verbal “pode ser”, respectivamente.

b)      A expressão “pretinho básico” refere-se neste anúncio a trajes femininos.

c)      O anúncio sugere que o carro da Honda anunciado é básico, simples.

d)      O advérbio “tão” pode ser substituído pela palavra “bastantes” que também é advérbio.   

e)      O advérbio de negação “não” no anúncio pode ser substituído por “talvez” e não alteraria o sentido original do texto.

5. Observe o texto ao lado e analise as afirmações e, em seguida, assinale a única alternativa correta

I-                   A palavra “agora” sugere que a pizzaria anunciada já atendia outras refeições.

II-                As palavras “agora” e “também” são advérbios de tempo e inclusão, respectivamente.

III-              A palavra “também” pode ser substituída por “até” e não mudaria o sentido original do texto.

Está(ão) correta(s):

a) Todas  

b) I apenas  

c) II apenas  

d) I e II  

e) II e III


6.   A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.

b) poesia satírica e contos burlescos.

c) poesia confessional e autos religiosos.

d) poesia lírica e teatro de costumes.

e) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

 

7.     Forte defensor da liberdade do homem, lutou contra a escravização do índio e a desumanidade com que eram tratados os escravos. Considerado, pela crítica literária, o maior exemplo de conceptismo em Língua Portuguesa. Trata-se de:

a) Padre José de Anchieta

b) Gregório de matos

c) Padre Eusébio de Matos

d) Padre Antônio Vieira

e) Bento Teixeira

 

"Que falta nesta cidade? Verdade.

Que mais por sua desonra? Honra.

Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.

O demo a viver se exponha,

Por mais que a fama a exalta,

Numa cidade onde falta

Verdade, honra, vergonha."

8.       Pode-se reconhecer nos versos acima de Gregório de Matos:

a) caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.

b) estilo pedagógico da poesia quinhentista, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador.

c) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.

d) estilo submisso da poesia barroca, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.

e) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.

 

9.  A preocupação dos autores da Literatura Brasileira, inseridos no estilo literário denominado Barroco, era

a) recriar a estética do Quinhentismo.

b) eliminar os elementos religiosos dos poemas.

c) valorizar o conteúdo em detrimento da forma.

d) expressar os antagonismos da existência humana.

e) catequização dos indígenas.

 

10.   A relação entre a Contrarreforma da Igreja Católica com o estilo barroco foi:

a)      buscar o perdão de Deus.  

b)      criticar as indulgências da Igreja Católica.

c)      denunciar na poesia os desmandos da Igreja.

d)      criar uma nova religião.

e)      difundir a fé católica por meio das artes.

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GABARITO OFICIAL 

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2.        B

3.        A

4.        A

5.        A

6.        E

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8.        E

9.        D

10.      E

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