Vei, a Sol
Ora o pássaro
careceu de fazer necessidade, fez e o herói ficou escorrendo sujeira de urubu.
Já era de madrugadinha e o tempo estava inteiramente frio. Macunaíma acordou
tremendo, todo lambuzado. Assim mesmo examinou bem a pedra mirim da ilhota para
vê si não havia alguma cova com dinheiro enterrado. Não havia não. Nem a
correntinha encantada de prata que indica pro escolhido, tesouro de holandês.
Havia só as formigas jaquitaguas ruivinhas.
Então passou
Caiuanogue, a estrela da manhã. Macunaíma já meio enjoado de tanto viver pediu
pra ela que o carregasse pro céu.
Caiuanogue foi se
chegando porém o herói fedia muito. — Vá tomar banho! — ela fez. E foi-se
embora. Assim nasceu a expressão “Vá tomar banho” que os brasileiros empregam
se referindo a certos imigrantes europeus.
1. O fragmento de texto faz parte do capítulo VII,
intitulado “Vei, a Sol”, do livro Macunaíma, de Mário de Andrade, pertencente à
primeira fase do Modernismo brasileiro. Considerando a linguagem empregada pelo
narrador, é possível identificar
a) resquícios do discurso naturalista usado pelos
escritores do século XIX.
b) ausência de linearidade no tratamento do tempo,
recurso comum ao texto narrativo da primeira fase modernista.
c) referência à fauna como meio de denunciar o
primitivismo e o atraso de algumas regiões do país.
d) descrição preconceituosa dos tipos populares
brasileiros, representados por Macunaíma e Caiuanogue.
e) uso da linguagem coloquial e de temáticas do
lendário brasileiro como meio de valorização da cultura popular nacional.
"Então passou Caiuanogue, a estrela da manhã. Macunaíma já meio enjoado de tanto viver pediu pra ela que o carregasse pro céu. Caiuanogue foi se chegando porém o herói fedia muito. — Vá tomar banho! — ela fez. E foi-se embora. Assim nasceu a expressão 'Vá tomar banho' que os brasileiros empregam se referindo a certos imigrantes europeus."
2. A partir desse excerto, é possível identificar diferentes funções da linguagem. A expressão “Assim nasceu a expressão 'Vá tomar banho' que os brasileiros empregam se referindo a certos imigrantes europeus." revela uma intenção comunicativa que, no contexto da narrativa, está associada principalmente à função da linguagem:
a) referencial, pois transmite uma informação
objetiva sobre os hábitos de higiene do personagem.
b) metalinguística, porque explica o significado e
a história da expressão "vá tomar banho" no contexto popular
brasileiro.
c) emotiva, pois expressa o desagrado e repulsa da
estrela da manhã em relação ao herói.
d) poética, por valorizar a estética da mensagem
através de recursos estilísticos.
e) fática, porque serve para testar o canal de
comunicação entre os personagens.
3. O outdoor publicitário apresentado busca transmitir uma mensagem de alerta sobre os perigos de dirigir após ingerir bebida alcoólica. Considerando os elementos da comunicação, identifique a alternativa que relaciona corretamente os elementos presentes nele.
a) Canal: o outdoor; Receptor: o condutor de
veículos; Mensagem: alerta sobre os riscos de beber e dirigir.
b) Emissor: o leitor; Código: a imagem; Canal: o
volante.
c) Mensagem: a propaganda; Emissor: o carro;
Código: a bebida.
d) Receptor: a igreja; Emissor: os familiares das
vítimas; Canal: o trânsito.
e) Canal: a televisão; Código: musical; Mensagem:
incentivo ao consumo de álcool.
4. O texto “BEBEU E ESTÁ DIRIGINDO? COISA LINDA. IGREJA LOTADA DAQUI A SETE DIAS.” utiliza-se de ironia e de uma linguagem impactante para atingir seu objetivo. A função da linguagem predominante nesse outdoor é:
a)
Referencial – porque informa dados objetivos
sobre o trânsito.
b)
Fática – pois visa manter o canal de
comunicação ativo com o leitor.
c)
Metalinguística – porque explica o
funcionamento da linguagem usada.
d)
Conativa (ou apelativa) – pois busca
influenciar o comportamento do leitor.
e)
Poética – pela valorização estética da
mensagem.
Estou farto do lirismo
comedido
Do lirismo bem
comportado
Do lirismo funcionário
público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao
sr. diretor.
Estou farto do lirismo
que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
[...]
Quero antes o lirismo
dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e
pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de
Shakespeare —
Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
(Manuel Bandeira (fragmento))
5. Manuel Bandeira integrou a primeira geração modernista brasileira, marcada pela ruptura com o academicismo, pela valorização da linguagem coloquial e pela busca de liberdade formal e temática. Com base no poema e na estética da primeira fase do Modernismo, assinale a alternativa que melhor expressa a concepção de poesia defendida pelo autor:
a) A poesia deve seguir regras gramaticais e
manter um tom formal para preservar a tradição.
b) A arte poética deve refletir os modelos
clássicos da literatura portuguesa.
c) O poeta valoriza a linguagem simples e
espontânea, libertando-se de convenções formais.
d) O lirismo ideal é aquele contido e racional,
como o dos manuais de estilo.
e) A poesia precisa de erudição e distanciamento
da realidade cotidiana.
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